SóProvas



Questões de Governo Eletrônico


ID
48091
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Desde o ano passado, o governo federal disponibiliza informações oficiais sobre a celebração, a liberação de recursos, o acompanhamento da execução e a prestação de contas de convênios, contratos de repasse e termos de parceria, via Internet, por meio de página específica denominada:

Alternativas
Comentários
  • O item E,que muita gente marcou,na verdade se trata de uma ONG.A Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção.
  • Retirado do sitio: https://www.convenios.gov.br/portal/15/04/2008O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV e o Portal de Convênios foram legalmente instituídos pelo Decreto nº 6.170, de 25 de julho de 2007, alterado pelo Decreto nº 6.329, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse. O supracitado decreto determina que a celebração, a liberação de recursos, o acompanhamento da execução e a prestação de contas dos convênios sejam registrados no SICONV, que será aberto ao público via rede mundial de computadores – internet, por meio de página específica denominada Portal dos Convênios, onde serão disponibilizados pelo Governo Federal todos os programas de transferências voluntárias. O SICONV está sendo desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP – e estará disponível no endereço www.convenios.gov.br a partir de 1º de julho de 2008, data de início de vigência do Decreto nº 6.170/07 (exceto os artigos 16 e 17, que estão em vigor desde 1º de janeiro de 2008). Também estão sendo desenvolvidos pelo MP eventos de capacitação de usuários: a partir de 1º de julho de 2008 estarão disponíveis, gratuitamente, curso a distância e manual de operacionalização do sistema nos endereços www.convenios.gov.br e www.comprasnet.gov.br. Até 30 de junho de 2008, eventuais esclarecimentos sobre a implantação do SICONV e do Portal de Convênios podem ser obtidos pelo email convenios@planejamento.gov.br. A partir de 1º de julho de 2008, os usuários do sistema serão atendidos por meio do telefone 0800 978 2329 e do email convenios@planejamento.gov.br.
  • Aos não assinantes,

    GABARITO: A

  • A questão encontra-se desatualizada.

    atualmente todas as informações sobre convênios encontram-se no PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ou no SICONV, aos quais integram a "PLATAFORMA + BRASIL"


ID
129760
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A inovação nos sistemas eletrônicos de compras governamentais de maior relevância e contribuição para a redução dos preços é

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Observe que a questão nos fala sobre sistemas eletrônicos de compras governamentais (o que deve ser entendido em todas as esferas: União, E, DF e M) com o intuito de reduzir preços. Quando estudamos Licitações lembramos do chamado Registro de Preços, que tem validade por um ano e serve de parâmetro para a Administração na compra dos mais diversos itens por meio de fornecedores cadastrados. Existe um decreto que regulamenta esse registro (que inclusive vem sendo cobrado com frequência em provas): DECRETO Nº 3.931/01 -- recomendo a leitura do mesmo.
  • Acredito que a alternativa D, não se refira ao sistema REGISTROS DE PREÇOS como se refere Klaus , e sim, da publicação do Valor de Referência obtido através de orçamentos, pois licitações na maioria das modalidades são obrigatórias terem médias de preços e a Licitação é baseada em cima dela. Não podendo os lances da licitação estarem acima do valores de referência

  • Penso que a assertiva D se refira ao Painel de Preços do Governo Federal.

    https:// paineldeprecos.planejamento.gov.br/


ID
225199
Banca
FCC
Órgão
TRE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Correta

    A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico

    A Gestão do Conhecimento é compreendida, no âmbito das políticas de governo eletrônico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo.

    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios

  • Apenas complementando a resposta:

    A gestão do conhecimento está fundamentada em três pontos-chave: os instrumentos, os meios de conhecimento e os propósitos da aplicação da gestão do conhecimento nas organizações.

    Os instrumentos se referem às pessoas, à infraestrutura e aos vários processos, ou seja, funcionam como os pilares de um órgão público: aqui, além de considerar os servidores públicos como parte principal da gestão do conhecimento, é preciso levar em consideração também as atividades executadas por eles e os conhecimentos individuais de cada colaborador. Já a infraestrutura nada mais é do que os elementos físicos que podem influenciar no conhecimento, como computadores, materiais de escritório, mobília, entre outros. Por fim, os estão relacionados com as rotinas de trabalho.

    Outro ponto-chave diz respeito aos meios de conhecimento, como por exemplo:auditoria, levantamento do conhecimento que a organização dispõe e de qual é necessário para complementar o já existente para atingir os objetivos; e aquisição, quando o órgão público investe no aumento da sua base de conhecimento por meio de cursos de capacitação ou novos concursos.

    Podemos concluir que a gestão do conhecimento articula o plano estratégico da Adm.Pública e a gestão das politicas públicas à medida em que organiza instrumentos,infraestrutura,processos,afim de que a organização possa atingir seus objetivos com a máxima eficiência possível.

  • O enunciado está descrevendo uma das diretrizes do governo eletrônico, que é a gestão de conhecimento. Vamos relembrar esse conceito: A Gestão do Conhecimento é compreendida, no âmbito das políticas de governo eletrônico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo.

    Gabarito: D 


ID
272185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão
estratégica e de resultados no âmbito da administração pública,
julgue os itens subsequentes.

As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

Alternativas
Comentários
  • Esse examinador nunca entrou no portal da transparência! O e-gov no Brasil ainda é RIDÍCULO! Lento, desorganizado... 
  • Errado (porém discordo)

    Eu fiz essa prova e devo ter refletido uns 10 minutos nessa questão. É de fato muito subjetiva, pois aqui o Cespe considera como suficiente as iniciativas ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população. Há que se destacar a importância do e-gov, mas a palavra insuficiente, pra mim, deixa o item correto, pois faltam mais ações que corroborem e auxiliem na transparência e divulgação das informações aos cidadãos.
  • As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

    Observem bem que a questão está falando sobre o fornecimento e não ao acesso.  Desta maneira, se o e-gov, consegui um pequeno fornecimento de informações já esta justificada a questão.
    Qualquer coisa corrijam-me!!!

    Força nos estudos galera!!!
  • Vejo que para a questão em tela o comentário do colega Augusto César da Motta Willer, em teste anterior, é de grande importância.
    Ele nos convida a refletir sobre questões que envolvam os temas administração pública e direito administrativo, no sentido de termos em mente a proposta da lei e, o mais importante, jamais a realidade.

    Espero ter ajudado.
    Abraços e bons estudos!


  • Sim, mas tem que ver se essa é uma abordagem recorrente nas provas ou se foi apenas nessa... Ainda tenho minhas dúvidas...
  • O Governo Eletrônico (GE) é instrumento para melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, mediante a utilização das tecnologias da informação e comunicação.
    Não significa apenas colocar os serviços públicos on-line ou melhorar sua prestação, mas compreende  também um conjunto de processos mediados pela tecnologia, que pode modificar as interações, em escala maior, entre os cidadãos e o Governo (Comissão Européia,2006).
    Assim, podemos definir Governo Eletrônico como as ações de governo direcionadas a disponibilizar informações à sociedade e novos canais de relacionamento direto entre governo e cidadãos, mediante o uso de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, em especial a internet. O GE utiliza essas tecnologias para disponibilizar uma gama de informações e melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Para o OCDE(2003) "Governo Eletrônico é definido como uso das TIC, em particular a internet, como ferramenta para levar a um melhor governo.
    ATC: A prioridade do Governo Eletrônico é a promoção da cidadania.

    FONTE- ADM PÚBLICA- PALUDO.

    SE COMPARARMOS A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO, PERCEBEREMOS QUE O PAÍS EVOLUIU EM TERMOS DE GESTÃO PÚBLICA, O GOVERNO ELETRÔNICO CUMPRIU EM PARTE SUA FUNÇÃO. NÃO ESTÁ COMO GOSTARÍAMOS, MAS MUDOU MUITO, BASTA ANALISARMOS O PDRAE.
    MELHOROU o fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população? Sim. Mas não é suficiente.
  • Pessoal, a questão apenas quis transmitir que as INICIATIVAS de governo eletrônico são suficientes em termos de acesso à informação, em comparação ao que a população dispunha no passado... Não entrou no mérito da questão a suficiência do governo eletrônico propriamente dito. Fiquem espertos! Pegadinha...
  • BOM, EM SE TRATANDO DE UM CONCURSO PÚBLICO ACHO QUE, MUITO DIFICILMENTE, A BANCA VAI DIZER QUE O GOVERNO É INEFICIENTE.
    O QUE ACHAM?
    RESPONDI PENSANDO DESSA MANEIRA E ACERTEI, MESMO SEM CONHECER AS CRÍTICAS QUE POSSAM EXISTIR SOBRE O E-GOV.
  • Questão de muito mau gosto, que não mede conhecimento e, ao meu vê, subjetiva.
  • Bom raciocinio Dilmar !
    Dificilmente a banca irá criticar o governo. Embora essa não seja a realidade, devemos responder imaginando o mundo do faz de contas, onde tudo é maravilhoso e perfeito !
    Questão muito subjetiva, onde a banca determina o que deve ser certo ou errado, e temos que tentar adivinhar o que ela acha ! vai na sorte....

    Paciência !!!
  • Pessoal, muito simples: a banca não está avaliando o candidato pela realidade fática da administração. O que está em questão é a teoria, capice?
  • Exatamente o que disse a colega acima, assino em baixo... o foco da questão não é o mérito em si, e sim meramente conceitual, exigindo do candidato conhecimentos acerca de ferramentas contemporâneas de transparência no setor público, tal qual, o governo eletrônico, em que pese a malícia do termo "insuficiente" ter induzido muitos candidatos ao erro. Pegadinha do Malandro mesmo.
  • COMPLEMENTANDO... bem, a questão se ler rapidamente a pessoa erra mesmo, quase errei, mas logo lembrei que o fornecimento de modo geral (com exceções) NÃO É INSUFICIENTE no que se refere ao fornecimento de acesso, pois o E-GOV, tem ampliado bastante a interação com o público, tendo bons resultados nesse gerenciamento, mas a maior dificuldade do governo não é de se ter o acesso ampliado, tendo como foco a inclusão digital, mas sim o FÁCIL ENTENDIMENTO DE ACESSO AOS PORTAIS, pois nem todo mundo que acessa internet ou ou tem um simples conhecimento de informática saberá acessar de modo mais complexo os endereços eletrônicos, sejam os dos próprios governos ou sejam outros sites não tão simples de navegação.

    Vamos estudar com amor e fé !!

  • questão errada ! MAS errei a questão


    vcs acham que a cespe IRÁ falar mal do PT?


  • Acertei. A resposta da questão leva em conta "outra" ferramenta de consulta e não seu efetivo funcionamento. Não "temos" posições políticas quando resolvemos questões!

  • Questão errada, mas ta certa.

    Onde que os e-govs tem se mostrado suficientes ao acesso de informações de qualidade?
    Ainda tá faltando muita transparência!!
  • Pessoal, a questão é bem simples. Na questão não se afirma se o Governo Eletrônico é eficiente ou não, mas sim, de uma maior qualidade se comparada a antes do Governo Eletrônico.


    A questão trata apenas do fato de que o Governo Eletrônico veio para dar melhor acesso às informações e serviços governamentais. Isso é óbvio. 


    Vamos pegar um exemplo simplório:


    Antes da era do Governo Eletrônico, se alguém quisesse saber a sua pontuação na CNH teria que ir no respectivo Departamento de Trânsito. Hoje, você pode ir ao site do Detran do seu estado e acessar todas as informações a respeito de sua pontuação na CNH, inclusive detalhes sobre suas multas. 


    O cidadão hoje tem acesso a muitas informações e serviços governamentais que não tinha com facilidade antigamente.

  • Questão ERRDA devido ao contexto da afirmação, pois de fato pela lógica um e-gov melhora a prestação do serviço, logo aqui no Brasil não é suficiente. Vale a interpretação, na prática a afirmativa está CERTA, já na teoria....

  • Sejamos sinceros. Você abre a prova e se depara com a seguinte assertiva:

     

     

    As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado suficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

     

     

    Terias coragem de marcar certa? Aff

  • Acho que é uma questão ridícula mas acho que a banca seguiu a seguinte lógica:

    Se existisse um índice de qualidade de acesso às informações e serviços públicos que estivesse em 70 por exemplo antes do e-gov e passasse para 71 em consequência do e-gov, poderia se dizer que o e-gov foi suficiente para uma maior qualidade de acesso. Não quer dizer que ficou bom ou mesmo que a melhora foi significativa, mas e-gov teria sido suficiente para uma melhora na qualidade nesse exemplo.

    Como é possível afirmar que alguma melhora na qualidade de acesso as informações e serviços públicos realmente existiu com o e-gov, é possível dizer que o e-gov foi suficiente para uma maior qualidade de acesso (mesmo que essa maior qualidade seja insignificante). Por isso a afirmação de que "As iniciativas de e-gov tem se mostrado insuficientes..." estaria incorreta.

    Não sei se me expliquei bem, mas acho que foi essa a lógica que a banca seguiu. Mais uma vez, acho que a questão é ridícula e não testa conhecimento algum.

    Bons estudos e "vamo que vamo"!!

  • Questão subjetiva, não delimita o universo, não acredito que seja suficiente o fornecimento.. há muito que se melhorar nesse aspecto. A própria inclusão digital é de ma qualidade. Para mim, esta certa..

  • Pessoal, vocês têm que entender que em provas a nossa opinião fica de lado. Se achamos que o governo eletrônico não funciona na prática, não interessa, pois o que prevalece é a teoria. Se pensarem sempre assim, vão se dá muito mal nas provas, até por que tanta coisa existem na teoria na CF e na prática é falho. Nada é subjetivo.

  • Apesar de acertar o gabarito, pelo que já li a respeito do tema, devo concordar que essa questão é um tanto subjetiva.

    Sob o ponto de vista da inclusão digital, por exemplo, é mais que INsuficiente. Isso tornaria o gabarito ERRADO. 

    Porém, quando se leva em consideração apenas o fornecimento e o avanço da tecnologia de informação, ela tem uma pequena parcela de verdade.

    Ou seja, a tecnologia de e-gov, baseada na eficiência da TIC atual, tem se mostrado suficiente no tocante a aplicabilidade pelo seu fornecimento. Porém, quando se considera a aplicabilidade pela sua abrangência, não é.

    Quando a questão fala em "acesso de maior qualidade", considera apenas "quem pode ter o acesso."

    É bem sabido por todos, que NÃO é a maioria da população brasileira. 

    Como inclusão digital é elemento constituinte da política de governo eletrônico indissociável do e-gov, e não o seu fornecimento. O gabarito, na minha humilde visão, deveria ser ERRADO.

  • Item errado!

     

    Segundo Matias-Pereira (apud Paludo, 2017):  "...são tantas as informações atualmente disponibilizadas pelo governo federal na internet que se perde tempo em localizar as de 'maior interesse' dentro desse universo. (Matias-Pereira apud Paludo, 2017)

     

    At.te, CW.

    AUGUSTINHO PALUDO. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. p286. 3ª edição. Editora Método, 2017.

  • Sinceramente, essa matéria tá do lado do governo, pq tudo que marco que está em falta estou errando. pqp

  • A verdada é que não da pra responder pensando como cidadão, visto que as informações liberadas estão anos luz do que necessitamos, mas segue o baile, vamos responder como se fossemos o próprio governo, assim não erro mais.

  • Pessoal, olhem a questão e a resposta.

    A questão fornece itens necessários para que a resposta seja dada como correta?

    Você pode afirmar que as iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes só com o que está escrito no texto? 

    É esse o padrão do CESPE, muitas vezes omitir e induzir ao erro. 

  • Esse tipo de questão é completamente ABSURDA em um concurso público que mede conhecimento obejtivo (ou deveria medir).

     

    questão que traz em seu enunciado um adjetivo aberto, subjetivo, como "insuficiente". O que é suficiente pra mim, pode não ser pra vc, ou para um autor X ou para um autor Y...a não ser casos notórios e inquestionáveis. não é o caso. 

  • As iniciativas de e-gov não apenas no Brasil, mas em todo o mundo têm se mostrado efetivas no sentido de permitirem o acesso a um volume maior de informações de interesse público e por aumentarem a disponibilidade dos serviços públicos.

    Gabarito: ERRADO 

  • Para a banca CESPE, apenas memorize que iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado suficientes. Se no futuro a banca apresentar outro gabarito, entre com recurso.


ID
281296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito de sistemas governamentais.

Uma proposta de trabalho oriunda de emenda parlamentar com valor inferior a R$ 100 mil deve ser cadastrada no SICONV.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) é uma ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de Recursos Federais para Orgãos Públicos e Privados sem fins lucrativo.

  • Gabarito: ERRADO

    Art. 10. É vedada a celebração de convênios:

    I - com órgãos e entidades da administração pública direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municípios cujo valor seja inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais) ou, no caso de execução de obras e serviços de engenharia, exceto elaboração de projetos de engenharia, nos quais o valor da transferência da União seja inferior a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais)

    Fonte: Portaria Interministerial nº 507/2011


ID
338398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os diversos sistemas do governo federal, que funcionavam isoladamente, passaram a trabalhar de forma integrada, delineando nova forma de governo-rede, agregando benefícios como maior confiabilidade das informações e redução de custos. Do ponto de vista da administração, por exemplo, o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) atua como ferramenta de apoio para atividades de gestão de materiais, licitações, contratos e fornecedores. Acerca da tecnologia de informação, da gestão de redes e da comunicação na gestão pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • e) CERTA

    O uso das tecnologias de informação e comunicação promove avanços significativos na gestão da informação pelo serviço público, o que possibilita a redução dos custos, o aperfeiçoamento dos processos e a capacitação para prestar serviços e informações de melhor qualidade, promovendo a transparência das ações governamentais.

    Palavrinhas do bem em azul
  • Questão muito fácil, mas confesso que fiquei vesgo após concluir a leitura!
  • A questão é fácil mesmo, só é longa e exige um pouco de paciência e leitura atenta, pois com exceção da "E" todas as demais possuem informações escancaradamente contrárias à temática da questão.

  • Questão monstruosa, como um dragão de papel do folclore chinês... Foi, cuidadosamente, usada para derrubar o candidato que se deixou levar pela aparência...

  • - procurar a opção que elogia o e-Gov

    - marcar

  • Segue uma questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: O uso de tecnologias da informação, que possibilita a elevação da eficiência administrativa e a melhoria tanto dos serviços internos como daqueles prestados ao cidadão, deu origem ao chamado governo eletrônico. 

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/a0bdc777-d0

     

  • Pra mim, não ficou muito claro. Ao contrário, a letra "C" também parece coerente, muito embora menos elogiosa. Se a gente parar pra pensar, realmente falta uma maior integração nos bancos de dados dos órgãos públicos. É por isso que às vezes, para resolver um único problema, a gente se obriga a ligar pra 3 (ou mais) órgãos públicos diferentes. Será que só eu já passei por isso???

  • Em relação às dúvidas que tenham ficado entre o item E (o gabarito) e o item C:

    C) Ainda que a rede do governo ofereça acesso a informações sobre as políticas, os projetos e as ações governamentais, bem como sobre a tramitação de demandas dirigidas aos órgãos públicos ou de interesse do cidadão, falta a ela a integração necessária com os sistemas administrativos informatizados dos variados órgãos, limitando o acesso dos cidadãos às informações, principalmente quanto aos gastos governamentais.

    O erro está em dizer que existe esta limitação, além do mais os gastos governamentais ficam disponibilizados para acesso dos cidadão. Não importa se há eficiência ou não, na prática, importa a suficiência de informação disponível.

    Para acrescentar no que diz respeito sobre a integração:

    O governo brasileiro vem praticando uma política de incentivo à utilização da internet como maneira de melhor atender aos cidadãos em empresas, além de melhorar a governança pública.

    A coordenação destas ações no governo brasileiro é função do Comitê Executivo de Governo Eletrônico – CEGE. Este comitê elegeu como princípios de sua atuação:

    >> a promoção da cidadania como prioridade;

    >> a indissociabilidade entre inclusão digital e o governo eletrônico;

    >> a utilização do software livre como recurso estratégico;

    >> a gestão do conhecimento como instrumento estratégico de articulação e

    >> gestão das políticas públicas;

    >> a racionalização dos recursos; a adoção de políticas, normas e padrões

    comuns;

    >> a integração com outros níveis de governo e demais poderes.

