-
O erro da questão está em mencionar que o administrador deve verificar pacotes ICMP do tipo request quando na verdade deve verificar pacotes do tipo response.
-
O Smurf é outro tipo de ataque de negação de serviço. O agressor envia uma rápida seqüência de solicitações de Ping (um teste para verificar se um servidor da Internet está acessível) para um endereço de broadcast. Usando spoofing, o cracker faz com que o servidor de broadcast encaminhe as respostas não para o seu endereço, mas para o da vítima. Assim, o computador-alvo é inundado pelo Ping.
-
Smurf
O ataque smurf é o mais conhecido ataque que se beneficia do sistema de endereços broadcast de uma rede, e é um ataque baseado em negação de serviço, ou seja, também é um Denial of Service. O seu funcionamento é simples, porém, o resultado de um ataque smurf pode ser bem impressionante.
Esse tipo de ataque não tem intenção de parar um computador, mas sim uma rede inteira. É realizado enviando contínuas stream (cadeias) de pacote ICMP modificadas para a rede alvo. Tudo funciona da seguinte forma:
1. Um usuário malicioso cria uma lista de endereços broadcast de rede.
2. Ele envia pacotes "spoofados" com o IP da vítima para cada um desses endereços.
3. As máquinas das redes que receberam os pacotes respondem, mandando mais pacotes para a vítima, e não para o computador do agressor.
-
Neste tipo de ataque, o atacante envia uma grande quantidade de pings para um endereço de broadcast, sendo o endereço de origem o IP da vitima.
Todas as máquinas pertencentes a esta mesma rede responderão aos pings, "amplificando" a resposta e inundando o alvo.
Portanto questão errada. Os pacotes ICMP são originados do IP da vítima!!
-
Alguem ajuda a encontrar o erro.
Não fiquei convencido com a explicação do professor e nem dos alunos do QConcursos.
-
Os pacotes enviados para a máquina alvo será de response, não de request.
-
Smurf é uma forma de ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) que deixa as redes de computadores inoperáveis. Para fazer isso, o programa Smurf explora vulnerabilidades dos protocolos IP e ICMP.
Etapas do smurf:
- Primeiro, o malware cria um pacote de rede anexado a um endereço IP falso, uma técnica conhecida como "spoofing", ou falsificação.
- Dentro do pacote, há uma mensagem de ping por ICMP solicitando que os nós de rede que receberem o pacote enviem uma resposta de volta
- Essas respostas, ou "ecos", são retornadas a endereços IP da rede, entrando em um loop infinito.
Uma forma de combate ao ataque Smurf é desativar o endereçamento de transmissão de IP em todos os roteadores de rede. Essa função é usada raramente e, se desativada, o ataque não consegue sobrecarregar a rede.
o erro da questão está em dizer que deve verificar os "request" , o correto seria as solicitações eco, as quais geram os loops infinitos.
COMO SE PROTEGER:
- bloqueie o tráfego de transmissão direcionada que chega à rede
- configure hosts e roteadores para que não respondam a solicitações de eco do ICMP.
https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-a-smurf-attack
-
Acredito que o erro esteja no "mesma rede" visto que um DDoS é feito por várias máquinas (não necessariamente ou raramente na mesma rede)