SóProvas


ID
1757560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, bem como de segurança da informação.

A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO.


    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral:

    HACKERS são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. 

    CRACKER é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.


    http://olhardigital.uol.com.br/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024


  • Hackers: Invadem o sistema no intuito de demonstrar as vulnerabilidades. "Do bem"

    Crackers: Invadem o sistema com a finalidade de obter vantagem/dinheiro. "Do mal"

  • Errado. Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.


  • Assertiva ERRADA. 


    A diferença está na forma como cada um utiliza os seus conhecimentos:

    - o hacker utiliza para o bem: descobrir falhas em sistemas, melhorar a segurança de ambientes, desenvolver novos programas úteis, .... e por aí vai. 

    - o cracker utiliza para o mal: roubar dinheiro, desestabilizar sistemas computacionais, quebrar a segurança e integridade de redes e assim por diante. 
  • FERNANDO PARABÉNS. EM TODAS AS MATÉRIAS DEVERIA TER UM ''' PROFESSOR ''' COMO VOCÊ ... OBRIGADO AMIGO ...

  • Eu senti logo no início da questão que os conceitos tinham sido invertidos.

  • Não acredito que o hacker seja para o "bem".

  • Hackers: em sua grande maioria são cientistas com grande conhecimento na área de hardware, redes e segurança das informações. Eles invadem redes, nas quais não são usuários, para buscar conhecimentos ou para testar os que já possuem, mas eles têm um código de ética e com base nele não destroem dados, nem alteram e nem buscam rendimentos com eles. A maioria das grandes empresas contrata hackers para testar seus próprios sistemas de segurança.
    Crackers: semelhantes aos hackers em nível de conhecimento, mas invadem as redes com o intuito de causar danos, ou roubar informações.
  • Hacker fazem a invasão " por esporte" 

    Cracker fazem por profissão
  • HACKER - sem intenção de prejudicar.


    CRACKER - com intenção de prejudicar.



    GAB. ERRADO

  • Realmente os hakers atuam para o bem! Lembro de terem invadido o site dos PTralhas e deram uma zuadinha! hehe

  • De modo simplificado: ambos possuem grande conhecimento na área de redes e segurança da informação. A diferença é que os crackers utilizam tais conhecimentos para causar danos e os hackers podem inclusive ser contratados por empresas para testar seus sistemas, PORÉM SEM A INTENÇÃO DE CAUSAR DANOS. 


    O problemas é que as pessoas denominam hackers os crackers.... Aí gera a confusão toda.

  • Hacker basicamente é um termo genérico. Sugiro a pesquisa das diversas classificações como white hat, black hat (aí entram os crackers), grey hat, script kiddie (aquele que não sabe como fazer e usa ferramentas automáticas), etc.

  • "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.


    Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024
  • Diferença apenas no CARÁTER.


    _________________________________________________


    Hacker - Utiliza o conhecimento como ciência.


    Cracker - Utiliza o conhecimento para prejudicar outros ou beneficiar-se.


    _________________________________________________

  • Craker=quebra, ou seja, rompe barreiras e invade sistemas.
    Hacker: profissional  dedicado a manutenção e segurança de sistemas.

  • Ambos são "fodásticos", mas o cracker é do mal e o hacker é do bem.

  • Fernando NishimuradeAragao

    Você é a prova viva, que o mundo pode ser melhor através de gestos e atitudes! Parabéns

  • Parei de ler em: Crackers são mais experientes...

    MANTENHA-SE FIRME! BONS ESTUDOS.

  • Hacker: Especialista 

    Cracker: Especialista Criminoso 
  • Hacker é "do bem"
    Cracker é do "mal"

    Respondi a questão só por isso...

  • "• Hackers: usuários experientes (conhecedores a fundo) em sistemas de informática. Os indivíduos denominados hackers não são necessariamente ameaças, pois existem os “hackers do bem”. Apenas são conhecidos pelos seus conhecimentos avançados em informática e, especialmente, redes de comunicação."

