SóProvas


ID
1757524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética e à moral, julgue o item seguinte.

A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Pela definição pura, ética é definida como "um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade."


    Fonte: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/valores-e-etica-em-gerenciamento-de-projetos/90769/

  • E eu substimando a matéria kkkkk feia a coisa

  • Ética representa os valores do comportamento humano que atuam para o bem do indivíduo e da sociedade, como a moral, justiça, transparência, retidão entre outros valores que mostram uma boa conduta social. 

    Estratégia Concursos

  • Boa definição. 

    Força!
  • Essa matéria é show, apesar de ser pouco frequente em provas , quem não souber o mínimo se ferra...


    A ética é a parte da filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem. Ela engloba um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, que estão ligados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desaprovando a ação do homem, de um grupo social ou de uma sociedade.


    Para Aurélio Buarque de Holanda, ética é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Enquanto a ética trata o comportamento humano como objeto de estudo, procurando tomá-lo o mais abrangente possível, a moral se ocupa de atribuir um valor à ação. Esse valor tem como referências o bem e o mal, baseados no senso comum.


    CERTO.


  • ética

    substantivo feminino

    1. 1.

      parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

    2. 2.

      p.ext. conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

      "é. profissional".



  • Ética é o princípio ---------------------- Moral é conduta 

    Ética é permanente --------------------Moral é temporal

    Ética é universal ------------------------- Moral é cultura

    Ética é regra ----------------------------- Moral é conduta da regra

    Ética é teoria ---------------------------- Moral é prática

  • CORRETA  Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

    Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.


  • Gente, a ética além de estudar o comportamento (modo de ser) do homem, estuda também o comportamento (modo de ser) da sociedade? Acho que não estendi direito essa questão. Dizer que a ética é um conjunto de regras e preceitos de uma sociedade não é a mesma coisa que afirmar que ética é o costume em si da sociedade? E isso não seria a moral? Caraca, que coisa complicada, Jesuuus!!! Alguém que tenha entendido esse trecho da afirmativa, pode me ajudar? :/

  • Preceitos: Aquilo que se recomenda.

    A ética é isso! Conjunto de regras que são como recomendações daquilo que um individuo deve ou não fazer, o que é certo e errado. Agora, se ele vai ou não seguir isso, depende da sua moral.
     

  • Galera a ética não é universal? Coloquei como errado a questão e não entendi onde errei... se alguém puder me ajudar

  • Na minha opinião isso ai é um conceito de moral, a ética é individual a cada individuo e influenciado pela moral...

    Questão mais confusa essa

     

  • Vamos perguntar aos universitários ! Qc ajuda a gente !

  • Patrícia, a Cespe com certeza sabe, simples, imagina a ética como um livro de regras. A moral é se vc vai, ou não, cumprir estas regras. 

     

    (preceito) comando ou ordem dado como regra de conduta; uma injunção relativa à conduta moral; 

  • A ética  tem  um teor valorativo que abrange não só a um grupo mais sim a toda sociedade. Resposta: CERTA.

  • Esse conceito de ética refere-se à ética normativa, mas a ética em si não estabelece normas, ela faz julgamento, analisa, estuda o comportamento moral do indivíduo ou de uma sociedade.

  • Em um sentido mais amplo, a ética engloba um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, que estão ligados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desprovando a ação dos homens de um grupo social ou de uma sociedade.

  • - Não é suficiente ser ético, tenho que filosofar sobre ela? Ética, essa matéria é muito mais perigosa que bala perdida. Traíra ..

  • CORRETO

    Ética tem a necessidade da ação, da conduta humana, da racionalidade.

    Moral é apenas o conceito do grupo.

    Por exemplo:

    Mentir é errado – conceito moral. (Conceito definido e praticado em uma sociedade em um determinado momento)

    Eu mentir para você – conduta antiética e imoral. (Feriu um conceito definido pela sociedade -algo considerado moral – falar a verdade. Portanto, quando ferimos a moral estamos sendo imoral e antiético).

