SóProvas


ID
175423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação
hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Em decorrência da manifestação, por parte do administrador, de que a rede da organização está sofrendo com problemas de roteamento, um analista avaliou minuciosamente o tráfego de pacotes, procurando identificar os protocolos de roteamento empregados. Com os dados de tráfego coletados, esse analista produziu um relatório que indicava apenas o fato de que estavam em uso, no interior da rede, os protocolos RIPv2 e OSPF. Um outro analista, após receber esse relatório, produziu um segundo relatório, no qual apontou o uso dos algoritmos de roteamento empregados pelos roteadores que implementam cada um dos protocolos indicados como origem dos problemas de roteamento na rede da organização. Nessa situação, o segundo analista agiu de modo tecnicamente correto, uma vez que protocolos de roteamento normalmente ditam quais algoritmos de roteamento são usados.

Alternativas
Comentários
  • Dois protocolos de roteamento funcionando simultaneamente para a mesma rede, para o mesmo propósito, é certamente problemático: um usa vetor distância (Bellman-Ford) e o outro, link-state (Djiskstra): certamente haverá conflitos em algum momento, além de tráfego de rede desnecessário.

    Abaixo, uma comparação entre ambos:

    Fontes:
    http://thecoolnetworks.weebly.com/ospf.html
    http://4sdrub4l.blogspot.com.br/
  • -Chefe, descobri o problema. O problema é o uso do algoritmo A e do algoritmo B nos roteadores. Solução: Usar algoritmos C e D.

    Compare com:

    -Chefe, descobri o problema. O problema é o uso do algoritmo A e do algoritmo B ao mesmo tempo nos roteadores. Solução: Usar apenas o algoritmo B.

    Então, a origem do problema não está nos algoritmos usados, mas no fato de usá-los ao mesmo tempo.
  • Questão perda de tempo.