SóProvas


ID
1756582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação à origem e aos tipos das auditorias, julgue o seguinte item.

Na auditoria integral, espera-se que os auditores, por meio da aplicação de técnicas e procedimentos, sejam capazes de avaliar a capacidade competitiva da organização auditada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo Auditoria Integral:  trata-se de conjunto de procedimentos aplicados pelos profissionais, com o propósito de avaliar a gestão de uma organização quanto à:
    -eficiência;
    -eficácia.

    O que focaliza? -Identificar pontos fortes e ameças, bem como avaliar a capacidade competitiva da azienda na gestão dos fatores: administrativo-funcionais, mercadológicos, ambientais e de marketing.


    Fonte:https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=auditoria-integral
  • Qual a fonte dessa questão? O CESPE deveria se balizar por fontes formais de conhecimento contabil, tais quais resoluções e normativos do CFC. Da onde saiu essa questão? Se alguem puder colaborar :)

  • AUDITORIA INTEGRAL: trata-se de conjunto de procedimentos aplicados pelos profissionais, com o propósito de avaliar a gestão de uma organização no que refere a accountabilitty, quais sejam: exames de demonstrações contábeis ou financeiras e exames de economia, eficiência e eficácia na gerência de recursos. 

    A auditoria integrada possui um amplo escopo, com o objetivo de revisar sistematicamente e emitir relatórios sobre as relações de responsabilidade de prestar contas e sobre as atividades de apoio, os sistemas e controles utilizados pela administração no cumprimento dos seus deveres e obrigações. (OLACEFS, 1981, p. 20)


    O que focaliza a Auditoria Integrada? Identificar pontos fortes e ameaças, bem como avaliar a capacidade competitiva da azienda na gestão dos fatores: administrativo-funcionais, mercadológicos, ambientais e de marketing.

    Riscos associados a fatores administrativos ===> repercutem na gestão financeira e patrimonial. Logo, mostra-se imprescindível que a Administração da entidade defina controles internos adequados, o que também envolve o sistema contábil da organização.

    Riscos atinentes a fatores funcionais ====> têm a ver com a gestão de recursos humanos. O ambiente de trabalho deve ser o melhor possível. Há que se aproveitar o potencial das pessoas. Trata-se da valorização do capital intelectual da entidade.

    Riscos mercadológicos ===> guardam imediata relação com os aspectos estratégicos da organização, problemas tecnológicos. Ligam-se à problemática da concorrência cada vez mais acentuada nos mercados globalizados.

    Riscos de marketing ===> envolvem ameaças relativas à imagem externa aziendal. 
    Portanto questão correta: a auditoria integral analisa por meio de diversos aspectos , técnicas e procedimentos, a capacidade competitiva da organização auditada, bem como seus possíveis riscos e sua imagem externa.

    https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=auditoria-integral

  • A auditoria integral seria a auditoria operacional?

    A auditoria integrada seria a auditoria contábil?

    É possível fazer essa relação? Alguém pode ajudar?

  • Cada prova nova do Cespe é um tipo novo de auditoria. Ai fica dificil.

  • AUDITORIA INTEGRAL : Representa a avaliação global dos processos da entidade, partindo da análise dos

    principais fluxos e sistemas e desdobrando-se a todos os sub-processos e Atividades. Envolve o exame dos controles, processos e sistemas utilizados para gerenciar os recursos da organização.

    Fonte: material Estratégia Concursos. Definição segundo Peter e Machado (Atlas, 2009)

  • O cara que não estudou nada de auditoria tem mais chances de acertar essa questão do que quem estudou. Boa, CESPE!

  • 1.    Classificação Doutrinária

     

    De acordo com Peter e Machado (Atlas, 2009), a auditoria governamental se classifica em: Auditoria de Gestão, Auditoria de Programas, Auditoria Operacional, Auditoria Contábil, Auditoria de Sistemas, Auditoria de Qualidade, Auditoria Integral e Auditoria Especial. Veja:

     

    1.1.              Gestão Procura garantir, por meio da avaliação dos resultados da gestão, que os recursos e as ações governamentais estão sendo administrados de acordo com os parâmetros definidos para a consecução dos objetivos sociais.

    1.2.              Programas Realizada ao longo dos processos de gestão, atua sobre os atos efetivos e os efeitos exercidos por uma unidade ou entidade pública referente a um projeto ou programa.

    1.3.              Operacional Voltada para a análise da economia, eficácia e eficiência da aplicação dos recursos e para a efetividade das ações governamentais.

    1.4.              Contábil Visa emitir opinião sobre a adequação e a fidedignidade das demonstrações contábeis e dos respectivos registros elaborados pelas unidades ou órgãos públicos, ao verificar a efetividade e a aplicação dos recursos governamentais.

    1.5.              Sistemas Avalia os sistemas informatizados de controle interno, identificando os eventuais pontos fortes ou deficiências e garantindo que as informações obtidas desses sistemas são corretas, oportunas e protegidas contra fraudes ou perdas.

    1.6.              Qualidade Analisa os processos e os resultados governamentais em busca da excelência dos serviços públicos, através da avaliação da qualidade do uso dos recursos da entidade e das suas informações.

    1.7.              Integral Representa a avaliação global dos processos da entidade, partindo da análise dos principais fluxos e sistemas e desdobrando-se a todos os sub-processos e Atividades. Envolve o exame dos controles, processos e sistemas utilizados para gerenciar os recursos da organização.

    1.8.              Especial Consiste nos exames necessários devido a ocorrências imprevistas, solicitados ou determinados expressamente por autoridade competente, com a indicação dos fatos a serem verificados.