  • Aí vem o Cespe em outra questão e diz: 

     

    MPU – Técnico – 2015 – Cespe. Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados.

    Gabarito: Correta.

     

  • STC - Superior Tribunal do Cespe

  • Tipo de questão que beneficia quem não estudou a matéria e penaliza aqueles que a estudaram :/

  • Outra questão que me deixa..... :-/

    Q489095 -- Com relação a moral e ética, julgue o item a seguir.

    Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados.

    CERTO...

    #boladecristal #STC #SupremoTribunalCespe #jeitoCESPEdeser

  • verdade, Mariana Moreira

     

  • "A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade." 

    Na minha singela opinião, esse conceito é de Moral. Mas banca é a banca né.. :) 

     

  • ética

    substantivo feminino

    1.

    parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

    2.

    p.ext. conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

    "é. profissional"

    Traduções, origem das palavras e mais definições

     

    fonte: Google

  •  A gente vai todo feliz marcar ERRADO porque esse conceito é de MORAL, mas...

  • Ética condizente com "ordem valorativa"?!

  • DESDE DE QUANDO ÉTICA FAZ JUIZO DE VALOR?? É UMA CAGADA ATRAS DA OUTRA

  • Esta definição de ética foi retirada do dicionário Houaiss. Por isso, recomendo a leitura das definições dos verbetes "Ética" e "Moral" na semana de véspera da prova.

  • CERTO.

    Falou em conjunto de regras, falou em ética. 

    Ética é a regra, moral é a prática a partir dessa regra.

  • Fiz essa questão no livro de questões do Alfacon e o gabarito era errado...sqn !! Alfacon caga muito

  • Ética = Conjunto de regras?! Inverteu conceitos não?!

  • Eu pensava que a moral fosse a que se refere a normas e ética uma reflexão sobre elas...

    e ambém que a moral fosse a que definisse a ordem valorativa de um grupo social ou sociedade, diferente da ética que seria universal...

    parece que não.

  • Em 17/12/2017, às 11:06:17, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 08/10/2017, às 19:59:15, você respondeu a opção E.Errada!

    kkkkkkkkkkkkk

  •  

    Q709889 CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD 2016

    Acerca da ética no serviço público, julgue o item a seguir.

    Enquanto a ética trata do conjunto de regras de uma sociedade, a moral se volta ao seu estudo teórico, razão pela qual esta foi alçada a princípio constitucional da administração pública.

    ( QUESTÃO ACIMA GABARITO ERRADO, OU SEJA, ENTRA EM CONFRONTO COM ESSE GABARITO CORRETO)

  •  

    Q489095 CESPE Órgão: MPU

    Com relação a moral e ética, julgue o item a seguir.

    Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados.

    OUTRA QUESTAO CORRETA QUE ENTRA EM CONFRONTO .

  • Essa definição foi retirada do dicionário Houaiss:

    ética     Datação: sXV

    1       parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social

    2       Derivação: por extensão de sentido.

    conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade

    Exs.: é. profissional

     é. psicanalítica

     há é. na universidade

    Infelizmente, o Cespe adotou a acepção em “derivação: por extensão de sentido” que parece aproximá-la do sentido mais popular/vulgar do termo, quando o mais adequado seria buscar a definição de ética na rubrica filosofia – vide a 1ª acepção acima.

    De todo modo, aqui parece que o examinador pretendeu adotar o conceito de ética normativa (sem nos dizer isso no enunciado da questão, é claro!), a qual, de acordo com a professora Kátia Lima, estabelece normas e também regras próprias (v.g. de uma determinada profissão). Assim, a ética normativa é particular e não universal.

