SóProvas


ID
1752487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Suponha que determinada organização pretenda aplicar, em seu processo seletivo para contratação de pessoal, os conceitos de Gestão por Competências, utilizando-se das ferramentas pertinentes. Em tal cenário, afigura-se relevante

Alternativas
Comentários
  • A questão trata do mapeamento de competências. 

     
    O mapeamento de competências basicamente visa identificar os gaps (ou lacunas) de competências na organização através da identificação das competências necessárias para que a mesma atinja seus objetivos estratégicos e da análise das competências já existentes na organização, de forma que esses gaps sejam reduzidos ou eliminados (Rodrigo Rennó, pág 338).
  • A Gestão por Competências é um processo que deve seguir uma sequência de técnicas, pois uma depende da outra para se ter sucesso.

    O 1° é o MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: por meio de diversas técnicas quantitativas e qualitativas identificam-se as competências necessárias e as existentes na organização.
    O 2° IDENTIFICAÇÃO DO GAP DE COMPETÊNCIA: por meio do mapeamento anterior é possível encontrar a lacuna ou gap de competências.
    O 3° GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: apósdescobrir o gap, é possível realizar a gestão por competências utilizando estratégias para reduzi-lo.

    gestão de pessoas para concursos 3ª edição pag. 86


  • pq a letra B ta errada? 0.o


  • Pessoal, é o seguinte:

    A organização após formular suas estratégias e objetivos deve mapear sua competências necessárias para atingi-los.Após verificará o que falta de competências para que tudo aquilo se realize. 

    No caso desta questão vamos interpretar para a seleção de competências, voltadas para cargo:

    A alternativa A diz que é necessário descobrir as competências necessárias para o cargo. Aqui temos o mesmo processo que eu expliquei ali em cima, primeiro temos que descobrir o que precisamos. A partir disso, a questão fala que a organização deve verificar as competências que ela já possui. Está certo, porque aqui é o processo de verificar o GAP de competências como lá em cima. Agora, por raciocínio a organização vai escolher o candidato que goza dessas competências que a organização já possui, e principalmente as que ainda não têm.

  • Sinara,

     

    Quase eu marcava a B....depois li com calma...

     

    Para utilizar Gestão por competencia no processo seletivo, deverá analisar a lacuna (falha/espaço vazio) entre as competencias que a organização precisa e as competencias q ela tem disponível (assim irá recrutar as competencias que faltam).

     

    O erro da B é dizer: ...e aquelas disponíveis no mercado (deveria ser: e aquelas disponíveis na organização).

     

    Espero ter ajudado.

  • Q porra e down?

  • Ianh:

    "O Downsizing, que em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível."

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/downsizing-o-que-e-e-como-funciona/

  • trecho do livro "Gestão de Pessoas do Idalberto Chiavenato - O novo papel dos recursos humanos nas organizações" - 4a edição:

    "A gestão por competência envolve os seguintes passos:
    - Definir os objetivos estratégicos da organização.
    - Identificar as competências necessárias ao alcance desses objetivos.
    - Mapear as competências internas, isto é, aquelas que a organização já possui.
    - Comparar as competências necessárias com as atuais a fim de identificar o gap (lacuna) a ser preenchido.

    - Planejar como esse gap será preenchido. Os meios mais comuns são recrutamento e seleção, T&D (treinamento e desenvolvimento) e/ ou gestão da carreira.
    - Preencher o gap recrutando e selecionando novos talentos e/ou desenvolvendo os já existentes na organização.
    - Apurar os resultados alcançados e compará-los com os desejados."

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: A

  • Outras questões ajudam a compreender melhor!

    Q840491/2017/FCC/Órgão: DPE-RS/Prova: Analista - Administração

    As organizações que aplicam o conceito de gestão de pessoas por competências devem, como premissa para a utilização de tal método, realizar o denominado mapeamento de competências, que corresponde à identificação do perfil técnico e comportamental necessário para cada função na organização.

