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ID
1752379
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Há uma explicação para a escultura de Picasso não ter sido reunida com frequência. Picasso, o filho de pintor, treinado como pintor, não se levava a sério como escultor. Não considerava as esculturas vendáveis ou tema de exposição. Ele as guardava em casa e no estúdio, misturadas aos objetos da decoração. Depois de sua morte, em 1973, a organização do espólio permitiu que obras fossem adquiridas por outras coleções. Embora as esculturas ficassem longe do público, elas foram vistas por artistas que visitavam Picasso.

    O diálogo do pintor com o escultor é constante. A escultura, diz a curadora Ann Temke, adaptava-se ao temperamento irrequieto de Picasso, que se permitia improvisação no meio. Na década em que predomina o metal, ela se diverte com a ideia do artista mais rico da história frequentando ferros-velhos em busca de objetos.

    A influência da arte africana sobre a pintura de Pablo Picasso é conhecida. É só admirar as sublimes Demoiselles D'Avignon, que moram no quinto andar do MoMA. Mas só quando apreciamos a obra em escultura a conexão fica mais evidente e compreensiva. Ann Temke lembra que a visita de Picasso ao Museu Etnográfico de Paris, em 1907, por sugestão do amigo e pintor André Derain, foi um divisor de águas. “A noção de fazer um espírito habitar uma figura vem daí", diz ela. “Você não olha para a escultura europeia daquele tempo e pensa neste poder mágico."

    A curadora vê na representação erótica das formas femininas uma âncora do diálogo entre o pintor e o escultor. “Ele estava mapeando a renovação de sua linguagem em duas e três dimensões ao mesmo tempo."

(Adaptado de: GUIMARÃES, Lúcia. O Estado de S. Paulo. 26 Setembro 2015)  

Depreende-se do texto:

Alternativas
Comentários
  • a resposta encontra-se no seguimento...


    A influência da arte africana sobre a pintura de Pablo Picasso é conhecida. É só admirar as sublimes Demoiselles D'Avignon, que moram no quinto andar do MoMA. 


    nao desistam

  • A influência da arte africana sobre a pintura de Pablo Picasso é conhecida. É só admirar as sublimes Demoiselles D'Avignon, que moram no quinto andar do MoMA.

    COMPARAÇÃO: Mas só quando apreciamos a obra em escultura a conexão fica mais evidente e compreensiva.

  • d)  o autor não diz que Picasso considerava a escultura como uma arte menor, diz apenas que "ele não se levava a sérios como escultor"

    e) o primeiro parágrafo diz o contrário : "Não considerava as esculturas vendáveis..." 
  • e quanto a C, qual o erro??

    Ann Temke lembra que a visita de Picasso ao Museu Etnográfico de Paris, em 1907, por sugestão do amigo e pintor André Derain, foi um divisor de águas. “A noção de fazer um espírito habitar uma figura vem daí", diz ela. “Você não olha para a escultura europeia daquele tempo e pensa neste poder mágico."

  • Maria AS,

    Errei essa questão por não ter percebido a comparação feita no texto e apontada pela colega Camila Ulhoa.


    Entendo que a letra "c" está errada, pois no texto não há afirmação de que "tornou-se mais atraente a Picasso a partir do momento em que percorreu com mais afinco o campo da escultura europeia.


    O que aconteceu foi o seguinte: "...foi um divisor de águas. “A noção de fazer um espírito habitar uma figura vem daí”, diz ela." Ou seja, não tornou-se mais atraente e sim teve a sua ORIGEM aí.


    Bons estudos ;)

  • Não conseguir enxergar de forma clara o erro da letra B.

  • Qual erro da B? "ferro-velho"? ou universos desconhecidos?

  • Acredito que o erro da B esteja na frase: ao permitir que o artista percorra universos desconhecidos a ele.

  • b)

    A escultura, segundo Ann Temke, adapta-se ao temperamento desassossegado de Picasso, ao permitir que o artista percorra universos desconhecidos a ele, como os ferros-velhos.