     

    De acordo com Pinto e Fernandes, a implementação do programa do governo eletrônico abrange um conjunto de projetos e ações:

    ·        oferta de serviços e informações ao cidadão em meio eletrônico

    ·        a expansão e melhoria da infraestrutura de redes de comunicação

    ·        convergência e integração entre os sistemas e bases de dados

    ·        construção do marco legal e normativo para as transações eletrônicas

    Fonte: Curso Estratégia - Rodrigo Rennó


ID
831733
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Usuários querem mais serviços em sites de governo eletrônico (e-gov 27/08/2012) Os sites de governo eletrônico (e-gov) oferecem a informação de que o usuário precisa, mas nem sempre disponibilizam os serviços que necessita realizar, como pagamentos e emissão de documentos. A conclusão está em pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP. O trabalho da analista de sistemas Ieda Martins propõe um modelo para avaliação dos serviços de e-gov sob o ponto de vista dos cidadãos, pois o estudo verificou que a maioria dos modelos existentes focava prioritariamente os aspectos técnicos. “De modo geral, os usuários encontravam informações, mas desejavam realizar serviços e não conseguiam”, destaca a pesquisadora. “A principal recomendação para os sites que desejam aprimorar seus atendimentos é deixar de utilizar uma comunicação de mão única, do site para o cidadão, com fortes características informativas, e passar a investir em aspectos mais interativos que possam permitir uma comunicação de mão dupla entre site e cidadão, com maior oferta de serviços.” Ieda ressalta que os usuários sugeriram que seria importante haver um fórum de discussão, em que a pessoa pudesse postar suas dúvidas sem ter que ir pessoalmente a uma repartição pública. Outro pedido é uma maior oferta de serviços online nos sites, como guias de pagamento eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e emissão de documentos. “Os usuários ainda sugerem atendimento por chat (conversação por internet) e uma linguagem mais ao alcance do cidadão nos textos dos sites”, acrescenta. Texto adaptado:http://exame.abril.com.br/noticia/usuarios-queremmais-servicos-em-sites-de-governo-eletronico/imprimir. Acesso em 27/08/2012.

Um prefeito, interessado nos resultados dessa pesquisa, deseja melhorar as relações com os cidadãos, e convoca uma equipe para estudar a implantação de um e-govermment mais interativo e em consonância aos anseios da população. Assinale a alternativa que contempla o indicador mais apropriado para controlar os resultados da implantação do referido projeto:

Alternativas
Comentários
  • 6.3.4. Princípios/diretrizes do Governo Eletrônico
    Os princípios/diretrizes, apresentados a seguir, servem como guias gerais para implantação e operação do Governo Eletrônico no âmbito dos Comitês Técnicos de Governo Eletrônico, e em toda a Administração Pública Federal. Servem como referência para a estruturação das estratégias que devem orientar todas as ações de Governo Eletrônico, gestão do conhecimento e gestão das TIC no Governo Federal.

    • A prioridade do Governo Eletrônico é a promoção da cidadania

    • A inclusão digital é indissociável do Governo Eletrônico

    • O software livre é um recurso estratégico para a implementação do Governo Eletrônico

    • A Gestão do Conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico

    • O Governo Eletrônico deve racionalizar o uso de recursos

    • O Governo Eletrônico deve contar com um arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas

    • Integração das ações de Governo Eletrônico com outros níveis de governo e outros poderes

    PALUDO (2014)


ID
838897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de tecnologia da informação, comunicação e gestão de projetos públicos.


Os avanços tecnológicos têm gerado ferramentas mais acessíveis que incentivam o controle social e demandam novos aplicativos, no âmbito do governo eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • O item explora os conhecimentos do candidato sobre governo eletrônico e accountability.
    Os avanços tecnológicos têm indubitavelmente proporcionado maior accountability ou, em bom português, responsabilização dos agentes públicos, o controle da coisa pública pelo seu legítimo titular, os cidadãos.
    "Os avanços tecnológicos têm atingido também os governos. Assim, sistemas de informação têm sido implantados por governos e configurados como portais na internet, permitindo o acesso a uma grande quantidade de serviços online, dados e informações de interesse público". (Otávio Prado e Garcia Loureira – 2007, p. 356. appud LOPES, FRANCISCO CRISTIANO).
    Em exêmplo recente sobre a influência das novas tecnologias, houve o movimento “Veta, Lacerda”. Conforme informa o portal UOL, o povo forçou o prefeito de BH a vetar aumento de 61,8% nos salários dos vereadores.
    Também é digno de nota a Lei de Responsabilidade Fiscal que, em seu art. 48, parágrafo único, determina que a transparência será assegurada, dentre outros meios, pela disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.
    Item certo.
  • (CERTO) O ACONTROLE SOCIAL NÃO QUER DIZER CONTROLE DA SOCIEDADE, E SIM, O QUE A SOCIEDADE TEM ACESSO.

  • Os avanços tecnológicos possibilitam um aprimoramento dos serviços públicos e da transparência das ações governamentais. Isso gera um ambiente mais propício ao controle social, certamente. Além disso, essas novas tecnologias facilitam a criação de aplicativos que trabalham com dados públicos.

     

    O gabarito é questão certa.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Os avanços tecnológicos tem permitido a expansão das ferramentas de governo eletrônico, as quais fomentam o controle social e o exercício da cidadania.


ID
928819
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito dos sistemas de informação no governo, analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A automação de processos para a prestação de serviços on line ao cidadão deve ocorrer independentemente do nível tecnológico da organização e do processo de maturidade dos sistemas corporativos.

( ) Na era do conhecimento e da informação, a sociedade e as organizações precisam se ajustar às rápidas mudanças tecnológicas e compartilhar o conhecimento por meio da tecnologia.

( ) O processo de dimensionamento dos sistemas de informação deve procurar desprender-se das características sociais e culturais das organizações a que irão servir.

( ) As organizações públicas precisam projetar sistemas que possam prover serviços à sociedade e no ambiente interno proporcionar aos gestores públicos informações necessárias para a gestão dos processos e tomada de decisão baseadas em análises e fatos.

Alternativas
Comentários
  • Conforme pesquisa no site https://www.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/9485_D.pdf

    A primeira afirmação é falsa, a automação depende do nível tecnológico e da maturidade dos sistemas corporativos. Primeiro, é preciso conferir à organização os meios necessários para o desempenho dos serviços automatizados. 

    A segunda afirmação é verdadeira, bem básica, as organizações precisam utilizar a tecnologia para compartilhar o conhecimento e devem se adaptar às rá- pidas mudanças. 

    A terceira afirmação é falsa, não há como não considerar as características sociais e culturais. Por exemplo, organizações podem ter culturas mais fechadas em relação ao compartilhamento da informação, cada departamento trata como um bem pessoal. 

    A quarta afirmação é verdadeira, os sistemas de informação devem servir tanto a público externo quanto ao interno. 

    Gabarito: E.  

  • GABARITO: LETRA E

    (F) A automação de processos para a prestação de serviços on line ao cidadão deve ocorrer independentemente do nível tecnológico da organização e do processo de maturidade dos sistemas corporativos.

    (V) Na era do conhecimento e da informação, a sociedade e as organizações precisam se ajustar às rápidas mudanças tecnológicas e compartilhar o conhecimento por meio da tecnologia.

    (F) O processo de dimensionamento dos sistemas de informação deve procurar desprender-se das características sociais e culturais das organizações a que irão servir.

    (V) As organizações públicas precisam projetar sistemas que possam prover serviços à sociedade e no ambiente interno proporcionar aos gestores públicos informações necessárias para a gestão dos processos e tomada de decisão baseadas em análises e fatos.


ID
971467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A administração pública brasileira evoluiu muito no último século.Abandonou o patrimonialismo,embora ainda persistam alguns traços desse modelo, e cada vez mais o país se aproxima do gerencialismo. No que se refere à administração pública, julgue os itens subsecutivos.


A última reforma administrativa amplamente divulgada pelo governo, em meados da década de 90 do século passado, recebeu de todos os setores da sociedade críticas que podem ser explicadas por dois principais motivos: a resistência ao novo e o fato de o Estado não ser visto, historicamente no Brasil, como um órgão que se coloca ao lado da sociedade, mas acima dela.

Alternativas
Comentários
  • CERTA. 
    Em 1995, com o governo de Fernando Henrique houve a reforma administrativa do Estado, com grande foco na privatização. Nesse período da administração teve forte resistência pelos motivos explicados na questão.
    http://www.iapcursos.com/publicacoes/show_news.php?subaction=showfull&id=1374755839&archive=&template=testenot
  •  A afirmação da questão está correta. Primeiro ponto a questão está certa ao falar sobre "a resistência ao novo" que é desencadeada por toda e qualquer mudança gerando o receio do desconhecido e foi o que ocorreu no processo de mudança na busca pela reforma do Estado na década de 90. O segundo ponto está certo quando mostra "a má visão que se tem do Estado" e isso é resultado de anos e anos de decisões e posicionamentos tomados de forma errada e sem planejamento pelo poder público, no qual pode ser visto pela situação no final dos anos 80 e início dos 90 que foram marcados pelo acirramento da crise fiscal, pelo descontrole inflacionário e pela formação de um consenso sobre a ineficiência do setor público. A burocracia - enquanto corpo de funcionários - passou a se constituir no alvo por excelência das críticas ao Estado. Colocou-se em evidência o déficit público e a necessidade de repensar o papel do Estado, assim como se imputava o aumento por demandas melhores de serviços sociais. O período caracterizou-se pelas críticas ao modelo de Estado intervecionista e empresarial e um apelo á modernização e com isso em 1995, foi instituído o Plano Diretor da Reforma do Estado- PDRAE com um novo modelo baseado na redefinição do papel do estado e busca da admnistração por resultados.

    http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043326.pdf 
    Reforma do aparelho de Estado no Brasil: uma comparação entre as propostas dos anos 60 e 90
  • Olá pessoal, (16/08/2013)

     Segundo gabarito definitivo postado no site do CESPE esta questão foi
    ANULADA.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_escrivao/arquivos/Gab_Definitivo_DPF13ESC_001_01.PDF
     

  • O erro da questão está em afirmar que recebeu crítica de todos os setores da sociedade.
  • O colega acima está correto em sua observação; e a questão foi ANULADA porque o edital não previu ALTERAÇÃO de gabarito. Engraçado é a pessoa comentar uma questão baseada somente no gabarito do site.
  • Anulada.

    Justificativa da banca:


    A redação do item generaliza quando menciona que as reformas citadas sofreram críticas de “todos” os setores da sociedade.
    Dessa forma, optar-se-ia pela alteração do gabarito.
    Porém, conforme previsto em edital, no tópico 18.6.1, existe a possibilidade apenas de anulação dos itens.
    Diante disso, 
    opta-se pela anulação
    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
  • De todos os setores da sociedade é muito. Acho que pelo menos para grande parte da população, medidas que visem melhorar o serviço público, sempre são bem vindas.

  • Todos por óbvio nunca será porque é sempre é claro generalista. Até porque houveram "setores" que não perderam nada com isso, por isso foi anulada. Mas já vi questão que não foi anulada por isso. Concurso é sempre tiro no escuro e sorte.


ID
1088464
Banca
FGV
Órgão
CGE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A política de governo eletrônico está baseada em normas que priorizam a cidadania. Assinale a alternativa que apresenta os fundamentos dessas normas.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais. No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; e na integração com parceiros e fornecedores. O que se pretende com o Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente. 

    Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br.  Acesso em: 04 de abril de 2009. 


    Gabarito: A

  • A questão cobra quais são as frentes fundamentais que devem nortear as ações do Governo Eletrônico. As diretrizes do e-gov atuam nas seguintes frentes fundamentais:
    ✓ Junto ao cidadão;
    ✓ Na melhoria da sua própria gestão interna;
    ✓ Na integração com parceiros e fornecedores.


    Desse modo, a letra A está descrevendo de maneira correta as frentes fundamentais do governo eletrônico e é o gabarito da banca.

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     

  • Governo Eletrônico - foca na transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.

  • O governo eletrônico baseia-se em três ideias fundamentais: participação do cidadão, melhoria do gerenciamento interno e integração com parceiros e fornecedores.

    Gabarito: A

  • Gab.A

    Obrigada, meu Deus! ia mudar, mas desistir.


ID
1108183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação às práticas recentes da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A adoção do governo eletrônico no Brasil é resultado das transformações do papel do Estado e da busca por mecanismos de transparência e controle social.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    De acordo com José Maria Jardim, o governo eletrônico expressa uma estratégia pela qual o aparelho do Estado faz uso das novas tecnologias para oferecer melhores condições de acesso à informação e serviços governamentais à sociedade, aumentando a qualidade desses serviços e garantindo maiores oportunidades de participação social no processo democrático.

    Com as novas ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é possível, além de disponibilizar serviços, prestar informações, fomentando a transparência e o controle social.

    Dessa forma, pode-se dizer que a adoção do governo eletrônico no Brasil é resultado das transformações do papel do Estado e da busca por mecanismos de transparência e controle social.

    http://www.tecconcursos.com.br/artigos/comentarios-da-prova-da-suframa-recursos-apu
  • O governo eletrônico tem na cidadania seu principal objetivo, visto que através dele a sociedade fica mais próxima das ações estatais e pode assim desempenhar seu papel no controle social e também tem acesso aos mais diversos serviços que o Estado disponibiliza em seus portais, sites, etc... Através do GE aumenta-se a transparência e consequentemente o Accountability! (Desculpem a explicação grosseira...)

  • CORRETO 

     

    Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC como ferramenta DE GESTÃO que propicia a melhoria dos processos internos, o aumento da transparência, ela accountability, do controle social, ataca a corrupção e trabalha a e-Governança. ELISABETE/LIMA

  • A adoção do governo eletrônico no Brasil realmente implica em uma postura mais moderna do Estado brasileiro perante seus cidadãos e está associado  emergência de temas como o controle social e a maior transparência, bem como a accountability. É através do e-gov que o Estado tem possibilitado essa maior transparência, que por sua vez capacita o cidadão a cobrar e fiscalizar as ações governamentais.

     

    O gabarito, deste modo, é questão certa.

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • A implantação do governo eletrônico ocorreu, dentre outros fatores, em virtude do esforço que a Administração Pública realizou para incorporar os princípios do modelo gerencial, dentre os quais se destacam: transparência, cidadania, controle social, accountability

    Gabarito: CERTO


ID
1117621
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

0 governo deve incorporar, na sua gestão, ferramentas que o possibilitem acompanhar as empresas na era da informação. Cada vez mais é necessária a ampliação da oferta de serviços públicos por meio de canais eletrônicos. Sobreira Netto (2007 apud Ormond, 1999 apud Diniz 2000) aponta as seguintes pré-condições fundamentais para uma reforma de sucesso na direção do governo eletrônico (e-gov):

I. Pressão e apoio externo.
II. Vontade pública.
III. Estimativa dos riscos.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Uma das poucas referências que pude encontrar sobre o tema: 

    Para Sobreira Netto, o governo eletrônico se define por ser "um governo ágil e aberto para melhor atender à sociedade, utilizando-se da telemática (TI e telecomunicações) para ampliar a cidadania, aumentar a transparência da gestão pública, facilitar o controle popular do poder público e democratizar o acesso do cidadão aos meios eletrônicos". Além disso: 

    "Uma questão a ser ressaltada é a de que Governo Eletrônico não é apenas uma questão de tecnologia. De acordo com Pinho, Iglesias e Souza (2005), o governo eletrônico não pode ser visto apenas do ângulo técnico, entendido apenas como uma possibilidade e aperfeiçoamento tecnológico. Assim, o governo eletrônico não é a mera introdução dos dispositivos das TICs, cada vez mais aperfeiçoados e sofisticados, mas também deve contemplar a vasta gama de possibilidades de interação e participação entre governo e sociedade e do compromisso de transparência por parte dos governos.  Apresentando esse maior grau de interação e possibilidades, o governo eletrônico entra no que muitos autores descrevem como sendo a sua configuração ampliada. A forma ampliada de governo eletrônico não nega as conquistas reivindicadas pela informatização parcial das atividades fim e meio da administração pública (forma restrita), mas passa a considerar o papel protagonista da sociedade civil, através dos cidadãos e/ou de movimentos sociais, de acompanhar, aferir, controlar o governo (de maneira mais geral, o próprio Estado) e ainda de tomar um papel propositivo. Esta definição está profundamente amarrada à questão da transparência, o que demanda não só um papel democrático do governo, mas também uma capacidade política da sociedade civil". 

    Martins, Daniel de Araújo; Ramos, Anatália Saraiva Martins. Conceitos de Governo Eletrônico e Governança Eletrônica: Confrontação e Complementaridade. In: Encontro de Administração Pública e Governança, Salvador, Bahia, 12 a 14 de novembro de 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnAPG305.pdf>.   

  •  

    Citando Ormond, Diniz aponta quatro pré-condições fundamentais para uma reforma administrativa de sucesso na direção do governo eletrônico:

    1 ª- vontade política; (e não pública como dizia a questão)

    2 ª- integração entre planejamento e implantação;

    3 ª- estimativa dos riscos;

    4 ª- pressão e apoio externo.

     

    FONTE: PÁGINA 5 DESSA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO FRANCISCO SOBREIRA NETTO: http://pos.unifacef.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Francisco-Sobreira-Netto.pdf


ID
1152301
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem produzido inovações no âmbito da ação política, suscitado a formulação de conceitos que buscam explicar essas inovações e gerado um amplo debate acerca dos seus potenciais e limites. Diante disso, analise as afirmações a seguir:

I. Por e-democracia entende-se o ramo de estudo que se interessa pela incorporação de mecanismos digitais nas práticas democráticas e seu impacto nas instituições políticas. Por e-gov entende-se o uso de tecnologia, seja para processos internos de gestão, seja para fins de prestação de serviços para a sociedade, ambos considerados instrumentos para fins de eficiência do Estado

II. Podem-se estabelecer, pelo menos, duas classes de experiências de e-democracia: 1) a que envolve ações realizadas pela sociedade com objetivos políticos ou cívicos, mas sem interação formal com o Estado - denominada de e-democracia não institucional; 2) as organizadas e providas por alguma entidade do Estado – denominadas de institucionais – cujo fundamento é a viabilização de formas variadas de colaboração entre sociedade e Estado, principalmente no processo de formulação e implementação de polícas públicas

III. Os projetos de participação digital, desenvolvidos e implementados em instituições públicas, bem como as mudanças aceleradas da nova era da informação, geram novas demandas internas às organizações, com maior ou menor impacto na burocracia, de acordo com a complexidade e o alcance do projeto. O advento da internet e o desenvolvimento tecnológico criam tensão crescente entre a nova lógica de fluidez da informação e da interação social com a solidez das instituições públicas baseadas no modelo weberiano de organização administrativa hierárquica e procedimental.

IV. A qualidade, relevância e pertinência do conteúdo da participação, e o nível de engajamento, de representtividade e de escala de participação dependem da forma da interface bem como do contexto social, político e organizacional. Tais elementos interferem no processo de interação e são determinantes para os resultados da participação.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1210291
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Portal do Tribunal de Contas do Ceará na Internet é um exemplo de governo eletrônico (E-Gov), por provocar transformações profundas nos relacionamentos. Os relacionamentos mantidos pelo Tribunal com os cidadãos e com os demais órgãos governamentais denominam-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB:C
    GovernoXCidadão e GovernoXGoverno
    Errado:
    a)GovernoXGoverno e GovernoXNegocios(compras governamentais, licitação... com os fornecedores)
    b) GovernoXNegocios e CidadãoXGoverno(?)
    d) Negocios(business) e CidadãoXGoverno(?)
    e) CidadãoXGoverno(?) e GovernoXNegocios

  • A questão cita duas situações e pede que relacionemos com as opções descritas nas alternativas. A primeira se trata do relacionamento do Tribunal de Contas com os cidadãos. Desta forma, é o governo lidando com o cidadão (G2C), não é mesmo?

