-
Questão correta, outra ajuda, vejam:
Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de PolíciaDisciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação;
A assinatura digital consiste na criação de um código de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.
GABARITO: CERTA.
-
A utilização da assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor, com todas as suas características originais, incluindo controle de mudanças e garantias do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição) e que não foi alvo de mutações ao longo do processo.
INTEGRIDADE + AUTENTICIDADE
Alternativa CORRETA
Avante!
-
caros colegas, uma explicação grande, mas de fácil compreensão:
fonte: livro Joao Antonio: informatica para concursos
A assinatura digital se baseia em criptografia assimétrica, ou seja, na existência de um par de chaves para cada usuário (uma pública e outra privada). A principal diferença entre a criptografia assimétrica e a assinatura digital é como essas chaves serão usadas.
No processo criptográfico, no intuito de se ter confidencialidade (sigilo), o remetente usa a chave pública do destinatário para encriptar a mensagem esperando que ele (o destinatário) seja capaz de decifrar a mensagem usando a chave privada dele (destinatário). Então, em suma, a comunicação sigilosa usa apenas as chaves do destinatário da mensagem.
No processo de assinatura digital, com o qual se deseja a autenticidade, o remetente usará sua chave privada para “assinar” a mensagem. Do outro lado, o destinatário usará a chave pública do remetente para confirmar que ela foi enviada realmente por aquela pessoa. A mensagem não é sigilosa, porque não é criptografada, e também porque teoricamente “todos” têm acesso à chave pública do remetente (afinal, ela é pública).
A assinatura em si é apenas um conjunto de dados colocados junto à mensagem mediante um cálculo matemático feito com a chave privada do remetente em relação àquela mensagem. Vamos a um exemplo mais prático: em um e-mail, uma assinatura é apresentada como um “arquivo anexo” à mensagem e esse arquivo traz um resumo daquela mensagem devidamente processado (encriptado) pela chave privada do remetente.
O destinatário confirmará que foi o remetente que a enviou fazendo um cálculo (decriptando aquela assinatura) que atestará aquele resultado da assinatura (que, por sinal, matematicamente só poderia ter saído daquela chave privada).
força foco e fé.
-
complementando pq n vi aqui nos coments... a assinatura digital, q e criada pelo emissor,tem como objetivo a irretratabilidade (não repúdio) q é a comprovação de q ele de fato é quem diz ser, o q, qdo confirmado, impede o emissor de repudiar/negar o conteúdo.
9 "O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração." (SL 6)
-
medo de responder...hahaha
-
NA ASSINATURA DIGITAL :
CHAVE PRIVADA : codifica
CHAVE PÚBLICA : descodifica
GARANTE : Autenticidade + Integridade
AUTENTICIDADE : ser quem diz ser.
INTEGRIDADE : não se alterar sem autorização.
GABARITO "CERTO"
-
Assinatura digital > assimétrica
Chave privada:fecha
Chave Pública: abre
Garante NÃO REPÚDIO, INTEGRIDADE E AUTENTICIDADE.
Não garante: CONFIDENCIALIDADE.
-
A assinatura digital é obtida por intermédio de um certificado digital, e consiste em um processo que gera um código anexado a uma mensagem ou documento, para garantir: N-I-A
Não repúdio / Irrefutabilidade / Irretratabilidade: propriedade capaz de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a autoria.
Integridade: capacidade de aferir que uma informação manipulada está correta, fidedigna, que não foi corrompida.
Autenticidade: propriedade capaz de confiar que a entidade que está realizando uma ação é realmente a entidade que diz ser, seja ela uma pessoa, empresa, pessoa ou máquina, emissor ou receptor de uma comunicação.
O CERTIFICADO DIGITAL CONTÉM:
* Par de chaves (pública e privada)
* Assinatura digital (código identificando o usuário)
* Dados pessoais do usuário (nome, CPF, CNPJ)
* Validade (inicial de 1 a 3 anos, podendo ser renovada por igual período)
Questão certa.
-
Esse código citado pela questão refere-se ao algorítmo de HASH
-
Certa
A assinatura digital permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela não foi alterada.
-
Cripritográfia > simétrica> cria com privada abre com privada / assimétrica > cria com a pública, abre com a privada
Assinatura Digital> fecha com a privada abre com a pública.
-
Certa.
