SóProvas


ID
1752181
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

O termo serenidade costuma estar associado a mais de um significado, sendo que o primeiro deles tem a ver com a capacidade de lidar com docilidade e tolerância com as situações mais adversas. Muitas vezes perdemos a serenidade quando nos sentimos pressionados por expectativas que nós mesmos produzimos em relação aos nossos projetos; é preciso cautela para que nossos planos não se transformem em fontes de tensão. Os que fazem planos mais realistas sofrem menos e se aproximam mais da serenidade.
A serenidade corresponde a um estado de espírito no qual nos encontramos razoavelmente em paz, conciliados com o que somos e temos, com nossa condição de humanos falíveis e mortais. É claro que isso depende de termos atingido uma razoável evolução emocional e mesmo moral: não convém nos compararmos com as outras pessoas, não é bom nos revoltarmos com o fato de não sermos exatamente como gostaríamos; conformados com nossas limitações, podemos usufruir das potencialidades que temos.
O momento presente é sempre uma ficção: vivemos entre as lembranças do passado e a esperança de acontecimentos futuros que buscamos alcançar. A regra é que estejamos indo atrás de objetivos, perseguindo-os com mais ou menos determinação. A maior parte das pessoas sente-se mal quando está sem projetos, apenas usufruindo dos prazeres momentâneos que suas vidas oferecem. Somos pouco competentes para vivenciar o ócio. Essa condição emocional que os filósofos antigos consideravam como muito criativa é algo gerador de um estado de alma que chamamos de tédio.
De certa forma, fazemos tudo o que fazemos a fim de fugir do ócio e do tédio que o acompanha. Mesmo nos períodos de férias temos que nos ocupar. Por outro lado, perseguir objetivos com obstinação e aflição de alcançá-los o quanto antes também subtrai a serenidade. Assim, perdemos a serenidade quando andamos muito devagar, perto da condição do ócio − que traz o tédio e a depressão −, e também quando nos tornamos angustiados pela pressa de atingirmos nossas metas. Mais uma vez, a sabedoria, a virtude, está no meio, naquilo que Aristóteles chamava de temperança: cada um de nós parece ter uma velocidade ideal, de modo que, se andar abaixo dela, tenderá a se deprimir, ao passo que, se andar acima dela, tenderá a ficar ansioso. Interessa pouco comparar nossa velocidade com a dos outros, visto que só estaremos bem quando estivermos em nosso ritmo, qualquer que seja ele.

(Adaptado de Flávio Gikovate. Disponível em: flaviogikovate.com.br. Acesso em: 23/10/15)

Considere o trecho:

Assim, perdemos a serenidade quando andamos muito devagar, perto da condição do ócio − que traz o tédio e a depressão −, e também quando nos tornamos angustiados pela pressa de atingirmos nossas metas.

Afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    a) Errado. O verbo Angustiam na alternativa está na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (eles angustiam), logo, com o seu emprego fica incoerente. Tal modo deveria estar na primeira pessoa do plural (nós angustiamos), para ai sim dar ênfase e sentido a frase.


    b) Errado. Perder é v.t.d e Andar é verbo de ligação de estado transitório.


    c) Errado. Manteria-se a correção, porém o sentido mudaria, pois perto da sentido de aproximidade já apoiado da sentido de (de acordo, sobre tal condição).


    d) Certo. Perfeito. Na verdade a frase foi transcrita na voz ativa para voz passiva.


    e) Errado. Por conseguinte e Assim - são períodos compostos por subordinação Conclusiva.

                     Ainda que - é valor circunstancial de oração subordinada adverbial Concessivas.

  • s elementos sublinhados em Assim, perdemos a serenidade quando... podem ser corretamente substituídos, na ordem dada, por: "Por conseguinte" e "ainda que". --> CREIO QUE O QC TENHA SE ESQUECIDO DE GRIFAR O QUANDO... FICARIA ASSIM


    s elementos sublinhados em Assim, perdemos a serenidade quando... podem ser corretamente substituídos, na ordem dada, por: "Por conseguinte" e "ainda que".

  • Quando eles perguntam se tem o mesmo complemento eu tenho que ver se o completo é OD ou OI é isso?

  • Ana Oliveira,

    Exatamente, perder é VTD que é seguido por OD, andar é verbo intransitivo (VI) logo não tem complemento.
  • A) e também quando nos angustiam a pressa é uma redação alternativa para o segmento e também quando nos tornamos angustiados pela pressa.


    Está errado pq "angustiam" deveria está no singular por ter como sujeito "a pressa"?

    O que nos angustia? A pressa.


    Estou na dúvida, mas eliminei esta alternativa por este motivo.

  • Camila, a meu ver a transcrição da alternativa "A" mudaria o sentido e por isso eu eliminei.

  • e também quando nos angustiam (  O CERTO SERIA ESSE VERBO ANGUSTIAR ESTAR CONCORDANDO COM O SUJEITO > A PRESSA .a pressa é uma redação alternativa para o segmento e também quando nos tornamos angustiados pela pressa.

     

    a)

    e também quando nos angustiAAAAAA a pressa é uma redação alternativa para o segmento e também quando nos tornamos angustiados pela pressa.  -> CORRETO

     

     

     

     

  • Andar, nesse caso é VL, não?

    Andamos muito devagar. (estado)

    Vi alguns comentando que é VI, entretanto acredito que seja VL (estado)

  • Rodrigo Mendes,

    Sua dúvida é pertinente, pois o verbo "andar" pode ser VL. Contudo, é VI, mesmo. Verbo intransitivo possui sentido completo por si só (não necessita de complemento). Perceba que, embora mude o sentido, a frase ainda fica completa se escrevermos "Assim, perdemos a serenidade quando andamos".

     

    Verbo intransitivo = Indica ação.
        -> A moça anda devagar (ação de andar)

    Verbo de ligação = Indica estado do sujeito (e não ação).
        -> A moça anda nervosa (estado em que a moça se encontra, o simples "estar nervosa" - não quer dizer que ela está andando)

     

    Lembrando a todos que o sentido do texto é que vai nos dizer qual a predicação do verbo, e não o verbo de forma isolada.

     

    Se estiver errado, corrijam-me.
    Bons estudos!

  • 02/03/19 certo.