     

    Só esta informação já seria suficiente para “matarmos” a questão, pois não existe alternativa além da C que tenha o G2C como o primeiro relacionamento. Já a outra situação descreve o relacionamento do TCE com outros órgãos governamentais. Portanto, trata-se de uma relação de governo com governo (G2G).

     

    Gabarito: C

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     

  • O enunciado descreve dois tipos de relacionamento: a) Tribunal com o cidadão (Governo para Cidadão – G2C); b) Tribunal com demais órgãos governamentais (Governo para Governo – G2G). Assim, temos como correta a alternativa C.

    Gabarito: C  

  • Gabarito: C

    Government to Government (G2G):

    G2G, quando se trata de uma relação intra ou intergovernos;

    Government to Business (G2B):

    G2B caracterizado por transações entre governos e fornecedores e

    Government to Citizen (G2C):

    G2C envolvendo relações entre governos e cidadãos.

  • Government to Government (G2G): Governo com Governo

    Government to Business (G2B): Governo com Negócios

    Government to Citizen (G2C): Governo com Cidadão


ID
1255399
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere às diretrizes básicas para o governo eletrônico no caso brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Significado de Dispêndio

    s.m. Gasto, despesa ou consumo; o valor que se gasta; aquilo que se consome: dispêndio de dinheiro público.
    P.ext. Despesa exagerada; prejuízo: aquele negócio foi um dispêndio de energia!

    Fonte: http://www.dicio.com.br/dispendio/

  • Alternativa (e)


    5 - O Governo Eletrônico deve racionalizar o uso de recursos


    O governo eletrônico não deve significar aumento dos dispêndios do governo federal na prestação de serviços e em tecnologia da informação. Ainda que seus benefícios não possam ficar restritos a este aspecto, é inegável que deve produzir redução de custos unitários e racionalização do uso de recursos.

    Grande parte das iniciativas de governo eletrônico pode ser realizada através do compartilhamento de recursos entre órgãos públicos. Este compartilhamento pode se dar tanto no desenvolvimento quanto na operação de soluções, inclusive através do compartilhamento de equipamentos e recursos humanos. Deve merecer destaque especial o desenvolvimento compartilhado em ambiente colaborativo, envolvendo múltiplas organizações.


    FONTE: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios

  • ENUNCIADO - Quanto às diretrizes básicas para o governo eletrônico, assinale a alternativa correta:

     

    F - a) A política do governo eletrônico é baseada na visão de usuários como clientes.

    A política do governo eletrônico é baseada na visão de usuários como cidadãos, não clientes.

     

    F - b) A inclusão digital deve ser tratada como elemento acessório do governo eletrônico.

    A inclusão digital não deve ser vista como um “elemento acessório”, mas sim como um elemento importante.

     

    F - c) A implantação do software livre é obrigatória em todas as circunstâncias.

    O software livre é indicado, não tornado como obrigatório. Ou seja, é encorajado seu uso, mas ele não é uma obrigação.

     

     

    F - d) O conhecimento armazenado deve ser descentralizado em unidades independentes e autônomas.

    O conhecimento armazenado deve ser compartilhado e não descentralizado em unidades independentes e autônomas.

     

    V - e) O governo eletrônico deve ser implementado sem aumento dos dispêndios do governo.

    O governo eletrônico não deve representar aumento de despesas.

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     

  • Alternativa A. Errado. A política do governo eletrônico é baseada na visão de cidadão (PSO) e não de clientes (Cosumerism).

    Alternativa B. Errado. A inclusão digital é indissociável do Governo Eletrônico.

    Alternativa C. Errado. O software livre deve ser priorizado, contudo, não é obrigatório em todas as circunstâncias, posto que nem sempre existe um software com essas características disponível.

    Alternativa D. Errado. A gestão do conhecimento pressupõe o compartilhamento de informações e práticas pelas unidades.

    Alternativa E. Correto. O governo eletrônico deve racionalizar o uso de recursos e não deve implicar em aumento de gastos.

    Gabarito: E


ID
1443406
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As ações para a implantação do Governo Eletrônico no Brasil surgiram em 2000, avançando, posteriormente, por meio de um conjunto de diretrizes que atua em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; na integração com parceiros e fornecedores. A primeira prioridade estabelecida, a partir das diretrizes, é

Alternativas
Comentários
  • 1 - A prioridade do Governo Eletrônico é a promoção da cidadania

    A política de governo eletrônico do governo brasileiro abandona a visão que vinha sendo adotada, que apresentava o cidadão-usuário antes de mais nada como “cliente” dos serviços públicos, em uma perspectiva de provisão de inspiração neoliberal. O deslocamento não é somente semântico. Significa que o governo eletrônico tem como referência os direitos coletivos e uma visão de cidadania que não se restringe à somatória dos direitos dos indivíduos. Assim, forçosamente incorpora a promoção da participação e do controle social e a indissociabilidade entre a prestação de serviços e sua afirmação como direito dos indivíduos e da sociedade.

    Essa visão, evidentemente, não abandona a preocupação em atender as necessidades e demandas dos cidadãos individualmente, mas a vincula aos princípios da universalidade, da igualdade perante a lei e da eqüidade na oferta de serviços e informações.


    fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios

  • GABARITO: B 

    GOVERNO ELETRÔNICO

    É um conjunto de instrumentos utilizado pelo governo para aplicar suas políticas públicas e proporcionar maior controle social. Foi inaugurado em 2000 no governo FHC e utilizado como ferramenta administrativa. Em contrapartida, abandonado pelo governo Lula e utilizado somente como controle social.

    Diretrizes

    §  Participação do cidadão

    §  Melhoria do gerenciamento interno do Estado

    §  Integração com parceiros e fornecedores

  • Entre os principais objetivos do Governo Eletrônico destacam-se a transparência das ações e decisões e a democratização da informação, possibilitando a participação da sociedade nas tomadas de decisões e ações governamentais (Pinho, 2008). Cavalli (2009) acrescenta as melhorias dos processos internos administrativos entre os objetivos de maior importância. Para a TecGov/ Fundap (2007, p.3), os objetivos mais importante do e-gov são:

    • Melhorar o relacionamento com o cidadão por quaisquer meios digitais.
    • Melhorar a qualidade dos serviços públicos, com atuação integrada dos organismos públicos.
    • Proporcionar maior transparência, contribuindo para redução das possibilidades de corrupção.
    • Proporcionar serviços básicos - tributos, impostos e taxas - mais eficazes e mais efetivos.

    Dentre todos os objetivos, o mais almejado são as novas possibilidades de interação e relacionamento entre governo e sociedade, de modo a possibilitar o aumento da transparência e a participação popular (Pinheiro, 2008). Entretanto, o relacionamento entre governo e sociedade envolve diversos públicos. Apresentar o público-alvo apenas como sociedade é muito simplista diante dos diversos atores existentes e da ampla atuação que o Governo pode ter.


ID
1545082
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre a Infraestrutura de Dados Abertos (INDA), o Decreto de 15 de setembro de 2011 instituiu o Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto destinado a promover ações e medidas que visem ao incremento da transparência e do acesso à informação pública, à melhoria na prestação de serviços públicos e ao fortalecimento da integridade pública. Em seu art. 2º, o Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto contemplará iniciativas, ações, projetos, programas e políticas públicas voltados para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - Decreto 15/2011

    Art. 2o O Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto contemplará iniciativas, ações, projetos, programas e políticas públicas voltados para:

    I - o aumento da transparência;

    II - o aprimoramento da governança pública;

    III - o acesso às informações públicas;

    IV - a prevenção e o combate à corrupção;

    V - a melhoria da prestação de serviços públicos e da eficiência administrativa; e

    VI - o fortalecimento da integridade pública.


  • Apesar de o decreto citado no enunciado já ter sido revogado pelo Decreto 10.180/2019, a redação do novo decreto é bem parecida quanto aos planos de ação:

     Art. 3º Os planos de ação nacionais sobre governo aberto contemplarão iniciativas, ações, projetos, programas e políticas públicas destinadas:

         I - ao aumento da transparência;

         II - ao aprimoramento da governança pública;

         III - ao acesso às informações públicas;

         IV - à prevenção e ao combate à corrupção;

         V - à melhoria da prestação de serviços públicos;

         VI - à eficiência administrativa; e

         VII - ao fortalecimento da integridade pública.

    Gabarito A


ID
1545115
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A primeira versão da Estratégia Geral de Tecnologiada Informação (EGIT) foi elaborada em 2008, vigorando a partir de 2009. Era a origem para o modelo de governança do SISP, sendo sintetizada como transição e pautada nasseguintes metas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma questão que eu tenho minhas dúvidas se vale a pena estudar nesse nível... Saber as metas do EGTI??? Melhor decorar outras coisas mais importantes para a prova...
  • SISP- Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

    Objetivo de organizar a operação, controle, supervisão e coordenação dos recursos de tecnologia da informação da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

    Não dispõe sobre a gestão da segurança da informação.

  • Gabarito B - Gestão da Segurança da informação.


ID
1545118
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Relacione os valores da EGTI às respectivas características

1. Colaboração.
2.Inovação.
3.Foco em resultados
4.Valorização das pessoas.
5.Sustentabilidade.
6.Liderança.
7.Transparência.
8.Confiança.

( ) Buscar sempre a efetividade na geração de valor para as instituições governamentais.

( ) Assegurar que a informação, as ações e os recursos de TI sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos, socialmente justos e culturalmente aceitos.

( ) Promover um ambiente criativo, que propicie o desenvolvimento de ações inovadoras.

( ) Promover um ambiente propício à integração e realização coletiva dos projetos e ações propostos, favorecendo o compartilhamento de soluções e do conhecimento.

( ) Assegurar ações que garantam a credibilidade entre os órgãos do sistema.

( ) Incentivar a cultura da publicidade das ações governamentais, com honestidade e respeito, propiciando maior credibilidade à sociedade e ao próprio governo.

( ) Garantir o reconhecimento da relevante atuação das pessoas nas ações do SISP.

( ) Atuar como protagonista na condução das ações estratégicas para o SISP.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • toma no rahbo

  • Matei a questão analisando as opções.

    ( 8 ) Assegurar ações que garantam a credibilidade entre os órgãos do sistema. - Confiança.

    ( 7 ) Incentivar a cultura da publicidade das ações governamentais, com honestidade e respeito, propiciando maior credibilidade à sociedade e ao próprio governo. - Transparência.


ID
1545157
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Instrução Normativa nº 1/2008 do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR) (D.O.U. 18/06/2008) trata da Gestão de Segurança e Disciplina a Gestão de Segurança da Informação e Comunicações na Administração Pública Federal, direta e indireta. São delegadas competências ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), ao Comitê Gestor de Segurança da Informação e ao Comitê de Segurança da Informação e Comunicações, entre outros. Assinale aalternativa que apresenta uma das competências do Comitê de Segurança da Informação e Comunicações.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Art. 6º Ao Comitê de Segurança da Informação e Comunicações, de que trata o inciso VI do art. 5º, em seu âmbito de atuação, compete:

    I - assessorar na implementação das ações de segurança da informação e comunicações;

    II - constituir grupos de trabalho para tratar de temas e propor soluções específicas sobre segurança da informação e comunicações; 

    III - propor alterações na Política de Segurança da Informação e Comunicações; e

    IV - propor normas relativas à segurança da informação e comunicações.


ID
1576681
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido adotadas no setor público por meio do governo eletrônico. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que o governo eletrônico

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) PALUDO apud outros doutrinadores:  Embora Albertin e Albertin (2007) afirmem que “os benefícios do uso de TI podem ser definidos como custo, produtividade, flexibilidade, qualidade e inovação”, podemos citar os seguintes benefícios proporcionados pelas TI:

    • redução do custo das operações e aumento da produtividade;

    • provimento de subsídio aos gestores para a elaboração de estratégias;

    • facilidade e rapidez no desenvolvimento de atividades burocráticas;

    • facilidade na gestão dos meios de produção e dos negócios;

    • agilidade nos processos de comunicação e coordenação interna e externa;

    • aumento na qualidade de produtos e serviços;

    • facilidade na circulação de informações intra e interorganizacionais;

    • auxílio no processo de tomada de decisão;

    • auxílio no controle de atividades descentralizadas em vários níveis hierárquicos.

  • A palavra "exclusivamente" deixa a alternativa "d" errada.

  • Errada letra d.

    Pois permite aos cidadãos acesso a serviços e informações do Estado, bem como, entre o Estado e seus fornecedores, e entre organizações (estatais).

  • Gabarito: Letra D


    No meio público, inicialmente as primeiras ações de Tecnologia da Informação estavam voltadas essencialmente ás questões operacionais e internas. Contudo, hoje em dia, pode-se afirmar que estes recursos são utilizados de igual maneira para o ambiente interno e para o ambiente externo (relacionamento com a sociedade)



  •  

    Letra "D" = O Governo Eletrônico não pode ser entendido EXCLUSIVAMENTE como a informatização da comunicação dos governos com o público externo. 

  • gabarito D

     

    O Governo Eletrônico (E-gov) possui duas vertentes: uma interna e
    outra externa.
    Na vertente interna, o E-gov possibilita a aplicação de
    tecnologias de informação e comunicação para melhoramento da gestão
    pública e sua eficiência através da redução dos custos e da melhoria dos
    processos internos da organização. No front externo, ele possibilita que os
    cidadãos possam participar mais ativamente da administração, dando opiniões,
    controlando a gestão e seus resultados, e até mesmo recebendo a prestação
    de diversos serviços públicos no meio virtual.

  • Tecnologias da informação e comunicação é uma expressão que se refere ao papel da comunicação (seja por fios, cabos, ou sem fio) na moderna tecnologia da informação. Entende-se que TIC consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de computadores, rede, telemóveis, bem como todo software necessário. Em outras palavras, TIC consistem em TI bem como quaisquer formas de transmissão de informações[1] e correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres

     Atividades internas dos órgãos públicos. 

     

    São instrumentos de informatização da comunicação entre os governos e o público externo. 

  •  

    As ações do programa de Governo Eletrônico (eGOV) priorizam o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, visando ampliar o debate e a participação popular na construção das políticas públicas, como também aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas prestadas.

    A política de Governo Eletrônico do Estado brasileiro segue um conjunto de diretrizes baseado em três ideias fundamentais: participação cidadã; melhoria do gerenciamento interno do Estado; e integração com parceiros e fornecedores.

    Transformar a relação do governo com a sociedade e promover interatividade com cidadãos, empresas e órgãos governamentais melhora o processo de democratização do país, dinamiza os serviços públicos e proporciona uma administração pública mais eficiente, já que, agora, a sociedade possui instrumentos para se manifestar junto às ações governamentais.

    https://www.governodigital.gov.br/EGD/historico-1/historico

  • A única alternativa errada é a alternativa D, a qual limita a abrangência do governo eletrônico.O governo eletrônico pode ser adotado no relacionamento da administração pública com diferentes atores. Classicamente, temos quatro relacionamentos intermediados pelo governo eletrônico:

    §   Governo para Governo (G2G – Goverment to Goverment) – Relações estabelecidas dentro do próprio governo seja de forma horizontal (ministérios, secretarias, departamentos), seja de forma vertical (entre os diferentes entes políticos: União, Estados, DF e Municípios).

    §   Governo para Cidadão (G2C – Goverment to Citizen) – Envolve a interação entre o governo e o cidadão, seja para a prestação de serviços público, seja para a disponibilização de informações, seja para participação da sociedade na gestão pública.

    §   Governo para Negócio (G2B – Goverment to Business) – Relações entre e a administração pública e seus fornecedores. Nessa área, temos ampla utilização do governo eletrônico para realização de licitações, cadastramento de fornecedores, divulgação de compras governamentais, etc.

    §   Governo para Agente (G2E – Goverment to Employee) – Contempla a interação entre a administração pública e o agente público, especialmente no que se refere à disponibilização de informações e prestação de serviços. O exemplo mais comum nessa relação é a intranet.


ID
1584016
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em 2008, a Organização das Nações Unidas publicou um relatório sobre a evolução do governo eletrônico (In: UN e-government survey: from e-government to connected governance. New York: United Nations, 2008). Considere os seguintes estágios da evolução do governo eletrônico:


I. Governos disponibilizam serviços online, como download de formulários, para pagamento de taxas.


II. Governos introduzem mecanismos de interação entre cidadãos e governo, nos quais a transação é online.


III. Lançamento de websites oficiais de órgãos públicos com informações básicas e estáticas.


IV. Governos apresentam informações sobre políticas públicas e governança por meio de links com arquivos acessíveis aos cidadãos, como leis e relatórios.


V. Governos tornam-se entidades conectadas que respondem às demandas dos cidadãos por meio de um escritório de desenvolvimento integrado.


Os estágios estão ordenados de forma crescente, do estágio mais simples ao mais complexo, em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Parabéns à Fundação Carlos Chagas que coloca um item acadêmico sem apontá-lo ou mencioná-lo no anexo de conteúdo programático. Cada vez mais as bancas têm optado por esse método para blindar seus gabaritos. FGV, CESPE, ESAF (essa já era pioneira)...

    No ano de 2000, o Garner Group e pela Umic apresentaram um modelo composto de quatro fases (Backus, 2001):

    1 - Presença na Internet / Informação: Sítios que disponibilizam informação básica ao público e para outros órgãos. A forma dos primeiros sítios governamentais é idêntica a de livretos informativos, cuja extensão pode variar de apenas uma página até todo o conteúdo pertinente ao governo.

    2 - Interação: Disponibilização em linha de informação crítica e formulários, em que é possível os interessados contatarem a entidade por meio do correio eletrônico, utilizar mecanismos de procura por informação. Internamente, o governo utiliza redes, intranets e correio eletrônico para se comunicar e trocar informações. No entanto, a finalização das transações ainda é feita por meios físicos, como a entrega de documentos no em escritórios.

    3 - Transação bidirecional: Sites com aplicações informatizadas que os usuários operam sem assistência. As transações são realizadas completamente ‘on-line’, o que torna esta fase complexa, pois há necessidade de segurança e personalização para efetuar as transações. Internamente, os processos devem ser redesenhados para oferecer serviços de qualidade. È necessário que o governo crie a legislação regulamentando as transações ‘online’

    e os certificados digitais.

    4 – Transformação: A prestação de serviços públicos e as operações do próprio Estado são redefinidas. O governo eletrônico revolucionará as relações entre governo, administração pública, cidadãos e empresas. O objetivo final é oferecer um ponto de contato único para todos os serviços. Há uma necessidade de mudança drástica de cultura, processos e responsabilidades nas relações internas governamentais 

  • Da série: questões absurdas FCC!!

  • Complementando nossa amiga Andrea Duarte: Episódio: "acredite se quiser"

  • Segundo documento da ONU, os estágios de implantação do governo eletrônico compreendem os seguintes estágios:

    Estágio I – Surgimento – Lançamento de websites oficiais de órgãos públicos contendo informações básicas e estática, links e pouca interação

    Estágio II – Aprimoramento – Governos apresentam mais informações sobre políticas públicas e governança. Apresentação de links com arquivos acessíveis aos cidadãos, como atas, leis, boletins e regulações.

    Estágio III – interação – Governos disponibilizam serviços online como o download de formulários e impressão de boletos. Além disso, portais incluem serviços de conveniência para os cidadãos.

    Estágio IV – Transação – Governos começam a se transformar através da introdução de mecanismos de interação entre cidadãos e governo. Todas as transações de serviços passam a ser realizadas online.

    Estágio V – Conexão – Governos tornam-se entidades conectadas que respondem às demandas dos cidadãos através de um escritório de desenvolvimento integrado. Além disso, a participação online e o engajamento dos cidadãos são estimulados pelos governos no processo de tomada de decisões.


    GABARITO LETRA D

    III - SURGIMENTO

    IV- APRIMORAMENTO

    I - INTERAÇÃO

    II - TRANSAÇÃO

    V - CONEXÃO

  • SÓ EU MARQUEI A B?

  • Bem, como sou de TI, foi fácil por conhecer a tecnologia Web e sua evolução desde o meio da década de 90, quando chegou a Internet ao público em geral, mas não sei na visão de quem não é de TI.

    Isso tava no conteúdo programático? Como a pessoa chegaria a esse conteúdo?

