SóProvas


ID
1753870
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Nesse caso, a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados, refere-se a um risco:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    NBC TA 200

    Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção

    relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das

    afirmações:

    (i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo

    contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em

    conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles

    relacionados;

    (ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação

    sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante,

    individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e

    corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.


  • aprendemos que o Risco de Distorção Relevante: é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:

              (i) Risco Inerente (RI) é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.

              Ou seja, não considera a atuação ou existência do controle interno, muito menos da auditoria. O Risco Inerente vai existir pela simples existência do processo ou entidade a ser auditado. Ou seja, não estamos falando em controle e auditoria.

              (ii) Risco de Controle (RC) é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

              Ou seja, está relacionado ao trabalho do controle interno. É o risco de que, mesmo que os controles sejam efetivos, não consigam evitar ou detectar um erro ou fraude no processo.

              A palavra chave para respondermos a questão é “antes da consideração de quaisquer controles relacionados”. Logo, trata-se do risco inerente.

    Gabarito: alternativa A.