    "• Crackers: usuários experientes que quebram sistemas de segurança (como acesso) ou quebram sistemas de proteção a softwares (senhas e números de série dos programas). Não vou aqui exprimir qualquer juízo de valor com relação aos crackers. Eles normalmente estão, sim, “do outro lado da lei”, pois quebram sistemas de proteção de propriedade intelectual (licenças de softwares). Mas o que se pode dizer deles é que conhecem, em profundidade, programação! "
    - João Antônio Carvalho, Informática para Concursos.

    A afirmação posta na assertiva destoa, inteiramente, dos conceitos reais do tema, portanto...
    ERRADO.

  • será que um dia vejo uma questão dessa em minha prova???

  • Não concordo com esse lance de Hacker ser do "bem", então se eu invadir o sistema de um banco o gerente vai me mandar uma cartinha me dando os parabéns e pedindo pra eu ir na agência sacar meu prêmio ?? Pra mim qualquer coisa que sirva pra invadir o que quer que seja, já está agindo na malandragem!

  • Andre, hacker é uma pessoal com um incomensurável conhecimento em informatica, nao qr dizer que todos são malfeitores, se isso fosse vdd nao existia tecnicos especializados no combate ao crime ( que tb sao hackers).

  • Hacker's > fazem por esporte

    Cracker's> fazem por dinheiro

  • Esses termos são comuns na área de informática, mas geram bastante confusão. Muita gente acha que hacker (a palavra hack foi criada na década de 50 para descrever modificações inteligentes em relés eletrônicos) e cracker (cracking = quebra) significam a mesma coisa. Na verdade, o termo hacker significa alguém que muda alguns programas através de técnicas simples e inteligentes com intuito de melhorar esses programas. Normalmente o hacker é uma pessoa do lado bom enquanto que o cracker é uma pessoa sem ética ou escrúpulos.

     

    questão errada

     

  • Explicação do professor FranK Mattos do Qconcursos:

     

    Hacker = Especialista

    Cracker = Especialista Criminoso (todo Cracker é um Hacker, o nome apenas especifica) 

  • http://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/video/hackers-e-crackers-%E2%80%93-as-diferencas/5309

  • Como já nos ensina Fernando Comparação geralmente no Cespé é sinal de ERRO....

  • Resolvi essa questão 10 vezes, errei 11.

  • Não lembro muito bem onde vi isso, mais foi em um comentário desses uma pessoa escreveu o seguinte pra não esquecer e trocar.

    Hacker = do bem

    Cracker = do mal ( faz lembrar a droga do Cracker, ou seja é ruim )

  • Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

  • A questão mostrou-se errada na parte: "os crackers são mais experientes"... ERRADO

  • "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.


     

  • Prezados,

    A questão apresenta inúmeros erros. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança. A questão erra ao tratar ambos como malfeitores, hoje em dia existem crackers profissionais que vendem consultoria a empresas realizando testes de penetração, onde eles tentam (devidamente autorizados) invadir empresas e após isso apontam para a empresa quais as vulnerabilidades encontradas.
    Não obstante, crackers não são necessariamente mais experientes, e utilizam sim softwares.

    Portanto a questão está errada.

  • Hacker é um especialista, não sendo necessariamente um criminoso ou pessoa que efetue coisas erradas.Já cracker é um especialista criminoso que faz uso de toda experiência e conhecimento para realizar crimes virtuais.

    "Frank Matos nas aulas do QC explica bem a diferença"

  • Gabarito: Errado

    De forma facilitada, para a prova, as diferenças podem ser assim apresentadas:

       * Hackers - São individuos que invadem os sistemas para demonstrar suas habilidades.

                   Vejam: Hackers ------> Habilidades (hacker inicia sua grafia com a letra " H" lembrem-se de Habiliadades, ou seja, "ser do bem" como escreveram os colegas)

       * CRackers - São individuos que invadem sistemas para conseguir roubar, causar danos, ou seja para prejudicar o sistema.

