SóProvas


ID
175954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca da agricultura orgânica, um
sistema de produção agrícola que objetiva cultivar sem agredir o
meio ambiente, preservando a biodiversidade e as atividades
biológicas do solo.

Na agricultura orgânica, quando necessário, os produtores fazem calagem e utilizam alta quantidade de matéria orgânica, porém, não usam adubos solúveis em água, tais como sulfato de amônio, cloreto de potássio, superfosfato simples e termofosfato, que são largamente utilizados na agricultura convencional.

Alternativas
Comentários
  • Na agricultura orgânica, quando necessário, os produtores fazem calagem e utilizam alta quantidade de matéria orgânica, porém, não usam adubos solúveis em água, tais como sulfato de amônio, cloreto de potássio, superfosfato simples e termofosfato, que são largamente utilizados na agricultura convencional.

    O termofosfato pode ser usado na agricultura orgânica. Todavia, o termofosfato não é um adubo solúvel em água como afirma a questão.
  • Questão errada.

    Conforme Embrapa: "em situações específicas, para uso restrito, uma vez constatada a necessidade de utilização do adubo e com autorização
    da certificadora, poderão ser utilizados os termofosfatos, sulfato de potássio, sulfato  duplo de potássio e magnésio de origem
    natural, sulfato de magnésio, micronutrientes e guano (fosfatos de origem orgânica –
    provenientes de excrementos de aves marinhas)."

    Fonte:http://www.cnph.embrapa.br/paginas/serie_documentos/publicacoes2008/ct_65.pdf
  • A resposta tem como base a Lei n 10.831, de 23 de dezembro de 2003 e o Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007 os quais disciplinam a Agricultura Orgânica (A. O.) no Brasil.

    Com base neles são feitas uma serie de documentos que trazem os por menores da A.O. Para achar a resposta é necessário consultar um desses documentos, já que na Lei e no Decreto não consta de forma expressa os exemplos citados no enunciado.

    A resposta será encontrada na Instrução Normativa nº 46, de 6 de outubro de 2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, neste consta o que é permitido e o que é proibido.

    Lembrando pode ser necessário procurar outros documentos legais.

    Lembrando também como a A. O. é disciplinada por Lei/Decreto e documentos que se baseiam nesses. A resposta pode ser alterada se for editada nova norma legal que modifique, revogue ou substitua a informação legal vigente.