SóProvas


ID
1757005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Logística
Assuntos

No que se refere à multimodalidade dos transportes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D.

     

    Eu filtrei a matéria de Administração Pública e veio essa questão, mas ela não é de Administração de Recursos Materiais??

     

     

  • Não, essa materia é de operações de transporte ou logística.

  • LETRA D

     

    A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.


     

    A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores.


     

    Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino.


     

  • Estranho. A alternativa B me pareceu bastante correta. Sabemos que há um esforço enorme por parte do governo para ser menos dependente do modal rodoviário, buscando aumentar e integrar a malha ferroviária, investindo/privatizando aeroportos, aumentando capacidade dos portos.

  • GABARITO: D.

  • Alguém poderia me indicar alguma referência sobre esse tema?

  • Resposta: D

    , de 19 de fevereiro de 1998, dispõe sobre o Transporte Multimodal de Cargas, que é aquele que utiliza duas ou mais modalidades de transporte sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal (OTM) e é regido por um único contrato.

    Define-se o OTM como a pessoa jurídica, transportadora ou não, contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas, da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros. Este operador assume a responsabilidade pela execução desses contratos, pelos prejuízos resultantes de perda, por danos ou avaria às cargas sob sua custódia, assim como por aqueles decorrentes de atraso em sua entrega, quando houver prazo acordado.

    Suas atividades incluem, além do transporte, os serviços de coleta, unitização, desunitização, consolidação, desconsolidação, movimentação, armazenagem e entrega da carga ao destinatário.

    Fonte: https://portal.antt.gov.br/transporte-multimodal-de-cargas