                   Vejam: CRacker -----> Conseguir Roubar

    Bons Estudos

  • Prezados,

    A questão apresenta inúmeros erros. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança. A questão erra ao tratar ambos como malfeitores, hoje em dia existem crackers profissionais que vendem consultoria a empresas realizando testes de penetração, onde eles tentam (devidamente autorizados) invadir empresas e após isso apontam para a empresa quais as vulnerabilidades encontradas.
    Não obstante, crackers não são necessariamente mais experientes, e utilizam sim softwares.

    Portanto a questão está errada.
     

  • Como o professor comentou é rídiculo pensar em bem e mal. Hackers tendem a encontrar falhas na segurança para ter acesso a redes e sistemas, crackers tendem a quebrar a criptografia ou sistemas de segurança para ter acesso total a redes e sistemas (inclusive de softwares).

    Existem pessoas que trabalham como crackers profissionais, fornecendo serviços para empresas de segurança (assim como hackers). 

    A conduta criminosa depende do contexto.

  • Nunca pensaria que a CESPE cobraria o significado destes termos... fácil, fácil...

  • Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.

    Hackers: Invadem o sistema no intuito de demonstrar as vulnerabilidades. "Do bem" Crackers: Invadem o sistema com a finalidade de obter vantagem/dinheiro. "Do mal" lembra a droga do Cracker, ou seja é ruim )

    #OBG JOÃO GRABRIEL E Fernando NishimuradeAragao

  • Ivan Leal 

    Jogo é Jogo, treino é treino cuidado....

  • Resumindo, Crackers - do MAL- , Hackers - do BEM - .

  • Uma Dica Rápida !

    Algumas questões, a cespe costuma querer complicar demais, no entanto é necessário apenas identificar um único deslize. 

    Por exemplo, ao mecionar que um usa software e o outro não. Inexiste essa ideia, logo INCORRETO.

  • Hacker - Usa suas habilidades cibernéticas para exibir seu potencial. (Anônimos, Ativistas, porém boa conduta)

    Cracker - Usa suas habilidades para cometer danos aos outros. (Má conduta)

  • Gente, é só lembrar dá pedra "CRACK" que é ruim... Crack= Mau Hacker= Bom
  • Texto todo arrumadinho , mas tudo errado

  • Errado

    Bizu:

    CRACKER = Droga, ou seja, ruim, "do mal"

    HACKERS = "do bem"

  • Pessoal, perceberam que o professor Leandro Rangel inverteu as coisas?


    Colocou hacker como malfeitores e hacker podem ser profissionais que ajudam empresas a identificar vulnerabilidades

     

    Assim fica difícil estudar, quando o próprio professor do site faz comentários equivocados

  • Cracker = CRACK QUE NAO FAZ BEM, ASSIMILANDO ASSIM VC MATA A QUESTAO ;)

  • Hacker: Especialista. "Do bem"

    Cracker: Especialista Criminoso. "Do mal"

     

    Gab. E 

  • 50 comentários iguais. Obrigado

  • João Henrique kkkkkk

  • um macete que me ajuda muito.

    "Hacker" ---> Héroi = "do bem"

    e "Cracker" ---> Criminoso = "do mau"

  • ERRADO... 

    O malfeitor é so o CRACKER

    O HACKER é do bem

  • Haker é heroi
  • Hacker  é um especialista. Quando usa seus conhecimentos para o "mal"  denomina-se cracker (criminal hacker).
    Ambos podem ou não utilizar softwares, brechas na rede e etc.

  • Malfeitores!! kkkkkkk

  • Professores se contradisseram nos comentários?
  • "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.
    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

    GAB: ERRADO

  • Os crackers são pessoas aficionadas por informática que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes e códigos de programas com fins criminosos. Em alguns casos, o termo “Pirata Virtual” é usado como sinônimo para cracker.