  • Segundo o documento citado da Organização das Nações Unidas (ONU), as evoluções do governo eletrônico compreendem os seguintes estágios:

    Estágio I – Surgimento – Lançamento de websites oficiais de órgãos públicos contendo informações básicas e estáticas, links e pouca interação.

    Estágio II – Aprimoramento – Governos apresentam mais informações sobre políticas públicas e governança. Apresentação de links com arquivos acessíveis aos cidadãos, como atas, leis, boletins e regulações.

    Estágio III – Interação – Governos disponibilizam serviços online como o download de formulários e impressão de boletos. Além disso, portais incluem serviços de conveniência para os cidadãos.

    Estágio IV – Transação – Governos começam a se transformar através da introdução de mecanismos de interação entre cidadãos e governo. Todas as transações de serviços passam a ser realizadas online.

     Estágio V – Conexão – Governos tornam-se entidades conectadas que respondem às demandas dos cidadãos através de um escritório de desenvolvimento integrado. Além disso, a participação online e o engajamento dos cidadãos são estimulados pelos governos no processo de tomada de decisões.

    Logo, temos III - IV - I - II - V.

  • Devo estar velha pq respondi de acordo com minha experiência vendo a internet crescer kkkkkk

ID
1603564
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Observa-se na atualidade o crescente uso dos meios eletrônicos para transações, tais como contratos e compras governamentais.
Um dos recursos usados é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O pregão é a modalidade de licitação mais utilizada pela Administração nas compras e aquisições de material, principalmente em sua forma eletrônica, que dá mais agilidade e dinamismo, com menos custos e mais eficiência na gestão das compras e na transparência dos certames.

  • PALUDO (2013) — Destaque-se, ainda, que em 2005 foi instituído o “pregão eletrônico”, obrigatório para a aquisição de bens e serviços comuns no âmbito do Poder Executivo. Essa modalidade de licitação é realizada de forma online via internet, e todos os fornecedores cadastrados (portal Comprasnet/Sicaf) podem participar da licitação, independentemente da localização geográfica ou física de suas empresas. Os resultados dessas aquisições são disponibilizados em tempo quase real no Comprasnet.

  • Questão tosca. Foco no que importa!

  • Desde quando o pregão eletronico é um recurso?


ID
1676188
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Conforme Guia Livre, assinale a explicação INCORRETA de uso para ferramentas baseadas em software livre, utilizadas para tarefas de gestão de processos administrativos e gerenciais.

Alternativas
Comentários
  • Internet Explorer não é um software livre

     

    Resposta: Letra b

  • Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

    Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.


ID
1683766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com base na política de governo eletrônico (e-GOV) e nos padrões utilizados, julgue o item subsequente.

A política de governo eletrônico brasileira (e-GOV) segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes. 1 !junto ao cidadão; 2 ! na melhoria da gestão interna; e 3 ! na integração com parceiros e fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/padroes-brasil-e-gov

    A adoção de meios eletrônicos para a prestação dos serviços governamentais exige que sítios e portais desenvolvidos e mantidos pela administração pública sejam fáceis de usar, relevantes e efetivos. Somente por meio da eficiência é possível aumentar a satisfação dos usuários de serviços eletrônicos e conquistar gradativamente uma parcela cada vez maior da população.

  • GABARITO:C

     

    Governo eletrônico, ou e-gov, (do inglês electronic government), consiste no uso das tecnologias da informação — além do conhecimento nos processos internos de governo — e na entrega dos produtos e serviços do Estado tanto aos cidadãos como à indústria e no uso de ferramentas eletrônicas e tecnologias da informação para aproximar governo e cidadãos. Essa aproximação é feita para superar obstáculos da comunicação entre as duas esferas. As diferentes ferramentas usadas podem ser portais de internet com fóruns, exposição de bancos de dados, aplicativos para telefonia móvel e telefones de serviço. Essas ferramentas também podem ser usadas entre governos e entre governo e organizações privadas, públicas ou de terceiro setor.Muitas das tecnologias envolvidas e suas implementações são as mesmas ou similares àquelas correspondentes ao setor privado do comércio eletrônico (ou e-business), enquanto que outras são específicas ou únicas em relação às necessidades do governo. Visa construir uma arquitetura interoperável a fim de munir os cidadãos com acesso a informações e serviços.
     

    De modo geral, aceita-se a noção de governo eletrônico como ligada à prestação de serviços públicos por meio eletrônico, ou seja, utilizando-se recursos de tecnologia da informação, em caráter remoto e disponível no sistema 24/7 ou seja, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

  • Histórico do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro

     

    Apresentação

     

    As ações do programa de Governo Eletrônico (eGOV) priorizam o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, visando ampliar o debate e a participação popular na construção das políticas públicas, como também aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas prestadas.

    A política de Governo Eletrônico do Estado brasileiro segue um conjunto de diretrizes baseado em três ideias fundamentais: participação cidadã; melhoria do gerenciamento interno do Estado; e integração com parceiros e fornecedores.

    Transformar a relação do governo com a sociedade e promover interatividade com cidadãos, empresas e órgãos governamentais melhora o processo de democratização do país, dinamiza os serviços públicos e proporciona uma administração pública mais eficiente, já que, agora, a sociedade possui instrumentos para se manifestar junto às ações governamentais.

     

     

    https://www.governoeletronico.gov.br/sobre-o-programa/historico

     

     

     

    Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
    Salmos 37:5

     

     

     

     

     

  • O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

    No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais:

    1 - Junto ao cidadão;

    2 - Na melhoria da sua própria gestão interna;

    3 - Na integração com parceiros e fornecedores.

    FONTE: https://www.governodigital.gov.br/sobre-o-programa

  • Essa questão do Cespe trata das diretrizes do Governo Eletrônico no Brasil. Ele deve seguir um conjunto de diretrizes que atuam nas seguintes frentes fundamentais:
    4. Junto ao cidadão;
    5. Na melhoria da sua própria gestão interna;
    6. Na integração com parceiros e fornecedores.


    Portanto, o gabarito é questão correta.
     

     

    FONTES:

    Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

    http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios

     

  • A gente nunca sabe se as proposições da CESPE são taxativas ou exemplificativas.

    Pois além das três linhas de ação citadas no enunciado, há também a linha de ação voltada à gestão de conheicmento, que corresponde à gestão de dados e informações. Nesse sentido, o enunciado está incompleto.

    O Governo Eletrônico, com serviços e informações prestados pela internet e por outros meios de

    comunicação, abrange quatro linhas de ação:

    1. Voltadas ao Cidadão: procuram oferecer informações e serviços aos cidadãos com qualidade e

    agilidade;

    2. Voltadas à Eficiência Interna: relativas ao funcionamento interno dos órgãos de governo, com

    destaque para sua utilização nos processos de licitações e contratações em geral;

    3. Voltadas à Cooperação: têm a finalidade de integrar os diversos órgãos governamentais, assim

    como promover a integração com outras organizações públicas, não estatais e privadas;

    4. Voltadas à Gestão do Conhecimento: visam gerar e manter um banco de dados atualizado dos

    conhecimentos do Governo, para servir como fonte de informação e inovação a gerar melhorias nos

    processos em geral.

    FONTE: PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública, 3ªed. , 2017.


ID
1727443
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A utilização do Processo Administrativo Digital (PAD) vem ao encontro do cumprimento de todos os seguintes objetivos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • possibilitar o acesso de documentos e processos por servidor individualmente, para garantir a segurança individual, de modo que, quando um servidor acessar o sistema, os demais serão automaticamente impedidos. creio que seja o inverso, mas foi a única divergente. bons estudos!

  • Adriel (Tecconcursos)

    A questão aborda o item 1 - Práticas de gestão governamental no Brasil e seus resultados: processos de trabalho (processo administrativo digital, compras públicas sustentáveis) da disciplina de Gestão Governamental.
     

     

    Em que pese a discordância do gabarito, principalmente pela utilização dos verbos "acabar", a banca ESAF considerou correta a alternativa letra C.

    No entanto, é oportuno relatar que a Justiça Eleitoral vem se utilizando desses objetivos, por ocasião da implementação do sistema de Processo Administrativo Digital (PAD) em seus Tribunais, citando como objetivos:
     

    • Redução dos altos custos financeiros, operacionais e ambientais associados à impressão (impressoras, toner, papel), transporte, armazenamento (espaço físico) e recuperação de processos em papel; 

    • Acabar com a morosidade na localização, manipulação, instrução e tramitação dos processos e documentos; 

    • Possibilitar o compartilhamento simultâneo de documentos e processos

    • Acabar com as perdas, extrativos, furtos e destruições indevidas de processos e documentos; e 

    • Criar um mecanismo que auxilie os servidores em seu trabalho do dia-a-dia, fornecendo um sistema de fácil utilização e interface amigável.


ID
1756528
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao fortalecimento do governo eletrônico e à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação − TICs na Administração pública brasileira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra e

    No final da década de 1990, a entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada.

  • Alternativa (e)


    "A expressão governo eletrônico – ou e-gov – começou a ser adotada com mais frequência a partir da disseminação do conceito de comércio eletrônico – e-commerce – na segunda metade da década de 1990. Alguns autores classificaram quatro períodos para o processo histórico da utilização das TICs na gestão pública: pioneirismo (dos anos 50 até meados da década de 60); centralização (meados de 60 até final de 70); terceirização (anos 80) e governo eletrônico (a partir dos anos 90). Aplicações desenvolvidas nas práticas inovadoras no setor público sustentadas pelas TICs dividem-se em três fases, a saber: gestão interna (1970 a 1992); serviço e informações ao cidadão (1993 a 1998) e entrega de serviços via internet (a partir de 1999)."


    FONTE: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/Pibic/relatorio_resumo2012/relatorios_pdf/ccs/SOC/SOC-Alan%20Ferreira%20Andrade.pdf

  • Eduardo Diniz et al. (2009) analisa o foco das ações de TIC desenvolvidas em “três fases: gestão interna (1970 a 1992); serviço e informações ao cidadão (1993 a 1998); e a entrega de serviços via internet (a partir de 1999)”.
     

    Augustinho Paludo, pg. 164

  • Em 1997, mais um marco tecnológico do imposto de renda: a entrega via internet. Para facilitar ainda mais o cumprimento de obrigações tributárias acessórias, foi criado um programa específico para transmissão de declarações, o Receitanet. O contribuinte já podia preencher e entregar a declaração de ajuste anual do imposto de renda sem necessidade de dirigir-se a um banco autorizado ou a uma unidade da SRF. Bastava “baixar” da internet os programas IRPF e Receitanet e estava em condições de preencher e enviar a declaração sem sair de casa.
    A Secretaria da Receita Federal já tinha feito uma experiência anteriormente, em que permitia a entrega por meio da internet, mas com limitações. A abrangência maior ocorreu em 1997, com o advento do Receitanet.

     

    http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional/memoria/imposto-de-renda/historia/1997-a-2014-o-avanco-tecnologico-seguranca-rapidez-e-facilidade-no-preenchimento-e-na-entrega-da-declaracao

     

  • ENUNCIADO - Em relação ao Governo Eletrônico e às Tecnologias de Informação e Comunicação − TIC's na Administração pública, é correto afirmar:

     

    F - a) Na década de 1990, iniciou-se um processo de melhoria da gestão interna e aumento da eficiência dos processos administrativos e financeiros por meio das TICs.

    O processo de melhoria da gestão interna dos processos administrativos por meio das TICs iniciou-se muito antes dos anos 90. 

     

    F - b) Nos anos 2000, iniciou-se um processo de uso das TICs para o apoio na prestação de serviços.

    O processo de uso das TICs para o apoio na prestação de serviços iniciou-se muito antes dos anos 90. 

     

    F - c) Na década de 1980, a entrega de alguns serviços passou a ser via internet.

    Não existia ainda a Internet no Brasil nos anos 80 do século passado. Os computadores pessoais ainda eram muito pouco utilizados pela população.

     

    F - d) Até a década de 1990, as TICs ainda não tinham sido adotadas.

    Já tinham sido adotadas sim! 

     

    V - e) No final da década de 1990, a entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada.

    A Internet passou a ser utilizada para a oferta de serviços nos anos 90. 

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     

  • GABARITO: E

    O termo Governo Eletrônico começou a ser utilizado por volta dos anos 1980, após a disseminação do e-commerce pelas empresas privadas, sempre associado às Tecnologias da Informação e Comunicação · - TIC.

    O esforço governamental tem sido intenso e contínuo, no sentido de maior utilização das tecnologias de informação e comunicação no meio público, bem como para caminhar do instrumental para o estratégico. As TIC são indissociáveis do Governo Eletrônico; sem o avanço dessas tecnologias "não seria possível estar se postulando a ideia básica de Governo Eletrônico e nem de sua face ampliada". No contexto do Governo Eletrônico "a internet surge como facilitadora da participação da sociedade no Governo e do exercício do controle social" (José Pinho, 2008).

    Foi mediante a utilização estratégica das TIC como integrantes e viabilizadoras da nova gestão pública que surgiu o termo denominado Governo Eletrônico que representa tanto uma evolução quanto uma ampliação na utilização das tecnologias de informação e de comunicação pelos governos. O termo Governo Eletrônico pode ser visto como a evolução das TIC e de sua utilização no meio público.

    O Governo Eletrônico (ou Governo Digital) procura construir um elo entre o operacional e o estratégico, assim como busca novas formas de relacionamento com a sociedade: Governo Eletrônico é um instrumento para melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, mediante a utilização das tecnologias da informação e comunicação.

    Governo Eletrônico não significa apenas colocar os serviços públicos on-line ou melhorar sua prestação, mas compreende também "um conjunto de processos, mediados pela tecnologia, que pode modificar as interações, em uma escala maior, entre os cidadãos e o Governo" (Comissão Europeia, 2006).

    Assim, podemos definir Governo Eletrônico -GE -como as ações de governo direcionadas a disponibilizar informações e serviços à sociedade e novos canais de relacionamento direto entre governo e cidadãos, mediante o uso de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, em especial a internet. O GE utiliza essas tecnologias para disponibilizar uma gama de informações e melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Para a OCDE (2003) "Governo Eletrônico é definido como o uso das TIC, em particular a internet, como ferramenta para levar a um melhor governo".

    FONTE: SLIDES DO PROFESSOR DO QCONCURSOS (Prof. Rodrigo Janiques)

  • Questão construída a partir da classificação da evolução do governo eletrônico no Brasil, conforme o uso das TIC’s. Segundo essa classificação temos três fases:

    §   Gestão interna (1970 a 1992)

    §   Serviço e informações ao cidadão (1993 a 1998)

    §   Entrega de serviços via internet (a partir de 1999)

    Com esse conhecimentos, vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. O uso das TIC’s para melhoria da gestão interna ocorreu a partir da década de 1970.

    Alternativa B. Errado. No década de 1990 já tínhamos as TICs sendo utilizadas como apoio na prestação de serviços.

    Alternativa C. Errado. A entrega de serviços via internet começou a ocorrer a partir de 1999.

    Alternativa D. Errado. As TICs são adotadas desde 1970 para a gestão interna e desde o final de década de 90 para entrega de serviços via internet.

    Alternativa E. Correto. A entrega de serviços via internet passou a ser disponibilizada a partir de 1999.

  • Aí é demais , foge dos padrões kkk
  • Gabarito: E

    Letra A: errada. Foi a partir de 1970 que, na fase de gestão interna, as TICs foram utilizadas para aprimorar os processos internos de gestão pública e para melhorar a eficiência dos processos administrativos financeiros.

    Letra B: errada. Na década de 1990 já existiam serviços com o objetivo de apoiar a prestação de serviços ao cidadão (Serviços e informações ao cidadão - 1993 a 1998).

    Letra C: errada. A entrega de serviços via internet começou a partir de 1999.

    Letra D: errada. Desde 1970 as TICs já eram adotadas na gestão interna.

    Letra E: correta. Isso mesmo! A entrega de serviços via internet começou a partir de 1999 (final da década de 1990).

  • A internet chegou ao Brasil em 1995, e em 1996 era criado o site da Receita, que em 1997 já oferecia a possiblidade de envio, de forma on-line, das declarações do Imposto de Renda mediante o programa Receitanet.

    Fonte: Administração Geral e Pública para AFRF e AFT, Augustinho Paludo, - 3. ed. rev. e atual. -[2. Reimpr.] - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017.

    Gab. E

  • Gabarito E


ID
1764478
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A implantação e a operação do Governo Eletrônico pelo Governo Federal, no Brasil, segue um conjunto de diretrizes dentre as quais destaca-se aquela em que:

Alternativas
Comentários
  • B)

    Diretrizes gov.br :
    1 - A prioridade do Governo Eletrônico é a promoção da cidadania;
    2 - A inclusão digital é indissociável do Governo Eletrônico;
    3 - O software livre é um recurso estratégico para a implementação do Governo Eletrônico;
    4 - A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico;
    5 - O Governo Eletrônico deve racionalizar o uso de recursos
    6 - O Governo Eletrônico deve contar com um arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas
    7 - Integração das ações de Governo Eletrônico com outros níveis de governo e outros poderes
  • Letra (b)


    A implantação do governo eletrônico não pode ser vista como um conjunto de iniciativas de diferentes atores governamentais que podem manter-se isoladas entre si. Pela própria natureza do governo eletrônico, este não pode prescindir da integração de ações e de informações.

    A natureza federativa do Estado brasileiro e a divisão dos Poderes não pode significar obstáculo para a integração das ações de governo eletrônico. Cabe ao Governo Federal um papel de destaque nesse processo, garantindo um conjunto de políticas, padrões e iniciativas que garantam a integração das ações dos vários níveis de governo e dos três Poderes.


    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios

  •  

    Governança digital - é a utilização de tecnologias digitais, como aliada estratégia para a modernização do governo e a geração de benefícios para a sociedade. Baseia-se em um ecossistema governamental digital que tem como composição diversos atores de governo, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos que apoiam a criação e o acesso a dados, serviços e conteúdos por intermédio de interações com o governo. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE))

  • A questão formulada a partir das diretrizes do governo eletrônico. Vamos analisar cada uma delas:

    Alternativa A. Errado. A inclusão digital é indissociável do governo eletrônico. Corresponde a uma de suas diretrizes.

    Alternativa B. Correto. Uma das diretrizes do governo eletrônico é a integração das ações com outros níveis de governo e com outros Poderes.

    Alternativa C. Errado. Não existe essa diretriz.

    Alternativa D. Errado. Deve haver uma racionalização de recursos (e não uma segregação). 

    Alternativa E. O software livre é um recurso estratégico dentro do governo eletrônico.


ID
1769041
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Há três tipos de transações no governo eletrônico. É um exemplo de government to government:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Nada melhor para responder esse tipo de pergunta com as informações dada pelo PE. 

    SICONV - Sistema de Convênios

    publicado:  26/05/2015 15h53, última modificação:  26/05/2015 15h53

    O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

    A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.

  • Letra (a)


    O Sistema de Convênios (Siconv) tem como objetivo garantir ao Governo Federal o total controle das transferências voluntárias da União e imprimir mais eficiência, agilidade e, especialmente, mais transparência ao processo de liberação de recursos para estados, municípios e Organizações Não-Governamentais (ONGs).


    O Siconv possibilita aos órgãos concedentes e convenentes a gestão eficiente do processo de transferência por meio do gerenciamento on-line de todos os convênios, contratos de repasse e termos de parceria, desde a formalização, passando pela execução, pelo acompanhamento, até a prestação de contas.


    O sistema foi desenvolvido pelo Serpro para o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e, desde 2008, está disponível no Portal dos Convênios, atendendo às exigências do Decreto nº 6.170/07, que determinou as novas regras para a celebração de parcerias com a União. 


    Fonte: http://www.serpro.gov.br/linhas-negocio/catalogo-de-solucoes/solucoes/principais-solucoes/siconv-sistema-de-convenios

  • Tipos de Transações:

    O governo eletrônico engloba, principalmente, três tipos de transações, a saber:

    G2G (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Government”) trata-se de uma relação intra ou inter-governos (Gestão interna: Sistemas Internos - Intranet) [Fernandes, 2000]

    G2B (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Business”) caracteriza-se por transações entre governos e fornecedores (integração com a cadeia de valor: Sistemas Estruturadores - Extranet) [Fernandes, 2000];

    G2C (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Citizen”) envolvendo relações entre governos e cidadãos (interação com cidadão: Portal de atendimento - Internet) [Fernandes, 2000].

    fonte:http://www.governoeletronico.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=29

  • GABARITO A


ID
1788904
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral, é definido no

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

    Os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) devem observar a ePING no planejamento da contratação, aquisição e atualização de sistemas e equipamentos de TIC, sendo facultativa a adoção da ePING pelos demais Poderes da União, demais entes federativos, incluindo as entidades de sua administração indireta, e por empresas ou outras pessoas jurídicas de direito privado (Portaria SLTI/MP nº 92, de 24 de dezembro de 2014).

