SóProvas


ID
1755046
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No cenário brasileiro, identifica-se um processo que rompe com o modelo hospitalocêntrico, para promover um modelo de base comunitária em atenção à saúde mental. No modelo comunitário,

Alternativas
Comentários
  • a alternativa C - os atendimentos em saúde mental caracterizados como urgências e emergências não são mais encaminhados para hospitais psiquiátricos - considero esta correta, pois o correto é o encaminhamento para hospitais gerais.

  • Alternativa A - gabarito

  • Juliana a C não é a correta pois é segundo a visão Comunitaria, onde se prioriza o individuo e sua relação.

  • A. o objeto de atenção em saúde mental passa a ser a existência-sofrimento do indivíduo e sua relação com a sociedade.

    (No modelo comunitário isso também é enfatizado, que a comunidade - em outras palavras, a sociedade - pode torna-se um local produtor de saúde, justamente por também acreditar que ela é a fonte de muitas disfunções psíquicas que acometem a população. Apenas quando formos capazes de entender o contexto, o ambiente, as relações sociais e econômicas de quem adoece é que, de fato, entederemos a "enferminadade".) - CORRETO!

    Essa citação do saudoso J. Moreno cai bem: “o homem adoece e se cura na relação” (MORENO, 1997 apud. BUSTOS, 1982, p. 202)

    B. a família deve proteger o indivíduo que adoece psiquicamente, pois este não pode assumir o papel de agente de sua própria saúde.

    (a família pode auxiliar esse processo, mas a autonomia ainda pertence ao indivíduo)

    C. os atendimentos em saúde mental caracterizados como urgências e emergências não são mais encaminhados para hospitais psiquiátricos.

    (Só serão encaminhando quando os recurso extra-hospitalares se mostrem insuficientes, conforme a lei 10.216 - Lei Paulo Delgado)

    D. a atenção em saúde mental tem um enfoque individual, especializado e padronizado para cada um dos transtornos identificados.

    (enfoque é individual e coletivo, especializado e multiprofissional, não há uma padrão a ser seguido no manejo dos transtornos mentais)

    E. a atenção básica tem eliminado o uso da medicação, substituindo-o pela realização de oficinas com diversos objetivos terapêuticos.

    (uso consciente)

    GAB. A