-
Ao meu ver a questão deveria ser anulada. Pelo que sei e li em livros, as duas dimensões definem cinco abordagens. São elas: Evitar, Acomodar, Conceder, Colaborar e Competir.
Não sei em que livro a banca se baseou para formular esta questão.
-
Gabarito C
Para os autores Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, os quais propõem 5 formas de gerenciar conflitos denominados:
Competição, Acomodação, Colaboração, Meio-termo(que seria o Compromisso) e a Elisão(que seria a Evitação)
;)
-
Concordo com você, Dimas.
-
O autor Thomas (1976 apud SANTOS, 2008, p. 55), desenvolveu o seu modelo de gestão de conflitos, com base nas dimensões,
Assertividade e Cooperação, em que a assertividade é o grau em que cada uma das partes tenta satisfazer os seus próprios interesses e a cooperação é o grau em que cada uma das partes se preocupa ativamente com os interesses da outra parte. Destas duas dimensões surgem cinco intenções estratégicas de gestão de conflitos: (1) Competição (assertividade e não cooperação), (2) Colaboração (assertividade e cooperação), (3) Evitamento (não assertividade e não cooperação), (4) Acomodação (não assertividade e cooperação) e (5) Compromisso (equilíbrio entre assertividade e cooperação)
.
FONTE: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Morgana-de-Oliveira.pdf
-
A banca parafraseou os termos usados na literatura original, chamou de "elisão" a "evitação" (Ok), mas fez gafe ao trocar "compromisso" por "meio-termo", dessa forma fica errrada, porque houve uma aleteração do sentido.
-
Conforme o autor K. Thomas, as estratégias seriam:
1. Competição
2. Colaboração
3. Evitamento
4. Acomodação
5. Compromisso
Nenhuma alternativa trouxe essa classificação ao pé da letra, mas de todo modo a C realmente é a que mais se aproxima da teoria proposta.
-
Em 10/11/2017, às 19:54:38, você respondeu a opção C.Certa!
Em 31/10/2017, às 14:36:45, você respondeu a opção C.Certa!
Em 20/08/2016, às 12:41:36, você respondeu a opção D.Errada!
-
Assertiva ^ Competição (eu quero ganhar) Colaboração (os dois ganha)
l
l Meio-termo ou compromisso (ninguém ganha)
l
Elisão, fuga ou evitação (evito o problema) Acomodação (deixa o outro ganhar)
----------------------------------------------------------------------------------------------------> Cooperação
-
Estilos de administração de Conflitos
Para Berg (2012) existem várias maneiras de abordar e administrar conflitos, porém uma das mais eficazes é denominada de “Estilos de administração de Conflitos”, método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, que propõem cinco formas de administrar conflitos, conforme a seguir:
1. Cooperatividade (o grau em que uma parte tenta satisfazer os interesses da outra parte).
2. Assertividade (o grau em que uma parte tenta satisfazer seus próprios interesses).
▪ Evitação – É a fuga do conflito! A pessoa, portanto, nem é assertiva nem colaborativa. Esse estilo é muito comum quando o assunto é pouco importante, quando não há possibilidade de ganhar ou quando o custo da derrota é muito alto. Dessa forma, as pessoas fingem que o conflito nem existe e escondem seus sentimentos! (Quando evitamos discutir religião com pessoas de outro credo, por exemplo, estamos no estilo de evitação).
▪ Acomodação – Reflete um alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pela harmonia! Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses! É comum quando o tema a ser discutido é muito mais importante para a outra parte e queremos gerar um “crédito” de boa vontade para o futuro. Quando uma esposa deixa seu marido assistir ao jogo de futebol na televisão da sala, está buscando esse estilo de lidar com um possível conflito, por exemplo.
▪ Competição – Nesse estilo somos assertivos, ou seja, queremos a todo custo satisfazer nossos interesses, pouco importando os do outro. Ocorre quando queremos impor nossa posição! Portanto, pode ser recomendável quando uma decisão é urgente, ou quando o tema é impopular e é necessária uma decisão. É um conflito ganha-perde, ou seja, alguém sairá vencedor e o outro sairá derrotado! Se uma categoria entra em greve e seus patrões decidem não oferecer nenhuma concessão e começam a contratar novos funcionários para ocupar os lugares dos grevistas, está buscando esse estilo.
▪ Compromisso – Nesse estilo, cada pessoa ou grupo cede um pouco para que uma solução intermediária ou “aceitável” aconteça. Dessa forma, cada parte cede e ganha algo de “valor”. Entretanto, como cada parte “perde” algo, pode-se semear outro conflito futuro (ou seja, o conflito seria somente “empurrado com a barriga”). O importante nesse caso é um “jogo de cintura” e uma busca por uma situação aceitável para as duas partes.
▪ Colaboração – Necessita tanto de cooperação quanto de assertividade para funcionar. O objetivo é que todas as partes saiam ganhando, e é baseado na negociação e no comprometimento das partes. Portanto, pode funcionar quando as duas partes são fortes, quando os objetivos de ambas as partes podem ser atingidos ao mesmo tempo ou quando todos percebem que algo está errado e é necessária a participação de todos na solução do problema.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
Mero decoreba