SóProvas


ID
1757521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética e à moral, julgue o item seguinte.

De acordo com a teoria contratualista, os conceitos éticos são extraídos das regras morais que possam conduzir à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social.

Alternativas
Comentários
  • Teoria Contratualista.

    "Tendo como precursores John Locke (1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778), parte do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com regras morais estabelecidas para o convívio social. Dessa forma, os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. "


    http://eticaparatodosnos.blogspot.com.br/p/as-teorias-que-explicam-os-conceitos.html


    Gabarito: Certo

  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO)

    Questão difícil...Segue conceito:

    O conceito central do contratualismo é a valorização do indivíduo, pois fundado em uma época minimalista atende a dois princípios: a legitimidade da auto-preservação e a ilegalidade do dano arbitrário feito dos outros.


    Foram três as condições para a consolidação na história do pensamento político das teorias contratualistas, no âmbito de um debate mais amplo sobre o fundamento do poder político:

    Transformação da sociedade;Que houvesse uma cultura política secular disposta a discutir a origem e os fins do governo;Tornar o contrato acessível de uma forma analógica

    .-----------------------------------

    RESUMO

    Com a doutrina do Contrato Social se prentendeu afirmar a soberania do povo como poder absoluto indeterminado. Procurou-se fixar as consequências jurídicas e as causas do hipotético contrato, passando-se a averiguar que direitos o povo teria reservado para si e, em que casos e em que modalidades poderia exercer.

    A Doutrina Contratualista iniciou a formulação dos direitos individuais (liberdade x igualdade) tendo em vista conservar no estado de sociedade aqueles direitos que se afirma existência já no estado de natureza.

    Concordam os apologistas do Contratualismo HOBBES, LOCKE E ROSSEAU que o contrato dá origem ao Estado.

    -----------------

    Fonte: http://www.coladaweb.com/direito/contratualismo-historico



  • Teoria do Fundamentalismo
    Identifica os preceitos éticos externos ao ser humano, não permitindo que o indivíduo encontre o certo ou o errado por si mesmo. O exemplo típico desta teoria é a Bíblia Sagrada, que funciona como um livro de regra de fé e prática para aqueles que depositam a sua confiança nos seus escritos; os seguidores cumprem as determinações externas sem questionar. Essa teoria também acontece quando grupos de indivíduos definem determinados preceitos a serem seguidos por todos sem a oportunidade e a possibilidade de aceitar ou não; são as regras para serem cumpridas.
    Teoria do Utilitarismo
    propõe que o conceito ético seja elaborado com base no critério do maior bem para a sociedade como um todo. Com base nessa teoria, a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade. Podemos tomar como exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade.

    Teoria do Dever Ético
    Apregoada por Emanuel Kant (1724-1804), propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princípios universais. Kant propôs que estes conceitos éticos sejam alcançados da aplicação de duas regras:
    1) Qualquer conduta aceita como padrão ético deve valer para todos os que se encontrem na mesma situação, sem exceções.
    2) Só se deve exigir dos outros o que exigimos de  nós mesmos. Como exemplo, pode-se citar que todos os profissionais de contabilidade não deve omitir dados do Balanço Patrimonial por eles elaborados. Esta norma de conduta é universal para todos os profissionais independente do porte da empresa e dos serviços que são prestados. Existem críticas a essa teoria, afirmando da dificuldade em encontrar o caráter universal em algumas relações.
    Teoria Contratualista
    Tendo como precursores John Locke (1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778), parte do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com regras morais estabelecidas para o convívio social. Dessa forma, os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. Essa Teoria não atentou-se para a mutabilidade das regras morais aplicadas a determinados grupos sociais. Se um grupo de contadores resolvessem omitir as informações contábeis para os seus clientes, teriam as suas ações de acordo com esta teoria, legitimados sob o ponto de vista ético.
    Teoria do Relativismo
    Com base nessa teoria, cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não é ético, com base nas suas próprias convicções e na sua própria concepção sobre o bem e o mal. Dessa maneira, o que é ético para um pode não o ser para outro. Com essa teoria, muitos tentam justificar os seus próprios erro

  • Obrigada pessoas! ;)

  • Gabarito: Certo

    Teoria Contratualista: Entendida como uma espécie de acordo ou negócio instituído entre um grupo de pessoas. Parte do pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes à obrigação de se comportar de acordo com as regras morais, para poder viver em sociedade.

  • acertei a questão no entendimento que a ética corresponde a um estudo  científico da moral

  • ÉTICA

    É a “ciência” que estuda a moral.

