SóProvas


ID
1754983
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Laplanche e Pontalis (2001), na dinâmica psíquica, em psicanálise, o superego tem como função

Alternativas
Comentários
  • SUPEREGO: Uma das instâncias da personalidade tal como Freud a descreveu no quadro da sua segunda teoria do aparelho psíquico: o seu papel é assimilável ao de um juiz ou de um censor relativamente ao ego. Freud vê na consciência moral, na auto-observação, na formação de ideais, funções do superego. Classicamente, o superego é definido como o herdeiro do complexo de Êdipo; constitui-se por interiorização das exigências e das interdições parentais. Certos psicanalistas recuam para mais cedo a formação do superego, vendo esta instância em ação desde as fases pré-edipianas (Melanie Klein) ou pelo menos procurando comportamentos e mecanismos psicológicos muito precoces que seriam precursores do superego (Glover, Spitz, por exemplo).

  • A. adaptar-se a novos contextos, flexibilizando as atitudes do ego. (acredito que o correto seria assim: o ego se adapta a novos contextos, flexibilizando as atitudes do id)

    B. garantir que as necessidades básicas de sobrevivência do sujeito sejam atendidas. (o ego faz isso)

    C. julgar e censurar o ego com base na consciência moral e na formação de ideais. GABARITO

    D. permitir o livre escoamento da libido. (id possui a fonte de energia que abastece o ego e o superego na realização de seus trabalho)

    E. contrabalancear as exigências morais feitas pelo id. (o correto seria: o ego contrabalanceia as exigências morais feitas pelo superego)

    Fonte: Teorias da Personalidade (2007; Hall, Lindzey e Campbell)