SóProvas


ID
1751722
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo. Nesse sentido, em um ambiente de trabalho, pode-se identificar a motivação intrínseca dos colaboradores, bem como a motivação extrínseca, sendo esta última gerada, na maioria dos casos, por processos de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) 

     Motivação Extrínseca tem origem em fatores externos ao indivíduo, como qualquer recompensa monetária. O indivíduo faz a tarefa para ser recompensado ou para não ser castigado. A punição ou a recompensa é o “combustível” que faz mobilizar o sujeito. Óbvio que quando retirado, o sujeito vai deixar de se mobilizar, de estar motivado, visto que não tem nada a ganhar nem a perder se não executar a tarefa. Estudos indicam que este tipo de motivação, é muito inconstante, visto que depende de fatores externos. O individuo não gosta da tarefa em si, mas gosta da recompensa que a tarefa ao ser executada lhe pode trazer, o que implica necessariamente pouca satisfação e prazer na execução da tarefa (Ver Dinheiro, uma Boa Motivação).

    A Motivação Intrínseca tem origem em fatores internos ao indivíduo, esta relaciona-se com a sua forma de ser, os seus interesses, os seus gostos. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse para o sujeito, algo que ele gosta ou está relacionado com a forma de ele ser. Este tipo de motivação é constante, visto que depende unicamente do sujeito e não de fatores externos. A tarefa deixa de representar uma obrigação, um meio para atingir um fim (recompensa), para representar um fim em si própria. Como é óbvio, a motivação intrínseca está relacionado com a felicidade e com a realização pessoal.


    Fonte.: http://www.psicologiafree.com/areas-da-psicologia/psicologia_clinica/motivacao-extrinseca-vs-intrinseca/ 

  • Frederick Herzberg criou a Teoria dos Dois Fatores, chamados de intrísecos (motivacionais, ou relacionados com o conteúdo do cargo e ao funcionário em si) e extrínsecos (higiênicos, ou relacionados ao ambiente da empresa) (Rodrigo Rennó, pág 129). 


    Sobre a Motivação Extrínseca (higiênicas): 


    a) identificação das necessidades individuais e do grupo (errado) - Herzberg identifica as necessidades individuais como fatores motivadores (intrínsecos). Também para ele a relação interpessoal (entre as pessoas) seria considerado fator higiênico (extrínseco). 

     

    b) interação e reconhecimento (errado) - Interação, de fato, é um fator extrínseco, pois trata dos relacionamentos pessoais, porém reconhecimento é um fator motivador (intrínseco). 

      

    c) reforço e punição (correto) 



    d) avaliação e capacitação (errado) - Avaliação e capacitação tratam das possibilidades de crescimento profissional, logo são fatores motivadores (intrínseco). 

     

    e) mapeamento e neutralização de comportamentos adversos (errado) - Neutralização de comportamentos adversos envolve relacionamentos pessoais, por isso seria um fator higiênico (extrínseco), porém mapeamento estaria mais para um fato intrínseco, pois envolve a possibilidade de crescimento profissional.

  • Gabarito em total desacordo com o que defende a teoria mais atual... A alternativa correta seria a letra A.

    Motivação extrínseca não deve ser baseada em punição e reforço, mas em conhecimento sobre as necessidades do indivíduo e a tentativa de satisfazê-las. 

    Mas concurso é concurso... prática é prática. Bola pra frente.

  • Fatores higiênicos / Preventivos / Extrinsecos /Insatisfacientes -> não motivam, apenas evitam a insatisfação (quando retirados, o sujeito deixa de estar motivado). Ex: salário, ambiente de trabalho, relações interpessoais, segurança, status, punição e recompensa.


    Fatores motivacionais / Intrínsecos -> serve para motivar. Ex: PLR, reconhecimento, oportunidade de crescer/promoção, a responsabilidade e maior autonomia, conquista, renda variável.


    Questão chatinha....

  • Posso até estar enganado mas não creio que o examinador se baseou nas teorias de Herzberg para elaborar a questão. Isso porque o examinador afirma que: "A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo...". Já para Herzberg a motivação se refere APENAS a fatores intrinsecos e não extrinsecos. Por isso considero que utilizar esta teoria como fonte para a resolução desta questão é fato equivocado.

     

  • Posso até está errada,mas acredito que o examinador se baseou na Teoria do reforço de Skinner,onde o reforço condiciona o comportamento ,sendo este determinado por experiências negativas ou positivas .E por outro lado a punição é apresentação de um castigo e consequente diminuição da possibilidade de o comportamento ocorrer novamente.

  • Motivação intrínseca: nasce no indivíduo; vai depender da persistência, da necessidade; gerada por necessidades e motivos.

    Motivação extrínseca: papel fundamental do líder; gerada por processos de reforço e punição.

     

    Andreia Ribas

  • Trata-se da Teoria do Reforço, que afirma que o reforço condiciona o comportamento. Portanto, os indivíduos podem ser manipulados a se comportarem de determinada maneira, de acordo com os estímulos aplicados neles. 