    A ePING conta com os seguintes grupos para operacionalizar seus trabalhos:

    a Comissão de Coordenação da ePING;os grupos de trabalho permanentes organizados por segmentos; eos grupos de trabalho temporários.
    http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade
  • A interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

    A arquitetura ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

    As áreas cobertas pela ePING estão segmentadas em:

    Interconexão;Segurança;Meios de Acesso;Organização e Intercâmbio de InformaçõesÁreas de Integração para Governo Eletrônico.

  • Pra lembrar: Arquitetura ePING = arquitetura pepa pig.

  • Essa aí é só lembrar que depois que você assumir seu cargo vai poder tomar tranquilamente todo fim de semana sua ePINGa

    xD

  • Atualizando o link, visto que o postado anteriormente está apresentando caminho errado: 

    https://www.governodigital.gov.br/egd/interoperabilidade/eping-padroes-de-interoperabilidade-de-governo-eletronico

     

  • Vamos lá:

    ePWG: Os Padrões Web em Governo Eletrônico (ePWG) são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

    eMAG: O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação.

    ePING: A arquitetura de Padrões de Interoperabilidade (ePing) define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

    Fonte: Prof. Stefan Fantini - Administração Pública - 2021 (Estratégia)

    eTIC e eGOV é aquela malícia de sempre das bancas para pegar o candidato destanto.


ID
1792813
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa MP/SLTI Nº04/2014, os processos de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir as seguintes fases:

Alternativas
Comentários
  • De acondo com o IN MPOG/ nº 04/2014

    Art. 8º As contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três

    fases:

    I - Planejamento da Contratação;

    II - Seleção do Fornecedor; e

    III - Gestão do Contrato.


ID
1804330
Banca
FMP Concursos
Órgão
CGE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a temática do Governo Eletrônico no Brasil, analise as seguintes assertivas:

I - A política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; e na integração com parceiros e fornecedores.

II – A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico.

III - A inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de Governo Eletrônico.

Quais estão CORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (e)


    Todas as assertivas extraídas do portal Governo Eletrônico:


    No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: 1.Junto ao cidadão; 2. Na melhoria da sua própria gestão interna; 3. Na integração com parceiros e fornecedores.


    A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico


    A Inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de governo eletrônico, para que esta possa configurar-se como política universal. 


    FONTE: http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios



  • Ótima questão para fixarmos alguns pontos. Todas as afirmações estão corretas.

    O governo eletrônico baseia-se em três ideias fundamentais: participação do cidadão, melhoria do gerenciamento interno e integração com parceiros e fornecedores. Essas ideias são desmembradas em 7 diretrizes:

    1. Promoção da cidadania como prioridade;

     2. Indissociabilidade entre inclusão digital e o governo eletrônico;

     3. Utilização do software livre como recurso estratégico;

     4. Gestão do Conhecimento como instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas;

     5. Racionalização dos recursos;

     6. Adoção de políticas, normas e padrões comuns;

     7. Integração com outros níveis de governo e com os demais poderes.

    Perceba que todas as afirmações estão de acordo com as diretrizes do governo eletrônico.

    Gabarito: E

  • A primeira assertiva está correta. De fato, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais:

    -Junto ao cidadão;

    -Na melhoria da própria gestão interna do Estado e;

    -Na integração com parceiros e fornecedores.

    A segunda assertiva está correta. Perfeito! Trata-se de uma das diretrizes da política de governo eletrônico.

    A terceira assertiva está correta. A indissociabilidade entre inclusão digital e governo eletrônico é uma das diretrizes da política de governo eletrônico. Nesse sentido, a Inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de governo eletrônico, para que esta possa configurar-se como política universal.


ID
1868626
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Indique qual sistema de grande abrangência utilizado na administração pública pode ser entendido como um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública e que começou a ganhar visibilidade no final da década de 1990 e nos últimos anos vem crescendo de forma acelerada em vários órgãos de governo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D : Pegadinha bem fraca da Banca examinadora, no caput da questão diz em sistema e coloca como data o final dos anos 1990, assim não podendo ser a administração pública gerencial pois este é um modelo e começou em 1995 com o PDRAE. Sobrando assim somente o e-gov

  • Ia errar essa pergunta, na prova eu colocaria a Administração Pública Gerencial, mas este é um MODELO de administração, não um SISTEMA. Logo, a letra D é a correta.

  • Corrigindo o amigo Ricardo Reis: O início da administração pública gerencial no Brasil se deu em 1967 com o decreto-lei 200 o qual promovia a descentralização pública Brasileira. Podemos dizer que outro marco na implantação da Administração Gerencial foi o PDRAE em 1995 porém, se for cobrado que esse modelo foi implantado em 1995, está errado.

  • Breve dica e resolução dessa questão pelo prof. Rodrigo Rennó: https://www.youtube.com/watch?v=S0tfhRcthEU

    [Gab. D]

    bons estudos!

  • Errei, não conhecia esse modelo. Alguém pode dar mais informações sobre?
  • A Administração Gerencial realmente iniciou em 1995 no Governo FHC.

    Concordo com a justificativa do ricardo reis.

     

     

  • Se alguém puder explicar melhor porque o e-gov em 1990, se internet discada só chegou as primeiras residências em meados 1996 com seus backbones próprios (provedores comerciais). Sem contar que pouquíssimas casas tinham internet.

    O que seria esse e-gov em 1990???
    Não era pela internet. Era o que então?

  • A questão trata do e-gov ou Governo Eletrônico. De acordo com Diniz (Diniz, Barbosa, Junqueira, & Prado, 2009), a ideia de governo eletrônico está ligada a duas dimensões: uma relacionada à modernização da administração pública por meio da utilização destas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e na melhoria dos processos administrativos; a outra dimensão seria ligada ao uso da internet para a prestação de serviços públicos eletrônicos.

     

    Gabarito: D.

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     

  • Porque o e-gov em 1990?

    Tais Oliveira dos Santos, um insight legal é que a questão comenta que é no final da década, ou seja, para ser 1990 teria que ter dito no início.

  • O enunciado traz as características do governo eletrônico (e-gov).

    Gabarito: D 

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Governo Eletrônico.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A evolução tecnológica ocorrida nos últimos 30 anos, com a popularização da internet, permitiu uma atuação do governo mais próxima da população, por meio do governo eletrônico.

    As ações do programa de Governo Eletrônico priorizam o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC's) para democratizar o acesso à informação, visando ampliar o debate e a participação popular na construção das políticas públicas, como também aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas prestadas.

    Neste cenário, a gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico. Ademais, a inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de Governo Eletrônico, sendo dela indissociável.

    Deste modo, o governo eletrônico foi difundido no final dos anos 90 como uma maneira de identificar as atividades suportadas ou realizadas pelo uso das TICs na Administração Pública, inicialmente pressupunha a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas utilizadas no setor privado.

    Por fim, cabe destacar que as ações para a implantação do Governo Eletrônico no Brasil tiveram maior destaque em 2000, avançando, posteriormente, por meio de um conjunto de diretrizes e normas relacionadas às novas formas eletrônicas de interação, através do Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000.

    Por todo o exposto, a alternativa correta é a letra D, uma vez que o governo eletrônico pode ser entendido com um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública e que começou a ganhar visibilidade no final da década de 1990, bem como está crescendo rapidamente no setor público.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
1891414
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Batista et al. (2010), ao proporem o Modelo de GC para a administração pública, identificaram que a mobilização sistemática do conhecimento nas organizações públicas requer, no mínimo, cinco atividades principais: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar.

O conhecimento agrega valor apenas quando é:

Alternativas
Comentários
  • Identificar: a organização pública deve identificar as competências essenciais e as lacunas do conhecimento para alcançar os objetivos estratégicos. Após a identificação, poderá definir sua estratégia de GC, bem como elaborar e implementar seu PGC.

    Criar: a eliminação das lacunas do conhecimento ocorre quando a organização converte este conhecimento (tácito em explícito) e cria um novo. Esta criação pode ocorrer nos níveis individual, da equipe e organizacional.

    Armazenar: o principal objetivo do armazenamento é a preservação – com vistas à sua reutilização – do conhecimento organizacional. No entanto, nem sempre é possível armazenar este conhecimento. A explicitação e o armazenamento de experiência e especialidade profissional são tarefas difíceis, porque são formas de conhecimento tácito. O armazenamento deve assegurar a rápida recuperação do conhecimento.

    Compartilhar: o compartilhamento é crucial na GC porque promove a aprendizagem contínua e a inovação; portanto, ajudar a organização a alcançar seus objetivos. A promoção de cultura de compartilhamento é fundamental para que esta se torne prática corrente na organização.

    Aplicar: para que o conhecimento agregue valor, é necessário aplicá-lo nos processos de apoio e finalísticos. Assim, o conhecimento contribuirá para melhorar os produtos e os serviços organizacionais.

     

    Fonte: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1941.pdf, quadro 1 da página 13

  • d) o erro nesta alternativa acredito que seja o fato de dizer que se deve manter a qualidade atual, quando na verdade busca-se atingir um nível mais satisfatório dos produtos e serviços.

  • Coloquem gabarito....

    Letra E

  • agora somos obrigado a saber o que é GC ou PGC ?? ah então vou colocar.. crc/cfc/IRPJ/CSLL/IRRF/CAAGED/RAIS/DCTF/DIPJ/DAS/DEFIS/DASN/ ETC.. o banca vagaba , digita por extenso o que significa !!

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento do Modelo de Gestão do Conhecimento (GC) para a administração pública, sendo mais especificamente cobrado a atividade aplicação do processo.
    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.

    Segundo Batista et al. (2010), a atividade “aplicar" do Modelo de Gestão do Conhecimento para a administração pública estabelece que “o conhecimento agrega valor apenas quando é aplicado nos processos de apoio, processos finalísticos e, consequentemente, melhora produtos e serviços da organização pública". (Batista, 2010, p. 64).
    Além da atividade aplicar temos outras quatro descritas abaixo, segundo Batista et al. (2010)

    ·         Identificar: as competências essenciais da organização pública, assim como as lacunas do conhecimento devem ser identificadas para que a organização alcance seus objetivos estratégicos.

    ·         Criar: a organização pública elimina as lacunas do conhecimento por meio da conversão do conhecimento e a criação de novo conhecimento.

    ·         Armazenar: o armazenamento permite a preservação do conhecimento organizacional. Existem várias formas de armazenamento. No entanto, nem sempre é possível armazenar o conhecimento

    ·         Compartilhar: o compartilhamento do conhecimento promove a aprendizagem contínua e a inovação e, consequentemente, permite atingir os objetivos organizacionais.

    Portanto, dado que a questão é praticamente uma transcrição de uma atividade do processo de gestão do conhecimento, a única alternativa possível é a letra “E".
    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte:

    Batista, Fábio Ferreira Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão/Fábio Ferreira Batista. – Brasília: Ipea, 2012.


ID
1930903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo às políticas públicas no Brasil.

A governança eletrônica por meio das redes sociais, apesar de proporcionar maior participação dos cidadãos nas atividades públicas, pouco auxilia a população na solução e atendimento de demandas locais.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO )

     

    O Governo precisa promover ações que visam a implementação urgente de geração documentos e processos eletrônicos que viabilizem serviços e acessos rápidos ao cidadão. Para tanto há de haver um esforço impar da Administração Pública que trata principalmente de políticas de gestão da informação e documentação sólidas e aplicadas e de gerenciamento de processos de negócio. Estes conceitos de forma conjunta descreve a importância da ação: Governança Eletrônica na Administração Pública (e-Governança).

     

     

    Na era da informação temos desafios impares que nos impulsionam a uma atenção diferenciada quanto ao conceito de gestão de processos e a ciência da informação, principalmente no que tange a arquitetura da informação, que nos eleva a um pensar mais estratégico, envolvendo ações que de certa forma já vivemos, mas não as integramos e que podem ser definidas como “Atos de Transformação”, para o alcance do Gerenciamento da Informação Corporativa, que envolve a aplicação refletida nos processos de: Planejamento Estratégico com Balanced Scorecard - BSC; Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM; Implementação de Política de Gestão da Informação e Documentação; Gerenciamento de Projetos e de Portfólio; Aplicação de Modelos de Maturidade; Gerenciamento de Configuração; Programas de Qualidade etc.
     

     

    Fonte: http://edemocracia.camara.gov.br/web/acoes-ogp/forum-2/-/message_boards/message/1219816

  • ERRADA.

    Muito pelo contrário, as redes sociais facilitam e muito a participação dos cidadãos na vida pública!

  • A governança eletrônica por meio das redes sociais, apesar de proporcionar maior participação dos cidadãos nas atividades públicas, pouco auxilia a população na solução e atendimento de demandas locais.(ERRADA)

    A governança eletrônica por meio das redes sociais, ALÉM de proporcionar maior participação dos cidadãos nas atividades públicas, AINDA auxilia a população na solução e atendimento de demandas locais.(CORRETA)

  • O uso de redes sociais como parte dos mecanismos de governança é
    uma ação de governo eletrônico que permite melhor divulgação das ações
    governamentais e interação com a população, para que esta possa tirar suas
    dúvidas e melhor usufruir dos serviços públicos.
    Assim, ao afirmar que este uso “pouco” auxilia a população, a
    questão torna-se errada.
    GABARITO: Errado.

  • GAB. ERRADO 

     

    Completando os conceitos:

     

    No processo de evolução das ações do Governo Eletrônico surgem os conceitos de e-governança, e-democracia e e-governo. Segundo Lorigados; Lima; e Sanchez (2003),

     

    E-GOVERNANÇA =>  relaciona-se a uma visão mais abrangente, sendo definida como a aplicação de meios eletrônicos e recursos da TI, na interação entre governo e cidadão e governo e demais agentes – e com a aplicação desses meios nas questões internas do Governo, buscando simplificar e melhorar os seus processos internos;

     

    E-DEMOCRACIA => refere-se a toda e qualquer relação, através de recursos da TI, entre o Governo e o cidadão;

     

    E-GOVERNO => é definido como uma forma de e-business no Governo, referindo-se a processos e estruturas necessários a disponibilizar serviços por meios eletrônicos, ao público, bem como interagir através de meios eletrônicos com agentes que possuem relações com o Governo.

     

    Fonte: Paludo - Administração Pública

  • Nos níveis Estadual e Minucipal (locais), avanços sociais têm sido alcançados através da utilização de recursos da TIC e de SI, projeto previsto pela agenda i-Brasil/15. Ex.: sistemas de agendamento de consultas médicas em hospitais e postos de saúde. Embora seja de iniciativa federal, o Governo quer integrar todos os entes em uma central unificada de informações/serviços.

  • Quando um problemas toma grandes proporções midiativas ele entra nas AGENDAS dos politicos

  • Errei a questão por ter pensado pela prática onde a realidade é outra coisa.

    Gab. Errado

  • GABARITO ERRADO

    PALUDO, 2017 - PAG: 180

    "A governança eletrônica/digital utiliza a forma de "redes", que permitem mais participação dos cidadãos no meio público, assim como na luta pela solução e atendimento de demandas locais."

  • A proposta da governança eletrônica é utilizar a participação popular para definir e implantar políticas públicas mais assertivas, ou seja, com mais eficiência e efetividade. Assim, incorreto o item ao afirmar que a governança eletrônica “pouco auxiliar a população”.

    Gabarito: Errado

  • Para não zerar. A governança também tem o intuito de atender e atende as demandas locais.

  • Vide Decreto 8936/2016 Cidadania Digital

    Bons estudos.

  • GABARITO ERRADO

    As redes sociais intensificaram as relações entre o Estado e os Cidadãos.

    Diversas Entidades governamentais possuem perfis nas redes sociais, por meio das quais ficam mais “próximas” dos cidadãos

    Portanto, as redes sociais proporcionam uma maior participação dos cidadãos nas políticas públicas e também auxiliam bastante a população na solução e atendimento de demandas locais.

    Por exemplo: Imagine que a iluminação pública de sua rua esteja bastante prejudicada, tendo em vista que existem muitas lâmpadas queimadas. Portanto, a troca das lâmpadas de sua rua pode ser considerada uma demanda local.

    Agora me responda uma coisa. O que é mais fácil:

    a) Enviar um ofício à prefeitura, solicitando a troca das lâmpadas queimadas?

    b) Ou, entrar no perfil do instagram de sua cidade e enviar uma mensagem solicitando a troca das lâmpadas?

    Certamente, a segunda opção é bem mais fácil. Na verdade, há pessoas que não saberiam nem de que forma poderiam oficiar à Prefeitura. Por outro lado, enviar uma mensagem através do instagram é algo bastante fácil para a maior parte das pessoas.

    Além disso, uma mensagem no perfil da rede social da Entidade Pública tem uma força bem maior. Afinal, muitas outras pessoas irão visualizar essa mensagem e, consequentemente, a “pressão” sobre o Ente Público para resolver o “problema” será bem maior.

    FONTE: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini


ID
1957312
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) está implantando um novo sistema integrado de gestão (SIG). O SIG possui os módulos: Sistema Integrado de Administração e Comunicação – SIGAdmin; Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC; Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos – SIGRH; Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Projetos – SIGPP; Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documento – SIGED; e, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. São benefícios de um sistema integrado de gestão para uma IFES:

I. redução de custos;

II. abordagem holística para o gerenciamento dos riscos;

III. melhoria da comunicação organizacional;

IV. economia de tempo da alta direção.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)

    É o principal sistema da UNILA, por onde alunos e professores atuam em conjunto, no módulo Turma Virtual. É pelo SIGAA que a PROGRAD faz a gestão dos cursos, turmas e notas da graduação. O sistema atua na gestão da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, assistência ao estudante, biblioteca, monitoria, dentre outros eixos de atuação da UNILA.

    SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos)

    A gestão de recursos humanos, em uma universidade, merece atenção especial. É com o apoio do SIGRH que a PROGEPE faz a gestão dos recursos humanos da UNILA. É também através desse sistema, que os servidores podem marcar suas férias, atualizar informações cadastrais, dentre outros procedimentos. O sistema atua na administração de pessoal, férias, dimensionamento, capacitação, dentre outros eixos de atuação relacionados à gestão de recursos humanos.

    SIPAC (Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos)

    As atividades-meio da instituição são os pilares que sustentam o ensino, a pesquisa e a extensão. A complexidade de tais atividades certamente demanda uma gestão responsável. É com o objetivo de auxiliar nessa gestão que o SIPAC atua: seja no registro dos processos administrativos e memorandos, na gestão orçamentária, ou em outras atividades. Auxilia a UNILA a gerenciar os processos de orçamento, protocolo, patrimônio, almoxarifado, compras e licitações, contratos, transportes e infraestrutura, dentre outros relacionados às atividades administrativas da instituição.

    SIG + (SIG Mais)

    O "SIG +" é um sistema da UNILA que centraliza a emissão de relatórios e permite fácil extração de dados e indicadores dos registros feitos nos demais sistemas.

    SIG Eleição

    O Sigeleição é um sistema de gestão de eleições, onde os usuários do SIG podem votar em diversos processos de eleição.

    SIGED (Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos)

    O SIGED permite o cadastro de documentos da instituição, incluindo a possibilidade de fazer o upload de versões digitais dos mesmos. Permite a organização desses documentos por pastas, tipos e descritores, além de possibilitar a busca por documentos cadastrados em seu catálogo.

    SIGAdmin (Sistema Integrado de Gestão da Administração e Comunicação)

    Para todos esses sistemas funcionarem, é preciso gerenciá-los. O SIGAdmin é a área de administração e gestão dos sistemas que fazem parte do SIG. Através dele, administradores do sistema e gestores podem gerenciar informações comuns aos sistemas SIG, tais como: usuários, permissões, unidades, mensagens, notícias, dentre outras funcionalidades. Apenas gestores e administradores do sistema possuem acesso ao SIGAdmin.