    É a reflexão filosófica sobre a moral (caráter teórico);

    É permanente, pois é universal;

    É princípio;

    MORAL

    Tem caráter prático (com força normativa);

    É temporária, pois é cultural;

    São aspectos de condutas específicas;

    -Dani Kaiser




  • Ética deriva do estudo da moral

    CERTO

  • CORRETO:  Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

    Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.


  • "Tendo como precursores John Locke (1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778), parte do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com regras morais estabelecidas para o convívio social.  Dessa Forma os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. "

  • os  conceitos éticos são extraídos  da teoria contratualista  atráves das regras morais.  resposta:  CERTA

  • Ética é o estudo da moral!

     

  • Muito bom o cometário de Socorro Barbosa. Talvez um exemplo bem fácil para se compreender cada teoria seja a questão do homossexualismo e do aborto. Com exceção das teorias Kantiana e do Relativismo, as demais teorias, inclusive a teoria contratualista, justificam o fato de a sociedade ver como "anormal" a prática homossexual e a prática abortista. Como diz a teoria contratualista: "os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social.". Levando em consideração essa afirmação, o homossexualismo e o abortismo, embora sejam assuntos comumente travados no âmbito jurídico e legal, são temas que estão muito mais voltados para o campo ético/moral. 

  • Teoria Contratualista.

     

    Tendo como precursores John Locke (1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778), parte do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com regras morais estabelecidas para o convívio social. Dessa forma, os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. Essa Teoria não atentou-se para a mutabilidade das regras morais aplicadas a determinados grupos sociais. Se um grupo de contadores resolvessem omitir as informações contábeis para os seus clientes, teriam as suas ações de acordo com esta teoria, legitimados sob o ponto de vista ético.

     

    Gaba: Correto.

  • Socorro Barbosa, sua resposta é excelente, pode nos dizer qual a fonte? Obrigada! Abraço.

  • CERTO. Questão bastante genérica se referindo as teorias que serviram de base para a formação do Estado moderno.Todos os filósofos contratulistas (Locke, Hobbes e Rosseau) usam de uma concepção teórica (fictícia) para explicar a sociedade ordenada segundo leis, regras e um soberano capaz de trazer a "paz social". Para responder a questão basta lebrar do contrato hobbesiano. Segundo esse filósofo, no estado natural (sem leis, moral e regras) prevalecia a desordem e imperava a "guerra de todos contra todos". Diante disso, os homens para garantir a sua própria sobrevivência abdicaram de suas vontades e impulsos que geravam a desordem. Assim, o poder passou a ser concentrado nas mãos de um soberano que pudesse garantir a segurança e o desenvolvimento de uma sociedade. Portanto, a questão está CORRETA quando afirma que segundo essa teoria "(...) os conceitos éticos são extraídos das regras morais que possam conduzir à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social".

    Fonte: reminiscência das aulas do curso de Filosofia que conclui no ano de 2012.

  • preguiça disso!!

  • Gab: c

    Teoria a respeito da formação dos conceitos éticos

     

    FUNDAMENTALISTA = De fora para dentro

    UTILITARISTA = maior bem para a sociedade como um todo

    KENTIANA / TEORIA DO DEVER ÉTICO = Princípios universais

    CONTRATUALISTA = Regras morais estabelecidas para o convívio social

    RELATIVISTA = Individual, o que é ético para um pode não ser para outro 

  • As quatro teorias a respeito da formação dos preceitos éticos: utilitarista, kantiana, contratualista e relativista.

    Teoria Utilitarista ou Consequencialista: Visa ao maior bem para o maior número de pessoas, enfatizando que devem ser tomadas decisões que resultem na maior utilidade social.

    Teoria Kantiana: Defendida por Kant, que propõe que o conceito ético seja extraído de acordo com os princípios universais, como uma obrigação.

    Teoria Contratualista: Entendida como uma espécie de acordo ou negócio instituído entre um grupo de pessoas, para poder viver em sociedade.

    Teoria Relativista: Teoria segundo a qual os fatos morais são relativos a sociedades particulares. Quando uma sociedade aprova uma prática e outra reprova, não se pode dizer que uma delas tenha razão e a outra não. 

  • Guerrilheiro solitário, melhor comentário.resumiu tudo!

  • De acordo com a teria contratualista, o conceito ético é extraido das regras morais.

    Não discuta. Aceite!

  • Correu, bateu e gol
  • Barbosa Reis, pela primeira vez tive que comentar uma questõa. Sua fala me lembra o professor de Psicologia que faço curso preparatório. Não discutea. Aceita (ele acrescenta) que doi menos! Mas que fiquei intrigado com a afirmação, eu fiquei.