     

    Diferente do que se prega na mídia, hackers e crackers possuem propósitos totalmente diferentes. Enquanto o primeiro grupo visa tornar a informática acessível a todos e apenas apontar possíveis falhas de um sistema, o segundo conjunto invade computadores e quebra sistemas de segurança procurando lucrar o máximo possível com a ação.

     

    Apesar de alguns hackers irem de encontro à lei, eles são movidos pela intenção de promover o conhecimento e o auxílio a terceiros, mas nunca de autopromoção ou destruição do trabalho alheio.

     

     

  • Hacker - Usa suas habilidades cibernéticas para exibir seu potencial.

    Cracker - Usa suas habilidades para cometer danos a outros.

  • CRACKER=MAL

    HACKER=BEM

  • JE SUUSSS... SÓ FALTOU DIZER ESSES MALFEITORES SAFADOS KKKK

    ERRADO

  •  

    Gab. E

    Ambos utilizam softwares:

    Os CRACKERS geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio.

    Os HACKERS geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.

  • Crackers: usuários experientes que quebram sistemas de segurança (como acesso) ou quebram sistemas de proteção a softwares (senhas e números de série dos programas). Eles normalmente estão, sim, “do outro lado da lei”, pois quebram sistemas de proteção de propriedade intelectual (licenças de softwares). Mas o que se pode dizer deles é que conhecem, em profundidade, programação!

     

    Hackers: usuários experientes (conhecedores a fundo) em sistemas de informática. Os indivíduos denominados hackers não são necessariamente ameaças, pois existem os “hackers do bem”Apenas são conhecidos pelos seus conhecimentos avançados em informática e, especialmente, redes de comunicação. Alguns poucos indivíduos dessa categoria são capazes de peripécias antológicas, como a invasão de sistemas de segurança da NASA e do Pentágono; portanto, teoricamente, nada os pararia, mas a maioria dos que se intitulam hackers não consegue ultrapassar um firewall bem configurado e um sistema atualizado.
     

    ( Professor: João Antônio)

  • Cracker com "C" de "Cuzão"

  • Errada.

    O erro foi diferenciar as habilidades e ferramentas de hacker e cracker, pois ambos possuem as mesmas habilidades e usam as mesmas ferramentas, diferenciando-se apenas pelos seus objetivos. Veja que o foco da questão foi a diferença entre eles, o que é claramente colocado de forma errada.

     

     Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • Uma dica que pode parecer meio criança, mas foi muito boa para mim. Assimilei assim:

    Hackers: "Do bem"

    Crackers: Crack (maconha) "Do mal"

  • Q585851- Os Hackers invadem o sistema no intuito de demonstrar sua vulnerabilidades (Do bem). Os Crackers invadem o sistema com a finalidade de obter vantagens (Do mal). O erro da questão é dizer que um é melhor que o outro e também diferenciar o modo em que eles invadem o sistema

  • GABARITO ERRADO

    Hackers: Invadem o sistema no intuito de demonstrar as vulnerabilidades. "Do bem"

    Crackers: Invadem o sistema com a finalidade de obter vantagem/dinheiro. "Do mal"

  • Diga não ao CRACK (do mal)

  • hacker:

    Vasto conhecimento

    Utiliza seu conhecimento para o bem

    Geralmente é contratado por empresas a fim de testar as vulnerabilidades de seus sistemas

    Cracker:

    Vasto conhecimento

    Utiliza seu conhecimento para o mal, a fim de causar dado a terceiros

  • Eu ia morrer achando que "Hackers" era uma coisa ruim, como é bom estudar

  • Segurança da Informação - Hackers e Creckers 

    A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. 

    ERRADO 

    Crackers são os que utilizam as habilidades tecnológicas com intuitos maliciosos e com isso fazem diversos tipos de ataques. Os hackers também possuem habilidades da tecnologia, mas empregam esse conhecimento na tentativa de encontrar brechas ou fragilidades do sistema para que os administradores possam reforçar.  

    --> Pega a lógica: CRACKERS = Crack = Malicioso. HACKERS = “Rack de Mesa” = Bom, filé.  

