-
Reação Republicana foi uma chapa de oposição criada, em 1921, pelos Estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal, contra o candidato à presidência, indicado por Minas Gerais e São Paulo, Arthur Bernardes. O governador mineiro fora escolhido como candidato, seguindo a política do café-com-leite, que reafirmava o poder das oligarquias de Minas e São Paulo. Os Estados que participaram da Reação Republicana buscavam mais espaço diante dessa hegemonia no cenário político e indicaram o senador fluminense Nilo Peçanha como candidato da chapa.
A resposta correta é a letra D.
-
d) Foi uma articulação política dos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro que lançaram Nilo Peçanha como candidato à presidência da República em oposição ao candidato Artur Bernardes indicado por São Paulo e Minas Gerais.
Reação republicana é o nome pelo qual ficou conhecida a chapa de oposição apresentada, em 1921, pelos Estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal contra a candidatura de Arthur Bernardes à presidência da República, apoiado por Minas Gerais e São Paulo. Os Estados da Reação republicana indicaram para o cargo de presidente o senador Nilo Peçanha.
-
Nunca tinha ouvido falar...
-
Ao final do governo Epitácio Pessoa (1919-1922), quando eleições foram convocadas para a escolha do novo mandatário do país, o poder federal lançou como candidato o mineiro Artur Bernardes, representante das oligarquias cafeeiras do país.
O Rio de Janeiro, a Bahia e o Rio Grande do Sul, estados não contemplados pelo governo Epitácio Pessoa, lançaram a candidatura do fluminense Nilo Peçanha para a presidência, formando uma aliança que ficou conhecida como Reação Republicana. Diferentemente de boa parte das campanhas vistas em eleições anteriores, Nilo Peçanha e seus apoiadores organizaram comícios por todo o país, conquistando o apoio de grupos urbanos de várias cidades.