SóProvas


ID
1750357
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o fragmento a seguir, extraído de um artigo do jornalista Carlos Lacerda, publicado no jornal A Tribuna da Imprensa, em de junho de 1950.

O Sr. Getúlio Vargas senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.

A partir do fragmento, assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do discurso de Carlos Lacerda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Resolução

    Trata-se de um claro discurso contrário a Getúlio Vargas, feito por Carlos Lacerda, que era um dos principais, se não o principal, opositor do presidente. Por conta do chamado atentado da Rua Tonelero, ao que se seguiu a chamada "República do Galeão", a pressão sobre Getúlio acabou levando-o ao suicídio em 1954.

    Como opositor de Vargas, Lacerda se opunha ao chamado trabalhismo - que nada mais é do que uma vertente política baseada nos interesses dos operários e demais trabalhadores, pelo menos no discurso. Na época em questão, Vargas era o principal nome desse movimento político no Brasil, a tal ponto que se fala em "trabalhismo da Era Vargas". Entretanto, o trabalhismo não é apenas isso e nem surgiu no Brasil.