SóProvas


ID
1755700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item.

O ofício, o aviso e o memorando seguem o formato do padrão ofício, mas se diferenciam pela finalidade: o memorando é usado para a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.



Alternativas
Comentários
  • (,,,)ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.


    Ofício é tratado também a particulares.
  • Aviso - Comunicação entre Ministros de Estados;

    Memorando - Tipo de comunicação de caráter interno de um mesmo órgão.

    Ofício - documento encaminhado de um órgão público para outro órgão público e/ou particular.

    Fonte: Concurso Virtual - Professora Gabriela

  • Mesmo aviso sendo exclusivo aos ministros de estado, analisei que, mesmo assim, tratam sobre assuntos dos órgãos, exemplo um ministro de tal Ministério para outro. Não?  

  • 3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    Não consegui achar o erro da questão!!!

  • Também não entendi o erro, afinal, aprendemos que para o Cespe questão incompleta nao é questão errada. Se alguém puder esclarecer melhor.

  • tb não compreende o erro dessa questão

  • Cespe ta de brincadeira!! Se dissesse "somente para tratar de assuntos oficiais da administração pública entre si" estaria errada. Mas só disse que eles são usados para tratar de assuntos oficiais da administração pública entre si, e realmente são. ¬¬' 
    Bola para frente!!!!

  • Acho que a questão quis dizer que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si, SOMENTE; e, de acordo com MRPR, o ofício tem como destinatários a adm. pública e o particular também. Foi o único erro que consegui enxergar...

  • Errado!

    Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos orgãos da Administração Pública entre si e, no caso do oficio, tambem com particulares


  • GABARITO ERRADO 

    MRPR

    3.3.1. Definição e Finalidade

      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.



    Olha, sinceramente, não achei essa questão errada, pois tanto o ofício quanto aviso têm a mesma finalidade.

    Se alguém identificar o erro da questão, por favor, me mande uma mensagem.
    Que Deus proteja nós concurseiros da CESPE.
    ===================================================================================
    Fernanda Vaz, obrigado.
    Isabela, gosto muito dos seus comentários. Meus parabéns.

    Acrescentando o meu comentário, hoje  17/12
    Em síntese 
    AVISO. - Quem avisa MINISTRO é ( é expedido só por ministro, só dentro da adm. pública.)
    OFÍCIO - É empregado para particulares também



  • Errado!

    Wilton Martins

    Acredito que o erro está quando fala que é o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.(Não só entre a administração, mas da administração também para particular).

    Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    Acho que é isso!
  • caros colegas,

    com base no Manoal da Presidencia da república:

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

      Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    a questao diz: ... o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si. 

    faltou dizer que no cado do ofício entre particulares. 

    Mas concordo tambem com voces que quando fala em CESPE, fico na duvida sempre com essas questoes que faltam alguma informação. 

    foco, força e fé.

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Conhecimentos Básicos - Todos os cargosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Memorando; 

    O memorando, texto oficial cuja esfera de circulação é interna, isto é, estabelece comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, caracteriza-se pela tramitação ágil e procedimento burocrático simples.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2015 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquiaenquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
  •  

    Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Conhecimentos Básicos - Todos os cargosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Memorando; 

    O memorando, texto oficial cuja esfera de circulação é interna, isto é, estabelece comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, caracteriza-se pela tramitação ágil e procedimento burocrático simples.

    GABARITO: CERTA.

     

     


    Prova: CESPE - 2015 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. 

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

     

    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquiaenquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

     

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Gabarito: Errado


    Eu acertei a questão, mas lendo os comentários e analisando a assertiva novamente, realmente cabe recurso. A questão não restringiu o ofício somente para tratamento de assunto com os órgãos da administração pública. Em respeito aos candidatos, no mínimo deveria ser anulada.


    Mais uma questão que a CESPE poderia colocar qualquer gabarito que teria justificativa para tanto.


    Fazer o quer né?!

  • DISCORDO.


    Questão está em perfeita consonância com o MRPR.

    3.3.1. Definição e Finalidade

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. AMBOS TÊM COMO FINALIDADE O TRATAMENTO DE ASSUNTOS OFICIAIS PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ENTRE SI e, no caso do ofício, também com particulares.


    www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manualredpr2aed.doc





  • Questão passível de recurso. Vai entender a cabeça desse examinador.

  • Isabela, parabéns pelo comentário. De forma didática mostrou o erro sútil com os próprios enunciados do cespe. 

  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO)


    Vamos à questão:


    O ofício, o aviso e o memorando seguem o formato do padrão ofício (CORRETO,pois o AMO=PADRÃO OFÍCIO), mas se diferenciam pela finalidade: o memorando é usado para a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão (CORRETO= eminentemente INTERNO), ao passo que o ofício e o AVISO (ERRADO, pois QUEM AVISA, MINISTRO É= MINISTRO DE ESTADO)  são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.

    ----------------------------------------


    Logo, o ERRO da questão está em englobar o conceito de ofício e aviso como se os dois fossem empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública, conceito aplicável ao OFÍCIO.

  • Quem avisa ministro é!!!

  • Quem avisa ministro é!

  • Nobres, precisamos entender uma coisa: não temos certeza do erro, indiquemos esta questão para o professor. 

  • Caramba! Mais uma que o gabarito está equivocado, não há restrição alguma na questão, pois no aviso o ministro representa um órgão da administração enviando para outro ministro que faz parte de outro órgão ou até do mesmo órgão, ou seja, de todo modo está sendo enviado entre órgãos, não há desculpas esse gabarito devia ser alterado. Vida de concurseiro é foda!!!! rsrsrs.

    Vida que segue.....
  • GABARITO PROVISÓRIO ERRADO, vamos acompanhar pois a questão ao meu ver estaria apenas incompleta e não errada.

  • Obrigada  Isabela QC.!!

    Você é a melhor!

  • A Questão diz: (...) mas se diferenciam pela finalidade...

    Mas ela não traz uma diferença, ela traz uma igualdade entre o Ofício e o Aviso, uma outra diferença seria se ela tivesse expressado que o ofício poderia ser usado para comunicação com particulares.
    MROPR
    3.3. Aviso e Ofício
    3.3.1. Definição e Finalidade(...) A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

    GAB: ERRADO
  • Isabella

    Não sei como, mas eu ainda consigo acessar a versão antiga do QC.

  • Futura servidora, eu também acessava, assinei meu plano anual que vai acabar em janeiro de 2016, por volta do dia 18 de dezembro recebi uma mensagem da equipe do QC dizendo que a minha versão antiga não seria mais disponibilizada, isso porque meu plano nem acabou ainda. Aconteceu com minha amiga que também assina o QC, mais ou menos 20 ou 25 dias antes do plano acabar eles restringem o acesso a versão antiga. Para vocês que ainda têm acesso a versão antiga  aproveitem, pois o acesso de vocês também vai acabar. Essa versão nova é PÉSSIMA e DESNECESSÁRIA. 

  • CESPE SACANA...... põe "somente" que fica errada pombas...!!!! Agora não deixa de ser certa!!! 

  • Silvia Vasques, acredito que o erro tenha sido não incluir o uso do Ofício como meio de comunicação com o particular também, pois no Manual de Redação é explícito que os dois tratam de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si. Olha só:

     Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade O TRATAMENTO DE ASSUNTOS OFICIAIS PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ENTRE SI e, no caso do ofício, também com particulares."

  • Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente

    idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente

    por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que

    ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

    Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos

    da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares

    (comunicação externa).

    GAB:ERRADO.


  • Dizem que, para o CESPE, questão incompleta NÃO É QUESTÃO INCORRETA. Neste caso houve uma "exceção" à regra.

    Vai entender..

  • Gente, está errada mesmo, o ofício é expedido também para particulares. Não acho que não se trata de estar apenas incompleta, mas se trata de erro e falta de clareza, quando restringe demais ou generaliza demais é erro na certa!

  • Alguém sabe informar o porque da questão está errada?

  • gostaria de saber, qual o erro da questão?

  • Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Essa questão é curva inesperada, ela é incompleta e não foi considerada Correta, realmente pra fazer provas do CESPE vc tem de ter muita sorte! Não basta ter só o conhecimento dos conteúdos!

  • Memorando: é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes ( é uma forma de comunicação eminentemente interna);

     

     

    Aviso e ofício; são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre elas é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • acho que vão mudar o gabarito. de ERRADO para CERTO.

  • "ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si."

    - não é só entre si, poder público, mas o ofício poderá ser encaminhado a particulares, o que tornou incorreta a questão!

  • gente que isso !! justamente nao da pra entender a cabeça da cespe... questao incompleta nao é questão correta??? carambaaa nao faça isso com a gente, cespe , não é justo

  • O memorando é usado em comunicações com o pessoal do mesmo órgão. 

    O aviso é usado para comunicações de ministros em órgãos da administração entre si.(ou seja apenas dentro da administração pública)

    Já o Ofício é usado para comunicações entre órgãos da administração pública e particulares.


    O que a questão fez foi considerar Ofício e aviso como forma de comunicações apenas dentro da administração pública, o que invalida a questão.


    Portanto: Errado

  • Questão Correta. Não há nenhuma informação que possa considerar a questão como errada, Cespe deve alterar o gabarito ou anular a questão para ser coerente com àquilo que ela mesmo já veio cobrando.

  • Pessoal, vejo muitas pessoas querendo achar erro onde não há erro. A Questão está correta, pois não há nenhuma informação que possa considerar a questão como errada. Todas as informações citadas na questão estão corretas, por isso não há como considerá-la como errado, a não ser que a questão trouxesse um "deve" "somente", que não foi o caso. Se a Banca for coerente com àquilo que ela mesmo cobra, deve alterar ou anular a questão.

  • Xola é mais....

  • O questão não está errada. Se a banca considera como errado o que não está totalmente certo, é um critério da banca, que deve ser seguido ou sempre ou nunca para não deixar o candidato confuso. O Cespe é uma banca bipolar, nem todas as vezes adota este critério. Por coerência deveria anular a questão e não alterar o gabarito.

  • O gabarito está de acordo com MRPR, já que o Ofício pode ter como destinatário um particular o que torna a frase: "órgãos da administração pública entre si", incorreta.

  • Olha, eu sinceramente deixaria essa em branco.. pois pra quem vem fazendo questões da Cespe percebe que existem várias questões incompletas consideradas CERTAS...  A Cespe pode considerar o gabarito correto ou errado de acordo com a vontade de eliminar os candidatos que mais erraram.
  • Mas o Ministro não pertence a um órgão?

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Conhecimentos Básicos - Todos os cargosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Memorando; 

    O memorando, texto oficial cuja esfera de circulação é interna, isto é, estabelece comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, caracteriza-se pela tramitação ágil e procedimento burocrático simples.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2015 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. 

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquiaenquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    GABARITO: CERTA.


    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • 1º ERRO: "Entre si" - 2º ERRO: Ministro não é órgão, mas cargo.

  • Acredito que o erro está em restringir o Ofício aos órgãos, já que eles podem ser enviados aos particulares.


    Ps. Eu errei :p
  • Cespe..., cespe o que passa na sua cabecinha !!!!!!!!!!! 

  • Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • O ofício e o aviso têm suas particularidades mas não deixam de ser empregados em assuntos oficiais por órgãos da administração pública. Tipo de questão que o Cespe escolhe qual será o gabarito.

    Como alguns amigos disseram nos comentários na hora da prova precisa ter uma pitada de sorte de pensar como o examinador.


    Estudando e aprendendo com questões!


    GAB. ERRADO

  • Sigamos às minucias:
    - Memorando: Documento de comunicação interna entre um órgão;
    - Aviso: Comunicação usada por ministro de Estado;
    - Ofício: Pode ser usado na comunicação entre órgãos públicos ou entre a Administração e particulares.
    Logo, fica claro que há certa distinção entre o ofício e o aviso, o que torna a assertiva incorreta.
    Portanto...
    ERRADO.

  • pra mim,teve menosprezo do memorando, ao comparar os 3 como foi mencionado dá a entender que o memorando não trata de assuntos oficiais, o q é incorreto. a principal diferença deles é a circulação.

  • Poxa, não foi feito notar que essa era a única diferença, se este fosse o caso, ela estaria errada, pois realmente o remetente é uma das diferenças entre ofício e aviso, mas no caso a característica estava em aberto. Portanto está Certa.

  • Errado, o oficio também é usado pra tratar com particulares :)

  • O erro da questão, ao meu ver, é afirmar que o Aviso pode ser usado na comunicação entre órgãos da administração pública entre si. 

    Quando somente é usado na comunicação entre ministros e não entre ministérios(o que incluiria todos os servidores do órgão e faria com que a questão estivesse correta). 

  • ERRADA

     ofício = órgãos da Adm. pública entre si e c/ particulares (o único que trata com particulares).

  • O que se passa é que a questão está incompleta. Faltou mais detalhes para diferenciar o Aviso e o Oficio.

    Um momento "questão incompleta não é errada", outrora é.
  • MEMORANDO (PADRÃO OFICIO) AGILIDADE! NÃO BUROCRÁTICO! 

    *Meio de comunicação entre unidades de um mesmo órgão.

    *Hierarquicamente superior ou não

    *Comunicação INTERNA

    *Pode ser empregado para exposição de projetos, idéias, diretrizes. 

    *não há vocativo, a autoridade é citada pelo cargo que ocupa.

    *Pode-se utilizar, em falta de espaço, folha de continuação.

    *A data utiliza-se Em 15 de maio de 2016.

    *Sigla é : Mem. e não memo! 

    -

    OFÍCIO(PADRÃO OFICIO)

    Tratamento de assuntos oficiais. 

    Expedido para e pelas demais autoridades. 

    Pode ser utilizado para comunicação com outro órgão ou particular. 

    Lembre-se: quem emite o documento é sempre o "poder público" 

    *Endereça, no cabeçalho ou rodapé. 

    -

    AVISO (PADRÃO OFICIO)

    Tratamento de assuntos oficiais. 

    Famosa mnemônica né : quem avisa? MINISTRO É>  fazendo uma brincadeira com a famosa frase  quem avisa amigo é! 

    Expedido exclusivamente por ministros do estado. 

    Silga reduzida: é aviso* isso mesmo não tem redução, avi, av. não não não! 

    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

    *Ministros para o Presidente e Vice da República; em regra é por MINISTRO DO ESTADO. 

    *Segue padrão ofício 

    *interministerial: assunto tratado envolve mais de um ministro, sendo assinado por todos = interministerial

    Exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básica de estrutura: 

    1) para aquela que tem caráter exclusivamente informativo 

    2) outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo. 

    MENSSAGEM

    *entre chefes de poder

    *não utiliza identificação de signatário (apenas assinatura) por ser uma forma de comunicação "do presidente, chefe do poder executivo" com os demais chefes do poder, em especial o chefe do legislativo para informar sobre fato da Adm. Pública, expor palno de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa...

    *data no final do texto a direita. 



  • O problema está em falar que os três se diferenciam entre si pela finalidade e depois falar que o Aviso e o Ofício tem a mesma finalidade.

  • errado, incompleto, houve uma generalização entre o OFICIO e o AVISO. 

    transcrição do Manual de Redação da Presidência da República

    "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares. "

    ENUNCIADO DA QUESTÃO: O ofício, o aviso e o memorando seguem o formato do padrão ofício, mas se diferenciam pela finalidade: o memorando é usado para a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão (CORRETO), ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si. (FALTOU - e, no caso do ofício, também com particulares.) 

  • Eu acertei a questão, mas realmente foge do padrão "cespe", a gente começa a resolver as questões como a banca quer e depois eles mudam de opinião, não alteraram o gabarito, não tem como dizer que a questão está errada, é a literalidade do Manual... =( estamos lascados =(((

  • AVISO: COMUNICAÇÃO OFICIAL ENTRE OS ALTOS CARGOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, "A PANELINHA".
    OFÍCIO: É EXPEDIDO PARA E PELAS DEMAIS AUTORIDADES OU PARTICULARES, "A PLEBE".


    Curiosidade:  NO AVISO, O FECHO SERÁ SEMPRE 'ATENCIOSAMENTE', POIS SÃO ENTRE AUTORIDADES DA MESMA HIERARQUIA.




    GABARITO ERRADO
  • Ofício pode ter como destinatários os particulares (erro da questão), diferentemente do memorando e do aviso.

  • Tipica questao que o cespe poderia ter consirado certa ou errada tranquilhamente, a meu ver essa questao so esta incompleta, e é o q cespe mais faz, questoes incompletas... so faltou adicionar que o oficio tbm eh redigido ao particular.

  • Maox = PADRÃO OFÍCIO 

    M emorando - comunicação interna - somente cargo

    A viso - comunicação entre ministros de Estado + cargo + nome

    O fício - comunicação externa entre orgãos e particulares  + cargo + nome + endereço

    Ex posição de motivos - comunicação entre ministros e presidente - se for propor medida ou projeto de lei deve conter um formulário.

    Mensagem - comunicação entre chefes dos poderes.

    Resuminho básico que mata boa parte das questões de RCO.

  • Memorando/ Aviso/Oficio

    M
    : interno
    A: ministro de Estado p/ autoridades de mesma hierarquia
    O: demais autoridades e p/ particulares 

  • O que tornou a questão errada foi não dizer que Aviso é expedido apenas por ministros de estado, assim deu a entender que o aviso poderia ser expedido por qualquer um.


    Gabarito: Errado.

  • Aviso e Ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estados, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.

  • a questão deveria estar correta, o fato de eles também poderem ser endereçados a particulares não torna a questão incorreta.Em momento nenhum ela restringiu  o aviso e oficío à adm pub. Típica questão sacana da cespe.

  • Concordo com o comentário do colega Murilo

  • Memorando- Interno

    Aviso- Ministros|Exclusivamente| autoridades mesma hierarquia

    Ofício- Órgãos da ADM Pública, Particulares.

  • Ofício: expedido para e pelas demais autoridades; tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.

    Aviso: expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.
    Memorando: comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna; caráter meramente administrativo ou de exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
  • Erro está "entre si" pois pode ser usado para particulares.


  • A Alternativa está correta, mas está incompleta.


    E ai eu te pergunto: 


    Tem como você saber se a banca pediu pra dizer se está correta ou incompleta?


    O que a banca pergunta é CERTO ou ERRADO e não completo OU incompleto.


    Examinador CESPE favor voltar para a Alfabetização


    Olha examinador! da próxima vez coloque a palavra unicamente após o termo ´empregados´


    Tá na hora da CESPE Vazar do Mercado. 


    Quem concordar com o protesto dá JOINHA

  • cespe com a lidima de questão incompleta como errada. SE ele usasse o emprego da palavra somente, necessariamente, apenas até que dava para aturar.

  • Só lembrar do Mao me

    M. Memorando comunicação interna mesmo órgão 

    ​A. Aviso  ccomunicação entre ministros de estado 

    O. Ofício comunicação externa entre órgãos 

    M. Mensagem comunicação entre chefes dos poderes 

    E. Exposição de motivos. comunicação entre ministros e presidente. 

  • Só lembrar do Mao me

    M. Memorando comunicação interna mesmo órgão 

    ​A. Aviso  ccomunicação entre ministros de estado 

    O. Ofício comunicação externa entre órgãos 

    M. Mensagem comunicação entre chefes dos poderes 

    E. Exposição de motivos. comunicação entre ministros e presidente

  • o Cespe se acha uma banca foda mas faz uma afirmação dessas, com duplo sentido, isto pra mim é incompetência.

  • a questão torna-se errada quando GENERALIZA

    que o OFIcio e o AVIso são usados

    com uma  unica finalidade e como se NAO houvesse 

    distinção entre eles. porém ha.

    aviso---->comunicação usada EXCLUSIVAMENTE para ministro de estado

    oficio--->para ministros de estado e pelas demais autoridades tambem usada com particulares.

     

  • ERRADA

     

    vejam abaixo outra questão que ajuda a responder está:

     

     

    Q579869 Redação Oficial Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: Telebras Prova: Conhecimentos Básicos para o Cargo 13:

    Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.

    O ofício e o aviso são expedientes usados para fins semelhantes, entre os quais está a comunicação de assuntos oficias entre órgãos da administração pública e entre estes e particulares.((ERRADO))

     

     

     

    A colega Isabela. fez uma ótima postagem de questões anteriores da CESPE!! E através delas percebemos que o entendimento da CESPE sobre o ofício e o aviso é que eles são praticamente iguais e não totalmente iguais.

     

     

    Segue a questão postada pela colega Isabela. :

     

    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; 

    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquiaenquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares. ((CERTO))

     

  • Como disse uma colega aqui, é a típica questão que permite a banca escolher o gabarito. A questão está errada quando apresenta um erro, qual o erro desta? Generalizaria se dissesse que são empregados apenas para isso, mas só disse que são empregados, portanto não vejo erro, "Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si" está errado?

  • Questão Errada.

     

    Eles se diferenciam não pela finalidade, mas pela definição e forma: remetente e destinatário.

     

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

    "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares."

     

    3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

    "O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa."

     

    (Trechos retirados do Manual de redação da Presidência da república)

  • Mas que putaria é essa?

    3.3.1. Definição e Finalidade

            Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • O erro da questão está bem claro:

    Quando se trata de CESPE, questão imcompleta = incorreta ou,

    quando se trata de CESPE , questão imcompleta = correta.

    Simples assim.

    Um dia esse absurdo  será ridicularizado e perguntarão:

    Como vocês aceitavam isso passivamente?

  • Pessoal na boa, essa questão não está errada. Essa maldita CESPE quer que agente adivinhe quando vai considerar questão incompleta certa ou errada?

     

  • "...ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si".

    ERRO: LIMITOU A FUNÇÃO DO OFÍCIO, POIS TAMBÉM SERVE PARA PARTICULARES.

  • Questão absurda! 

  • esse é o tipo de questão que a banca marca o que quer!!!

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • QUE BANCA ESQUIZOFRÊNICA !!

     

    ...ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.

     

    acredito que está CORRETA,pois não  limita a questão.Agora se estivesse desse modo: 

    ...ao passo que o ofício e o aviso são empregados SOMENTE no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.ESTARIA ERRADA,pelo fato de estar limitando a questão.

     

    (oficio e aviso) Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • È uma questão estilo CESPE como sempre. Mas o meu entedimento é o seguinte para a resposta:

    O erro está exatamente na ausência do complemento da finalidade do Ofício que pode ser com particulares. Quamdo a Banca afirma que a diferença está na finalidade e depois descreve as mesmas, do jeito que ficou o enunciado não haveria diferença entre ofício e aviso. Se elas estão iguais e a Banca informa que são diferentes então a questão está ERRADA.

  • Aviso é comunicação entre Ministros.

  • Incompleto SÓ deveria estar ERRADO, quando houvesse restrição.

    Se algo possui 10 finalidades, se simplesmente menciona-se 5 sem elemento restritivo, deveria estar correto

    Diferente, se menciona-se as 5 e emprega-se elemento restritivo (somente, etc.), ai sim, deveria estar ERRADO.

     

    Vale dizer, que a restrição pode decorrer da forma como se escreve, ainda que sem elemento restritivo. Não é o caso aqui.

     

    Mas, já que o poder judiciário não se acha capaz de substiuir a banca na definição do gabarito, nos resta torcer por bons examinadores.

     

  • Vai entender o cespe ...

    Não há nada de errado na questão, outrora se empregasse o termo SOMENTE no trexo: o passo que o ofício e o aviso são empregados SOMENTE no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si. Concordária com a decisão da banca.

    De qualquer forma vamos nessa !

    Deus abençoe pessoal bons estudos.

  • O erro da questão ao meu ver está no ponto em que a banca iguala "ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si". Uma vez que o Aviso é utilizado em regra por Ministro para Presidente da República, e os ofícios pelas demais autoridades. Logo o Aviso não vai poder ser empregado por qualquer dos órgãos da administração pública entre si.

     

  • Item 3.3.1 do MRPRAviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • (DEPEN/2015) 

    O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. GABARRITO: CERTO

     

    Para a cespe dá a assertiva como certa, tem que mencionar que é aviso exclusivo de ministros. Lembrando que o ofício também pode ser expedido a particulares.

     

  • Está errada, o ofício também serve para particulares, nesse caso o incompleto descaracteriza  o conceito, O ofício fica igual ao aviso e não é isso. 

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

            Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Questão INCOMPLETA, porém, NÃO ERRADA.

  • A meu ver o erro da questão está em primeiro não mencionar que o memorando diferentemente do Aviso e Oficio é emintentemente interno. Segundo, que o Oficio é utilizado para além dos órgãos, também aos particulares.

     

     

  • Galera, o erro está na parte que fala que o ofício, o aviso e o memorando se diferenciam pela finalidade. Isso está errado, pois conforme o próprio comentário de Wilson Martins, o aviso e ofício possuem a mesma finalidade, a única diferença é que o aviso é expedido apenas por ministros de Estado, o que não muda a finalidade !

    Ninguém percebeu isso, nem mesmo o professor!

    Gabarito: ERRADO

  • Diferenciam-se pela definicao e forma.

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade

    "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares."

    3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

    "O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa."

  • quantas vezes inclompleta nao é errado, parra cespe..

     

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

    vamos lá, Brasil.

  • judiciário neles...

  • trazendo à baila:

     

    "Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças"

     

    Questão INCOMPLETA, porém, NÃO ERRADA.

     

    Judiciário neles.

  • Temos cara de palhaço mesmo né cespe, uma hr questão incompleta é certa outra errada. Só por Deus mesmo.

  • Eu respondo as questões da CESPE assim: se eu acho que tá CERTO eu marco ERRADO. Se eu acho que tá ERRADO eu marco CERTO.

     

    A CESPE é sempre do contra mesmo.

  • Não concordo com o erro da questão, ela pode estar incompleta mas não errada. Memorando, Ofício e Aviso seguem o formato do padrão ofício (com algumas exceções) mas SEGUEM. E se diferenciam pela finalidade, que ao meu ver, está incompleta mas CORRETA.

  • Fabiana Costa, e funciona esse seu metodo de responder a quastão? é só uma curiosidade

  • para quem não tem acesso aos comentários do professor, a Cespe tentou propor nesta questão que oficio e aviso podem ser usado para mesmo fim o que a tornou incorreta. memorando é comunicação interna , ou seja, usando para mesmo orgão, ofício expedidos pelas demais autoridades para orgãos diferente, e um aviso é expedido por ministros autoridades de mesma hieraquia.

  • ERRADO - Nas palavras do Cespe: “O documento adequado para a comunicação entre setores da mesma instituição é o memorando”. OU SEJA, o MEMORANDO é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.”
    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, a serem adotados por determinado setor do serviço público.

     

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas.


    Qual a diferença entre elas?


    A única diferença entre eles é que o AVISO é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o OFÍCIO  é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    O Aviso não trata de assuntos do serviço público com particulares. Aviso só é expedido por ministros de estados para outras autoridades de mesma hierarquia. Quem avisa, ministro é! ;)

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  •                                                                  *Bem resumidinho*

     

    Aviso - entre ministro

    Memorando - doc interno

    Ofício - expedido p/ outro órgão/particulares

  • Independentemente do que a CESPE faça, alguns estudantes sempre irão fazer verdadeiros marabalismos para concordar com o seu gabarito.

     

    É incrível.

  • Paulo silva, kkkkkkkkk, disse tudo.

  • Eu achava que a resposta estava correta... fazer o que... vinha com o pensamento de que, para a CESPE, incompleto ainda era certo... onde está o erro em dizer que ofício e aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si? ofício - entre órgãos... aviso- entre ministros... há mais de um ministro em um ministério???? só se for.

  • Ha' muitos comentarios divergentes, em relacao a certo e errado, para o gabarito.

    Basta conferir a resposta do QCONCURSOS ou mesmo o gabarito oficial. Para encerrar a discussao, o gabarito esta'  CORRETO. Trata-se da questao 21 da prova: 

    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/23653298/cc635686ec4b/gab_preliminar_conhec_basicos_todos_cargos.pdf

    https://www.pciconcursos.com.br/provas/download/assessor-tecnico-juridico-tce-rn-cespe-2015

    Vale lembrar que a questao nao esta' incorreta, esta' incompleta. E como ja disseram outros concurseiros, para o CESPE questao incompleta e' questao correta.

    EM TEMPO. OBS. ALGUEM PODE ALERTAR OS ADMINISTRADORES DO Q CONCURSOS? NO SITE CONSTA "RESPOSTA ERRADO". ENTRETANTO, A RESPOSTA DESSE ITEM ESTA' CORRETA. TRATA-SE DO ITEM 21 DA PROVA E NO GABARITO DO CESPE CONSTA RESPOSTA CERTA.

    21 O ofício, o aviso e o memorando seguem o formato do padrão
    ofício, mas se diferenciam pela finalidade: o memorando é
    usado para a comunicação entre unidades administrativas de
    um mesmo órgão, ao passo que o ofício e o aviso são
    empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da
    administração pública entre si.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/tce_rn_15_servidor/arquivos/Gab_Definitivo_206TCERN_CB4_01.pdf

     

    VALE LEMBRAR. PARA O CESPE QUESTAO OU AFIRMACAO INCOMPLETA E' QUESTAO CORRETA.

  • "ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si".

    Podemos definir a diferença entre ambos e de que o aviso é expedido exclusivamente por Ministro de Estado, Secretário-Geral da República, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República e Secretário da Presidência da República para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades, podendo também ser expedido a particulares.

     

    Então concluimos que há de fato diferença entre ambos.

     

  • Pegadinha do Malandro!

  • Pegadona! 

  • Conforme comentou uma colega em questão idêntica (repetida), o gabarito da questão, segundo o CESPE é correto.

    Logo, o site é que está apontando a alternativa ERRADA como certa e não a banca examinadora.

     

  • Para mim a questão está CERTA!!!!!!! 

    "...ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si."

    Ele não disse que "...ofício e o aviso são (SÓ) empregadas no tratamentos de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si"

  • Tipíca questão sem gabarito do Cespe, ele decide se está certo ou errado depois do concurso...

  • Malandramente rsrsrsr!!

  • O ofício tbm pode ser usado para comunicar com particulares e não somente entre os orgãos da administração pública.

  • sem estresse galera, essa faz parte do rol de questões inserido em toda prova, as quais tanto podem ser certas quanto erradas. É para o controle da população aprovada... Eu já nem esquento mais kkk 

  • A FINALIDADE DE TODOS É A MESMA ----> COMUNICAÇÃO

  • podre podre podre kkk

  • Aviso - Comunicação entre Ministros de Estados;

    Memorando - Tipo de comunicação de caráter interno de um mesmo órgão.

    Ofício - documento encaminhado de um órgão público para outro órgão público e/ou particular.

    Fonte: Concurso Virtual - Professora Gabriela

  • Ora aceita incompleta como certa, ora aceita incompleta como errada. 

  • Ora a Cespe aceita incompleta como certa, ora aceita incompleta como errada.

    Visto que a questão não restringiu a apenas as situações expostas, entendo que a questão está correta, entretanto, incompleta.

  • Bom dia,

     

    A questão está errada por um simples motivo, ela generalizou ao dizer que o ofício e o memorando são empregados por órgaos da administração pública entre si, é verdade que são, entretanto o OFÍCIO pode ser entre órgãos da Administração Pública OU PARTICULARES.

     

    Bons estudos

  • O ofício, o aviso e o memorando seguem o formato do padrão ofício, mas se diferenciam pela finalidade: o memorando é usado para a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.

    Quando a questão generaliza falando que aviso, oficio e memorando SÃO DIFERENTES quanto a finalidade a questão fica errada, pois OFÍCIO E AVISO SÃO IDÊNTICOS quanto a suas finalidades.

     

  • Não vejo erro nessa questão.

     

    Como diz o manual, segue:

     

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entres eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    Ou seja, só faltou o finalzinho, que, no caso, não é considerado um erro e sim está incompleto. 

  • Caro André Luiz responda-me por favor - Se no MRPR diz que:"Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares." OBS.: Se está citando que no caso do ofício, também com particulares isso não signifia para vc uma diferença na finalidade????

     

     

  • Acredito que o erro da questão seja não ter falado que no caso do OFÍCIO, ele também poderá ser utilizado para comunicação com PARTICULARES. Da forma que a questão foi redigida, parece que o AVISO e o OFÍCIO possuem a mesma função, o que sabemos que não é verdade.

     

    GAB. ERRADO

  • O ofício também pode ser usado para comunicação com particulares, acredito está aí o erro. Considerei errado por isso.
  • O ofício também é usado para comunicação para particulares... PORÉM ele não restringiu a informação, não disse que é APENAS para administração publica entre si...

     

    Ai a CESPE escolhe se da a questão como certa e diz que não restringiu, ou da como errada e diz que faltou falar dos particulares para o ofício....

  • Meu Deus, a questão está certíssima! O problema é neste trecho "ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si." O OFÍCIO NÃO É SOMENTE ENTRE SI MAS TAMBÉM ENTRE PARTICULARES!

  • Estranho, pela atualização do MRPR em DEZ 2018 era para, praticamente, todas as questões presentes aqui no Qc estarem marcadas como desatualizadas, não existe mais três tipos distintos de arquivos: aviso, oficio, memorando. Agora tudo mesmo padrão, documento só.

    Não existe mais esses três tipos de documentos: Aviso, memorando e ofício. Tudo, seja interno externo pelo Ministro... é ofício.