-
Todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares, são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo, denso na sua maior parte==> PERICÔNDRIO. Ele é responsável pela nutrição da cartilagem, por sua oxigenação e pela eliminação dos refugos metabólicos, porque nele estão localizados vasos sanguíneos e linfáticos, inexistentes no tecido cartilaginoso.
O pericôndrio é formado por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas tipo I (parte superficial), porém gradativamente mais rico em células à medida que se aproxima da cartilagem.
-
Pericôndrio:
Todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares, são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo, denso na sua maior parte, denominado pericôndrio. Além de ser uma fonte de novos condrócitos para o crescimento, o pericôndrio é responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação dos refugos metabólicos da cartilagem, porque nele estão localizados vasos sanguineos e linfáticos, inexistentes no tecido cartilaginoso.
O pericôndrio é formado por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágeno tipo I na parte mais superficial, porém gradativamente mais rico em células a medida que se aproxima da cartilagem. As células do pericôndrio são semelhantes aos fibroblastos, porém as situadas mais próximas a cartilagem, podem se multiplicar por mitose e originar condrócitos, caracterizando-se assim, como condroblasto.
-
Dentre suas funções mais comuns estão:
Facilitar o fluxo de sangue;Participar do desenvolvimento dos ossos;Proteger a cartilagem de trauma ou dano e;Produzir novas células de cartilagem.
Se tiver ocorrido trauma local, pode produzir mais condrócitos e condroblastos para formarem novas cartilagens. Vasos sanguíneos minúsculos dentro do pericôndrio nutrem a cartilagem.
Letra C
-
O terceiro tipo de cartilagem é a CARTILAGEM FIBROSA que é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de ligação de tendões e ligamentos e na sínfise púbica. Possui características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina, sua matriz extracelular é constituída por FIBRAS DE COLÁGINO TIPO I organizadas em feixes aparentemente irregulares entre os condrócitos, ou em arranjos paralelos ao longo dos condrócitos organizados em fileiras, neste tipo de cartilagem não há a ocorrência do pericôndrio.