ASSINATURA DIGITAL
> Integridade
> Não-repúdio
> Autenticidade
-
Em criptografia, a assinatura ou firma digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel.
-
Chaves
Assimétrica: SS duas chaves
simétrica: S um chave
-
Acertei pq lembrei da assinatura digital da Caixa kakakakak
-
Assinatura Digital = Assinada pela chave privada do remetente e conferida por sua chave pública.
Criptografia Assimétrica = Codificada pela chave pública do destinatário e descodificada por sua chave privada.
-
Gabarito: Certo
Assinatura Digital
- É um código anexado a uma mensagem para COMPROVAR A AUTORIA DO DOCUMENTO.
- A verificação da autenticidade da assinatura é feita por meio da CHAVE PÚBLICA do REMETENTE.
OBS.: O autor do documento utiliza sua CHAVE PRIVADA para ASSINAR o documento e o receptor utiliza a CHAVE PÚBLICA para VERIFICAR A AUTORIA.
· * PRINCIPIOS ASSEGURADOS PELA ASSINATURA:
* Autenticidade;
* Integridade
* Não Repúdio
- OBS.: A assinatura NÃO garante a CONFIDENCIALIDADE
Bons Estudos
-
Gente, a senha que utilizamos seria uma chave privada? Quem responde essa/
-
Gabarito: CERTO
Dois possíveis desdobramentos do entendimento da questão acima nos direciona aos princípios da AUTENTICIDADE e da IRRETRATABILIDADE.
-
Gabarito CERTO,
A assinatura digital fornece integridade, autenticidade e não-repúdio. A dificuldade da questão reside em saber qual chave deve ser utilizada para tal, a Pública ou a Privada?
Na criptografia assimétrica, existe 1 par de chaves (pública e privada) tudo que é criptografado por uma chave, deve ser decriptografado pela outra, assim temos que:
Criptografar com chave pública -> Decriptografar com a chave privada
Criptografar com chave privada -> Decriptografar com a chave pública
Quem pode criptografar com uma chave pública? TODO mundo, pois ela é pública!
Quem pode criptografar com uma chave privada? Apenas o seu dono, logo ele é o único capaz de criptografar/assinar o documento.
-
Embora fui pelo entendimento da maioria, mas achei a questão sucinta, pois ela permite identificar a assinatura do remetente, e não a mensagem.
-
Gabarito CERTO,
-
Essa garantia digital é uma maneira de verificar se o emissor de um documento ou serviço é realmente quem ele diz ser. Com isso, você pode navegar pela internet e acessar sites que usam as suas informações pessoais sem a preocupação de ser enganado ou roubado.
-
GABARITO : CORRETO
Significado de assinatura digital :
A Assinatura Digital, como o próprio nome diz, serve para assinar qualquer documento eletrônico. Tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado.
-
Certificado digital ----> empresa; chave pública
Assinatura digital ----> pessoas; chave privada
-
CORRETO,
ASSINATURA DIGITAL
- CHAVE PRIVADA DO REMETENTE; (HASH ATUANDO - CRIPTOGRAFANDO)
- AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE e NÃO REPÚDIO. (PRINCÍPIOS QUE GARANTEM A SEGURANÇA)
PRF BRASIL.... SELVA!
-
Na segurança da informação, certificado digital e assinatura digital, procuram garantir a identificação do emissor ou fornecedor daquela informação.
O certificado digital é usado por empresas, e através de chave pública, garante a autenticidade e integridade da informação.
A assinatura digital é usada por pessoas, e através de chave privada, garante a integridade e autenticidade da informação.
Gabarito: Certo.
-
Esquema de assinatura digital:
1. Autor escreve um documento.
2. Usa chave privada e o criptografa. O documento está protegido.
3. Ele envia para o destinatário. Que o recebe criptografado e usa uma chave pública para decodificá-lo. Agora ele pode ser lido.
A assinatura digital tem como atributos a autenticidade (garante que o cara que escreveu a mensagem é realmente ele);
a integridade (garante que a informação não foi modificada);
e o não-repúdio (garante que no futuro o autor não possa negar que a informação não seja dele).
-
Gabarito : CORRETO.
Segundo Fernando Nishimura
Na segurança da informação, certificado digital e assinatura digital, procuram garantir a identificação do emissor ou fornecedor daquela informação.
O certificado digital é usado por empresas, e através de chave pública, garante a autenticidade e integridade da informação.
