SóProvas


ID
1750723
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as grelhas e juntas de dilatação devem estar preferencialmente fora do fluxo principal de circulação e quando instaladas em rotas acessíveis os vãos resultantes devem ter dimensão máxima, em mm, de

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050 15 mm

  • NBR 9050/2015, pg. 56.

     

    6.3.5 Grelhas e juntas de dilatação
    Em rotas acessíveis, as grelhas e juntas de dilatação devem estar fora do fluxo principal de circulação.
    Quando não possível tecnicamente, os vãos devem ter dimensão máxima de 15 mm, devem ser
    instalados perpendicularmente ao fluxo principal ou ter vãos de formato quadriculado/circular, quando
    houver fluxos em mais de um sentido de circulação.

  • 6.3.5 Grelhas e juntas de dilatação

    - As grelhas e juntas de dilatação devem estar fora do fuxo principal de circulação.

    - Quando não possível tecnicamente, os vãos devem ter dimensão máxima de 15 mm;

     devem ser instalados perpendicularmente ao fuxo principal;

    - ou ter vãos de formato quadriculado/circular, quando houver fuxos em mais de um sentido de circulação.

     

    NBR 9050/2015

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!
     

  • Galera, vamos resolver mais uma questão decoreba da FCC. Para isso, precisaremos consultar o item da norma de acessibilidade que trata sobre o posicionamento de grelhas e juntas de dilatação em rotas acessíveis. Vejamos:

     

    “6.3.5 Grelhas e juntas de dilatação

    Em rotas acessíveis, as grelhas e juntas de dilatação devem estar fora do fluxo principal de circulação. Quando não possível tecnicamente, os vãos devem ter dimensão máxima de 15 mm, devem ser instalados perpendicularmente ao fluxo principal ou ter vãos de formato quadriculado/circular, quando houver fluxos em mais de um sentido de circulação.”

  • Complementando...

    Não é somente os vãos das grelhas que devem ter dimensão máxima de 15mm (1,5cm), mas também as frestas das tampas de caixas de inspeção, etc

    O objetivo disso é não deixar vãos que possam atrapalhar a movimentação das PCR, bem como reduzir a chance de alguém tropeçar nas rotas acessíveis.

    6.3.5 Grelhas e juntas de dilatação

    Em rotas acessíveis, as grelhas e juntas de dilatação devem estar fora do fluxo principal de circulação. Quando não possível tecnicamente, os vãos devem ter dimensão máxima de 15 mm, devem ser instalados perpendicularmente ao fluxo principal ou ter vãos de formato quadriculado/circular, quando houver fluxos em mais de um sentido de circulação.

    6.3.6 Tampas de caixas de inspeção e de visita

    A superfície das tampas deve estar nivelada com o piso adjacente, e eventuais frestas devem possuir dimensão máxima de 15 mm. As tampas devem estar preferencialmente fora do fluxo principal de circulação. As tampas devem ser firmes, estáveis e antiderrapantes sob qualquer condição, e a sua eventual textura, estampas ou desenhos na superfície não podem ser similares à da sinalização de piso tátil de alerta ou direcional.