SóProvas


ID
174874
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando os principais blocos funcionais que compõem um sistema gerenciador de bancos de dados, há um bloco que deve, a partir das requisições do usuário, buscar, atualizar, excluir ou inserir dados no banco de dados. O bloco em questão é o

Alternativas
Comentários
  •  DML - Linguagem de manipulação de dados (de Data Manipulation Language). 

    é uma família de linguagens de computador utilizadas para a recuperação (buscar), inclusão (inserir) , remoção (excluir) e modificação (atualização) de informações em bancos de dados. Pode ser procedural, que especifica como os dados devem ser obtidos do banco; pode também ser declarativa (não procedural), em que os usuários não necessitam especificar o caminho de acesso, isto é, como os dados serão obtidos. O padrão SQL é não procedural. DMLs foram utilizadas inicialmente apenas por programas de computador, porém (com o surgimento da SQL) também têm sido utilizadas por pessoas.

  • Gabarito C

    Instruções DML (Data Manipulation Language)

    Linguagem de Manipulação de Dados – São comandos que modificam o conteúdo das tabelas. Os comandos mais comuns são INSERT, UPDATE e DELETE.

    INSERT – Insere linhas de dados em uma uma coluna. Veja exemplo de utilização:

    INSERT INTO clientes VALUES (1,’Jose’,30, ‘(11)5555-5555’)

    Explicação (banco MYSQL)

    INSERT INTO – Comando para inserir os dados clientes – nome da tabela VALUES – Valores que serão inseridos 1,’Jose’,30, ‘(11)5555-5555’ – Digamos que na tabela clientes contenha as seguintes colunas: codigo, nome, idade, telefone. Os dados (1,’Jose’,30, ‘(11)5555-5555’) correspondes aos dados de cada coluna.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !