SóProvas


ID
1755742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Com relação ao Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN), julgue o item que se segue.

De acordo com os termos da lei de diretrizes orçamentárias, a autonomia financeira do TCE/RN é assegurada mediante a prerrogativa de elaboração de sua proposta orçamentária anual, o que implica submissão dessa propositura à Assembleia Legislativa, para inclusão na proposta conjunta do Poder Legislativo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO! (Obrigado, Carla Santino!)


    No caso da questão, há Legislação Específica e mais direta que não condiz com o afirmado na questão. A questão fala que a proposta Orçamentária será enviada à Assembleia Legislativa (Legislativo), o que é errado, pois, conforme a LCE 464/2012, art. 7º, a proposta orçamentária do TCE/RN é encaminhada ao Executivo.


    LEI COMPLEMENTAR Nº 464, DE 05 DE JANEIRO DE 2012.

    (Lei Orgânica do TCE/RN)


    TÍTULO II

    DA ORGANIZAÇÃO

    CAPÍTULO I

    DA SEDE, COMPOSIÇÃO E AUTONOMIA


    Art.  7°  Ao Tribunal é assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, competindo-lhe, especialmente:


    (...)

    XI- elaborar sua proposta orçamentária, com observância da Lei de Diretrizes Orçamentárias, e encaminhá-la ao Poder Executivo para inclusão na proposta geral do orçamento do Estado;

    (...)


    Boas redes sinápticas!

  • Então, o gabarito é ERRADO e não CORRETO, Rafael Lins.

  • De nada. rs

  • Justamente por ter autonomia financeira, o TCE não precisa de enviar sua proposta para o Legislativo, enviando diretamente ao Executivo para consolidação. O MP a mesma coisa.

  • A CESPE trabalha em suas questões com um raciocínio lógico e português (correlação entre as orações), coloca a primeira parte verdadeira, no meio emprega um termo que pode ser a chave para a resposta, de causa e efeito da 2a. O TCE ter autonomia... depois disse que isso "implica" que deve submeter suas contas ao Legislativo??