     

    Vai que o Cespe cobra também a definição de moral, de acordo com o dicionário Houaiss:

    moral     Datação: sXIV

    3       que denota bons costumes segundo os preceitos estabelecidos por um determinado grupo social

    6       conjunto de valores, individuais ou coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens

    7       Rubrica: filosofia.

    cada um dos sistemas variáveis de leis e valores estudados pela ética, caracterizados por organizarem a vida das múltiplas comunidades humanas, diferenciando e definindo comportamentos proscritos, desaconselhados, permitidos ou ideais

    O site Portal Educação traz algumas subdivisões da ética: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/as-subdivisoes-da-etica/39381

  • Ué... e agora? Vamos indicar para comentários por favor!

  • A ética, engloba  um conjunto de regras e preceitos de ordem VALORATIVA, que estão ligados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desaprovando a ação do homem , de um grupo social ou de uma sociedade.

  • certo.

     

    Resuminho que me ajuda para definir Ética x Moral

              > Ética é a pasta de dente: COUGATI:

                                                    - Comportamento

                                                    - Objetiva

                                                    - Universal

                                                    - Geral

                                                    - Abstrata

                                                    - Teórica

                                                    - Invariável


     

              > Já a Moral, eu procuro o contrário de cada coisa citada para a Ética:

                                                    - costume

                                                    - subjetiva

                                                    - privada

                                                    - particular

                                                    - concreto

                                                    - prático

                                                    - variável


     

    Costuma dar certo, peguei com alguns colegas aqui no QC.


     

    Jesus no comando, SEMPRE!


     

  • Não faz o menor sentido, a assertiva está certa, porque a banca nos primeiros vocabulos empregados - contrária um dos princípios básico da ética no seu sentido amplo, pois a ética não está limitada a grupos socias ou costumes, muito menos a normatização da conduta humana. Apesar da ordem valorativa, de caráter introspectivo da ética, quem se encarrega de normatizar grupos sociais pelo conjuto de regras baseada nos costumes é a moral. Por isso se diz que os valores da ética são universais, o que não se confunde com normas que geralmente afeta um crupo social por meu dos costumes e outra derivações de formação das sociedades que as tornam exclusivas em qualquer lugar do mundo. Ética, no sentido lato sensu, é ética aqui ou em qualquer lugar  (não está presa a costumes ou qualquer outra característica local), a não ser que ela (a banca) estivesse falando da ética deontológica, o que não fica claro pelo enunciado. Difícil entender a compreensão senântica de alguns julgadores. 

  • Confusa!

  • Gabarito: Certo

     

    ÉTICA x MORAL – Definições CESPE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/etica-x-moral-definicoes-cespe/

  • ENTÃO TÁ , NÉ ...

  • NÃO CONCORDO COM ESSA QUESTÃO... ELA DEU O CONCEITO DE MORAL E NÃO DE ÉTICA...MORAL E O CONJUNTO DE regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade....

  • ahhh @#@#@$@$#!!!@!@!@!@!@! etica de uma sociedade?? ética é universal!

  • A questão traz o conceito de Moral e não de Ética.

  • Cespe...

  • é a definição do dicionário do google.

  • É  a definição do dicionário do google. Fui verificar o que o Gabriel concurso disse e realmente a é a cópia da definição do google.

    Deveria ser anulada,pois o conceito está errado.

  • Calma gente! O cara que elaborou essa questão foi demitido por incompetência.

  • A gente aprende que ela é universal, não varia, kkk, beleza, aprendizado jogado fora
  • Me explica essa, Jaburu!

     

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico do MPU - Segurança Institucional e Transporte

    Com relação a moral e ética, julgue o item a seguir.



    Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados.

     

    GABARITO: Certo.

  • CESPE - 2015 - TCE-RN - Conhecimentos Básicos para os Cargos 2 e 3 

    Com relação à ética e à moral, julgue o item seguinte.


    De acordo com a teoria contratualista, os conceitos éticos são extraídos das regras morais que possam conduzir à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social.