  • Conforme Rodrigo Rennó:

    "O termo motivação extrínseca já indica que se trata de um conceito relacionado aos fatores externos ao indivíduo, elementos que se originam no ambiente externo e influenciam a motivação da pessoa.  Utilizando um caso hipotético, a pessoa não gosta muito da atividade que está fazendo, mas existe a oferta pela empresa em que ela trabalha de um bônus salarial para que venha a desempenhar bem a atividade.  Desta forma, esse aspecto externo pode ser positivo (como no caso citado) ou negativo, como a ameaça de uma demissão no caso de um projeto que não seja cumprido no tempo acordado.  De acordo com a teoria do reforço, as ferramentas que um gestor de pessoas poderia utilizar iriam desde um estímulo positivo (um prêmio, por exemplo) até um estímulo negativo (uma punição). Desta forma, o gabarito da questão é a letra C. "

  • Fatores extrínsecos ao indíviduo nos dias de hoje, já partir da teorias de Herzberg (1960), são considerados influenciadores da motivação, mas não determinante dela, anteriormente na Teoria do Reforço de Skinner (1948) acrediva-se que havia uma motivação extrínseca, que reforçava positivamente uma mudança de comportamento  e punia com o intuito de inibir comportamentos indesejáveis. 

    Ao afirmar: "A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo", remete-se a teoria de Skinner.

  • Já nem assisto mais às aulas dessa professora. Eu abro o vídeo só pra clicar em "Não gostei" e, ainda assim, o QC não larga mão dela. Nós que pagamos esse site não temos voz, pois eu não sou a única descontente com ela e que faz reclamação ao site. Vejo que esse desconetentamento é uníssono e, ainda assim, o povo lá não a dispensa!

     

    DESRESPEITO TOTAL!

  • Gabarito Letra C

     

    Vejo várias pessoas usado a teoria dos dois fatores e estão errado, pois como alguns colegas disseram a teoria que é usada nessa assertiva é a teoria do reforço de Skinner

     

     

                                                        Teoria do Reforço (SKINNER)

     

    *O sistema de recompensas e punições deve se basear nos seguintes aspectos:

     

    1. Realimentação (retroação): deve contribuir como reforço positivo do comportamento desejado. A realimentação deve reforçar, fortalecer e incrementar o desempenho excelente.

    2. Relacionar as recompensas oferecidas com os resultados alcançados.

     

    *O sistema de recompensas deve levar em conta o conceito de reforço positivo de Skinner: todo comportamento é determinado pelas suas consequências. O reforço positivo se fundamenta em dois princípios básicos:

    1. As pessoas procuram desempenhar as atividades pelas quais obterão maiores recompensas ou benefícios.

    2. As recompensas obtidas atuam no sentido de reforçar cada vez mais a melhora do desempenho.

     

    * Desafortunadamente, as organizações utilizam mais a punição do que a recompensa para alterar ou melhorar o desempenho das pessoas. Em outros termos, elas utilizam mais a ação negativa (repreender e punir) do que a ação positiva (incentivar e motivar). Para piorar as coisas, utilizam mais a ação corretiva (tentar corrigir, posteriormente) do que a ação preventiva (evitar antecipadamente futuros erros).

  • A Teoria da avaliação cognitiva estuda as motivações básicas e as diferenças individuais nas motivações.

    A motivação intrínseca e a extrínseca formam um contínuo, que vai desde a falta de motivação, passando por vários níveis da motivação extrínseca, até chegar à motivação intrínseca.

    Motivação intrínseca: A motivação intrínseca é quando o que move a pessoa para a ação são motivos internos baseados em necessidades intrínsecas e a gratificação da pessoa é pela ação em si, sem que sejam necessários benefícios (reforços) externos como impulsionadores.

    Motivação extrínseca: A motivação extrínseca é aquela em que a pessoa é movida por condições externas a ela, sejam benefícios (reforços) ou punições, mas que a ação por si só não a satisfaça.

  • Comentário:


    A motivação é considerada, nos dias de hoje, como um fenômeno
    intrínseco ao indivíduo. Apesar disso, também se discute a existência da
    chamada “motivação extrínseca”, que viria dos reforços e punições oferecidos
    como combustível para que o funcionário se motive ou desmotive para
    determinado comportamento, o que é bem explicado pela Teoria do Reforço,
    de Skinner.

     

     

    GABARITO: C.

     

    PROF: CARLOS XAVIER
     

  • Reforço e punição. O ambiente condiciona o comportamento.

  • Eu costumo assimilar que o Skinner ver o ser humano como um cachorro:

     

     

    Se fizer a coisa certa - Ganha um petisco.

     

    Se fizer a coisa errada - É punido.

     

     

    Tudo depende da ação do indivíduo (no caso, o cachorro) e dessa ação vai vir uma reação benéfica ou punitiva.

     

     

     

    Reforço positivo: Eu dar um osso ao meu cachorro, pois ele me obedeceu e deu a patinha.

     

    Extinção: Retirar o osso do meu cachorro, pois ele não me deu a patinha.

     

    Punição: Eu prender o meu cachorro, pois ele não me deu a patinha

     

    Reforço negativo: Eu soltar meu cachorro, pois ele me deu a patinha (Retirei a consequência negativa / punição)