O filo dos artrópodes apresenta animais triblásticos (três tipos de tecido), celomados (cavidade revestida) e simetria bilateral. O corpo é segmentado em regiões distintas e apresentam um exoesqueleto formado por quitina, proteína e cera, impedindo a desidratação nos artrópodes terrestres. Apresenta fases de muda, onde o esqueleto antigo é trocado por um novo e o sistema circulatório é aberto. Esse filo apresenta cinco classes:
- Insetos: a mais numerosa, com três pares de patas e em geral, um ou dois pares de asas. Ex. besouro, mosca, formiga, borboleta, abelha.
- Crustáceos: em geral são aquáticos, corpo dividido em cefalotórax e abdome, com cinco pares de pernas (grupos mais conhecidos). Ex. camarão, siri, caranguejo, lagosta, craca, tatuzinho-de-jardim.
- Aracnídeos: corpo dividido em cefalotórax e abdome em geral, apresentando quatro pares de pernas. Ex. aranha, escorpião, carrapato.
- Quilópodes: grande número de patas, com cabeça e tronco alongado com um par de patas por anel. Ex. lacraia ou centopeia.
- Diplópodes: apresentam cabeça e um tórax com quatro segmentos, dois pares de patas por segmento, podendo chegar até 400 patas. Ex. piolho-de-cobra ou embuá. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
Analisando as alternativas:
a) Aranha - aracnídeo, com quatro pares de patas. Correta.
b) Formiga - inseto, com três pares de patas. Incorreta.
c) Besouro - inseto, três pares de patas. Incorreta.
d) Lacraia - quilópode, grande número de patas. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra A.