  • LETRA E

  • Sistema ERP.

    Compartilha o mesmo banco de dados e é dividido em módulos. Imbatível na eficiência.


ID
2052748
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Conforme Diniz (2015, pág. 50), “(...) o e-gov é, hoje, uma realidade em construção e, apesar de possuir crescimento distinto dependendo do país ou região, é considerado um dos principais instrumentos governamentais para melhora da gestão pública”.

(DINIZ, E. H. Governo na web: reflexões teóricas e práticas. 2015, pág. 50)

Sobre o desenvolvimento do governo eletrônico no contexto brasileiro, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada, há diferenças entre níveis de governo.

    B) Errada, há parcelas da sociedade brasileira que não possuem acesso à Internet, por exemplo.

    C) Certa.

    D) Errada, isso ajuda a gestão governamental.

    E) Errada, é transparência ativa.

  • Lei de Acesso à informação - principais características:

     

    • Acesso é a regra, o sigilo, a exceção (divulgação máxima)
     Requerente não precisa dizer por que e para que deseja a informação (não exigência de motivação)
     Hipóteses de sigilo são limitadas e legalmente estabelecidas (limitação de exceções)
     Fornecimento gratuito de informação, salvo custo de reprodução (gratuidade da informação)
    • Divulgação proativa de informações de interesse coletivo  e geral (transparência ativa)
     Criação de procedimentos e prazos que facilitam o acesso à informação (transparência passiva)

    Abrangência:

     

    A LAI deve ser cumprida por todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta ,inclusive aquelas sem fins lucrativos que receberam recurso públicos para realização de ações de interesse público, diretamente do orçamento ou mediante subvenção social, contrato de gestão, termo de parceria, convênio, acordo, ajuste. Neste caso, a publicidade a que estão submetidas refere-se à parcela dos recursos recebidos e à sua destinação.

  • Sobre a letra "e"

    "A iniciativa do órgão público de dar divulgação a informações de interesse geral ou coletivo, ainda que não tenha sido expressamente solicitada, é denominada de princípio da “Transparência Ativa”. Diz-se que, nesse caso, a transparência é “ativa”, pois parte do órgão público a iniciativa de avaliar e divulgar aquilo que seja de interesse da sociedade."

  • Com a ESAF é só questão top, bem feita !! Letra C a correta...
  • Alternativa A. Errado. Existem diferenças significativas entre os níveis de governo quanto a quantidade e qualidade de informações e serviços disponíveis por meio de tecnologias da informação. O governo eletrônico é sensivelmente mais desenvolvido na União do que nos Estados e Municípios.

    Alternativa B. Errado. Não podemos dizer que a sociedade brasileira tem um pleno acesso às tecnologias da informação. Ainda existem muitos grupos e regiões do país sem acesso a essas tecnologias.

    Alternativa C. Correto. A LAI foi a lei responsável por regulamentar o direito constitucional de acesso à informação. 

    Alternativa D. Errado. A transparência não deve ser encarada como um empecilho para gestão governamental. Além disso, a disponibilização de informações sobre a execução orçamentária é uma obrigatoriedade prevista na LAI.

    Alternativa E. Errado. O Portal da Transparência é um mecanismo de transparência ativa, ou seja, não depende de um pedido de informação.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Lei de Acesso à Informação.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Lei n.º 12.527/11 regula o direito constituído na Carta Magna de acesso dos cidadãos às informações públicas. O referido diploma legal é aplicável aos três poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

    Segundo a LAI (Lei de Acesso à Informação) o acesso à informação pública é a regra, o sigilo constitui exceção. A lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos.

    Neste sentido, a autoridade máxima de cada órgão ou entidade, do poder executivo federal, deve publicar, anualmente, em sítio à disposição na internet e destinado à veiculação de dados e informações administrativas, o rol de documentos classificados em cada grau de sigilo, com identificação para referência futura.

    O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

    Cabe destacar que é dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção, conforme preceitua o art. 25 da referida lei.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, uma vez que a LAI regula o direito constituído na Carta Magna de acesso dos cidadãos às informações públicas, bem como representa um avanço não só normativo, mas de governança do Estado, trazendo maior transparência.


    Fonte:

    BRASIL. Lei n.º 12.527 de novembro de 2011.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2161135
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio da sua subsidiária BDMGTEC, mantém participação acionária na Biomm SA e na Unitec, que estão instaladas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O apoio a esse setor representa um dos pilares da atuação do BDMG e é feito em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com as linhas de financiamento da Finep. Essas empresas atuam no setor de:

Alternativas
Comentários
  • Diabo de questão é essa.

  • examinador que fez essa questão deve ter fumado papel higiênico só pode.

  • Eu pensei assim, se está falando de atuação junto à uma Fundação de Amparo à Pesquisa, a ideia é que seja inovação.

    Se lembrarmos do CNPQ, que é a principal instituição no apoio a projetos de pesquisa, a missão é

    Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação, execução, acompanhamento, avaliação e difusão de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

  • Eu consegui matar esta questão por meio das palavras - "fundação de amparo e pesquisa", visto que pesquisa está relacionada à área de inovação.

    Setor muito carente, infelizmente ainda, no Brasil.


ID
2187190
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No sistema da Lei de Acesso, foram contempladas duas formas de publicidade. A primeira foi denominada de transparência ativa, marcada pelo fato de que as informações são transmitidas ex-officio pela Administração, inclusive pela referência nos respectivos sítios eletrônicos. A segunda chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Só lembrar que se existe a transparencia ativa, muito provavelmente existirá a transparencia passiva a qual é marcada pela informação a pedido.


ID
2375380
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No Segundo Plano de Ação Brasileiro para o Governo Aberto, foram definidos alguns eixos, entre os quais consta um referente à melhoria dos serviços públicos. Dentre algumas ações extraídas do plano, aquelas que se referem a mudanças tecnológicas na administração pública no âmbito do governo eletrônico são:

Alternativas
Comentários
  • gabarito C


ID
2375386
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para avaliar o desempenho do governo eletrônico, especificamente os e-serviços, o Departamento de Governo Eletrônico orientou ações para o estabelecimento de um conjunto de indicadores e métricas. Na proposta desse departamento, as características da avaliação e os indicadores correspondentes são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA B.

  • gente o foco do governo digital é a Transparência

  • Governo Eletrônico = transparência, prestação de contas e serviços.


ID
2509567
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As entidades da administração pública devem divulgar uma série de informações consideradas de interesse da sociedade acerca da condução das atividades públicas e outras que podem ser requisitadas individualmente por pessoas ou entidades representativas.


São requisitos para o exercício da denominada transparência passiva:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra B

     

    O que é transparência passiva?

    É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica.

     

    O que é transparência ativa?

    É a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. 

     

    http://www.acessoainformacao.gov.br/perguntas-frequentes/aspectos-gerais-da-lei

  • Mas qual a diferença entre a Letra B e C????

  • Fabiano, a existência por si só da página oficial do ente não significa coisa alguma.

  • Resumo de transferência: 

     

    Ativa: de ofício

    Passiva: a pedido

  • Quanto a letra C vejo da seguinte forma:

    1) A exixtência da página oficial PODERIA atender a transparência PASSIVA, visto que fora o ente que tomou a iniciativa de publicar as informações ali contidas, não há atendimento ao pleito de cidadão algum;

    2) como mensionado por um dos colegas, o fato de existir a página por si só não é fator determinante de que sejam publicadas as informações devidas, afinal de contas, o que impede que esta trate APENAS de propaganda institucional?

    Abraço a todos e bons estudos.

  • É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informação registrados para determinado Ministério, seja por meio do SIC físico do órgão ou pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

  • O que é transparência passiva?

     

    É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informação registrados para determinado Ministério, seja por meio do SIC físico do órgão ou pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

     

     

     

    O que é transparência ativa?

     

    É a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. 

    Um exemplo de transparência ativa são as seções de acesso à informações dos sites dos órgãos e entidades. Os portais de transparência também são um exemplo disso.

    A divulgação proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso das pessoas e de reduzir o custo com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.

     

     

     

     

     

    http://www.acessoainformacao.gov.br/perguntas-frequentes/aspectos-gerais-da-lei

  • Fabiano, na página oficial do Ente, ele mesmo divulga informações, independente de solicitação.

  • afs, essa questao meio foda kk

     

  • Alguém sabe me dizer por que a letra E está errada??

  • Gabarito B

    Transparência ativa: o setor publico realiza ação(ao divulgar informação).

    Transparência passiva: o setor publico sofre a ação do cidadão(ao requisitar informação)

  • Somente a C está incorreta. Banca lixosa é isso aí.

  • Tipos de transparência:

    Ativa: de ofício (iniciativa da própria administração pública)

    Passiva: a pedido (provocação de terceiro)

  • O conceito de transparência na gestão pública se divide em duas vertentes: a transparência ativa e a transparência passiva.

    A transparência ativa é a atuação do poder público em liberar o maior número de informações e dados possíveis em seu portal de transparência. Isso significa que a atuação é ativa, quando um órgão ou instituição pública disponibiliza dados em cumprimento à lei, seguindo as regras  e sem necessidade de pedidos prévios.

    Já na transparência passiva, o poder público fornece informações mediante solicitações e pedidos realizados pela sociedade civil, empresas ou qualquer cidadão. 

    Para realizar estes pedidos, a pessoa deve seguir alguns procedimentos e regras estabelecidos pela LAI, chamados . Esses dispositivos validam os pedidos, criando padrões de recebimento e análise nas instituições públicas. Tais como:

    As cidades são a representação mais tangível de todas as esferas de poder, já que as questões municipais causam impacto direto sobre as comunidades. De acordo com a Lei 12.527, cada município deve preparar um portal oficial para divulgar os dados para todos os cidadãos. Os únicos municípios isentos de divulgar seus dados online são aqueles com menos de dez mil habitantes.

    No caso destacado em vermelho, existe a obrigatoriedade de disponibilização virtual (internet) das informações - salvo para municípios de até 10.000 habitantes. No entanto, esse acesso deve respeitar também a Lei de Acessibilidade.

    O texto da resposta - alternativa B - encontra-se no artigo 9º da Lei:

    " Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:

    a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;

    b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;

    c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações"

  • Letra E também está correta, uma vez que, sendo informação de caráter pessoal, ela não será divulgada (transparência ativa), e o interessado irá solicitar ao órgão, através do SIC.

  • Alternativa A. Errado. A divulgação de informações voluntárias, isto é, independentemente de pedido, corresponde a um exemplo de transparência ativa.

    Alternativa B. Certo. Os serviços de informações ao cidadão são os meios utilizados para receber e processar os pedidos de informação, portanto, são exemplos de transparência passiva.

    Alternativa C. Errado. A página eletrônica oficial é um exemplo de transparência ativa, pois divulgará diversas informações, independentemente de pedidos individuais.

    Alternativa D. Errado. A informação disponível de forma imediata é uma característica da transparência ativa. Na transparência passiva, a informação precisará ser formulada quando o pedido for apresentado.

    Alternativa E. Errado. A restrição à informação de caráter pessoal é uma exceção à transparência.

    Gabarito: B

  • A "D" também é resposta para a questão.

  • #PMCE2021

  • deve-se dar extrema atenção para a manutenção da transparência nos órgãos públicos. E essa transparência poderá ser definida como transparência ativa, ou transparência passiva.

    A transparência ativa é a divulgação de informações por iniciativa do próprio órgão público, sem que sequer tenha sido solicitada pelo administrado. Difere-se da transparência passiva, uma vez que na passiva, o cidadão só obteve as informações após requerer à Administração Pública.

    Um bom exemplo de transferência ativa seria a publicação e esclarecimento de informações do interesse da população, no site oficial do órgão público. Ou seja, seria a divulgação proativa de toda e qualquer informação que seja de interesse público.

    São diversos os motivos pelos quais órgãos públicos definitivamente devem investir na tendência da transparência ativa. Listaremos alguns deles a seguir:

    Quando se investe na transparência ativa, uma consequência natural (e excelente para a gestão pública) é a diminuição de pedidos sobre um mesmo tema.

    Ao deixar a informação ao (fácil) acesso da população, sem que o cidadão tenha de solicitar, o número de pedidos de informações e esclarecimentos certamente diminui.

    Dessa forma, pode-se dedicar o tempo que se dedicaria ao atendimento das solicitações de informação, a outras coisas importantes no dia a dia do órgão público.

    Além de evitar acúmulo de pedidos, os órgãos públicos acabam, consequentemente, reduzindo o custo que antes tinham com a prestação de informações solicitadas pelos cidadãos.

    Ao divulgar proativamente as informações de interesse público, a gestão pública acaba, consequentemente, sendo levada mais a sério e criando uma imagem de maior respeito junto à população.

    Lembre-se da essência da LAI: reduzir o abismo que antes havia entre o administrado e o administrador, e favorecer o controle social. Sem o acesso à informação, esse controle sequer poderá ser realizado.

    Facilitar o contato dos cidadãos também é fundamental nos órgãos públicos.

    Lembre-se: a prática da transparência ativa não é apenas muito recomendável e benéfica, como obrigatória. Afinal, a Lei n.º 12.527/2011, em seu art. 8º, determina que órgãos e entidades públicas tem o dever de publicar informações públicas, de interesse coletivo ou geral, na internet. Há até mesmo um rol mínimo de informações que devem ser publicadas.

    https://www.sisgov.com/transparencia-passiva-e-transparencia-ativa-nos-orgaos-publicos-saiba-a-diferenca/


ID
2616715
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: junto ao cidadão; na melhoria da sua própria gestão interna; na integração com parceiros e fornecedores.”
(Disponível em: https://www.governoeletronico.gov.br/sobre-o-programa/diretrizes.)

Partindo desses objetivos fundamentais, pode-se deduzir que tais diretrizes abrangem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais:

    Junto ao cidadão;

    Na melhoria da sua própria gestão interna;

    Na integração com parceiros e fornecedores.

    As diretrizes gerais de implantação e operação do Governo Eletrônico funcionam no âmbito dos Comitês Técnicos de Governo Eletrônico e servem de referência para estruturar as estratégias de intervenção, sendo adotadas como orientações para todas as ações de governo eletrônico, gestão do conhecimento e gestão da TI  em toda a Administração Pública Federal.

     

    fonte: https://www.governoeletronico.gov.br/sobre-o-programa/diretrizes

  • A partir de agora não existe a palavra prescindir, mas sim prescindispensa. prescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensaprescindispensa

    Prescindir é dispensar. Erra agora, miserável...

  • 1 - A prioridade do Governo Eletrônico é a promoção da cidadania

    2 - A Inclusão Digital é indissociável do Governo Eletrônico

    3 - O Software Livre é um recurso estratégico para a implementação do Governo Eletrônico

    4 - A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico

    5 - O Governo Eletrônico deve racionalizar o uso de recursos

    6 - O Governo Eletrônico deve contar com um arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas

    7 - Integração das ações de Governo Eletrônico com outros níveis de governo e outros poderes


    GABARITO: B


    Fonte:https://www.governodigital.gov.br/EGD/historico-1/diretrizes


ID
2870476
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública vem adotando numerosas ações que usam a tecnologia da informação para estimular a interação entre governo e população, dando origem ao conceito de e-govern (governo eletrônico).

Nesse contexto, as atividades listadas a seguir são consideradas finalidades do e-govern, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GAB E - As ações do Governo devem ser transparentes.

  • Só pq as contas devem ser publicas não significa que são confiáveis.

  • O desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

    No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais:

    1 - Junto ao cidadão;

    2 - Na melhoria da sua própria gestão interna;

    3 - Na integração com parceiros e fornecedores.

    OBS: Governo Eletrônico - foca na transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.

  • Segundo PALUDO (2013), governo eletrônico é um instrumento para melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, mediante a utilização das tecnologias da informação e comunicação.Além disso, as ações do governo eletrônico visam a: “permitir maior participação do cidadão; fortalecer a cidadania; oferecer serviços diretamente pela internet; desburocratizar; facilitar e expandir as formas de comunicação com o cidadão; melhorar a governança pública; aumentar a eficiência administrativa; reduzir custos; melhorar os resultados da gestão pública;e promover a transparência e a accountability governamental". Portanto, podemos concluir que a única alternativa que não se encaixa no contexto do governo eletrônico é a letra “E".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTE:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • Gabarito E

    o e-govern serve justamente para deixar a administração mais transparente, logo não tem cabimento garantir a confidencialidade das ações governamentais.

  • A única alternativa que não apresenta uma finalidade do e-govern é a alternativa “E”. O governo eletrônico tem por objetivo garantir a transparência das ações governamentais e não a confidencialidade.

    Gabarito: E

  • Errei pq confundi confidencialidade com confiabilidade

  • São ações do governo eletrônico:

    • permitir maior participação do cidadão;
    • fortalecer a cidadania;
    • oferecer serviços diretamente pela internet;
    • desburocratizar;
    • facilitar e expandir as formas de comunicação com o cidadão;
    • melhorar a governança pública;
    • aumentar a eficiência administrativa;
    • reduzir custos;
    • melhorar os resultados da gestão pública;e
    • promover a transparência e a accountability governamental
  • Eliminar??? custos e reduzir a ineficiência administrava.


ID
2933407
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O aplicativo responsável pelo envio de remessas dos gestores das SMS – Secretarias Municipais de Saúde para o DATASUS, que permite acompanhamento em tempo real pela SES – Secretária de Estado de Saúde, é o

Alternativas
Comentários
  • TRANSMISSOR - LETRA A

  • Segundo o site do Ministério da Saúde, o  SIHSUS é um Sistema de Informações Hospitalares do SUS que tem por finalidade “registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que foram financiadas pelo SUS, e a partir deste processamento, gerar relatórios para que os gestores possam fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde" (Ministério da Saúde).

    Esse Sistema tem diversos benefícios, entre eles, o acompanhamento de Remessa e Transmissor. Segundo o Ministério da Saúde, existe um aplicativo que auxilia o Sistema SIHSUS no acompanhamento dessas remessas, é o Aplicativo TRANSMISSOR. Esse aplicativo tem por finalidade permitir o acompanhamento de remessas para “garantir que as SES (Secretarias Estaduais de Saúde) recebem ao mesmo tempo em que o DATASUS-RJ as remessas dos gestores de SMS (Secretarias Municipais de Saúde)".

    Portanto, tendo em vista os dados constantes no site do Ministério da Saúde, a única resposta possível seria a letra “A".

    Gabarito do professor: Letra A.

    FONTE:
    Ministério da Saúde – portal da saúde: acesso em 05/05/2020, site: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area =060502.
  • Never see !

  • Jesus...

  • O objetivo do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) é coletar, processar e disseminar informações sobre saúde no país. Além de ajudar no suporte em informática e sistemas necessário para o planejamento, operação e controle aos órgãos do SUS.

    O SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL, chamado SIA/SUS é um sistema do SUS que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde.

    A finalidade do AIH (Sistema SIHSUS - Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde) é registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que foram financiadas pelo SUS, e a partir deste processamento, gerar relatórios para que os gestores possam fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde.

    Windows é um sistema operacional de interface gráfica multitarefa. Isso significa que podemos trabalhar com vários programas simultaneamente. Por exemplo poderíamos escutar um CD colocado no CD-ROM enquanto escrevemos um documento, imprimimos um outro e recebemos um fax, todos ao mesmo tempo.

  •  Uso do Aplicativo TRANSMISSOR de remessas para garantir que as SES (Secretarias Estaduais de Saúde) recebem ao mesmo tempo em que o DATASUS-RJ as remessas dos gestores de SMS (Secretarias Municipais de Saúde).

    Fonte: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=060502

    GABARITO: A

  • Onde aprendemos esses sistemas todos e siglas ? --'


ID
3009622
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma das iniciativas vinculadas à modernização da administração pública brasileira é a implementação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público.


Considere as afirmações abaixo com relação ao PEN.

I - Um dos resultados esperados do PEN é a eliminação do uso de papel como suporte físico para documentos institucionais.

II - Uma das principais plataformas do PEN é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa.

