-
Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Tecnologia da InformaçãoDisciplina: Noções de Informática | Assuntos: Internet e intranet; A biometria é um recurso bastante útil para garantir o acesso aos dados de usuários, pois é utilizada para substituir o uso de senhas, tokens ou códigos de acesso, os quais demandam memorização, transporte dos tokens ou outras formas de se burlar a segurança. Assim, com a biometria, o próprio usuário deve estar presente diante do sistema de autenticação para garantir o seu acesso ao ambiente eletrônico.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Autenticidade: propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte anunciada e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo.
CORRETO
Avante!
-
Pessoal achei o termo "garante" forte demais! Na verdade não existe nenhum meio que garanta 100% de autenticidade, sempre haverá uma forma de burlar o sistema, como o caso de digitais de silicone e por ai vai. A meu ver, o "garante" invalidaria a questão -não acham?
-
Não sei vocês, mas a vida há anos o Cespe entendeu (geralmente) o termo garante como erro ou uma informação genérica na segurança da informação. De uns tempos para cá, os examinadores querem forçar uma barra (desde a questão do Captcha)...
-
Exatamente, cai nessa pegadinha do garante. Normalmente cespe considera incorreta esses termos, pois não é 100% garantido.. Nada. Essa questão me pegou..
-
Captcha, stj, foi de laska
-
(Q88096 - CESPE - TJ/ES - 2011) Julgue os itens subsecutivos, referentes a conceitos de tecnologia da informação.
Tecnologias como a biometria por meio do reconhecimento de digitais de dedos das mãos ou o reconhecimento da íris ocular são exemplos de aplicações que permitem exclusivamente garantir a integridade de informações.
GABARITO ERRADO
(Q402104 - CESPE - ICMBIO - 2014)No que concerne à rede de computadores e à segurança da informação, julgue os itens que se seguem.
Biometria é uma forma de se identificar o comportamento, garantindo a segurança dos usuários de Internet
GABARITO ERRADO
-
Há questões do Cebraspe que é necessário bola de cristal para responder. Há casos que o sujeito utiliza-se de dedos de silicone com impressões digitais falsas para burlar um determinado sistema. Tremenda forçação de barra. Vamos em frente!!
-
errei. nisso é que dá assistir muita série no netflix
-
A questão diz que garante a autenticidade. Ora, essa é a regra. Existem falhas? Sim, mas aí é a exceção. E perceba também que em nenhum momento foi dito que garante a segurança, totalmente seguro, entre outros. Por isso o gabarito está correto sim.
-
Eficiência?? No banco do Brasil aqui de 10 maquinas, só uma reconhece a minha biometria.
-
Concordo com os muitos que também acham que a palavra "garante" invalidaria a questão. E não é uma questão de ser a Regra, que a CESPE está se referindo, se fosse assim, quando ela estiver se referindo por ex. a programas antivirus, e afirmasse que eles garantem a segurança, estaria certo também, afinal essa é a regra/ideia dos antivirus. Sendo que esse não é, ou pelo menos, não era o posicionamento da CESPE. Onde considera(va) errado, geralmente, esse tipo de questão.
Ta ficando sem graça Cespe... :(
-
Basta lembrar das reportagens relacionadas aos médicos batendo ponto eletrônico com dedos de silicone. O sistema de biometria foi burlado. Tal artifício poderia ser utilizado facilmente para acessar dados bancários.
-
Questionável o gabarito dado pela banca devido ao "garante". Os colegas já exemplificaram o suficiente, inclusive com fatos reais de que não é possível afirmar que a autenticidade é garantida pela biometria. O colega Alex Batista argumentou que em nenhum momento foi dito que garante a segurança, de fato a autenticidade é apenas um dos requisitos dentre outros(Confidencialidade; Disponibilidade; Integridade; Não repúdio) relacionados à segurança, mas ainda assim não há como aceitar como absoluta a autenticidade da biometria e considerar a assertiva como correta
-
Eu posso matar uma pessoa, cortar o seu dedo e usá-lo na biometria (é um exemplo tosco mas válido)
-
Cadê o Fernando Nishimura???
Help!
-
TNC cespe, eu saco $$ no caixa eletrônico com o cartão de minha esposa usando minha digital. Após três tentativas do meu dedão no buraco do negócio, o sistema desiste e pede para inserir a senha, porém o valor de saque é limitado a um certo valor.
