SóProvas


ID
1746856
Banca
BIO-RIO
Órgão
TRENSURB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A escolha do método de arquivamento é determinada pela:

Alternativas
Comentários
  • • Classificação – Na organização de arquivos correntes, significa colocar os documentos em uma sequência alfabética, numérica ou alfanu­mérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado (= arranjo).

    . (MULTIRIO/2005 – João Goulart) Partituras, desenhos e cartazes são classificados como documentos do seguinte gênero:
    a) audiovisual;
    b) ideográfico;
    c) iconográfico;
    d) simbológico.
    Resposta: C
    Audiovisual (som e imagem). Ideográfico é método de arquivamento, e não gênero. Simbológico não é gênero. Iconográfico (ícone, imagem estática).

     

    Métodos de Arquivamento
    1. Introdução
    Assim como a “teoria das 3 idades”, os métodos de arquivamento são um dos assuntos de Arquivologia mais cobrados em concurso público. Talvez o que caia com mais constância, sobretudo as regras de alfabetação (método alfabético), o método geográfico e o método numérico simples. Neste capítulo comentaremos um por um (os mais importantes), dando as dicas necessárias aos concursandos, a fim de dominarem o tema com segurança e alcançarem o êxito desejado.
    Como escolher o método mais adequado? Cada organismo deve adotar métodos de arquivamento que atendam às suas necessidades específicas, levando-se em consideração a estrutura da entidade e as características dos documentos a serem arquivados. O ideal é a instituição não adotar um único método de arquivamento, e sim vários deles, considerando sempre a documentação existente nos setores componentes de determinada empresa.
    Comentário: O uso de métodos de arquivamento apropriados é muito importante para o organismo, pois dessa forma quem trabalha com a documentação irá organizá-la melhor (arranjo, disposição), a fim de recuperá-la com rapidez quando for necessário.