    Gab. Certo


  • Cespe em outra questão para confundir Etica x Moral e diz: 

    MPU – Técnico – 2015 – Cespe. Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados.

    Gabarito: Correta.

  • agora embaralhou tudo aqui! não sei mais o que é moral e ética.

  • Esse não é o conceito de moral??

  • Acho que isso é sobre moral...

  • Vou ter que deixar esse tipo de questão em branco, por indefinição da banca :-( é muito triste isso.

  • Cada hora o Cespe define moral e etica de maneira diferente.

  • CERTO

    A ética é de ordem valorativa, ou seja, realiza juizo de valor. A moral é que impõe, é cultural, temporal. 

  • Pessoal, esta questão foi feita para pegar o candidato incauto! Veja que a ética foi definida como um sistema de regras que orienta os individuos do ponto de vista valorativo e moral em uma sociedade. A moral é um conjunto de regras, mas que advêm da ética desta sociedade, dos seus conjuntos de valores.

     

    Portanto, a afirmativa está CERTA!

     

    Prof. Marcelo Camacho

  • é por isso que não se estuda isso, meu deus, parem de ser faixa branca. Se estudar erra.

  • Em um sentido mais amplo, a ética engloba um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, aprovando ou desaprovando a ação dos homens de um grupo social ou de uma sociedade.

  • VOU DEIXAR ESSA PARA ARISTÓTELES RESPONDER..

  • De um indivíduo? De um grupo?... Não seria a moral?

  • Considerei a questão errada, pois o ´´OU`` restringiu a definição de Ética.

  • Cespe ...pedagogia do mal.... na primeira oportunidade, uma rasteira ...hehehe quando você pensa que sabe 50% ela vem e tira 25% só pra mostrar quem é que manda kkkk brincadeira mas jurava que se tratava do conceito de 'moral' ..segurar a humildade e o durex porque a vontade de rasgar os resumos é grande kkkkkkkkkkkk

  • fumar um baseado pra resolver essa questão...

  • Essa parte sublinhada me salvou,

    A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

    ÉTICA: SOCIAL/COLETIVO

    MORAL: PESSOAL/INDIVIDUAL

  • A questão , pra mim, trouxe um conceito de moral. Ética não é conjunto de regras, ética tem a ver com o estudo teórico e com os fundamentos da moral e os princípios ideais da conduta humana. As regras, os costumes são a própria moral, que é dinâmica, muda de acordo com a sociedade. Mandou muito mal a banca.

  • Não entendendo por que esses professores do QC não comentam a maioria das questões, principalmente de ética. Bota esses professores pra trabalhar QC.

  • Concordo com o Mauro Cesar e além disso o QC quer botar a responsabilidade de tirar dúvidas para outros alunos. Só faltava essa. Será que o QC não está pagando os professores.?????

  • Se não tivesse lido o PDF do estratégia, teria aceitado a questão. Afinal, essa não é a definição de moral?

  • Ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, seus fundamentos e características. Pode ser estudada de forma mais ampla ( sociedade) ou de forma mais específica por meio dos aspectos morais de um grupo social ou de um indivíduo.

    Gabarito: CERTO

  • BIZU:

    Restringiu a um indivíduo é ÉTICA.

    Não restringiu é MORAL.

  • Há muitas questões sem comentários dos professores. Isso dificulta a compreensão.

  • Gabarito: CORRETO

    Pessoal, peçam para que algum professor comente a questão.

  • O que é a Mega Sena perto da loteria cespiana: interpretação de textos e ética/moral?

  • É luta, viu?

  • etica: regras

    Moral: costumes

  • Definição do Google.

    E olha uma das definições do Google para moral, vê se não parece que tá trocado: conjunto de valores, individuais ou coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens.