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade." 

  •   HACKER: invade c/ autorização.

      CRACKER: invade s/ autorização

  • Ambos tem vasto conhecimento em informática; no entanto, o cracker usa esse conhecimento para o mal, já o hacker para o bem.

  • Errado. Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.

  • Gab: Errado

    Hacker: trabalham de forma legal e benéfica. Diferente do que a maioria das pessoas acreditam, eles não agem para tirar proveito de alguma situação e tentam ao máximo diminuir os riscos de segurança em uma aplicação. 

    Cracker: Esses indivíduos invadem sistemas de segurança de grandes empresas, bancos ou computadores de celebridades com o objetivo de obter informações, dinheiro ou fama. Em alguns casos, os sites das instituições invadidas ficam por várias horas fora do ar. 

  • Gab. E

    Peguei de um colega aqui do Qc.

    Para memorizar:

    Crack: droga; do mal.

    Rack: móveis, utensílios domésticos; do bem.

  • Nishimura

  • Cracker = Criminoso.

    Hacker = Honesto.

  • CRACKERS → (Lembra do Crack – Droga) Utilizam softwares, possuem conhecimento avançado, roubam dados da empresa para benefício próprio. (MAL)     - Cracker é uma pessoa que quebra sistemas de segurança com fins criminosos. 

    HACKERS → (Lembra do HONESTO) Utilizam softwares, possuem conhecimento avançados, INFORMAM as Vulnerabilidades à empresa invadida. (BEM)

  • Cracker

    • pessoa com vasto conhecimento na informática (igual o hacker)
    • utiliza para o mal
    • age por conta própria

    Hacker

    • pessoa com vasto conhecimento na informática (igual o cracker)
    • utiliza para o bem
    • geralmente contratado por empresas para testar a segurança

    Insiders

    • Pessoa interna de uma empresa (funcionário)
    • Realiza acesso a serviços não autorizados (ataque inside)

    Professor Ranielison

  • O conceito os colegas já deixaram bem claro, só queria complementar:

    A ideia principal é entender que cracker é "do mal" e hacker "é do mal"

    Mas isso é meramente didática. Depois que ficou claro para você, entenda que hackers podem ser "do mal" sim, afinal, eles fazem a quebra da segurança.

    Ademais, tem algumas classificações que comprovam isso, como: white hat (faz a quebra da segurança de maneira autorizada pela empresa) grey hat (faz a quebra, mas sem autorização) e o black hat que é o "oficialmente do mal"

    Por que disse tudo isso? Não é pra você decorar, mas para não levar muito a sério o esquema de do bem/do mal

  • Cracker = Criminal Hacker!

  • Vi no qc aqui e nunca mais errei esse tipo de questão.

    Crack= Droga/ Do mal

    Hack= Aquela que você tem em casa/ Do bem

    ERRADO

  • Ao contrário do que pensava os Hackers são os mocinhos...

  • ERRADO

    CRACKER X HACKERS: ambos são indivíduos que possuem vasto conhecimento e usam sua habilidade para invasões. A diferença entre eles está apenas na motivação.

    Hackers: "do bem" - invadem redes para explorar novos conhecimentos

    Crackers: "do mal" - invadem com objetivo de obter vantagens de forma ilícita 

  • crackers e hackers sao a msm coisa a diferenca e que este e usado para o mau

  • Algumas definições:

    Hacker - Exímio programador

    Cracker - Quem invade para roubar/danificar/quebrar proteções de softwares

    Scriptkiddies - Newbies - hacker iniciante que usa ferramentas prontas

    Insiders - ameaças internas (funcionários descontentes)

    Phreaking - especialista em quebra de proteção telefônica

    Wares - softaware pirata

  • Hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. 

    Crackers são pessoas que praticam a quebra de um sistema de segurança.

    Fonte: google

  • Hacker - Hack é o móvel - é do bem

    Crack - Crack é droga - é do mal