SóProvas


ID
1752502
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os elementos patrimoniais de uma entidade pública governamental em 31/12/2014:

I. Software, não integrante de hardware, desenvolvido internamente para o acompanhamento eletrônico de processos judiciais, com vida útil econômica de cinco anos.

II. Décimo terceiro salário a pagar aos servidores públicos referente a despesas já empenhadas.

III. Cartilhas produzidas pela entidade para distribuição gratuita em 2015.

IV. Resultados patrimoniais superavitários de exercícios anteriores a 2014 acumulados.

Os itens I, II, III e IV devem ser evidenciados no Balanço Patrimonial de 31/12/2014, respectivamente, no ativo 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A
    I. Software, não integrante de hardware, desenvolvido internamente para o acompanhamento eletrônico de processos judiciais, com vida útil econômica de cinco anos. INTANGÍVEL - É um ativo não monetário, sem substância física, identificável, controlado pela entidade e gerador de benefícios econômicos futuros ou serviços potenciais. (MCASP 6ª ed. pg 154)

    II. Décimo terceiro salário a pagar aos servidores públicos referente a despesas já empenhadas. PASSIVO CIRCULANTE - Os passivos devem ser classificados como circulantes quando corresponderem a valores exigíveis até doze meses após a data das demonstrações contábeis. Os demais passivos devem ser classificados como não circulantes. (MCASP 6ª ed. pg 131)

    III. Cartilhas produzidas pela entidade para distribuição gratuita em 2015.ATIVO CIRCULANTE - Os ativos devem ser classificados como circulante quando satisfizerem a um dos seguintes critérios:a) estiverem disponíveis para realização imediata; eb) tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis. Os demais ativos devem ser classificados como não circulantes.(MCASP 6ª ed. pg. 130)


    IV. Resultados patrimoniais superavitários de exercícios anteriores a 2014 acumulados. 
    PATRIMÔNIO LÍQUIDO - A demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido (DMPL) demonstrará a evolução do patrimônio líquido da entidade. Dentre os itens demonstrados, podemos citar:a) os ajustes de exercícios anteriores;c) o superávit ou déficit patrimonial(MCASP 6ª ed. pg. 347)
  • Questão pertence à disciplina de Contabilidade Pública.

  • Questão de contabilidade pública, não de AFO.

  • (I) ATIVO INTANGÍVEL --> softwares e afins.
    (II) PASSIVO CIRCULANTE --> exigível até 12 (doze) meses.
    (III) ATIVO CIRCULANTE --> realizável até 12 (doze) meses.
    (IV) PATRIMÔNIO LÍQUIDO --> quando o ativo é MAIOR QUE o passivo = superávit financeiro.

    Gabarito LETRA "A".

  • MCASP 7ª Ed. pág. 178: Alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como no caso de software ou no de licença ou patente. Para saber se um ativo que contém elementos intangíveis e tangíveis deve ser tratado como ativo imobilizado ou como ativo intangível, a entidade avalia qual elemento é mais significativo. Por exemplo, um software de uma máquina-ferramenta controlada por computador que não funciona sem esse software específico – sem similar no mercado – é parte integrante do referido equipamento, devendo ser tratado como ativo imobilizado. O mesmo se aplica ao sistema operacional de um computador. Quando o software não é parte integrante do respectivo hardware, ele deve ser tratado como ativo intangível.