SóProvas


ID
1751509
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A espécie humana é, de todas as espécies que vivem no planeta, a que mais impactos provoca.

Analise as afirmativas abaixo relacionadas à ação humana e seus efeitos na natureza e na vida do planeta.

1. Não obstante convenções e compromissos mundiais, a biodiversidade continua desaparecendo. 2. As mudanças climáticas, em parte provocadas pela ação humana, mostram cada vez mais sua força destruidora.
3. Entre os impactos positivos da ação humana está o fim da fome e da miséria em todo o planeta, principalmente no continente africano onde – há algumas décadas – era uma verdadeira endemia.
4. A destruição das florestas tem provocado, entre outras consequências, o surgimento de doenças, algumas com grande letalidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A "3" é a única afirmativa incorreta. Definitivamente, a fome e a miséria não foram extintas na África.

  • Nem foram extintas no Brasil ainda

  • A Banca facilitou a resolução, pois a 3 é perceptível  verificar que esta errada, e ela esta em todas as outras 4 alternativas, não exigindo muito esforço para resolução.

  • Alguém pode citar as doenças (algumas com grande letalidade) que a destruição das florestas tem provocado?


  • Doenças como febre maculosa(transmitida por carrapatos de animas), dengue, malária, febre amarela, leishmaniose.

  • Bem tranquila.

    A única incorreta é a afirmativa 3, pois a fome não foi extinta até hoje no mundo.

    Sobre o item 4, a destruição de florestas, sim, pode levar ao surgimento de doenças, principalmente as transmitidas por vetores, uma vez que esses insetos, com o habitat natural destruído, se instalam nas cidades, é o caso do Aedes aegypti, que estamos cansados de ver na TV.

    B

  • A destruição de florestas pode levar a surtos de Doença de Chagas, por exemplo! 

    Essa forçada "urbanização" pode aumentar o contato dos seres humanos com o vetor transmissor da doença - o barbeiro - que pode estar infectado com o protozoário Trypanosoma cruzi, causador do mal. Este vetor é comum em áreas florestais e normalmente transmite o tripanossomo a animais silvestres quando deles se alimenta (o barbeiro se alimenta de sangue - porém não passa o tripanossomo pela saliva, mas pelas fezes deixadas no local da picada). Desse modo, com o desmatamento, o barbeiro tem se tornado um inseto urbano e se alimentado de sangue humano, causando a doença, que é letal na maioria das vezes.


  • Na verdade, não é uma questão de Geografia: é uma questão de lógica.

    Como a proposição 3 é flagrantemente incorreta, a alternativa correta é a única que não inclui essa proposição.

     

  • 1- Ainda há uma distância imensa entre os compromissos ambientais firmados internacionalmente e o que de fato acontece dentro de cada fronteira. ITEM CORRETO.

    2 - São mostras das mudanças climáticas o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar. ITEM CORRETO.

    3 - A fome ainda não foi erradicada do planeta, muito menos na África, que é o continente que tem a população que mais sofre com este problema. ITEM INCORRETO.

    4 - O desmatamento pode aumentar o contato dos seres humanos com o vetor transmissor de algumas doenças, como a doença de Chagas. ITEM CORRETO.

    Resposta: B