-
http://corporate.canaltech.com.br/materia/business-intelligence/conhecendo-a-arquitetura-de-data-warehouse-19266/
-
Alternativa correta: B.
I. Subconjunto de informações do DW = data mart;
II. Análise em múltiplas perspectivas = OLAP;
III. Encontrar conhecimento nos dados armazenados = data mining;
IV. O certo seria "extração, tratamento e CARGA dos dados", uma vez que "tratamento" já inclui a limpeza dos dados colhidos = ETL.
-
Lendo a IV está na cara que é ETL, daí eliminamos as alternativas C,D e E. E para decidir entre A e B:
Staging Area é uma área de transição ou área temporária onde os dados são convertidos em um único formato. Sendo assim, não pode ser a I. um subconjunto de informações do DW que podem ser identificados por assuntos ou departamentos específicos. Fácil escolher Data Mart e consequentemente marcar a B.
-
Informações por assunto ou departamento - Data Marts
Processamento de análises sob várias perspectivas - OLAP
Reconhecimento de padrões relevantes - Data Mining
Extração, Tratamento e Limpeza de dados - ETL
-
I – Um data mart é um DW setorial que se difere de um DW tradicional apenas pelo escopo. Ou seja, pode ser considerado um subconjunto de um data warehouse.
II – As ferramentas OLAP fornecem a capacidade de análise dos dados em diversas perspectivas, com destaque para as operações utilizadas para a navegação em hierarquias.
III – A descoberta do conhecimento é uma característica comumente associada às ferramentas de mineração de dados, que permitem encontrar padrões e relacionamentos ocultos nos dados armazenados. Mesmo que não soubesse disso, você seria capaz de resolver a questão através dos demais itens.
IV – Por fim, o processo que extrai os dados de múltiplas fontes heterogêneas, os trata, limpa e insere no DW, realizando durante todo esse processo uma integração desses dados é o ETL.
Gabarito: B