SóProvas


ID
1751575
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente um dos instrumentos por meio do qual é exercida a soberania popular.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    O referendo é uma consulta popular que ocorre através da votação secreta e direta.

  • gabarito: B
    Complementando a resposta do colega:

    CF, Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
    I - plebiscito;
    II - referendo;
    III - iniciativa popular.

    Conforme Nathalia Masson (Manual de Direito Constitucional; 3ª ed.; 2015): "Tanto o plebiscito quanto o referendo são mecanismos de consulta popular acerca de matérias relevantes de natureza constitucional, legislativa ou administrativa (art. 2°, Lei nº 9.709/ 1998) e importantes institutos da democracia. A diferença de destaque entre eles relaciona-se com o momento em que os cidadãos são acionados: enquanto o plebiscito é convocado com anterioridade ao ato legislativo ou administrativo, cabendo aos cidadãos, por meio do voto, aprovar ou denegar o que lhes tenha sido submetido (art. 2°, § 1°, Lei nº 9.709/1998), o referendo é convocado com posterioridade ao ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição da proposta apresentada pelo poder público (art. 2°, § 2°, Lei nº 9.709/ 1998)".

  • Lembrando que o Brasil adota uma democracia da forma semidireta, ou seja, em que convivem concomitantemente o exercicio da democracia indireta (através de representantes) e institutos da democracia direta, quais seja, referendo, pleibicito e iniciativa popular de lei.

  • Referendo, PRÉbiscito, Inciativa Popular, Ação Popular. 

    -

     

  • Plebiscito = Prévio a lei

    ReferenDo = Depois da lei

    Iniciativa Popular = Pede Lei.

  • GABARITO:B
     

    Plebiscito e referendo são consultas ao povo para decidir sobre matéria de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

     

    A principal distinção entre eles é a de que o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.

     

    Ambos estão previstos no art. 14 da Constituição Federal e regulamentados pela Lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998. Essa lei, entre outras coisas, estabelece que, nas questões de relevância nacional e nas previstas no § 3º do art. 18 da Constituição – incorporação, subdivisão ou desmembramento dos estados –, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo. Nas demais questões, de competência dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o plebiscito e o referendo serão convocados em conformidade, respectivamente, com a Constituição estadual e com a Lei Orgânica.

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


    DOS DIREITOS POLÍTICOS


    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:


    I - plebiscito; 


    II - referendo; [GABARITO]


    III - iniciativa popular.

  • EXISTEM ELEIÇÕES SEM CANDIDATOS.

  • SOBERANIA tem RE PLE I <--

     

    REFERENDO

    PLEBISCITO

    INICIATIVA POPULAR

  • GABARITO: LETRA B

    CAPÍTULO IV

    DOS DIREITOS POLÍTICOS

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.

    FONTE: CF 1988

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos Direitos Políticos. Vejamos:

    Art. 14, CF. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.

    A. ERRADO. Aprovação.

    Não há previsão constitucional.

    B. CERTO. Referendo.

    Conforme transcrição do art. 2º, §2º, Lei 9709/98. O referendo é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição. Exemplo: referendo realizado no Brasil que sujeitou o art. 35 do Estatuto do Desarmamento à aprovação da população.

    C. ERRADO. Ratificação.

    Ratificação representa reafirmar manifestação de vontade. Além disso, refere-se a ato administrativo que sana ato inválido anteriormente praticado, suprimento a ilegalidade que o vicia.

    D. ERRADO. Medida provisória.

    Art. 62, CF. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.  

    E. ERRADO. Decreto autônomo.

    Decreto autônomo é o decreto que sem o seu fundamento direto da Constituição e não de uma lei.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • Gabarito B

    Conforme a Constituição Federal, “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    i) plebiscito;

    ii) referendo;

    iii) iniciativa popular”

    (art. 14, II, CF).