-
Latência está relacionada com Atraso. Em redes, latência é o tempo que um pacote leva para sair da origem e chegar ao destino.
-
De acordo com Forouzan, latência ou atraso define quanto tempo leva para uma mensagem inteira chegar completamente ao destino.
É calculada como a soma do atraso de propagação + atraso de transmissão + atraso de fila + atraso de processamento.
Ou seja, pode ser entendida como o somatório dos atrasos impostos pela rede e pelos equipamentos utilizados na comunicação
Fonte: https://books.google.com.br/books?id=57BIAgAAQBAJ&pg=PA553&lpg=PA553&dq=latencia+forouzan&source=bl&ots=j03iMPc3L6&sig=UmfJ3bMcmz6TrMfwpBcsQJ6aXL0&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwikvJ-p87PKAhVEI5AKHcRFBwsQ6AEIHDAC#v=onepage&q&f=false
-
Requisitos de QoS:
Confiabilidade (Perda de Pacotes) - Integridade dos Dados
Largura de Banda (Throughtput) - Velocidade de Transmissão
Latência (atraso ou delay) - GABARITO
Variação do atraso (Jitter) - Atraso variável entre pacotes de um mesmo fluxo
-
Gabarito C
Em uma rede, latência é sinônimo de atraso, é uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro (Do seu computador até este site por exêmplo). Em alguns usos (por exemplo, a AT & T), a latência é medida através do envio de um pacote que é devolvido para o remetente e o tempo de ida e volta é considerada a latência (ping).
A suposição de latência parece ser que os dados devem ser transmitidos imediatamente entre um ponto e outro (isto é, sem qualquer atraso em tudo). Os contribuintes para a latência da rede incluem:
Propagação: Este é simplesmente o tempo que leva um pacote viajar entre um lugar e outro com a velocidade da luz.
Transmissão: O meio em si (seja de fibra óptica, wireless, ou algum outro) introduz algum atraso. O tamanho do pacote introduz atraso em uma viagem desde um pacote maior levará mais tempo para receber e retornar de um curto.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !