SóProvas


ID
174757
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerado, ao lado de Taylor, um dos grandes nomes dos primórdios da Administração, Henry Fayol foi fundador da Teoria Clássica cuja ênfase estava no(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Henri Fayol foi o fundador da Teoria Clássica da Administração.

    A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos .

     

  • Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916, surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Segundo a Administração Científica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual. (Chiavenato, 2006)


  • ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA             →    FOCO NAS TAREFAS    →    TAYLOR

    TEORIA CLASSICA                                →    FOCO NA ESTRUTURA →    FAYOL

    TEORIA DA BUROCRACIA                    →    FOCO NA ESTRUTURA  →   WEBER

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS   →    FOCO NAS PESSOAS    →    MAYO
  • Adm. Científica - Taylor - tarefas

    Adm. Clássica - Fayol - estrutura