A assinatura digital é usada por pessoas, e através de chave privada, garante a integridade e autenticidade da informação.
Bons Estudos !!!!
-
CORRETA
Macete:
ASSINATURA DIGITAL
→ Integridade
→ Não-repúdio
→ Autenticidade
Resumindo:
PRIVADA : Codifica
CHAVE PÚBLICA : Descodifica
GARANTE : Autenticidade + Integridade
AUTENTICIDADE : Ser quem diz ser.
INTEGRIDADE : Não se alterar sem autorização.
»»» A utilização da assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem veio do emissor, com todas as suas características originais, incluindo controle de mudanças e garantias do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição) e que não foi alvo de mutações ao longo do processo.
Integridade + Autenticidade
Complementando:
A assinatura digital se baseia em criptografia assimétrica, ou seja, na existência de um par de chaves para cada usuário (uma pública e outra privada). A principal diferença entre a criptografia assimétrica e a assinatura digital é como essas chaves serão usadas.
No processo criptográfico, no intuito de se ter confidencialidade (sigilo), o remetente usa a chave pública do destinatário para encriptar a mensagem esperando que ele (o destinatário) seja capaz de decifrar a mensagem usando a chave privada dele (destinatário). Então, em suma, a comunicação sigilosa usa apenas as chaves do destinatário da mensagem.
No processo de assinatura digital, com o qual se deseja a autenticidade, o remetente usará sua chave privada para “assinar” a mensagem. Do outro lado, o destinatário usará a chave pública do remetente para confirmar que ela foi enviada realmente por aquela pessoa. A mensagem não é sigilosa, porque não é criptografada, e também porque teoricamente “todos” têm acesso à chave pública do remetente (afinal, ela é pública).
A assinatura em si é apenas um conjunto de dados colocados junto à mensagem mediante um cálculo matemático feito com a chave privada do remetente em relação àquela mensagem. Vamos a um exemplo mais prático: em um e-mail, uma assinatura é apresentada como um “arquivo anexo” à mensagem e esse arquivo traz um resumo daquela mensagem devidamente processado (encriptado) pela chave privada do remetente.
O destinatário confirmará que foi o remetente que a enviou fazendo um cálculo (decriptando aquela assinatura) que atestará aquele resultado da assinatura (que, por sinal, matematicamente só poderia ter saído daquela chave privada). Fonte: livro Joao Antonio: informatica para concursos.
-
correto
cria-se um código hash ou Resumo de um dado.
Ao chegar no destinatário, este utiliza a chave pública do remetente para Decriptar a mensagem
-
ASSINATURA DIGITAL - PESSOA - CHAVE PRIVADA
CERTIFICADO DIGITAL - EMPRESA - CHAVE PÚBLICA
-
A assinatura digital se baseia em criptografia assimétrica, ou seja, na existência de um par de chaves para cada usuário (uma pública e outra privada). A principal diferença entre a criptografia assimétrica e a assinatura digital é como essas chaves serão usadas.
Em poucos passos, a assinatura digital funciona da seguinte maneira:
1. O remetente (João) escreve um e-mail para José e o assina, usando, para isso, sua chave privada.
2. A mensagem não é criptografada, é apenas “assinada”, ou seja, o remetente usa sua chave privada para gerar um valor numérico associado ao e-mail. Esse valor é único para cada chave (ou seja, não há duas pessoas no planeta – ou será muito difícil – que tenham mesma assinatura).
3. Quando a mensagem chegar ao destino, José usará a chave pública de João (óbvio que José tem de possuí-la antes de qualquer outra coisa) para confirmar, matematicamente, que se trata da assinatura feita pela chave de João.
4. Quando confirmada, José pode ter certeza de que a mensagem de e-mail realmente veio de João (pois é muito difícil que outra pessoa possua sua chave privada, a menos que ela – a chave – tenha sido extraviada).
Fonte: Informática para concursos, João Antonio.
-
Gab Certa
Assinatura Digital: Um conjunto de dados criptografados, associados a um documento do qual são função, garantido a integridade e autenticidade do documento associado, mas não a sua confidencialidade.
-
Gab C
aSSinatura Digital: SS = 2 chaves.
Codifica com a CHAVE PRIVADA do REMETENTE
Descodifica com a CHAVE PÚBLICA do REMETENTE
Garante AIN
Autenticidade, Integridade, Não-Repúdio.