  • De acordo com a teoria contratualista, os conceitos éticos são extraídos das regras morais que possam conduzir à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo socialResposta: Certo.

     

    Comentário: a teoria contratualista refere-se às regras de um grupo para se viver em sociedade.

  • As Teorias Contratualistas - Hobbes, Locke e Rousseau


    Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a idéia de que a origem do Estado está no contrato social. Parte-se do princípio de que o Estado foi constituído a partir de um contrato firmado entre as pessoas. Aqui entende-se o contrato como um acordo, consenso, não como um documento registrado em cartório. Além disso, a preocupação não é estabelecer um momento histórico (data) sobre a origem do Estado. A idéia é defender que o Estado se originou de um consenso das pessoas em torno de alguns elementos essenciais para garantir a existência social. Porém, existem algumas divergências entre eles, que veremos a seguir:

    Hobbes (1588-1679) acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir um poder que esteja acima das pessoas individualmente para que o estado de guerra seja controlado, isto é, para que o instinto destrutivo do homem seja dominado. Neste sentido, o Estado surge como forma de controlar os "instintos de lobo" que existem no ser humano e, assim, garantir a preservação da vida das pessoas. Para que isso aconteça, é necessário que o soberano tenha amplos poderes sobre os súditos. Os cidadãos devem transferir o seu poder ao governante, que irá agir como soberano absoluto a fim de manter a ordem.

    Locke (1632-1704) parte do princípio de que o Estado existe não porque o homemé o lobo do homem, mas em função da necessidade de existir uma instância acima do julgamento parcial de cada cidadão, de acordo com os seus interesses. Os cidadãos livremente escolhem o seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. O Estado deve preservar o direito à liberdade e à propriedade privada. As leis devem ser expressão da vontade da assembléia e não fruto da vontade de um soberano. Locke é um opositor ferrenho da tirania e do absolutismo, colocando-se contra toda tese que defenda a idéia de um poder inato dos governantes, ou seja, de pessoas que já nascem com o poder (por exemplo, a monarquia).

  • Questao bem dificil

  • Teoria a respeito da formação dos conceitos éticos

     

    FUNDAMENTALISTA = De fora para dentro

    UTILITARISTA = maior bem para a sociedade como um todo

    KENTIANA / TEORIA DO DEVER ÉTICO = Princípios universais

    CONTRATUALISTA = Regras morais estabelecidas para o convívio social

    RELATIVISTA = Individual, o que é ético para um pode não ser para outro 

    Reportar abuso

  • Immanuel Kant é NeoContratualista!!

    " O imperativo categórico é, pois, único, e é como segue: age só, segundo uma máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal."

    "Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre, sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal."

    O Imperativo Categórico, em síntese, quer dizer "agir de modo que sua ação seja um fim em si mesma, isto é, agir sem finalidades instrumentais que levam a objetivos antiéticos." Agir de modo que sua conduta seja aceitável em qualquer tempo e lugar (universalismo moral).



    BITTAR, Eduardo Carlos Bianca; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas/ GEN, v. 1, 11. Ed, 2015.

  • Teoria Contratualista 

    Tendo como 

    precursores John Locke (1632-1704) e Jean Jacques Rousseau (1712-1778), parte 

    do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de 

    se comportar de acordo com regras morais estabelecidas para o convívio social. 

    Dessa forma, os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que 

    conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. 

    Essa Teoria não atentou-se para a mutabilidade das regras morais aplicadas a 

    determinados grupos sociais. Se um grupo de contadores resolvessem omitir as 

    informações contábeis para os seus clientes, teriam as suas ações de acordo com 

    esta teoria, legitimados sob o ponto de vista ético. 

  • Ética:

    Reflexão filosófica sobre a moral;

    É permanente, pois é universal;

    É princípio;

    É a "ciência" que estuda a moral.

  • Teoria a respeito da formação dos conceitos éticos

     

    FUNDAMENTALISTA = De fora para dentro

    UTILITARISTA = maior bem para a sociedade como um todo

    KENTIANA / TEORIA DO DEVER ÉTICO = Princípios universais

    CONTRATUALISTA = Regras morais estabelecidas para o convívio social

    RELATIVISTA = Individual, o que é ético para um pode não ser para outro 

  • Gabarito: Certo

    contratualismo é uma teoria política e filosófica baseada na ideia de que existe uma espécie de pacto ou contrato social que retira o ser humano de seu estado de natureza e coloca-o em convivência com outros seres humanos em sociedade.

  • Teoria contratualista.

  • Com relação à ética e à moral, é correto afirmar que: De acordo com a teoria contratualista, os conceitos éticos são extraídos das regras morais que possam conduzir à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social.