-
Certo. Mas garantir , garantir não, pq tem como fazer um dedo de silicone...
-
só estou comentado para corrigir a Fabiana, dedo de silicone não é útil para isso, pois há necessidade de corrente sanguínea.
-
Galera não vamos viajar na questão! A banca quer conceito e não se pode haver ou não forma de burlar e nao sei o que mais lá. Claro que existem formas de burlar a segurança.
-
Daniel Almeida, tenho certeza que vc ainda não respondeu questões suficientes para se revoltar com os absurdos.
-
A questão além de incompleta, foi mal formulada.
A meu ver, anulável.
Cespe fazendo cespice.
-
Essa ai é para aqueles q defendem a negativa da questão toda vez q o CESPE coloca o verbo "garantir" na assertiva....
-
Nossa, desde quando biometria garante a autenticidade? Tem várias formas de burlar a biometria, inclusive a nossa própria biometria não é reconhecida pelos terminais bancários quando vamos sacar dinheiro. É totalmente ineficaz esse método.
-
Cespe e seus gabaritos controversos. Não é preciso ter assistido nenhum seriado ou filme pra saber que biometria não garante, pelo menos não 100%, a autenticidade do usuário. Só pra relatar um dos casos mais famosos aqui no Brasil, já foi descoberto esquema em que médicos se valiam de dedos de silicone confeccionados com suas digitais para que terceiros marcassem seus pontos eletrônicos em hospitais da rede pública. A meu ver o gabarito deveria ter sido "errado" ou ao menos a questão anulada.
-
Sim, a biometria é bem mais confiável... contudo, errei por levar em consideração que NADA na infomrática, ou tecnologias de modo geral, é 100% garantido...
-
Outro dia prenderam uma senhora que batia o ponto de servidores fantasmas. Ela utilizava moldes de dedo de borracha com as impressões
digitais dos "fantasmas". Eu heinnnn, CESPE!
-
Como assim GARANTE?? E o escandalo dos médicos (do Hospital-RJ) que não iam para o plantão e usavam dedos de silicone??
-
Por isso devemos separar a teoria do cespe da realidade por nós vividas rs...senão vamos errar todas :)
-
Poxa , eu errei a questão, mas acredito que a banca quis cobrar do candidato se ele entende que a biometria é uma forma de garantir a AUTENTICIDADE. E isso é correto. Contudo, não discordo que essa questão abre margens pra erro sim.. pq levamos isso para a prática do cotidiano.. é foda .. maaaaaaaaaaas...
-
Como disse a Suellen o caso daqueles médicos que fizeram dedos de silicone para que terceiros se registrassem no sistema por eles, mas no fim das contas não trabalhavam, não garante a autenticidade. Pensei na mesma coisa. Questão anulável.
-
A minha vontade é de arrcancar a mão desse examinador com um machado, ir até ao banco e sacar todo o dinheiro da conta dele. :)
-
Garante a AUTENTICIDADE. O que não garante é o NÃO REPÚDIO.
CORRETA
-
Confidencialidade – Diz respeito à inacessibilidade da informação, que não pode ser divulgada para um usuário, entidade ou processo não autorizado;
Integridade – A informação não deve ser alterada ou excluída sem autorização;
Disponibilidade – Acesso aos serviços do sistema/máquina para usuários ou entidades autorizadas.
Deus abençoe a todos.
-
Tipos de dados biométricos:
Fisiológicos: diretamente relacionados à forma do corpo. Exemplos:
Impressões Digitais;
Reconhecimento Facial;
Geometria das Mãos e dos Dedos;
Reconhecimento da Íris;
Reconhecimento da Retina;
Geometria das Veias;
Reconhecimento da Arcada Dentária.
Comportamentais: relacionam-se diretamente ao comportamento de uma pessoa. Exemplos:
Padrão de Digitação;
Reconhecimento de Assinaturas;
Reconhecimento de Voz.
-
como é que garante se pode ser burlado?
-
A biometria, tecnologia de segurança da informação utilizada por bancos, devido a sua precisão e eficiência, garante a autenticidade da identidade de um usuário durante a sua autenticação junto aos sistemas.
Errei pela GARANTIA, na informatica nada é garantia. Quem garante que a impressao digital nao é de um dedo de silicone????