-
Correto
Assinaturas digitais são o tipo mais avançado e seguro de assinatura eletrônica. Elas cumprem as exigências legais e regulatórias mais rigorosas, pois oferecem os mais elevados níveis de confiabilidade sobre a identidade de cada signatário e a autenticidade dos documentos que eles assinam.
Certificado digital ----> empresa; chave pública
Assinatura digital ----> pessoas; chave privada
-
A assinatura digital é um método utilizado para garantir a autenticidade de documentos, ou seja, garantir que a mensagem é de quem ela diz ser. Utiliza criptografia assimétrica com um par de chaves (pública e privada), em que a chave privada é utilizada para assinar o documento e a pública para verificar a validade da assinatura.
Certo
-
Certificado digital: empresas + chave pública
Assinatura digital: pessoas + chave privada
-
Assinatura Digital:
Chave privada - Assina
Chave Pública - Prova (verifica a validade)
-
Pessoal, cuidado para não confundirem com CERTIFICADO DIGITAL
-
A Assinatura Digital utiliza criptografia com chave privada (garante a autenticidade) e função de hash (garante a integridade). A combinação de chave privada e hash garante a Irretratabilidade / Não-Repúdio.
Quando criptografamos uma mensagem usando a chave pública, garantimos a confidencialidade (pois somente a pessoa que possui a chave privada correspondente conseguirá ler a mensagem).
-
Minha contribuição.
Assinatura digital => É usada para garantir a autenticidade, integridade e não repúdio de um documento, para tanto, ela utiliza algoritmos de criptografia assimétrica. Em outras palavras, é uma modalidade de assinatura eletrônica que fica vinculada a um documento eletrônico.
Mnemônico: ASSINATURA DIGITAL
=> INTEGRIDADE => NÃO REPÚDIO => AUTENTICIDADE
Abraço!!!
-
Na Assinatura digital assina com a chave privada do emissor e as pessoas conferem com a chave pública.
-
cuidado, se há mais de 2 agentes na troca de mensagens a autenticidade não é garantida
-
ASSINATURA DIGITAL: INTEGRIDADE, AUTENTICIDADE E NÃO REPÚDIO
- Não gera confidencialidade (SIGILO)
- Permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação.
- Código para verificar a integridade de uma mensagem.
- Verificar se o remetente é o mesmo quem diz ser.
- Utiliza algoritmos de criptografia assimétrica.
- A assinatura digital é um código — criado mediante a utilização de uma chave privada —, que permite identificar a identidade do remetente de dada mensagem. (CESPE 2015)
-
PILARES DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Confidencialidade (Somente pessoas autorizadas terão acesso);
Integridade (Informação irá completa);
Disponibilidade (Disponível sempre que necessário);
Autenticidade (Comprovar quem você é).
-
Importante lembrar sempre essa diferença:
Assinatura Digital
. Chave privada do emissor assina
. Chave pública do emissor verifica
---------------------------------------
Criptografia
. Chave pública do destinatário criptografa
. Chave privada do destinatário decifra
-
ASSINATURA DIGITAL (Remetente)
Assinar => Chave privada do remetente + HASH
Validar/verificar => Chave pública do remetente
CERTIFICADO DIGITAL (Destinatário)
Criptografa => Chave pública do destinatário
Descriptografar => Chave privada do destinatário
-
a não ser que meu material esteja bem errado... não concordo com a questão!
assinatura é geralmente um trecho único do código do vírus — estrutura ou padrão de bits. Procurando por esse trecho, o antivírus pode detectar o vírus sem precisar analisar o arquivo inteiro... OU SEJA, NÃO TEM NADA RELACIONADO À identificar a identidade do remetente de dada mensagem, E SIM, O PADRÃO DE BITS
-
A assinatura digital permite comprovar a autenticidade e a integridade
de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter
feito isto e que ela não foi alterada.
A assinatura digital baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a
chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, então
apenas seu dono poderia ter feito isto. A verificação da assinatura é feita com o
uso da chave pública, pois se o texto foi codificado com a chave privada,
somente a chave pública correspondente pode decodificá-lo.
-
Quem assina INA
Integridade
Não repúdio
Autenticidade
Quem tem certificado tem CIA (companhia)
Confidencialidade
Integridade
Autenticidade
-
Caio, a assinatura digital NÃO garante a confidencialidade pois ela NÃO criptografa o conteúdo da mensagem. A mensagem continua podendo ser lida por todos! O hash que é criptografado! O documento não! São coisas diferentes. Cuidado com comentários equivocados para não confundir os colegas!