     

    irrequieto.

  • Qual o erro da letra C? Consigo entender a letra A, mas não entendi a C, alguém sabe explicar, por favor?

  •  a) Ao se considerar a escultura de Pablo Picasso, em comparação com a pintura, percebe-se com maior clareza a influência da arte africana. ( "A influência da arte africana sobre a pintura de Pablo Picasso é conhecida.", "Mas só quando apreciamos a obra em escultura a conexão fica mais evidente e compreensiva.")

     b) A escultura, segundo Ann Temke, adapta-se ao temperamento desassossegado de Picasso, ao permitir que o artista percorra universos desconhecidos a ele, como os ferros-velhos. (A escultura, diz a curadora Ann Temke, adaptava-se ao temperamento irrequieto de Picasso, que se permitia improvisação no meio.)

     c) A noção de que um espírito pode habitar uma figura tornou-se mais atraente a Picasso a partir do momento em que percorreu com mais afinco o campo da escultura europeia. (Ann Temke lembra que a visita de Picasso ao Museu Etnográfico de Paris, em 1907, por sugestão do amigo e pintor André Derain, foi um divisor de águas. “A noção de fazer um espírito habitar uma figura vem daí", diz ela.)

     d) Em decorrência da memória de seu pai, também pintor, Picasso considerava a escultura como uma arte menor. (nenhuma relação)

     e) Embora as considerasse bem aceitas pelo mercado consumidor, Picasso preferiu manter suas esculturas em casa, como objetos de decoração pessoal.("Não considerava as esculturas vendáveis ou tema de exposição.")

  • @Polyana Arthur

     

    A questão de um espírito poder habitar uma figura fica mais claro para Picasso quando ele visita o Museu Etnográfico de Paris. Pelo contexto do parágrafo, dá pra perceber que, apesar de ser na Europa, no referido museu habitam esculturas africanas e não europeias.

     

    No fim do parágrafo há, justamente, a comparação entre a escultura africana e a europeia, dizendo que nesta não há essa "magia".

     

    Bons estudos!

     

  •  

    ACERTO:

     

     

     

    a) Ao se considerar a escultura de Pablo Picasso, em comparação com a pintura, percebe-se com maior clareza a influência da arte africana

     

     

    FUNDAMENTO:  Início do terceiro parágrafo

     

    I- A influência da arte africana sobre a pintura de Pablo Picasso é conhecida (...)

     

    II-  (...) Mas só quando apreciamos a obra em escultura a conexão fica mais evidente e compreensiva

     

    III- VE-SE NÍTIDA COMPARÇÃO ENTRE AS CITADAS ARTES. DESTACANDO AINDA, NO SEGUNDO ITEM, A ESCULTURA COMO MOTE DE MAIOR ESCLARECIMENTO RELATIVAMENTE A TAL INFLUÊNCIA ...

     

     

     

    ERROS:

     

     

    b) A escultura, segundo Ann Temke, adapta-se ao temperamento desassossegado de Picasso, ao permitir que o artista percorra universos desconhecidos a ele, como os ferros-velhos. (EXTRAPOLOU. NADA PERMITE INFERIR O QUE FOI GRIFADO. TEXTO SÓ FALA QUE UM ARTISTA RICO FREQUENTAVA UM FERRO-VELHO)

     

    c) A noção de que um espírito pode habitar uma figura tornou-se mais atraente a Picasso a partir do momento em que percorreu com mais afinco o campo da escultura europeia. (EXTRAPOLAÇÃO DE NOVO)

     

    d) Em decorrência da memória de seu pai, também pintor, Picasso considerava a escultura como uma arte menor. (MAIS UMA EXTRAPOLAÇÃO)

     

    e) Embora as considerasse bem aceitas pelo mercado consumidor, Picasso preferiu manter suas esculturas em casa, como objetos de decoração pessoal. (OUTRA EXTRAPOLAÇÃO)

     

     

    GAB A