-
O periósteo apresenta 2 folhetos: um superficial e outro profundo.
-
Periósteo = Membrana conjuntiva que envolve os ossos e assegura seu crescimento em espessura.
-
O periósteo é formado por 02 camadas, são elas:
Camada Externa: FIBRILAR - composta por tecido conjuntivo denso, com alguns fibroblastos. Camada Interna: CELULAR - composta por muitas células osteoprogenitoras, semelhantes aos fibroblastos, as quais se diferenciarão em osteoblastos que terão a função de compor e sintetizar, posteriormente, todo o tecido ósseo. ;)
-
Possui duas camadas4 :
Camada fibrilar (externa): Formada de tecido conjuntivo denso, apresentando alguns fibroblastos. Camada celular (interna): Formada por várias células osteoprogenitoras, semelhantes aos fibroblastos. Essas células se diferenciarão em osteoblastos que terão a função de compor e sintetizar, posteriormente, todo o tecido
-
O periósteo é constituído por tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular, Apresenta DOIS FOLHETOS, um superficial e outro profundo em contato direto com o osso. Essa bainha tem como função, envolver, nutrir as faces externas dos ossos e também depositar tecido ósseo principalmente durante consolidações de fraturas formando uma ótima estrutura para fixação de tendões e ligamentos.
-
GABARITO: LETRA A
O periósteo é constituído por um delicado tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular. E também apresenta dois folhetos, um superficial e outro profundo em contato direto com o osso.
Essa bainha tem como função, além de envolver, nutrir as faces externas dos ossos e também depositar tecido ósseo principalmente durante consolidações de fraturas formando uma ótima estrutura para fixação de tendões e ligamentos.
Força Guerreiros (as)!!
-
Dois folhetos: camada fibrilar e camada celular
Principais funções.
- Proteger os ossos
- Fixar os músculos
- Produzir novas células para garantir o crescimento ósseo
- Reparação de fraturas
- Proteger nervos e vasos sanguíneos que envolvem alguns ossos
De maneira geral, podemos dizer que a sua principal função é promover a nutrição e garantir o desenvolvimento de osteoblastos.