SóProvas


ID
1759114
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Outra Noite

    Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
    Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:
    - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima? Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.
       -Mas, que coisa...
    Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
    -Ora, sim senhor...
    E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
    Rubem Braga 

A explicação lógica para o “luar lindo, de lua cheia" descrito no texto era: 

Alternativas
Comentários
  • A visão do céu, observada do avião é a descrita no referido segmento do texto.
     Visão descrita, se observado o céu acima das nuvens.


    Deus é contigo!
  • Questão mal formulada. Dá para ter duas formas de interpretação da pergunta.


  • Depois que se faz as questões de português da FGV as outras bancas parecem muito obvias. Fica a dica quem gabarita FGV gabarita qualquer banca em português

  • Eu acho muito interessante errar uma questão, no processo de estudo, porque me faz refletir sobre o ângulo objetivo e lógico pedido. A resposta A, está longe de ser lógica pois contraria o contexto. A visão do narrador foi privilegiada no momento do voo. Durante a conversa o cenário é outro.

  • eu acho que é mais então uma questão de interpretação...uma questão de vc ver que o "lá em cima...além das nuvens" ele tá querendo dizer quando ele estava no avião.

  • Não está claro que esta visão dele de um céu enluarado foi por meio de um vôo, até porque eu não preciso está voando para saber que acima das nuvens (em uma nuvem chuvosa), o céu está enluarado e limpo. No entanto quando ele diz que voltou de São Paulo a noite e passou em Copacabana (que fica no Rio de Janeiro) presumimos que andou de avião.

  • Embora esteja chovendo aqui em baixo, acima das nuvens (onde o avião estava), o céu é limpo. Letra C

  • Exatamente Jamile. Concordo contigo.

  • mas o texto se refere a um aviao. ele escreve a respeito do motorista de taxi " nao sei se sonhava em ser aviador" la pro fim do texto. ler o texto com atencao. vi na terceira leitura. forca e fé
  • Se ele pedisse a explicação lógica para "lá em cima, além das nuvens", eu concordaria com o gabarito da questão sem problemas (A altitude de um voo de avião).

    Mas a explicação lógica para o “luar lindo, de lua cheia" (que fala sobre a noite) ser "a altitude de um voo de avião", pelo menos para mim, não faz sentido.

    Enfim, é continuar fazendo questões.

  • Luciano Caldas,a questão pede a explicação lógica para o “luar lindo, de lua cheia" descrito no texto.

    Realmente a assertiva correta é a letra C

  • Assim como para o Luciano C, a questão também não fez sentido pra mim. Mas como ele disse, é continuar fazendo questões.

  • Foda, temos que adivinhar que o cidadão já havia andado de avião...