     

    Q701822/2016/FCC/Órgão: Prefeitura de Teresina – PI/Prova: Técnico Administrador

    Uma das etapas relevantes da Gestão Estratégica de Pessoas por Competências consiste no mapeamento de competências, cujo escopo é identificar o perfil técnico e comportamental requerido para cada cargo ou função.

     

    Q583908/2015/Banca: FCC/Órgão: TRE-PB/Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    A gestão por competência toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento e avaliação para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos. Um de seus principais instrumentos é o mapeamento de competências cuja função é: a identificação do perfil comportamental e técnico ideal para cada cargo ou função.

     

    Q584160/2015/FCC/Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR)/Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    Suponha que determinada organização pretenda aplicar, em seu processo seletivo para contratação de pessoal, os conceitos de Gestão por Competências, utilizando-se das ferramentas pertinentes. Em tal cenário, afigura-se relevante a identificar as competências necessárias para os cargos correspondentes, e verificar as que não estão presentes dentro da própria organização.

  • A letra B está errada devido a comparação da demanda da empresa com a competência disponível fora dela.

     

    O que deve ser feito é uma comparação interna, pegando o que se tem disponível internamente e comparando o que falta para organização. Com isso, obtém-se o gap (ou lacuna) da competência dentro da organização.

  • A resposta é a letra A.

     

    No modelo de gestão por competências, o chamado mapeamento é essencial para o sucesso da aplicação dessa ferramenta. Segundo Brandão e Guimarães (2001), a gestão por competências envolve as seguintes fases:

    formulação da estratégia organizacional: oportunidade em que são definidos sua missão, sua visão de futuro e seus objetivos estratégicos. Em seguida, são definidos os indicadores de desempenho e as metas, com base nos objetivos estratégicos estabelecidos;

    mapeamento das competências:  objetiva identificar o gap ou lacuna de competências, isto é, a diferença entre as competências necessárias para concretizar a estratégia formulada e as competências internas já disponíveis na organização;

    captação das competências: a captação diz respeito à seleção de competências externas e à sua integração ao ambiente organizacional, que pode dar-se, no nível individual, por intermédio de ações de recrutamento e seleção de pessoas e, no nível organizacional, por meio de parcerias ou alianças estratégicas;

    desenvolvimento das competências: refere-se ao aprimoramento das competências internas disponíveis na organização, que ocorre, no nível individual, por meio da aprendizagem e, no nível organizacional, por intermédio de investimentos em pesquisa;

    acompanhamento e avaliação: trata do monitoramento da execução de planos operacionais e de gestão e dos respectivos indicadores de desempenho, visando identificar e corrigir eventuais desvios. Ao final do ciclo, são apurados os resultados alcançados e comparados com os que eram esperados; e

    retribuição: os autores sugerem que a organização poderia reconhecer, premiar e remunerar, de forma diferenciada, as pessoas, equipes de trabalho e unidades produtivas que mais contribuíram para a consecução dos resultados planejados, o que serviria de estímulo à manutenção de comportamentos desejados e à correção de eventuais desvios.

     

     

    Assim, o processo de gestão por competências, de fato, tem início com o mapeamento de competências, que objetiva identificar o gap (a lacuna de competências), isto é, a diferença entre as competências necessárias para concretizar a estratégia formulada e as competências internas já disponíveis na organização. Daí a correção da letra A e a incorreção da letra B (a lacuna envolve as competências internas da organização e não aquelas disponíveis no mercado).

     

    As demais alternativas possuem erros conceituais, que não se relacionam com o modelo de gestão por competências:

    c) mapear os processos de trabalho da organização, identificando os cargos necessários para melhorar sua efetividade.
    d) realizar a prévia redução das estruturas existentes na organização, no processo conhecido como downsizing.
    e) utilizar o mapa estratégico da organização, alinhando os recrutamentos com a missão estratégica identificada.

     

    FONTE: Professor Adriel Sá.

  • Felipe Souza Jorge, show de bola, cara!

    Valeu pelas questões relacionadas.

  • Recrutamento = aquilo que preciso - aquilo que tenho

    GAB A