  • Questões do cespe

    1) Moral, vocábulo herdado do latim, e ética, do grego, identificam conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta que se espera que sejam adotadas.(certo)

    2) Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito. Ela é diferente de ambos, pois não estabelece regras. Essa reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a ética. (certo)

    3) Enquanto a ética trata do conjunto de regras de uma sociedade, a moral se volta ao seu estudo teórico, razão pela qual esta foi alçada a princípio constitucional da administração pública.(errado)

  • ÉTICA: REGRAS

    MORAL: GRUPO SOCIAL

    FELIZ NATAL CONCURSEIROS!

  • UMA COISA É FATO: quem não estudou acertou de olho fechado

  • Não dá para entender essa matéria, na moral. Muita contradição.

  • O problema não é a matéria, e sim à banca. Uma hora ela coloca como errado, outra hora com o mesmo conceito coloca como certo. Só o senhor meu Deus nessa causa... Palavras de um professor conhecido a nível nacional!!!!

  • Nunca acerto essa questão, gab. Certo

  • Confrades, talvez ajude...

    Q1645080

    Ano: 2008 Banca: CONSUPLAN 

    Analise as alternativas abaixo que definem ética profissional:

    I. A ética disciplina o comportamento do homem, quer o exterior e social, quer o íntimo e subjetivo.

    II. A ética é o caminho para a busca do aperfeiçoamento humano.

    III. A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

    IV. A ética é uma forma específica do comportamento humano. Relaciona-se com outras ciências humanas com o intuito de alcançar um comportamento moral.

    Estão corretas apenas as alternativas:

    • C - I, II, III e IV
  • Quem estudou, errou... Embora a questão seja de 2015, seria bom que não viesse uma dessa em 2021/2022, é branco na certa!

  • Se ferrar emmmmm... A própria banca não sabe diferenciar o que é o que, temos que adivinhar agora?

  • Oxi, to entendendo é mais nada!

  • Em 10/03/21 às 14:52, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 27/02/21 às 15:17, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 16/02/21 às 12:10, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • Gabarito: Certo.

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    A ética tem como objeto uma reflexão crítica da dimensão moral do comportamento social e busca o fundamento do valor que o norteia.

    1} O servidor público tem o dever de agir de acordo com os interesses coletivos e de procurar orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifestando conduta ética baseada na moral e nos direitos;

    2} O elemento ético deve estar presente na conduta de todo servidor público, que deve ser capaz de discernir o que é honesto e desonesto no exercício de sua função.

    ► Os princípios éticos são normas que determinam o comportamento social em função de valores com dimensões existentes no indivíduo, no grupo ou na classe social, no povo ou na própria humanidade.

    ► A ética possui caráter Universal!

    [...]

    ___________

    Bons Estudos!

  • Sei lá, o jeito q a cesp demonstra seu transtorno bipolar é diferente, ela acaba com sua vida sorrindo!

  • Essas questões de ética são uma viagem.

  • Com relação à ética e à moral, é correto afirmar que: A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

  • A Cebraspe desestimula quem estuda, é f54da!!

  • O que houve aqui? Nera moral???

  • A banca cespe tem cota pra quem nao estuda so pode.

  • QUEM FAZ AS QUESTÕES DE ÉTICA DA CESPE, FUMA 1 KG DE MACONHA POR DIA

  • eu nunca vi um assunto pra me deixar com tanta raiva...

  • É um conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano. Fonte: qapconsultoria.com.br

  • Ordem valorativa= Ética.

    Ordem normativa= moral

  • CERTO

    Ética é sempre coletiva - conjunto de princípios e valores que usamos para decidir a nossa conduta social.

    ÉTICA

    ·        Teórica

    ·        Universal

    ·        Objetiva

    ·        Invariável

    ·        Abstrata

    ·        Atemporal

    ·        Ética estuda a Moral

  • Cara acho que deram uma forçada nesse gabarito, afinal a ética é individual e não de um grupo de pessoas

  • C

    Ordem valorativa= Ética.

    Ordem normativa= moral

     

  • Gente, não confiem nessa questão para estudar, possivelmente foi um examinador fraquinho.