SóProvas


ID
1756975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a tubulação de gás, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A de acertei na sorte.

  • A questão foi baseada em: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/196/tubulacoes-para-gas-conheca-as-principais-caracteristicas-e-indicacoes-294027-1.aspx

     

      Alternativa A - Entre os principais sistemas de tubos e conexões para instalações de gás disponíveis no mercado, estão os de aço, os de cobre rígido, os de cobre flexível, os de polietileno, os de aço revestido com polietileno e os de multicamadas (polietileno- alumínio-polietileno ou polietileno reticulado-alumínio-polietileno reticulado).

     

      Alternativa B - A falta de normas técnicas de fabricação e uso do produto, no entanto, tem sido a principal barreira para a sua especificação por parte dos projetistas. "O cobre ainda é uma unanimidade, possui um largo histórico de uso e aprovação do produto na norma, o que não acontece com o sistema multicamadas", lembra Chaguri, observando que as construtoras estão buscando alternativas, como os tubos multicamadas, de forma precipitada. "Apesar de possuir potencial comercial enorme, podendo concorrer diretamente com o cobre, as tubulações multicamadas só estão no mercado nacional há três anos. A responsabilidade por possíveis problemas que possam ocorrer por requisitos técnicos é do projetista. Vale lembrar que, quando se trata de gás, estamos falando de segurança e de possíveis vazamentos que podem provocar mortes", alerta.

     

      Alternativa C e D - A escolha do sistema para gás deve levar em conta fatores como as condições de temperatura, pressão e altura do edifício, além do traçado da rede e das características arquitetônicas da edificação (como a presença de espaços técnicos disponíveis e acessos às manutenções). "A quantidade de conexões, as características da mão de obra de instalação do local e a oferta de suporte técnico do fabricante também devem ser observadas", lembra o engenheiro Josenei Maionica Spinelli, diretor de novas tecnologias da Porte Construtora.

     

      Alternativa E - Do ponto de vista técnico, a diferença entre os tubos e conexões para gás e para água quente ou fria são as características do material e as classes dos produtos. "No caso do cobre rígido, podemos usar as mesmas tubulações para ambos os usos, desde que respeitados alguns cuidados, como a exclusão da presença de chumbo nas soldas quando se tratar de tubulação de água, evitando contaminação. Já no caso de tubos multicamadas e de polietileno, as características dos materiais podem ser totalmente diferentes, variando de acordo com o tipo de fluido a ser transportado", explica o engenheiro Jorge Chaguri Jr., diretor da Chaguri Consult.

     

     

     

     

  • ainda não há norma para o tubo multicamada??