-
Garante é? HUUUUUUMMM
-
Certo porque sei que é certo. Mas que essa questão é errada, erradissima, ahhhh se é.
Porém, hoje, tentei pensar com a banca, tipo garante ali naquele momentoa sua autenticação ao sistema, se está seguro ou garantido a segurança, são outros 500.
GAB CERTA
-
Deus du céu, véi!
Esse examinador deve vender equipamentos de biometria por aí, só pode!
NADA IMPEDE IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA DE SER ENGANADO.
Exemplo: O caso dos plantonistas do SAMU de Ferraz de Vasconcelos que usavam próteses de silicone para registrar o ponto biométrico.
-
Concordo, Vinicius Nomelini. Errei a questão justamente por considerar a palavra "garante" muito forte.
-
"Garante" foi pesado, principalmente na informática..
-
CERTO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
CONTROLES FÍSICOS: guardas, catracas, crachás de identificação; câmeras de segurança estão relacionados às formas de acesso das instalações físicas.
CONTROLES LÓGICOS: login, senha, criptografia, firewall, leitura de dados biométricos etc.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO “CADIN”:
Confidencialidade; (obs: usuário que recebe).
Autenticidade; (obs: usuário que envia).
Disponibilidade;
Integridade; (obs: *HASH garante integridade).
Não repúdio.
CONFIDENCIALIDADE - garantir que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas. Exemplo: CRIPTOGRAFIA ou ESTEGANOGRAFIA.
AUTENTICIDADE - garantir que a informação é autêntica, ORIGINAL;
DISPONIBILIDADE - garantir que a informação esteja sempre DISPONÍVEL. Um recurso usado é a realização de BECAPES PERIÓDICOS;
INTEGRIDADE - garantia da informação com seu inteiro teor (que a informação não seja modificada). Assim como o *HASH, que faz um resumo do contexto na origem a fim de ser comparado com o resumo do contexto no destinatário - Ambos têm que coincidir para ser possível dar credibilidade à mensagem.
NÃO REPÚDIO - GARANTIR que a PESSOA NÃO NEGUE TER ASSINADO ou CRIADO A INFORMAÇÃO.
Senta a bunda na cadeira e vá estudar!!!
Força e honra!!!
-
-
Garante mais como a questao nao especifico se a garantia seria 100% entao optei pelo certo !
-
Certíssima!
-
Engraçado... O "garante" se torna erro de acordo com a escolha da banca. Uma hora garantir é interpretado como nada pode ser garantido em informática, outra hora garante é garante.... pqp...
E se o cara usar dedo de silicone com clonagem da digital????
-
"Depende."
-
Garante é o erro da questão... Que isso Cespe? haha
-
a cespe não assistiu MISSÃO IMPOSSÍVEL
-
OK. Para a Cespe a biometria garante... Não vou esquecer!
Mas gostaria muito de saber o que Nishimura acharia desse "garante"...
Dê uma força ae, professor!!!!!!!!
-
cadê o Nishimura??
-
O termo biometria significa medição biológica, ou seja, é o estudo das características físicas e comportamentais de cada pessoa. O princípio básico desta técnica para identificação é: seu corpo, sua senha.
-
O 'garante' em 99% das questões de informática estão erradas, mas aquele 1% (está ai). Questionável? Muito.
-
Ficamos mais uma vez dependendo do cespe eu escolher como será o gabarito.
-
CORRETÍSSIMA,
A BIOMETRIA FUNCIONA COMO UMA CRIPTOGRAFIA, GERANDO A AUTENTICIDADE e INTEGRIDADE.
PRF, BRASIL.... SELVA!
-
A CESPE TINHA QUE TIRAR ESSE TERMO "GARANTE" DAS PROVAS PORQUE GERA DÚVIDA NA HORA DE RESPONDER. JÁ VI VÁRIAS QUESTÕES PEDINDO ESSE TERMO E COLOCANDO COMO ERRADA. PRA MIM A BANCA, VOLTO A DIZER, É INIDÔNEA COM O CANDITADO (A). MARQUEI COMO CERTO MAS NA PROVA NEM SEI SE RESPONDERIA. NAO PODEMOS FICAR A MERCE DO CESPE MINHA GENTE TEMOS QUE RECLAMAR. A BIOMETRIA IDENTIFICA SIM O CLIENTE CADASTRADO EM UM BANCO ALÉM DO QUE FOI FALADO TAMBÉM FACILITA O PROCESSO DE SAQUE, DEPÓSITO ETC.
