-
Skinner não haveria rejeitado a posição de thorndike à respeito dos efeitos satisfatórios e insatisfatórios, preferindo se ater ao efeito observável, propondo então a lei empírica do efeito?
Alguém poderia me explicar como a A estaria correta?
-
Marcela, meu raciocínio foi como o seu. Com o alto percentual de erros dessa questão imagino que deva ser alguma pegadinha. Se alguém puder ajudar será ótimo!
-
os dois consideravam os efeitos, porém discordavam na maneira de entender esses efeitos.
-
a) Skinner, assim como Thorndike, consideravam, em primeiro lugar na modelagem do comportamento, os efeitos da recompensa.
CORRETA - Independente se houve alguma divergência teórica, os dois se preocuparam com os efeitos da recompensa (quando eram positivos, quais comportamentos? quando eram negativos, quais?)
b) Skinner negou os estados internos do indivíduo, tais como valores e fome.
ERRADA - Várias vezes vamos ouvir dizer que os comportamentalistas descartavam os processos internos em suas investigações. Neste aspecto, refere-se aos processos mentais (sentimentos, pensamentos, emoções) e não processos biológicos (fome, sede...) Talvez, se o ítem terminasse em "valores", esta alternativa estaria correta.
-
c) O behaviorismo clássico não trata da interpretação do comportamento, mas da explicação das causas do comportamento.
ERRADA - É justamente o contrário: interpreta-se o comportamento (explora-o, estuda-o, compreende-o), em vez das causas, pois estas já são sabidas. Obs.: ainda fiquei em dúvida se era essa por conta da ideia de interpretação em psicnálise.
d) Skinner se ateve ao estudo do comportamento observável, tendo atribuído a causa desse comportamento às vontades do indivíduo.
ERRADA - Acho que o que o indivídio menos tem aos olhos comportamentalistas é VONTADE (KKKKKK). O AMBIENTE é determinante no funcionamento humano. Este recebe total influência daquele e nenhuma sobre. O Behaviorismo e uma corrente AMBIENTALISTA.
e) Considerado o primeiro psicólogo a estudar sistematicamente as consequências do comportamento humano, usando animais, Skinner formulou a lei do efeito.
ERRADO - Apesar ter aplicado bastante esta lei, Skinner não a criou, mas sim Thorndike.
Acabei de estudar este assunto e tá tudo fresquinho. Logo logo venho aqui revisar. kkk
ESPERO TER CONTRIBUÍDO!