SóProvas


ID
1756528
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao fortalecimento do governo eletrônico e à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação − TICs na Administração pública brasileira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e

    No final da década de 1990, a entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada.

  • Alternativa (e)


    "A expressão governo eletrônico – ou e-gov – começou a ser adotada com mais frequência a partir da disseminação do conceito de comércio eletrônico – e-commerce – na segunda metade da década de 1990. Alguns autores classificaram quatro períodos para o processo histórico da utilização das TICs na gestão pública: pioneirismo (dos anos 50 até meados da década de 60); centralização (meados de 60 até final de 70); terceirização (anos 80) e governo eletrônico (a partir dos anos 90). Aplicações desenvolvidas nas práticas inovadoras no setor público sustentadas pelas TICs dividem-se em três fases, a saber: gestão interna (1970 a 1992); serviço e informações ao cidadão (1993 a 1998) e entrega de serviços via internet (a partir de 1999)."


    FONTE: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/Pibic/relatorio_resumo2012/relatorios_pdf/ccs/SOC/SOC-Alan%20Ferreira%20Andrade.pdf

  • Eduardo Diniz et al. (2009) analisa o foco das ações de TIC desenvolvidas em “três fases: gestão interna (1970 a 1992); serviço e informações ao cidadão (1993 a 1998); e a entrega de serviços via internet (a partir de 1999)”.
     

    Augustinho Paludo, pg. 164

  • Em 1997, mais um marco tecnológico do imposto de renda: a entrega via internet. Para facilitar ainda mais o cumprimento de obrigações tributárias acessórias, foi criado um programa específico para transmissão de declarações, o Receitanet. O contribuinte já podia preencher e entregar a declaração de ajuste anual do imposto de renda sem necessidade de dirigir-se a um banco autorizado ou a uma unidade da SRF. Bastava “baixar” da internet os programas IRPF e Receitanet e estava em condições de preencher e enviar a declaração sem sair de casa.
    A Secretaria da Receita Federal já tinha feito uma experiência anteriormente, em que permitia a entrega por meio da internet, mas com limitações. A abrangência maior ocorreu em 1997, com o advento do Receitanet.

     

    http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional/memoria/imposto-de-renda/historia/1997-a-2014-o-avanco-tecnologico-seguranca-rapidez-e-facilidade-no-preenchimento-e-na-entrega-da-declaracao

     

  • ENUNCIADO - Em relação ao Governo Eletrônico e às Tecnologias de Informação e Comunicação − TIC's na Administração pública, é correto afirmar:

     

    F - a) Na década de 1990, iniciou-se um processo de melhoria da gestão interna e aumento da eficiência dos processos administrativos e financeiros por meio das TICs.

    O processo de melhoria da gestão interna dos processos administrativos por meio das TICs iniciou-se muito antes dos anos 90. 

     

    F - b) Nos anos 2000, iniciou-se um processo de uso das TICs para o apoio na prestação de serviços.

    O processo de uso das TICs para o apoio na prestação de serviços iniciou-se muito antes dos anos 90. 

     

    F - c) Na década de 1980, a entrega de alguns serviços passou a ser via internet.

    Não existia ainda a Internet no Brasil nos anos 80 do século passado. Os computadores pessoais ainda eram muito pouco utilizados pela população.

     

    F - d) Até a década de 1990, as TICs ainda não tinham sido adotadas.

    Já tinham sido adotadas sim! 

     

    V - e) No final da década de 1990, a entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada.

    A Internet passou a ser utilizada para a oferta de serviços nos anos 90. 

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     

  • GABARITO: E

    O termo Governo Eletrônico começou a ser utilizado por volta dos anos 1980, após a disseminação do e-commerce pelas empresas privadas, sempre associado às Tecnologias da Informação e Comunicação · - TIC.

