SóProvas


ID
174775
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A modalidade conhecida como arrendamento mercantil ou leasing envolve o cliente (arrendatário) e a empresa de leasing (arrendador) e, dependendo do contrato, o cliente, ao encerramento do prazo contratual, poderá exercer o direito de compra do bem em pauta. Assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma vantagem dessa modalidade.

Alternativas
Comentários
  • b) Correta

    Esta estratégia traz vantagens, como:

     

    a)      é mais fácil de obter o leasing do que um empréstimo para comprar um bem, pois esse será de propriedade do arrendador e, conseqüentemente, mais fácil de recuperar, no caso de inadimplência do arrendatário;

    b)      não exige grande desembolso inicial de capital;

    c)      o risco de obsolescência do bem é do arrendador; e

    d)     os pagamentos efetuados a título de aluguel são dedutíveis como despesa do exercício, com reflexos no lucro tributável.

     

    O leasing apresenta como desvantagens os fatos de o arrendatário:

     

    a)      não poder depreciar o bem e, conseqüentemente, aproveitar os benefícios tributários;

    b)      ter de devolver o equipamento após o término do contrato, e se o arrendador decidir não renová-lo poderá deixar o término do contrato em difícil situação;

    c)      ter de submeter à aprovação prévia do arrendador qualquer alteração ou melhoria necessária no bem; e

    d)     não poder usar o valor residual que normalmente o bem terá ao término do contrato.

     

    Um caso importante do arrendamento é o chamado leaseback ou arrendamento de venda e retorno. É o caso em que uma empresa vende o seu bem para a companhia de leasing e imediatamente o aluga de volta. É uma forma de a empresa levantar capital de giro.

  • Valor Residual:

    Termo usado para definir o valor de um ativo que sofre depreciação, ao final da sua vida útil. Por exemplo, assumindo que a vida útil de uma máquina seja de 10 anos, então seu valor residual é o valor esperado desta máquina ao ser vendida depois de passados 10 anos.

    http://www.igf.com.br/aprende/glossario/glo_Resp.aspx?id=3075
  • certamente a letra B para o arrendatario que nao sofre com o lapso temporal que acarreta obsolencia que é tao presente no capitalismo!!!!!!!
  • Letra D : Já que, como se trata de um aluguel, entra no IR como despesa.

    Letra A e B seriam vantagens caso o arrendatário não tivesse a intenção de comprar o bem.
    O item C poderia estar correto se ele especificasse o tipo de leasing,  no caso, o financeiro.
    Letra  E não se refere a vantagens que o arrendatário teria.
  • A Arrendadora receberá da Arrendatária a totalidade dos valores previstos contratualmente. O risco de obsolescência e as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos a operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade da Arrendatária. No Leasing Financeiro a Arrendante (Cia. de Leasing) recebe 100% do valor do equipamento arrendado, não incorrendo em risco de produto, ou seja, a Arrendatária (Empresa) sempre opta pela compra do equipamento, previamente estabelecido (VRG) ou, em caso de não exercer a compra, o bem será vendido e a diferença apurada entre o valor da venda e o Valor Residual Garantido será: se for a maior, devolvido a Arrendatária. Se for a menor, a Arrendatária ressarce a Arrendante.