-
http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/03/medica-do-samu-e-detida-com-seis-dedos-de-silicone-em-ferraz.html
Não tem como garantir. Infelizmente é o tipo de questão que prejudica o candidato.
-
Também não concordo, assim como muitos, com o gabarito. Mas ao fazer essa questão novamente hoje me ocorreu que: pela biometria utilizar uma informação teoricamente não trasmissível a outra pessoa (digital), há a garantia de que quando se ler a digital ou a íris, será a biometria daquela pessoa (autenticidade), mas não garante integridade (ser uma digital uada por outro), nem confidencialidade. É um interpretação muito forçada, eu sei, pois usar-se de digital alheia por impressora 3D é uma violação a autenticidade, mas pode ser uma interpretação possível, já que falamos em CESPE. Mesmo assim, sustento que estaria errada.
-
Tá, mas e se o bandido cortar o dedo do funcionário, colocar na biometria e ter acesso às informações? AHAHAHAHA.... Acho que a biometria garante mesmo a autenticidade da pessoa, a não ser que aconteça uma situação bizarra dessa.
-
A banca esqueceu que aqui é o Brasil.
-
ERREI por imaginar a seguinte situação:Caso o indivíduo faça uma cópia de alguma digital com silicone,muito comum em auto escola,o sistema não vai poder diferençiar.
-
Gabarito Certo (banca) -
Porém em informática usar o termo "garante" é quase impossível. As bancas metem os gabaritos que querem e muitas vezes não aceitam os recursos. Já passou da hora de termos uma Lei que verse sobre concursos públicos.
Abaixo transecrevo reportagens que GARANTEM que a biometria não é 100% segura.
Entrevista a revista Veja de um Pesquisador alemão:
"Você estuda os sistemas biométricos de segurança há anos e afirma que eles são bastante falhos. Por quê? A resposta é simples: praticamente todos os ataques que realizei dez anos atrás continuam possíveis hoje. Talvez seja preciso ajustar uma ou outra técnica, devido a avanços tecnológicos, mas no fim todos os sistemas podem ser hackeados, exatamente como há uma década."
uase todos os truques para burlar sistemas biométricos estão associados à enorme quantidade de fotos e vídeos postados nas redes. Nesse sentido, as redes nos tornam menos protegidos? Acredito que o problema não são as fotos e vídeos na internet, e sim a segurança ineficaz dos sistemas biométricos contra tentativas de falsificação. Sempre será possível captar imagens de dados biométricos. A internet só torna a tarefa mais fácil. Mas não haveria problema se os sistemas não pudessem ser enganados por digitais falsas e fotos de rostos, por exemplo.
fonte:https://veja.abril.com.br/tecnologia/sistemas-biometricos-nao-sao-seguros-como-imaginamos-diz-especialista/
Ainda:
https://www.tecmundo.com.br/biometria/101908-burlar-leitor-biometrico-impressora-tinta-papel-video.htm
Os cientistas Kai Cao e Anil K. Jain descobriram um método que custa cerca de R$ 2 mil, leva 15 minutos ou menos e burla totalmente a biometria. O processo começa de um jeito simples: escanear uma impressão digital do dono, que pode estar no teclado, em copos, no mouse ou até no próprio sensor. Para isso, é preciso capturá-la em pelo menos 300 dpi.
O segundo passo é virá-la horizontalmente no computador. Depois, usando uma tinta condutiva especial (três cartuchos AgIC prata e um normal na cor preta), é só imprimir em um papel conhecido como AgIC. Pronto! Assim, é possível obter uma "réplica" da digital, que deve ser posicionada em cima do sensor como se fosse um dedo de verdade. (...)
-
Errei por causa do "GARANTE" :/
-
Esse Garante quebrou minhas pernas !!
-
Cadê o Nishimuuuuuuura....
SAAAALVE A GENTE!!!!!
-
Garante o que? Se já é possivel burlar a biometria com uma simples foto do dedo da pessoa? Viajou legal nessa o CESPE.
-
Garante sim, como os certificados digitais. A questão estaria errada ao dizer que garantisse 100%.
-
Isso mesmo que o Davi Bezerra comentou. A CESPE usa comumente esse expressão "garante" quando se trata de princípios da segurança (Disponibilidade, Integridade, Autenticidade e Confidencialidade). Já havia errado algumas por causa disso, mas agora peguei o jeito.
-
Não garante porque você pode copiar a digital de alguem com o durex pra sacar no caixa eletronico..,,,,ou corta logo a falange desse dedo,,,,,e saca a parada
-
Questão passiva de anulação cópiei o comentário do professor do Qconcursos em outra questão relacionado a segurança:
Q559049 Noções de Informática Segurança da Informação, Navegadores (Browser) Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Conhecimentos Básicos para o Cargo 15 (+ provas) Resolvi certo
Com relação a conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e programas e a procedimentos de segurança da informação, julgue o item seguinte.
Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. Gabarito da banca: errado
Comentários do professor Leandro Rangel , Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)
Prezados,
Essa questão causou muita polêmica. Nenhum mecanismo de segurança é incondicionalmente seguro. A banca afirmou que o mecanismo de captcha é bastante seguro, mas logo na sequencia a banca mitigou esse comentário afirmando que existem formas deles serem burlados ( o que é verdade ). Entretanto a banca examinadora entendeu que a questão é errada
-
Garante sim a autenticidade da identidade de um usuário, não garante que quem está usando esse identificador é a poessoa autorizada para tal...
Como nosso amigo S. Mendes disse, um criminoso porde cortar o dedo do cara, blz, mas ainda sim garante a autenticidade da identidade...
-
(Q88096 - CESPE - TJ/ES - 2011) Julgue os itens subsecutivos, referentes a conceitos de tecnologia da informação.
Tecnologias como a biometria por meio do reconhecimento de digitais de dedos das mãos ou o reconhecimento da íris ocular são exemplos de aplicações que permitem exclusivamente garantir a integridade de informações.
GABARITO ERRADO
***(Q585466 - CESPE - TELEBRAS - 2015) A respeito de segurança da informação, julgue o item subsecutivo.
A biometria, tecnologia de segurança da informação utilizada por bancos, devido a sua precisão e eficiência, garante a autenticidade da identidade de um usuário durante a sua autenticação junto aos sistemas.
GABARITO CERTO
A conclusão que se tira é que a biometria garante a AUTENTICIDADE da identidade do usuário, mas NÃO garante a INTEGRIDADE das informações.
-
Pessoal viajando legal!
O dedo cortado simplesmente é inútil na biometria, pois os simstemas modernos usam alguma coisa que detecta a vascularização do dedo.
-
Putz...cada pérola de comentário...
-
GABARITO CERTO
Acrescentando aos nossos estudos:
Mnemônico DICA.
DISPONIBILIDADE
Garante que a informação estará disponível para acesso sempre que for necessário.
INTEGRIDADE:
Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente.
CONFIDENCIALIDADE:
Garante que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.
AUTENTICIDADE:
Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade).
-
As ferramentas que garantem o Princípio da Autenticidade são a Biometria, a Assinatura Digital e os Certificados Digitais.
• Biometria: A Biometria é uma ferramenta que verifica algumas características físicas da pessoa para certificar que aquela característica identifica a pessoa unicamente. A Biometria é muito utilizada nos bancos.
https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-resumo/codigo/vxD8%2BTdlEdg%3D
-
Para quem acha, assim como o CESPE, que a biometria "Garante alguma coisa:
https://www.tecmundo.com.br/seguranca-de-dados/109820-biometria-caixas-eletronicos-suficiente-parar-ladroes.htm
-
Vai tomar na bunda , cespe
-
O "garante" nas questões de segurança da informação é considerado como correto.
-
cespe sendo cespe..em informatica nada e 100% garantido!
-
Certo.
• Principal vantagem da biometria – garantia de que a pessoa é ela mesma.
BIOMETRIA
• Leitura facial.
• Digital.
• Reconhecimento de voz.
• Caligrafia.
• Leitura da íris.
Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo
-
Errei por achar que não há nenhum recurso que garanta proteção total aos usuários. Aprendi, isso é o que importa!
-
Minha contribuição.
Autenticidade => É a propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem ele alega ser.
O que você sabe?
=> Senhas
=> Dados pessoais
O que você tem?