    O esforço governamental tem sido intenso e contínuo, no sentido de maior utilização das tecnologias de informação e comunicação no meio público, bem como para caminhar do instrumental para o estratégico. As TIC são indissociáveis do Governo Eletrônico; sem o avanço dessas tecnologias "não seria possível estar se postulando a ideia básica de Governo Eletrônico e nem de sua face ampliada". No contexto do Governo Eletrônico "a internet surge como facilitadora da participação da sociedade no Governo e do exercício do controle social" (José Pinho, 2008).

    Foi mediante a utilização estratégica das TIC como integrantes e viabilizadoras da nova gestão pública que surgiu o termo denominado Governo Eletrônico que representa tanto uma evolução quanto uma ampliação na utilização das tecnologias de informação e de comunicação pelos governos. O termo Governo Eletrônico pode ser visto como a evolução das TIC e de sua utilização no meio público.

    O Governo Eletrônico (ou Governo Digital) procura construir um elo entre o operacional e o estratégico, assim como busca novas formas de relacionamento com a sociedade: Governo Eletrônico é um instrumento para melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, mediante a utilização das tecnologias da informação e comunicação.

    Governo Eletrônico não significa apenas colocar os serviços públicos on-line ou melhorar sua prestação, mas compreende também "um conjunto de processos, mediados pela tecnologia, que pode modificar as interações, em uma escala maior, entre os cidadãos e o Governo" (Comissão Europeia, 2006).

    Assim, podemos definir Governo Eletrônico -GE -como as ações de governo direcionadas a disponibilizar informações e serviços à sociedade e novos canais de relacionamento direto entre governo e cidadãos, mediante o uso de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, em especial a internet. O GE utiliza essas tecnologias para disponibilizar uma gama de informações e melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Para a OCDE (2003) "Governo Eletrônico é definido como o uso das TIC, em particular a internet, como ferramenta para levar a um melhor governo".

    FONTE: SLIDES DO PROFESSOR DO QCONCURSOS (Prof. Rodrigo Janiques)

  • Questão construída a partir da classificação da evolução do governo eletrônico no Brasil, conforme o uso das TIC’s. Segundo essa classificação temos três fases:

    §   Gestão interna (1970 a 1992)

    §   Serviço e informações ao cidadão (1993 a 1998)

    §   Entrega de serviços via internet (a partir de 1999)

    Com esse conhecimentos, vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. O uso das TIC’s para melhoria da gestão interna ocorreu a partir da década de 1970.

    Alternativa B. Errado. No década de 1990 já tínhamos as TICs sendo utilizadas como apoio na prestação de serviços.

    Alternativa C. Errado. A entrega de serviços via internet começou a ocorrer a partir de 1999.

    Alternativa D. Errado. As TICs são adotadas desde 1970 para a gestão interna e desde o final de década de 90 para entrega de serviços via internet.

    Alternativa E. Correto. A entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada a partir de 1999.

  • Aí é demais , foge dos padrões kkk
  • Gabarito: E

    Letra A: errada. Foi a partir de 1970 que, na fase de gestão interna, as TICs foram utilizadas para aprimorar os processos internos de gestão pública e para melhorar a eficiência dos processos administrativos financeiros.

    Letra B: errada. Na década de 1990 já existiam serviços com o objetivo de apoiar a prestação de serviços ao cidadão (Serviços e informações ao cidadão - 1993 a 1998).

    Letra C: errada. A entrega de serviços via internet começou a partir de 1999.

    Letra D: errada. Desde 1970 as TICs já eram adotadas na gestão interna.

    Letra E: correta. Isso mesmo! A entrega de serviços via internet começou a partir de 1999 (final da década de 1990).

  • A internet chegou ao Brasil em 1995, e em 1996 era criado o site da Receita, que em 1997 já oferecia a possiblidade de envio, de forma on-line, das declarações do Imposto de Renda mediante o programa Receitanet.

    Fonte: Administração Geral e Pública para AFRF e AFT, Augustinho Paludo, - 3. ed. rev. e atual. -[2. Reimpr.] - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017.

    Gab. E

  • Gabarito E