SóProvas


ID
1748110
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Uma ferramenta de apoio à gestão financeira das empresas é o orçamento de caixa que demonstra as entradas e saídas de caixa planejadas da empresa, estimando suas necessidades de caixa em um determinado período.

Todas as alternativas abaixo indicam os componentes dos recebimentos e pagamentos que podem ser considerados no orçamento de caixa, em determinado exercício financeiro, EXCETO UMA, assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Depreciação e bens permanentes não representam entradas ou saídas de caixa, portanto não são considerados no orçamento de caixa.

  • Os Fluxos de Caixa, que são responsáveis por integrar o Orçamento de Caixa, podem ser dos tipos:

    Fluxos de Caixa Operacionais: entradas/saídas de caixa + diretamente relacionados com à venda e produção de bens e serviços;

    Fluxo de Caixa Livre: o resultado positivo implica que a Empresa gerou caixa para pagar seus Investidores (Credores e Proprietários). Ele abrange:

    ---------> Fluxos de Investimento: associados à compra/venda de ativo imobilizado + investimentos em participações societárias;

    ---------> Fluxos de Financiamento: provêm de transações financeiras + com capital de terceiros (dívidas) ou capital próprio. Incluem a obtenção e devolução do capital de terceiros, entradas pelas vendas de ações e saídas para pagamento de dividendos ou recompra de ações.

    Depreciação é parte dos Custos do Ativo Imobilizado. É uma alocação de Custos históricos ao longo do tempo. É uma “despesa não desembolsável” (é lançada na DRE mas não constitui desembolso efetivo de caixa).