No mundo dos games é comum o uso do hash. Para evitar que vc faça o dowload de um jogo contaminado com um cavalo de troia, por exemplo, o fabricante do jogo divulga o hash para que se vc pegar o jogo com um terceiro, possa verificar se o programa está íntegro ou se foi adulterado.
Portanto, em termos gerais, o objetivo principal do hash é a integridade de dados. Uma mudança em qualquer bit ou bits na mensagem original resulta em uma grande probabilidade de mudança no código de hash.
-
Assinatura digital> criada mediante assimetria de chave> assimetria garante a Confidencialidade, Integridade e Autenticidade.
Simetria só garante a Confidencialidade.
-
✅Gabarito Certo.
"consiste na criação de um código, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada".
CERTIFICADO DIGITAL
- CONFIDENCIALIDADE
- INTEGRIDADE
- AUTENTICIDADE
ASSINATURA DIGITAL
- INTEGRIDADE
- NÃO-REPÚDIO
- AUTENTICIDADE.
"Ina, vem cá, que a Cia está te esperando".
Bons estudos!✌
-
ASSINATURA DIGITAL
➥ É uma assinatura equivalente a assinatura manuscrita ou selo carimbado. É ela quem garante que os dados ou informações permaneçam seguros a partir do ponto em que foram emitidos, isto é, usada para verificar a confiabilidade dos dados enviados.
➥ Em outras palavras, é uma técnica criptográfica que autentica os documentos e garante a validade jurídica de um arquivo.
[...]
O que ela oferece?
A assinatura digital oferece segurança e autenticidade no formato eletrônico.
_____
Pra que ela serve?
Ela é destinada a resolver problemas como adulteração e representação em comunicações digitais.
[...]
☛ QUESTÃO PRA FIXAR!
Com a utilização de uma Assinatura Digital, é possível comprovar que um determinado documento enviado eletronicamente é de procedência verdadeira. CERTO ☑
[...]
☛ BIZU!
AssINAtura garante:
-Integridade
-Não repúdio
-Autenticidade
____________
Fontes: Evaltec; Site Bry; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
A assinatura digital é o inverso da chave assimétrica.
pega o bizu federal
chave assimétrica:
cria= chave publica
abre= chave privada
assinatura digital:
cria= chave privada
abre= chave pública
-
Assinatura digital.
Eu utilizo minha chave privada (só eu conheço) para criptografar a mensagem e a minha chave pública é usada para descriptografar. Desse modo, eu garanto a autenticidade da informação.
-
Gabarito: certo
(2018/CESPE/ABIN) Uma assinatura digital direta é formada criptografando-se a mensagem inteira, ou um código de hash da mensagem, com a chave privada do emissor da mensagem. (CERTO)
(2018/CESPE/ABIN) Para verificar a integridade de uma mensagem com assinatura digital, a pessoa que a recebeu deverá conhecer a chave pública do usuário que a enviou. (CERTO)
(2016/FCC) A assinatura digital permite, de forma única e exclusiva, a confirmação da autoria de um determinado conjunto de dados. Esse método de autenticação comprova que a pessoa criou ou concorda com um documento assinado digitalmente. A verificação da origem dos dados é feita com A CHAVE PUBLICA DO REMETENTE. (CERTO)
(CESPE / CEBRASPE 2016)Um hash, que é resultante de uma função de resumo, pode ser utilizado para gerar assinaturas digitais. (certo)
(CESPE / CEBRASPE 2013)Na verificação de uma assinatura digital de uma mensagem, a primeira é decifrada com a chave pública do remetente e comparada ao resumo criptográfico da segunda.(CERTO)
-
Cuidado gente!!!! tem uma galera aqui passando muitas informações errôneas...
-
Na segurança da informação, certificado digital e assinatura digital, procuram garantir a identificação do emissor ou fornecedor daquela informação.
O certificado digital é usado por empresas, e através de chave pública, garante a autenticidade e integridade da informação.
A assinatura digital é usada por pessoas, e através de chave privada, garante a integridade e autenticidade da informação
-
chave assimétrica:
cria= chave publica
abre= chave privada
assinatura digital:
cria= chave privada
abre= chave pública