SóProvas


ID
174754
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Frederick W. Taylor foi o idealizador da Organização Científica do Trabalho e seus estudos pioneiros sobre Administração alcançaram rapidamente sucesso em todo o mundo empresarial. Os EUA eram, no início do século XX, o laboratório ideal para os estudos de Taylor devido

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e  competência dasorganizações no sentido  de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.  Não havia na época uma organização sindical e a mão-de-obra era abundante e não especializada.


    Surgido em decorrência de um período conflituoso da sociedade norte-americana, especialmente em se tratando das relações de trabalho e que permitiu um desbalanceamento total das relações de forças, provendo o patronato de um esquema extremamente autoritário.
  • Mas Márcia, a questão fala da organização racional do trabalho de Taylor em meados de 1903, sendo assim, antes da revolução industrial, quando surge a Abordagem Clássica da Administração em 1916.
    E se soubermos esses dados já conseguimos acertar por eliminação, pois cita em duas questões a crise de 29 e sabemos que adm científica aconteceu antes disso e máquinas automáticas não foi o forte da época, só ai já dava pra ir eliminando e marcar a alternativa certa: A

  • dois fatos históricos ajuda a responder esta questão: TAylor faleceu em 1915 e a criação do ILGWU em 1914;

    pronto, sobra a letra a como dito pela Janaina. 

  • Questão mal elaborada.

    A abundância de mão-de-obra não justifica a adoção d epráticas que levem ao aumento da produtividade. Se há abundância, a mão-de-obra é barata.

    A alternativa C é a que parece mais correta.