III- O PEN, através do SEI, tem recebido adesão de órgãos e entidades de todos os níveis e esferas da administração pública.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    TODAS CORRETAS

    O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

    O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.

    O PEN é composto por três grandes ações:

  • PEN ( PROCESSO ELETRÔNICO NACIONAL)

    ELIMINA O USO DE PAPEL COMO SUPORTE FÍSICO PARA DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Segundo o Processo Eletrônico Nacional (PEN), disponibilizado no site oficial do Governo Federal, afirma que “Uma iniciativa de gestão pública, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos. 

    Introduzindo práticas inovadoras no setor público como eliminação do uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibilização de informações em tempo real" o que permite afirmar que a alternativa “I" está correta.

    Para a análise das alternativas “II" e “III", faz-se necessário o conhecimento a respeito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) com o intuito de promover a eficiência administrativa. Além disso, o SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do PEN, onde promovia a iniciativa conjunta dos Órgãos e Entidades da administração pública. O que permite afirmar que as alternativas “II" e “III" estão corretas.

    Dessa forma, o gabarito da questão será a letra “E".


    FONTE:
    Processo Eletrônico Nacional (PEN). Disponível no site do Governo Federal, acesso: 19/02/2021.


    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3053482
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Decreto nº 7.174/2010, que regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União, o Decreto n° 5.450/2005 (Pregão Eletrônico) e a Portaria nº 2/2010, que dispõe sobre as especificações-padrão de bens de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal, são exemplos da preocupação da área pública com as tecnologias de informação e comunicação, servindo de base para a criação de serviços do governo eletrônico e de pré-requisito para o fornecimento de melhores serviços à sociedade, a custo mais baixo.

Assim, na implantação de novas tecnologias, o gestor deve garantir: a capacidade de diversos sistemas de organizarem o trabalho em conjunto. Com base nessa informação, é correto afirmar que, para dar suporte às instituições públicas e à troca de informações entre os diversos órgãos do governo, precisa-se conhecer a(as)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - diversidade de plataformas de hardware e software instaladas e a multiplicidade de produtos e componentes utilizados nos órgãos.

  • Para um processo de implantação de novas tecnologias, é primordial que se conheça primeiramente as tecnologias as quais serão utilizadas.

    Após esse entendimento, é necessário a compatibilidade das novas tecnologias com as já utilizadas. Para isso, conhecer as diversas plataformas de hardware e de software que compõem essas tecnologias é indispensável. Ademais, após o conhecimento da tecnologia utilizada, o próximo passo é considerar seu desempenho, sua performance.  Nesse caso, a rapidez na troca de informações. 

    Após esse breve resumo, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Rapidez das informações entre as instituições públicas e seus stakeholders utilizados - A afirmativa da alternativa é importante que seja de conhecimento do gestor. Porém, o ponto principal para o conhecimento do gestor devem ser as diversas plataformas de hardware e software instaladas e a multiplicidade de produtos e componentes utilizados nos órgãos.

    B) CERTO. Diversidade de plataformas de hardware e software instaladas e a multiplicidade de produtos e componentes utilizados nos órgãos – conforme explicado anteriormente e na introdução da questão, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    C) ERRADO. Comunicações administrativas, básicas no processo de tomada de decisão – essas comunicações não são de grande relevância para o conhecimento do gestor, visto que, podem ser utilizadas independentemente da tecnologia implementada.

    D) ERRADO. Rapidez das informações entre os órgãos públicos – conforme afirmado anteriormente, é importante que seja de conhecimento do gestor a rapidez da informação. Porém, o ponto principal devem ser as diversas plataformas de hardware e software instaladas e a multiplicidade de produtos e componentes utilizados nos órgãos.

    E) ERRADO. Publicidade das informações - não é de grande relevância para o conhecimento do gestor, visto que, a publicidade pode ser utilizada independentemente da tecnologia implementada.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Por que a letra A) está errada:?

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.

  • Assim, na implantação de novas tecnologias, o gestor deve garantir: a capacidade de diversos sistemas de organizarem o trabalho em conjunto. Com base nessa informação, é correto afirmar que, para dar suporte às instituições públicas e à troca de informações entre os diversos órgãos do governo, precisa-se conhecer a(as)

    Alternativas

    A rapidez das informações entre as instituições públicas e seus stakeholders utilizados.

    B diversidade de plataformas de hardware e software instaladas e a multiplicidade de produtos e componentes utilizados nos órgãos.

    C comunicações administrativas, básicas no processo de tomada de decisão.

    D rapidez das informações entre os órgãos públicos.

    E publicidade das informações.


ID
3191815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Governos em todo o mundo utilizam as tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial a Internet, para serviços, transações, disponibilização de informações, entre outras aplicações. No Brasil, já existem experiências em todos os níveis de governo no uso das TIC para melhorar o acesso às informações públicas. No que se refere ao assunto tratado, é correto afirmar que, na utilização das TIC, o principal desafio para alcançar a combinação ideal dos princípios de eficiência, transparência e accountability consiste em

Alternativas
Comentários
  • KD os professores dessa plataforma?

  • Gabarito: E

    Um subtema que vemos como emergente em e-democracia é o uso das TIC para a criação de novos espaços de participação da sociedade, o que envolve a elaboração de modelos inovadores de relacionamento governo-sociedade baseados nas novas tecnologias, chamadas genericamente de mídias sociais.

  • Essa questão merece uma explicação mais objetiva.

  • Sério que o PRINCIPAL desafio é a construção de indicadores??? Sério isso?

  • Gabarito E

    Atentar para o comando da questão: principal desafio para alcançar a combinação ideal dos princípios de eficiência, transparência e accountability.

    Traduzir os números e informações técnicas para que participação da população em geral seja mais efetiva sempre foi um desafio segundo autores renomados da adm publica como Matias Pereira e kanaane, por exemplo.

    Por isso, construir indicadores de transparência da gestão pública e transformar essas informações em medidas compreensíveis para o cidadão dentre as alternativas dadas seria o mais acertado.

  • Vamos ver o que diz a Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Setor Público Brasileiro (TIC Governo Eletrônico, 2017):

    O uso de tecnologias digitais oferece aos governos oportunidades de se tornarem mais efetivos e eficientes ao mesmo tempo em que melhoram a transparência, a prestação de contas e a participação e o envolvimento público, levando, em última instância, a sociedades mais produtivas e competitivas, formas de governança mais democráticas e crescimento mais inclusivo e sustentável. 

    “(…) têm apontado a necessidade se desenvolverem indicadores para acompanhar e monitorar o uso das TIC para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos nas cidades.”

    A pesquisa conclui que o principal desafio é justamente determinar métricas que sejam adequadas para atender os diferentes contextos, e que sejam compreensíveis para o cidadão.

  • Determinar indicadores vai melhorar em quê? Peloamor... (no âmbito de ser o principal desafio...)

  • Indo um pouco pela lógica, vamos pensar o seguinte:

    A letra A se refere a "padrões de interação entre os órgãos de controle.", sendo que o enunciado se refere à transparência para com o cidadão.

    A letra B fala em ampliar o acesso à internet. Meus amigos, hoje até no mais remoto lugar tem gente com um smartphone acessando a internet. Mesmo que seja só para whatsap e instagram. A falta de interesse em acessar informações produtivas é diferente de não ter acesso à internet.

    A letra C fala em ampliar o acesso por meio presencial, o que não tem sentido, pois a questão fala especificamente da tecnologia da informação e comunicação. Ou seja, o intuito é que esse acesso seja virtual.

    A letra D fala na criação de aplicativos para dar rapidez e agilidade ao cidadão, sendo que os aplicativos já existem. Quase todos os órgãos, senão todos, possuem aplicativos, fora os portais da transparência, que é só jogar no google o nome do órgão e o termo 'transparência', que aparece lá. O pessoal não acessa por outros motivos.

    A letra E é sim a que tem mais lógica, pois como falei: existem aplicativos, o pessoal tem internet, as informações muitas vezes estão lá disponibilizadas. O que acontece é que, na maioria das vezes, as informações são confusas, o que desestimula o cidadão nessa consulta.

    Pessoal, eu sei que é uma resposta sem fundamentação teórica, mas na Administração, as vezes o que nos resta é a lógica, mesmo que ela não esteja tão clara.

    Espero ter ajudado. Abraço.

  • Questão difícil dada a generalidade do enunciado: “o principal desafio para alcançar a combinação ideal dos princípios de eficiência, transparência e accountability consiste em..”

    O principal desafio segundo quem? A partir de qual perspectiva? Governo, sociedade?

    Para lidar com esses enunciados abrangentes é importante relembrar os conceitos básicos do assunto e analisar com calma cada uma das alternativas.

    Pois bem.

    Sobre o processo de transformação digital da Administração Pública, a Estratégia de Governança Digital – EGD deixa claro que o “desafio da transformação digital não é tecnológico. O maior desafio é direcionar esforços e coordenar mudanças estruturais na organização da sociedade e do governo, preparando-os para enfrentar as barreiras e, principalmente, aproveitar as oportunidades de uma economia digital”.

    Assim, a partir desse documento de referência, fica claro que a parte tecnológica não é o principal desafio, por isso conseguimos eliminar, praticamente, todas as alternativas incorretas. 

    Façamos uma análise individualizada:

    a) estabelecer padrões de interação entre os órgãos de controle.

    Errado. A barreira tecnológica não é o principal desafio da transformação digital. Além disso, desde 2005 já existem padrões de interoperabilidade de Governo Eletrônico (E-Ping). Esses padrões servem justamente para permitir condições de interação dos Poderes e das esferas de governo.

    b) ampliar o acesso à Internet nos municípios brasileiros.

    Errado. Apesar de o acesso à internet ser um aspecto relevante, nenhuma das barreiras técnicas, segundo a Estratégia de Governança Digital – EGD, corresponde ao principal desafio da transformação digital. 

    c) ampliar o número de instâncias participativas tanto no formato presencial como no formato digital.

    Errado. Essa alternativa descreve, na verdade, um desafio da administração pública gerencial. O modelo gerencial baseia-se na participação cidadã. Assim, dentro desse modelo temos a preocupação com a construção de instâncias participativas, tais como conselhos de gestão, audiências públicas, orçamento participativo, etc. Caso não existe uma alternativa mais específica sobre as TIC, conteúdo pedido no enunciado, poderíamos considerar essa alternativa como válida.

    d) criar aplicativos de serviços que proporcionem aos cidadãos maior rapidez e agilidade.

    Errado. A barreira tecnológica não representa o principal desafio da transformação digital, segundo a EGD.

    e) construir indicadores de transparência da gestão pública e transformar essas informações em medidas compreensíveis para o cidadão.

    Correto. 

    (i)         Necessidade de indicadores

    Segundo artigo internacional publicado pelo G20, temos que o desenvolvimento de indicadores capazes de captar e mesmo mensurar o impacto da transformação digital da economia é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos países, seja no plano doméstico, seja no plano internacional.

    (ii)        Analfabetismo digital

    Conforme a EGD, o desafio da transformação digital é promover mudanças estruturais tanto no governo quanto na sociedade. Na parte da sociedade, segundo levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU, a falta de alfabetização digital e a ausência de disponibilidade de conteúdo adequado e personalizados são alguns dos principais desafios da política pública de inclusão digital.

    Gabarito: E

  • De que adianta a construção de indicadores se grande parte da população não tem acesso à internet?

  • Não encontrei fundamentação para essa afirmação. Mesmo nas pesquisas da TIC não havia de fato essa informação como foi colocada.

  • construir indicadores de transparência da gestão pública e transformar essas informações em medidas compreensíveis para o cidadão.

  • LETRA E

  • O professor colocou no vídeo alternativa=C como certa

  • se a prova do Cespe consegue pegar até o professor com o gabarito na mão, imagine nós meros concurseiros kkkk

    Desculpe ai o comentário inútil, mas vamos em frente!!!

    Se tá cansado, descanse e depois volte. Se não ta cansado, continue até o limite sempre!

  • O professor deu gabarito C e a cespe deu gabarito E kkkk e agora?

    Bom, eu fui pela lógica mesmo e marquei E, acredito que é a resposta mais completa. Ora, a C fala apenas da ampliação da participação das pessoas, mas de que adianta a participação se não há a compreensão? Fui por esse pensamento e marquei E, já que, de fato, pra uma participação efetiva, o cidadão tem que entender o que tá acontecendo. Agradeço se alguém tiver uma fundamentação teórica sobre o tema ;)

  • muito bom

    Marcelo Franklin!

  • e) correta

    A letra A se refere a "padrões de interação entre os órgãos de controle.", sendo que o enunciado se refere à transparência para com o cidadão.

    A letra B fala em ampliar o acesso à internet. Meus amigos, hoje até no mais remoto lugar tem gente com um smartphone acessando a internet. Mesmo que seja só para whatsap e instagram. A falta de interesse em acessar informações produtivas é diferente de não ter acesso à internet.

    A letra C fala em ampliar o acesso por meio presencial, o que não tem sentido, pois a questão fala especificamente da tecnologia da informação e comunicação. Ou seja, o intuito é que esse acesso seja virtual.

    A letra D fala na criação de aplicativos para dar rapidez e agilidade ao cidadão, sendo que os aplicativos já existem. Quase todos os órgãos, senão todos, possuem aplicativos, fora os portais da transparência, que é só jogar no google o nome do órgão e o termo 'transparência', que aparece lá. O pessoal não acessa por outros motivos.

    A letra E é sim a que tem mais lógica, pois como falei: existem aplicativos, o pessoal tem internet, as informações muitas vezes estão lá disponibilizadas. O que acontece é que, na maioria das vezes, as informações são confusas, o que desestimula o cidadão nessa consulta.

  • Acho que a letra c e a mais correta. Falta mais instâncias participativas do que a falta de compreensão em si. O acesso a internet tbm poderia ser uma barreira. Então, acho que deveria ser anulada.

  • Afinal, é c ou e?

  • O professor do QC deu resposta a alternativa C.

  • Ler um comentário abaixo dizendo que todo mundo tem acesso à internet é saber que a pessoa vive numa bolha e não sabe da pobreza que existe no Brasil. Outro dia eu estava na fila da caixa econômica e tinha um agricultor idoso, bem humilde, dizendo para a atendente que ele não tinha celular nem ninguém que convive com ele para requerer o auxílio emergencial, e ela explicava que para receber precisava ter o aplicativo tal. Ele ficou pedindo o celular das pessoas na fila emprestado para ligar para um parente tentar ajudar (e geral tava com medo do contato por causa do corona, o dele roubar o celular, mas ele não ia roubar, era visível que era trabalhador, foi triste.)

  • O Gabarito do Professor, foi a alternativa C, já o colocado aqui foi alternativa E.. Contribui ainda mais para a dúvida em nossos estudos...

    Contudo, acredito o gabarito ser mesmo a letra E, por ter resolvido outras questões do mesmo assunto que se trata como um sistema virtual... atender de forma presencial, não condiz com o objetivo do mesmo.

  • em 2020 o brasil chegou a 81% dos lares com acesso a internet.

    em 2019 o número era de 74%.

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/brasil-tem-152-milhoes-de-pessoas-com-acesso-internet

    mais de 20% de lares sem acesso a internet tá bonito? tá tranquilo? tá favorável?

    eu queria entender a mania de defenderem questões merdas e sem fundamentação.

  • Aí veio a pandemia e mostrou que o principal entrave é a falta de acesso à internet!


ID
3304273
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As organizações formais modernas, objeto fundamental da Administração Pública, possuem características comuns.

Assinale a opção que apresenta apenas características das organizações formais modernas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o que deixou a letra D incorreta é que a questão pede "Na modernidade" e a resistência a mudanças acabou sendo desconsiderada, já que as organizações nos dias de hoje funcionam como sistemas, porém sem se esquecer da Autoridade e Especialização como marcas principais

  • As relações são características de organizações informais, através de conversas. Daí, eliminamos as letras A, B e E. Resistir às mudanças não é um fator atual, pelo contrário, precisa-se ter adaptabilidade e flexibilidade diante das situações, ou seja, apto a mudar. Assim, eliminamos a alternativa D, restando-nos a letra C que é o gabarito.

  • Não marquei a letra C pois as organizações modernas são mais achatadas.

  • Gab. C

  • Gabarito letra C.

    As principais características das organizações formais modernas são:

    Divisão do Trabalho.

    Especialização.

    Hierarquia.

    Distribuição da autoridade e responsabilidade.

    Racionalismo.

  • LETRA C

  • A questão em análise nos indaga sobre o conceito de organizações formais modernas. Apesar de contemporâneas, essas organizações possuem um viés de organização burocrática e, até mesmo, clássica. Apresentam como principais características: a divisão do trabalho; a especialização; a hierarquia; o foco na tarefa e na estrutura; a resistência às mudanças; a liderança formal; a distribuição de autoridade e de responsabilidade; e o racionalismo.

    Em face do exposto, podemos afirmar que as características de liderança informal, adhocracia, adaptabilidade e foco nas relações interpessoais são características de organizações informais. Portanto, a alternativa que atende às características apresentadas anteriormente é a letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".
  • Especialização e distribuição de autoridade.

  • Apresentam como principais características:

    Divisão do trabalho

    Especialização

    Hierarquia

    Foco na tarefa e na estrutura

    Resistência às mudanças

    Liderança formal

    Distribuição de autoridade e de responsabilidade

    Racionalismo.

  • O erro da maioria está sendo considerar "modernas" como as organizações atuais.

    Organizações formais modernas é um termo tratado na Era Neoclássica da Administração, cujos princípios organizacionais foram reafirmados, como Divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude (distribuição de responsabilidade e autoridade) essas organizações eram, sim, resistentes à mudança, pois eram baseadas em um modelo mecanicista. No entanto, a letra C coloca junto a essa característica o Racionalismo, que é característica da BUROCRACIA.

  • Gabarito: C As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal racional. De acordo com Max Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia e apresenta três características principais: Formalidade, impessoalidade e profissionalismo.   As principais características de uma organização formal moderna são: Divisão do Trabalho; Especialização; Hierarquia; Distribuição da autoridade e da responsabilidade; Racionalismo. Fonte: https://www.google.com/amp/s/materiasparaconcursos.com.br/2020/01/15/caracteristicas-basicas-das-organizacoes-formais-modernas/amp/
  • Gente, pelo comentário do professor e de alguns colegas, a D está certa também, não?

    Divisão do trabalho

    Especialização

    Hierarquia

    Foco na tarefa e na estrutura

    Resistência às mudanças

    Liderança formal

    Distribuição de autoridade e de responsabilidade

    Racionalismo.

  • As características clássicas das organizações formais modernas, segundo os principais autores contemporâneos, são: Divisão do Trabalho; Especialização; Hierarquia; Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade; e Racionalismo.

    Augustinho Paludo, Administração Pública, 2018, pg 10.


