a) Incorreta. Os testes psicométricos medem as aptidões individuais. Os resultados obtidos pelo candidato são comparados com escores ponderados e validados anteriormente. Esse tipo de teste apresenta indicadores quantitativos, por exemplo, inteligência.
b) Incorreta. A colheita de informações sobre o cargo subsidiam a definição dos requisitos cognitivos no processo de seleção.
c) Incorreta. O diagnóstico da cultura e das patologias sociais não é fundamental para elaborar o perfil do cargo, mas sim os processos de descrição e análise do cargo, requisição de pessoal, pesquisa do cargo no mercado, técnica de incidentes críticos e hipótese de trabalho.
d) Incorreta. Não são utilizados estudos sobre personalidade e trabalho para fundamentar o perfil do cargo. Os testes psicológicos que avaliam personalidade são técnicas de seleção dos candidatos, etapa que acontece após a determinação do perfil do cargo.
e) Correta. As mudanças no mercado de mão de obra interferem na escolha das fontes de recrutamento. Um exemplo disso é a maior utilização da internet para o recrutamento de candidatos a uma vaga de emprego, já que as pessoas, atualmente, lançam mão desse meio de comunicação para se informar.
Professora Aline Simionato