=> Token
=> Celulares
=> Smartcard
O que você é? (Biometria)
=> Reconhecimento de retina
=> Reconhecimento facial
=> Impressão digital
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Gabarito: Correto.
Gente, é muita extrapolação ou inocência achar que a banca daria essa questão errada porque alguém pode isso ou aquilo com o dedo da pessoa, né? Menos séries, mais conteúdo.
Bons estudos.
-
Este (garante) foi pesado demais.
-
Apesar de parecer extrapolação, a questão esta correta baseada em anais de papiloscopia forense .
´´ A forma imprevisível que as digitais crescem as tornam exclusivas. Não se repetindo, nem mesmo, em gêmeos univitelinos – irmãos com o mesmo DNA. fatores extremamente imprevisíveis, como a posição dos dedos e a pressão do fluído de dentro do útero, também interferem na formação das linhas. O que torna o resultado totalmente aleatório e único´´.
-
Garantia? No mundo da informática? Kkkkm
-
se cortar o dedo do cara como faz? cadê a garantia.
-
garante um cabrunco
-
Ela garante a autenticidade, precisão e eficiência, mas jamais pode garantir a segurança. Exemplo mais claro disso são aqueles médicos do SAMU que foram presos usando dedo de silicone pra fraudar o sistema de Pontos do SAMU. Uma pessoa só era responsável por passar o dedo de silicone na máquina e os bonitões tudo em casa.
http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/03/medica-do-samu-e-detida-com-seis-dedos-de-silicone-em-ferraz.html
-
Só eu que imaginei os bandidos cortando o dedo da vítima????
-
Esse garante me fez refletir quase 1 minuto nessa questão.
-
GARANTE????!!!!
-
Apesar de ter acertado a questão, o termo "GARANTE" generalizou demais.
A biometria pode facilmente não ser garantida, pois pode ser usada por um meliante logo após cortar o dedo da vítima. Logo, não garante.
-
Garante tanto que é a maior preocupação deles.
-
Na minha visão caberia recurso.
Precisão não é sinônimo de garantia.
Em algumas questões a hipocrisia chega ser gritante...
-
nao repudio
-
A CESPE SEMPRE USA O TERMO "GARANTE" EM QUESTÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. APESAR DE NÃO SER TÃO ADEQUADO, DEVEMOS JOGAR CONFORME AS REGRAS DO DONO DO JOGO.
-
AUTENTICIDADE:
Garantia de identidade de uma PF ou PJ ou de um servidor com quem se estabelece transação.
Obs: Garante SOMENTE verificação de ID do usuário emissor.
Vírus pode afetar autenticidade pois informação de autoria está contida no arquivo.
1º ponto de autenticação - O que você sabe ? Senha ou PIN.
2º ponto de autenticação - O que você tem ? Token ou smart crachá.
3º ponto de autenticação - O que você é ? Íris, retina ou biometria.
Sistema registra em um banco de dados uma característica do usuário e ele precisa da mesma para ter acesso.
garante autenticidade de doc, ou seja garante que a msg é de quem ela diz ser.
Arq eletrônico que serve como identidade virtual para PF ou PJ.
-
Essa questão de garantia deve ser analisada com cautela, se tal dispositivo da segurança da informação é criado com um objetivo, então, serve para garantir, mas pode não garantir para o que não foi criado.
-
Famosa questão coringa, que a CESPE faz tão bem. Qualquer gabarito vale.
Se considerasse errado, poderia justificar que não há garantia, que nunca há garantia na segurança da informação. Se coloca como certo, pode dizer que o "garante" não afirmou que é 100%, que é uma "garantia relativa". Subjetividade em questão de certo e errado mata.
Na prova, a decisão mais sábia é não marcar nada. Ainda mais porque não tem outras opções pra você procurar uma mais correta. Esse modelo de questão é covarde com o candidato.
-
Certo
Com relação a: "garante a autenticidade da identidade de um usuário durante a sua autenticação junto aos sistemas.'' (Correto). Pois, é assim que os bancos garantem a veracidade das informações em meios digitais.
Biometria só funciona se for acompanhada de outros fatores (ex.: você mostra um documento para um funcionário - se identificando - e depois olha pro leitor de retina - se autenticando). O meio mais utilizado para não-repúdio é a assinatura digital.