Correto letra (e).
Para Takeuchi e Nonaka:
- Socialização: tácito para tácito, é o processo de compartilhamento de experiências tanto por linguagem como por observação/imitação/prática. Está conectada com a teoria dos processos de grupo e cultura organizacional. Ex.: brainstorm, um aprendiz observando o mestre, etc. Ou seja, de 1 passa para 1.
- Externalização: tácito para o explícito. Refere-se ao processo de criação do conhecimento, tomando a forma de metáforas, analogias, conceitos, modelos ou hipóteses. É a reflexão e a interação desencadeadas pelo diálogo e pelas deduções, nem sempre adequadas ou suficientes. ex.: criação de um conceito. De 1 passa "por e para" outros.
- Combinação: explícito para explícito. Aqui ocorre a sistematização e aplicação do conhecimento explícito, por meio do processamento de informação. ex.: Produzir um manual. De vários passa para outros.
- Internalização: explícito para o tácito: ligada ao aprendizado organizacional, adquirir novo conhecimento tácito através da prática, aprender fazendo. Ex.: o know how de cada profissional, trabalhar com os cases de sucesso ou fazer parte de algum projeto piloto desenvolvido pela gerência de projetos da matriz (veja que o conhecimento explícito da matriz, o conceito propriamente dito foi internalizado por uma experiência piloto). De outros passa para 1.
A questão em análise exige que tenhamos noção de alguns conceitos relacionados à gestão do conhecimento. Vejamos o que está envolvido na assunto cobrado e, em seguida, qual alternativa é a correta.
Aqui, consideraremos a visão epistemológica da criação do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi. Para essa dimensão, existem dois tipos de conhecimento – tácito e explícito – que resultam em quatro modos de conversão. Os modos são:
- Socialização;
- Externalização;
- Combinação;
- Internalização.
Em que:
Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.
Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.
Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc.
Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao “aprender fazendo”. Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.
Tendo visto isso, concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.