SóProvas


ID
1750633
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As dimensões do modelo tridimensional do comprometimento organizacional foram definidas como componentes, sendo eles

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens encontradas normalmente na Bibliografia:

    Afetivo, também chamado atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização. Calculativo ou instrumental: comprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.
    Sociológico: relação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.
    Normativo: internalização de pressões normativas de comportamento.
    Comportamental: manutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência.

    Fonte: wikipedia

  • GAB A

  • o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens:

     

    Afetivo - atidudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização. 

     

    Calculativo ou instrumentalcomprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.

     

    Sociológico: relação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.

     

    Normativo: internalização das normativas de comportamento.

     

    Comportamental: manutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência.

  • No modelo de Meyer; Allen (1991), as dimensões do comprometimento organizacional apresentam-se em três formas:

    A) Affective commitiment, ou comprometimento afetivo: reflete um apego, um envolvimento, identificação com a organização. Segundo Allen; Meyer (1990, p. 3), a dimensão afetiva exprime, “Empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem (...)”;

    B) Comprometimento visto como custos associados a deixar a organização que os autores denominam de Continuance commitment, denominado de instrumental pela literatura brasileira. Conforme Allen; Meyer (1990, p. 3), “Empregados com (...) comprometimento instrumental permanecem porque eles precisam (...)”;

    C) Comprometimento como uma obrigação em permanecer na organização, os autores denominam de obrigation e posteriormente fizerem uma reconceitualização de normativo (normative commitment). De acordo com Allen; Meyer (1990, p. 3), “Empregado com (...) comprometimento normativo permanecem porque eles sentem que são obrigados”

     

    Gabarito Letra A

    Fonte: Arial 12 (brincadeira)

     

    https://unp.br/wp-content/uploads/2013/12/S%C3%B4nia-Maria-de-Ara%C3%BAjo-Compromentimento-Organizacional-%C3%80-Luz-do-Modelo-Conceitual-das-Tr%C3%AAs-Dimens%C3%B5es-de-Meyer-E-Allen-um-Estudo-de-Caso-No-IFRN-Campus-Natal-Central1.pdf

  • A resposta é a letra A.

     

    O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL é entendido como o conjunto de sentimentos e ações do indivíduo em relação a sua organização. Allen e Meyer (1997) conceitualizam três componentes na definição do comprometimento organizacional:

     

    comprometimento como um apego afetivo com a organização;

     

    comprometimento percebido como custos associados a deixar a organização, tratado como instrumental, calculativo ou de continuação; e

     

    comprometimento como uma obrigação em permanecer na organização, denominado normativo.

     

    O comprometimento afetivo é o comprometimento como um envolvimento, onde ocorre identificação com a organização. Os funcionários com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem, ou seja, estão dispostos a exercerem um esforço considerável em benefício da organização; creem e aceitam os valores e objetivos organizacionais; possuem um forte desejo de se manter como membro da organização. O funcionário se identifica e aceita influência para estabelecer ou manter uma relação satisfatória com o grupo ou organização. 

     

    O comprometimento instrumental, calculativo ou de continuação é percebido como custos associados a deixar a organização. Funcionários com comprometimento instrumental permanecem na organização porque eles precisam. Este componente pode ser relacionado com a conformidade – as atitudes e comportamentos são adotados com o objetivo de recebimento de recompensas.

     

    O comprometimento normativo, por sua vez, está relacionado a um alto nível de comprometimento por parte do funcionário em relação à organização; os funcionários com comprometimento normativo permanecem na organização porque eles sentem que são obrigados. O comprometimento normativo – a obrigação moral de permanecer na organização – seria um estado psicológico desencadeado por experiências prévias de socialização presentes no convívio familiar e social, bem como no processo de socialização organizacional, ocorrido após a entrada na organização.

     

    Comentário Adriel Sá.

  • Os três tipos de comprometimento são: afetivo, contínuo e normativo.

    • Comprometimento afetivo: ocorre quando o funcionário deseja permanecer na organização devido a ligações emocionais. (EU QUERO)

    • Comprometimento contínuo/calculativo: ocorre quando o funcionário deve permanecer na organização porque precisa dos benefícios e do salário ou não consegue encontrar outro emprego. (EU PRECISO)

    • Comprometimento normativo: ocorre quando o funcionário acredita que deve este comprometimento para a organização, com base na sua crença de que é a coisa certa a se fazer. (EU TENHO)

    Fonte: Ribas

  • Eu morro e não paro de estudar adm geral pra concursos. Muuuuito conteúdo 

  • Modelo tridimensional de Meyer e Allen:

    - AFETIVO: EU QUERO FAZER

    - INSTRUMENTAL:EU PRECISO FAZER

    - NORMATIVO: EU TENHO QUE FAZER

  • E eu achando que os doutrinadores do direito eram os unicos que criavam nomes esdruxulos e teorias mirabolantes para tudo....

  • Alguém pode me dizer se esse conteúdo realmente faz parte da matéria "Estrutura Organizacional" ou está classificado errado?

  • Alyson, tô na mesmo.