ID
3485545
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“Os sistemas de informações gerenciais vêm se desenvolvendo muito no Estado de Santa Catarina, embora muito ainda tenha que ser realizado. Na prática, percebe-se que os sistemas ainda não são integrados e geram retrabalho, ou seja, muitas vezes, deve-se inserir o mesmo dado em mais de um sistema. No entanto, não resta dúvida de que os sistemas informatizados facilitaram em muito a gestão dos administradores públicos. Aceleraram as decisões organizacionais e possibilitam atualmente um número considerável de vantagens em sua utilização, quando comparados aos métodos rudimentares de gerenciamento de informações, como papéis, planilhas, relatórios, etc. Essa revolução na tecnologia ampliou muito a comunicação entre as organizações públicas e a sociedade civil, possibilitando o aumento considerável do princípio da publicidade. Com isso, diversos temas começam a surgir e a serem debatidos em salas de aula e na prática: egov; sistemas integrados de informação; aplicativos online; gestão do conhecimento; sites contendo prestações de contas à sociedade (transparência eletrônica); accontability; etc. No CBMSC, os sistemas de informações mais utilizados são os seguintes: GIM; SME; GVE; SSE e SIGEF. Ainda há sistemas de uso restrito à Diretoria de Logística e Finanças (DLF), como o S-FINGE e LIC, sendo o primeiro uma forma de comunicação entre a corporação e o Tribunal de Contas do Estado e o segundo uma comunicação com a Secretaria de Estado da Administração.” (Apostila de Organização e Administração Pública de Bombeiro)


“Contempla o monitoramento global e detalhado da gestão orçamentária e financeira de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado de Santa Catarina. Fornece informações gerenciais para o planejamento da melhor aplicação das receitas, bem como para o controle da despesa. Através deste ambiente é possível gerar os empenhos, além de inúmeras consultas e geração de relatórios gerenciais que permitem acompanhar a evolução do desembolso do orçamento.” O sistema de informação explanado é o:

Alternativas
Comentários
  • Para respondermos essa questão, analisaremos cada alternativa para que seja comparado o significado de cada sigla com a afirmativa levantada pela questão. Com isso, temos que:

    A alternativa “A", o Gerenciamento Integrado de Materiais (GIM) é o conjunto de sistemas de controle de materiais do Estado de Santa Catarina. O GIM é composto pelo Sistema de Materiais e Estoque, Núcleo do Sistema de Materiais, Licitações e Compras, Sistema de Controle de Frota e Custo de Veículos e por fim o Gerenciamento de Almoxarifado. Logo, a alternativa “A" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “B", O Sistema de Materiais e Estoque (SME) é o sistema principal que fornece ao Governo de Santa Catarina informações administrativas, gerenciais e financeiras de estocagem, movimentação e consumo de materiais. Além disso, o SME permite o controle total da movimentação de entrada e saída de materiais nos almoxarifados. Logo, a alternativa “B" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “C", Gerenciamento de Veículos e Equipamentos (GVE) é segundo o decreto n∘ 12.612, de 31 de Janeiro de 2014 pela prefeitura municipal de Florianópolis, em seu Art. 3º nos diz que “Toda e qualquer modalidade de aquisição ou movimentação de combustível, peças e serviços de manutenção de veículos/equipamentos que envolvam pronto pagamento, compra direta, convênio, contrato de fornecimento, ata de registro de preço, e demais instrumentos que venham a ser criados deverão ser lançados no Sistema GVE.". Logo, a alternativa “C" não está de acordo com a afirmativa proposta pela questão.

    A alternativa “D", Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIPGF) é, de acordo com o site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, o sistema oficial para o planejamento, orçamento, finanças e contabilidade do Estado. Além disso, o SIGEF tem como um dos seus objetivos específicos “o provimento aos usuários e gestores de informações e ferramentas adequadas para o acompanhamento físico e financeiro da execução dos planos e programas de investimentos, receitas e despesas do Governo, atendendo às diretrizes e controles exigidos pela legislação vigente; a disponibilização de informações para o público, através da internet, tornando mais transparente o uso dos recursos e do patrimônio público". Com isso, podemos observar que a alternativa “D" está de acordo com a afirmativa de questão. 


    Fonte:
    Disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda, Governo de Santa Catarina, acesso em: 18/02/2021.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3486322
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Gerenciar o conhecimento institucional de forma totalmente eletrônica, eliminando-se a tramitação de procedimentos em meio físico, promover a celeridade dos processos de trabalho, valorizar a coerência das decisões administrativas e favorecer a gestão dos recursos humanos, são características da(o):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa.O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

    FONTE: WWW.FAZENDA.GOV.BR

    http://www.fazenda.gov.br/sei

  • "... eliminando-se a tramitação de procedimentos em meio físico, promover a celeridade dos processos de trabalho..."

    Pela descrição só pode ser o sistema eletrônico SEI! que é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos.

    gab. E

  • gabarito E

    Mesmo que não tenha a menor noção sobre o assunto dá pra acertar por eliminação porque a questão comenta que vai eliminar a tramitação de procedimentos em meio físico.

  • Por meio das ferramentas disponibilizadas aqui, os usuários podem realizar o credenciamento no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, verificar a autenticidade dos documentos processuais, acompanhar as publicações eletrônicas do Instituto, bem como acompanhar os processos em trâmite na autarquia.

  • gabarito E

    Art. 2º São objetivos do SEI:

    I – aumentar a produtividade e a celeridade na tramitação de documentos e processos;

    II – aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e das informações;

    III – criar condições mais adequadas para a produção e utilização de informações;

    IV – facilitar o acesso às informações; e

    V – reduzir o uso de papel, os custos operacionais e de armazenamento da documentação.

  • Vamos analisar a questão.

    A questão em análise nos pergunta sobre a gestão eletrônica institucional das informações. Para respondê-la, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADA. Urna eletrônica de votação – computador responsável pelo recebimento dos votos durante o processo eleitoral;

    B) ERRADA. Programa de aceleração do crescimento (PAC) – programa do governo federal responsável por fomentar o crescimento das diversas infraestruturas do país;

    C) ERRADA. Lei de incentivo fiscal – é uma política econômica que visa fomentar ou facilitar o aporte de capitais em um determinado setor, por meio da isenção ou diminuição da carga tributária;

    D) ERRADA. Sistema Único de Saúde (SUS) – Sistema federal responsável por gerir a saúde pública do cidadão;

    E) CERTA. Sistema Eletrônico de Informação (SEI) – ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos que objetiva promover a eficiência administrativa e construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
  • Que questão vergonhosa!


ID
3503068
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Governo Eletrônico pode ser entendido como uma das principais formas de modernização do Estado e está fortemente apoiado numa nova visão do uso das novas tecnologias para a prestação de serviços públicos, mudando a maneira com que o governo interage com o cidadão, empresas e outros governos.


Contudo, sabe-se também que os governos têm sofrido pressões externas para acelerar a implementação de programas de Governo Eletrônico. Assinale a alternativa que apresenta o porquê de isso ter ocorrido.  

Alternativas

ID
3516592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de governo eletrônico, julgue o item. 

Modelo de acessibilidade de governo eletrônico (eMAG) é um padrão de acessibilidade de governo eletrônico adotado pelo governo brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) tem o compromisso de ser o norteador no desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal, garantindo o acesso a todos.

    As recomendações do eMAG permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. É importante ressaltar que o eMAG trata de uma versão especializada do documento internacional WCAG (Web Content Accessibility Guidelines: Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web) voltado para o governo brasileiro, porém o eMAG não exclui qualquer boa prática de acessibilidade do WCAG.

    Fonte: http://emag.governoeletronico.gov.br/

    gab. C

  • CERTO

  • GAB: CERTO

    e-MAG: MODELO DE ACESSIBILIDADE DE GOVERNO ELETRONICO

    Obrigatório o uso de padrões de acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da Adm Pub

    Erros? Chama no privado

  • ePWG: recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços. 

    eMAG: acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro

    ePING: Padrões de Interoperabilidade. Conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam as TICs estabelecendo as condições de interação

    Fonte: PDF Estratégia Professor Stefan Fantini


ID
3516595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de governo eletrônico, julgue o item. 

A prática de governo eletrônico exige infraestrutura tecnológica padronizada para permitir acesso aos serviços e às políticas de governo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A infraestrutura tecnológica não é necessariamente padronizada, pois existem necessidades e capacidades distintas de cada ente política. De forma mais prática: um município do interior do Estado do Amazonas não disporá de recursos suficientes para ofertar a mesma quantidade de serviços públicos por meio da internet em virtude da capacidade de investimento desse município. Além disso, a internet, a depender da realidade local não é necessariamente o meio mais acessível para a população local. Apesar de não existe uma infraestrutura padronizada propõe-se como diretriz do governo eletrônico a adoção de softwares livre como forma de contornar as necessidades de investimento do ente político e ampliar o acesso dos cidadãos. 

    FONTE: Prof. Marcelo Soares

  • ERRADO.

    A prática de governo eletrônico exige infraestrutura tecnológica padronizada para permitir acesso aos serviços e às políticas de governo.

    "Para realinhar a política de Governo Eletrônico no País, o CEGE (Comitê Executivo do Governo Eletrônico) definiu diretrizes gerais." (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital).

    Portanto, não se exige infraestrutura tecnológica padronizada, mas sim seguindo as diretrizes gerais.

  • Cada órgão público exige uma infraestrutura tecnológica diferente e não padronizada.

    Gabarito ERRADO.

  • ERRADO


ID
3531676
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Qual é o desafio da administração no mundo contemporâneo que é caracterizado por noções de internet para emissão de Notas Fiscais, funcionamento de hardwares como o Certificado Digital e seus requisitos para instalação e segurança, vendas por meio de SAT fiscal, entre outros?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Mudanças fiscais: a velocidade para adaptação e os investimentos pertinentes, bem como, a migração de parte da contabilidade para dentro das micro e pequenas empresas, são um desafio constante. As exigências cada vez mais complexas exigirão um profissional cada vez mais capacitado e com uma visão holística apurada, a sonegação nunca foi e nem nunca será um esquema para gestão financeira, além de se configurar como crime. Administradores, Contadores e outros profissionais pertinentes devem entender as mudanças e saber adaptar os custos inerentes sem perder a competitividade, bem como, estar atento às leis ou ainda, ligar-se a profissionais que possam dar o devido suporte como é o caso dos contadores capacitados.

    2 – As novas tecnologias: cada vez mais estamos dependendo de tecnologias para a gestão de nossos negócios, onde noções de TI (Tecnologia da Informação) se tornaram imprescindíveis para as empresas, pois como sempre digo, infeliz daquele que depende de terceiros para gestão das suas rotinas. Ninguém prioriza você a não ser você. Noções de internet para emissão de Notas Fiscais, funcionamento de hardwares como o Certificado Digital e seus requisitos para instalação e segurança, vendas através de SAT fiscal, entre outros já fazem parte do dia a dia das empresas e requer conhecimento para a continuidade da sua utilização. Adeus ao antigo tempo da frase “Ah, eu não gosto de computador...”.

    3 – Adaptação ao mercado competitivo: participando da inauguração da ABPSERV – Associação dos Prestadores de Serviço de Ribeirão Preto, aprendi que o “futuro é grátis”. Isso mesmo. As pessoas cada vez mais estão querendo “degustar” o seu produto ou serviço para depois, aí sim, adquirir. Para que um aplicativo seja vendido hoje por exemplo, primeiro instalo no meu celular e só depois adquiro as funções mais completas, mas entendi como funciona, ou melhor ainda, me adaptei ao uso e agora vou adquirir a versão completa.

    4 – Mudanças no comportamento do consumidor: Consumidores também mais informados e exigentes fazem parte do dia a dia das micro e pequenas empresas, e estão dispostos a pagar cada vez menos pelas coisas. Um exemplo disso é a Netflix, que começa a preocupar até a TV aberta, imaginem as pagas...

    5 – Concorrência: Por fim, mas não menos importante, nossos concorrentes. Na ABPSERVE aprendi também que concorrente é quem corre junto, porém, não deixa de ser o seu “adversário”. Observar o concorrente é uma das primeiras estratégias da administração, porém, com a enorme diversificação de produtos e serviços que nossos avós nem sonhavam que poderiam existir estão aí e o concorrente pode vir de qualquer direção, isso mesmo, qualquer direção.

    https://administradores.com.br/artigos/desafios-da-administracao-de-empresas


ID
3544666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2010
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue o item subsequente.


As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.


Alternativas
Comentários
  • Os portais da transparência em todas as esferas governamentais mostram várias informações relevantes à sociedade sobre o gasto público. Houve uma melhora arrebatadora no fornecimento de informações e acesso a serviços, apesar de ainda estar longe do ideal.

  • Errado.

    "Esta questão é um pouco polêmica, pois podemos dizer que estas iniciativas de e-gov ainda tem muito para evoluir. Alguns candidatos reclamaram e fiz eram re cursos, mas a banca não mudou seu entendimento. Temos diversos porta is atualmente que fornecem diversas informações, como o Portal da Transparência da CGU. Entretanto, eles não são ainda de fácil entendimento para o público “leigo”. Apesar disso, eles realmente fornecem uma grande quantidade de dados, como execução orçamentária e financeira, despesas com pessoal, etc. O gabarito foi mesmo questão errada."

    Prof. Rodrigo Rennó

  • ERRADO

  • Sempre haverá uma insatisfação com os serviços prestados, seja presencialmente ou eletronicamente, ainda, sempre será necessária a evolução destes, mas para questão de prova, pode-se afirmar que eles são insuficientes? Não!

  • O problema também pode ser olhado pela ótica do usuário, pois este muitas vezes não tenta a utilização da tecnologia por comodismo e por achar que tudo que ele colocar relativo a dados na rede vai ser "roubados" por pessoas mal intencionadas. É só observarmos o número de pessoas que ainda vão a bancos ou lotéricas para pagarem contas de água, luz, telefone e boletos em geral, sendo que essas coisas podem ser feitos pelos aplicativos dos próprios bancos que muitas desses pessoas tem conta.


ID
3709327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2004
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir sob a ótica da administração pública.

À luz dos novos preceitos de um Estado moderno e eficiente, entre as ações de modernização administrativa existe a busca pela otimização das ferramentas gerenciais no âmbito da administração pública, sendo a única exceção o desinteresse explícito dos órgãos oficiais pela melhoria dos sistemas de informação, pela transparência e pelas ferramentas de governo eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Existe a busca pela otimização das ferramentas gerenciais no âmbito da administração pública.

    Mas não há exceção para o desinteresse explícito dos órgãos oficiais pela melhoria dos sistemas de informação, pela transparência e pelas ferramentas de governo eletrônico.

  • Ao contrário do enunciado a administração publica busca visando a eficiência também a melhoria dos sistemas de informação, transparência e meios eletrônicos.
  • ERRADO


ID
5370151
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nos estudos sobre governo eletrônico, sob a sigla, em inglês, E-gov, quando abordam o sistema 24/7, estão fazendo referência

Alternativas
Comentários
  • 24/07 = 24 horas por dia, 7 dias da semana = ininterruptamente.

    Gabarito B

    Bons estudos!!

  • De modo geral, aceita-se a noção de governo eletrônico como ligada à prestação de  por meio eletrônico, ou seja, utilizando-se recursos de tecnologia da informação, em caráter remoto e disponível no sistema 24/7, ou seja, vinte e quatro horas por , sete dias por .

    Gabarito B


ID
5418202
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Câmara de Uberlândia - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No contexto do governo eletrônico e transparência, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A prioridade do governo eletrônico é a promoção da cidadania, e a inclusão digital é indissociável desse governo, que busca torná-la uma política universal.
( ) Um portal de governo é um site público, uma forma de acesso à internet patrocinada por algum órgão público, em que podem ser disponibilizados informações, serviços e canais de comunicação, como e-mails e pesquisas.
( ) A transparência proporcionada pela internet integra a disposição de todo tipo de informação sobre o governo, a administração, a estrutura de governo e dos órgãos, o processo decisório, as políticas públicas, a legislação, as contratações e compras públicas em geral, a prestação de contas dos recursos utilizados, etc.
( ) A e-governança tem relação com uma visão mais abrangente, podendo ser definida como a aplicação de meios eletrônicos e recursos de tecnologia da informação (TI) na interação entre governo e cidadão e entre governo e demais agentes, também com o uso desses meios nas questões internas do governo, para melhorar seus processos internos.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • OBS.: há julgado do STJ entendendo que apartamento com cerâmica, quando deveria ser porcelanato, trata-se de fato do produto, e não vício.

  • Governo Eletrônico (e-Gov): É o programa governamental direcionado à disponibilização de informações e serviços à sociedade por meio de novos canais de relacionamento entre governo e cidadãos, utilizando-se, para isso, de recursos de TIC. Incluem-se nele a melhoria dos processos internos, eficiência administrativa e governança, elaboração e monitoramento das políticas públicas, integração entre governos e entre governos e cidadãos, aumento da transparência e possibilidade de participação democrática e controle social.

    TIC → Tecnologia da Informação e Comunicação

    I – Verdadeira. A alternativa fala das diretrizes do Governo que são 7.

    1 – A prioridade do governo eletrônico é a promoção da cidadania. Está associada ao PSO (terceiro estágio do modelo gerencial)

    2 – A inclusão digital é indissociável do Governo Eletrônico. A inclusão deve ser tratada como um constituinte da política de governo eletrônico para que essa possa se configurar-se como uma política universal.

    II – Verdadeira. Está ligada a terceira diretriz do Governo.

    3 – O Software Livre é um recurso estratégico para a implementação do Governo Eletrônico. O software livre deve ser entendido como opção tecnológica do governo federal. Sempre que possível, deve ser promovida sua utilização. Para tanto, deve-se priorizar soluções, programas e serviços baseados em software livre que promovam a otimização de recursos e investimentos em tecnologia da informação.

    III – Verdadeira. É notório que um dos objetivos do e-Gov é dotar a Administração Pública de maior controle social e transparência.

    IV – Verdadeira. Governo Eletrônico (e-Gov): É o programa governamental direcionado à disponibilização de informações e serviços à sociedade por meio de novos canais de relacionamento entre governo e cidadãos, utilizando-se, para isso, de recursos de TIC.

  • III A transparência proporcionada pela internet integra a disposição de todo tipo de informação sobre o governo, a administração, a estrutura de governo e dos órgãos, o processo decisório, as políticas públicas, a legislação, as contratações e compras públicas em geral, a prestação de contas dos recursos utilizados, etc.

    Sabemos que nem toda a informação é divulgada. Há inúmeras exceções.

    IV A e-governança tem relação com uma visão mais abrangente, podendo ser definida como a aplicação de meios eletrônicos e recursos de tecnologia da informação (TI) na interação entre governo e cidadão e entre governo e demais agentes, também com o uso desses meios nas questões internas do governo, para melhorar seus processos internos.

    Aqui a questão me parece que descreveu o conceito de governo eletronico mesmo, e não de governança. Se tivesse colocado algo como políticas públicas, até daria para considerar...


ID
5452489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item quanto a governo eletrônico, planejamento, administração de pessoal e processos de compras governamentais.

A instituição da Rede Nacional de Governo Digital, de natureza colaborativa e adesão voluntária, é uma das estratégias do governo eletrônico para o período de 2020 a 2022.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A assertiva trouxe conceito relacionado ao DECRETO Nº 10.332, DE 28 DE ABRIL DE 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.

    O art. 7º do mencionado Decreto dispõe que “Fica instituída a Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.br, de natureza colaborativa e adesão voluntária, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com a finalidade de promover o intercâmbio de informações e a articulação de medidas conjuntas relacionadas à expansão da Estratégia de Governo Digital.”

    Portanto, de fato, a instituição da Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br), de natureza colaborativa e adesão voluntária, é uma das estratégias do governo eletrônico para o período de 2020 a 2022.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-sefaz-ce-administracao-geral-e-publica/

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO: A Rede Nacional de Governo Digital tem natureza colaborativa e é formada pelos entes federados mediante Termo de Adesão assinado pela autoridade máxima do Poder Executivo em nível estatual, distrital ou municipal.

    Atualmente, ela está regulamentada pela Portaria nº 23, de 4 de abril de 2019.

    Fonte: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70491912/do1-2019-04-08-portaria-n-23-de-4-de-abril-de-2019-70491574

    https://blog.grancursosonline.com.br/gabarito-sefaz-ce-extraoficial/

  • O item está CORRETO porque a Rede Nacional de Governo Digital é

    • de adesão voluntária
    • e de natureza colaborativa

    Isso está previsto no art. 1º da Portaria nº 23, de 2019.

    Art. 1º Os entes federados poderão aderir à Rede Nacional de Governo Digital - Rede Gov.Br, de natureza colaborativa, com a finalidade de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público.

    Importante ressaltar o que significa a Rede Gov.Br e quais são as suas funções e objetivos, como por exemplo:

    • integração de iniciativas comuns de transformação digital no setor público
    • promoção e aproximação do Estado com o cidadão, as empresas e a sociedade civil, por meio da priorização da oferta de serviços públicos digitais
    • estimular a redução de custos e o aumento da agilidade na prestação de serviços públicos por meio digital;
    • promover e articular o desenvolvimento e o reuso de soluções colaborativas e de plataformas digitais.
  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do Decreto Federal n.º 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

    Conforme o decreto, "fica instituída a Rede Nacional de Governo Digital - Rede Gov.br, de natureza colaborativa e adesão voluntária, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com a finalidade de promover o intercâmbio de informações e a articulação de medidas conjuntas relacionadas à expansão da Estratégia de Governo Digital". (grifo nosso.)


    Gabarito do Professor: CERTO.