SóProvas


ID
1756501
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na elaboração de seu planejamento estratégico, uma organização pública analisou as seguintes perspectivas:

1. Financeira;

2. Clientes;

3. Processos internos;

4. Aprendizado e crescimento.

Essas perspectivas fazem parte do tipo de planejamento denominado: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


    Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992.  O BSC é uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico. Ele permite integrar e coordenar diferentes objetivos e segmentos empresariais no sentido de obter sinergia


    É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio:


    Financeira;
    Clientes;
    Processos internos;
    Aprendizado e crescimento.



    Sorte e Sucesso!


    fonte: prof Rodrigo Rennó
  • aplicacao pratica concurseiros:


    quando fazemos simulados, percebemos o que temos que fazer pra melhorar e tmb vemos nossos potenciais! Esse eh um grande exemplo do BSC..... tudo pra conseguirmos nosso objetivo estrategico (causa e efeito) --> objetivo de longo prazo

  • Complementando...

     

    ALTERNATIVA A) INCORRETA. Análise Swot é uma ferramente de gestão estratégia utilizada para diagnosticar o ambiente organizacional, interno e externo.

     

    ALTERNATIVA B) INCORRETA. O ciclo PDCA, ou roda de deming, é uma ferramente de melhoria contínua utilizada, precipuamente, na gestão da qualidade.

     

    ALTERNATIVA C) CORRETA. É uma ferramenta utilizada para gerenciar o desempenho organizacional por meio das perspectivas financeiras, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento organizacional.

     

    ALTERNATIVA D) INCORRETA. A APO é um sistema de administração que visa relacionar as metas organizacionais, o desempenho e o desempenho invidual, por meio do alinhamento dos funcionários e dos gerentes.

     

    ALTERNATIVA E) INCORRETA. O planejamento tático é aquele que pensa no departamento, tem foco no médio prazo , e no qual os objetivos são detalhados.

     

    RENNó

  • LETRA C

     

    Tanta coisa pra lembrar que eu tive que fazer um macete para decorar o balanced scorecard

     

    Falou em BSC , Processe a FCC!

     

    Processe -> Processo interno
    Financeira
    Clientes
    Conhecimento e aprendizado

  • Outro macete:

     

    BSC é  4 FI.C.A.P.

     

    4 Perpectivas:

    - Financeira

    - Cliente

    - Aprendizado e Conhecimento

    - Processos Internos

  • Nessa questão descobrimos que para a FCC, Balance Scorecard é um "tipo de planejamento", não apenas uma ferramenta de Gestão Estratégica, Diagnóstico, Estabelecimento e Acompanhamento de Metas de Gestão...

  • O que é BSC - Balanced Scorecard:

     

    BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

     

    https://www.significados.com.br/bsc-balanced-scorecard/

     

    LETRA C

     

     

     

     

     

     

     

     

  • O que é o Balanced Scorecard

     

    Antes de começarmos a falar das perspectivas do BSC, vamos apenas entender um pouco melhor do que se trata esta metodologia que por anos vem se mantendo como um dos principais “termos da moda” na Gestão Empresarial e que a cada dia ganha mais e mais novos adeptos em empresas pelo mundo todo.

    O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão relativamente recente, criada em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, mas que em pouco tempo, como dissemos acima, já está sendo utilizada por muita gente para planejar e dirigir os mais variados negócios, sendo uma das principais “buzz words” quando falamos em Gestão do Desempenho Corporativo (CPM, BPM ou EPM) atualmente.

    A ideia central do BSC é enxergar de forma balanceada, todas as métricas de negócio de uma empresa, agrupadas em objetivos estratégicos e que tenham uma relação de causa e efeito entre elas.

     

    As primeiras unidades de organização de um Balanced Scorecard são as perspectivas. Elas definem quais os principais assuntos que devem ser tratados quando analisamos a estratégia da empresa.

    As Perspectivas padrão do BSC são:

    Econômico-Financeira

    Clientes

    Processos Internos

    Aprendizado e Crescimento

  • FiCA PRO CRESCIMENTO

    Financeira;
    Clientes; 
    Aprendizado

    Processos internos;

    Crescimento.

    Fonte: uma colega aqui do QC.

  • A partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de QUATRO perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial: Financeira, Clientes, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento.

    Perspectiva Financeira (Retorno Esperado): a execução da estratégia implementada na organização teve ou não o sucesso e o retorno esperado.

    Um dos aspectos evidenciados pela perspectiva financeira da técnica de planejamento organizacional do BSC é a proposição de valor da empresa para os investidores, seja na produção de resultados esperados quanto a lucratividade, seja em relação à participação da organização no mercado.

    Métricas: retorno sobre investimento, valor econômico agregado, lucratividade, aumento do mix de receita, produtividade, redução de custo, ganhos por ação, crescimento da receita, crescimento do lucro.

    Perspectivas dos Clientes (Satisfação dos Clientes): a relação dos níveis de satisfação e retenção dos clientes com a percepção deles em relação à organização.

    Métricas: Market Share (participação de mercado), satisfação do cliente, taxa de retenção de clientes, rentabilidade por clientes, captação de novos clientes.

    Perspectivas dos Processos Internos (Qualidade): é igual ao sucesso financeiro MAIS satisfação dos clientes.

    Métricas: tempo de ciclo, custo da operação, velocidade com que a atividade é feita, segurança, índices de falhas, taxa de aceitação de produto ou serviço (qualidade), paradas não planejadas.

    Perspectiva de Aprendizagem e Conhecimento (Colaboradores): representa, em geral, o maior interesse do executivo principal e dos arquitetos do plano de negócios de longo prazo. Essa perspectiva enfoca redesenho e implantação de novos processos de negócios, exploração e introdução de novas tecnologias e adaptação organizacional a mudanças.

    Métricas: satisfação dos funcionários, retenção de funcionários, lucratividade por funcionário.

    Na concepção do Balanced Scorecard, ativo intangível é definido como o conhecimento que a organização possui para criar vantagem diferenciada e abrangem patentes, direitos autorais, conhecimentos da força de trabalho, liderança, sistemas de informação e processos de trabalho.

    Ativos intangíveis da perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Capital Organizacional, Capital Humano, Capital Informacional.

  • Gabarito C

     

    São 4 os indicadores do BSC (nessa ordem)

    1- Perspectiva Financeira

    2- Perspectiva do Cliente

    3- Processos Internos

    4- Aprendizagem e Crescimento (ou inovação)