SóProvas



Prova CESPE - 2009 - ADAGRI-CE - Agente Estadual Agropecuário


ID
175912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à informática e Internet, julgue os itens a seguir.

De acordo com o disposto a respeito do direito de uso, os software utilizados nos computadores para diversas finalidades operacionais podem ser de vários tipos de função, como, por exemplo, software proprietários, software comerciais, sharewares e freewares.

Alternativas
Comentários
  • Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

    Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização. Note que 'comercial' e 'proprietário' não são o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre não-comercial.

    Shareware é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.

    Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o "free" de "freeware" com o "free" de "free software", pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org

  • Considero a questão duvidosa, visto que as classificações dadas são de acordo com sua licença e não função dos softwares...

    Enfim... CESPE e suas assertivas que temos que engolir...

  • sim. não é duvidosa, é errada mesmo. a questão inventa um novo português e faz duas preposições ao mesmo tempo:

    1ª proposição: (...) os software utilizados nos computadores para diversas finalidades operacionais podem ser de vários tipos de função, como, por exemplo, software proprietários, software comerciais, sharewares e freewares. (ERRADO)

    2ª proposição: De acordo com o disposto a respeito do direito de uso, os software utilizados nos computadores para diversas finalidades operacionais podem ser de vários tipos (...), como, por exemplo, software proprietários, software comerciais, sharewares e freewares. (CERTO)

  • Gabarito. Certo.

    reeware = Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties.

    Shareware é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.



    http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1278/freeware_e_shareware_o_que_sao

  • Essa questão deveria ser anulada, ou pelo menos considarar o gabarito como ERRADO!

     

    No início da questão diz assim: "De acordo com o disposto a respeito do direito de uso...". Ok, logo vemos que a questão começa com o intuito de falar sobre o direito de uso.

    Porém, ao pedir a resposta da assertiva, o elaborador da questão se equivoca e acaba pedindo os tipos de função, como diz nessa parte: "...podem ser de vários tipos de função, como, por exemplo...".

     

    Para que não se haja dúvida, vamos diferenciar as listas de nomes de acordo com o direito de uso tipos de função.

     

    Direitos de Uso: Software Proprietário, Shareware (demo, trial), Freeware, Software Beta, Software de Domínio Público e Software Livre.

    Tipos de Função: Sistema Operacional, Pacotes de Escritório, Navegadores, Clientes de E-mail, Utilitários, Drivers.

     

    Portando, na minha concepção não existe softwares com as funções: "...software proprietários, software comerciais, sharewares e freewares.", que é o que a questão sugere.


ID
175915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à informática e Internet, julgue os itens a seguir.

As entradas do tipo USB em computadores podem ser utilizadas para a conexão de diversos tipos de dispositivos, como mouse, teclado, impressora e dispositivos portáteis.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

     

    O USB fornece uma forma única, padronizada e fácil para conectar até

    127 dispositivos em um computador.Atualmente, quase todos os periféricos estão disponíveis em uma versão para USB. Um exemplo de dispositivos USB que podem ser

    adquiridos hoje incluem: impressoras,scanners,mouse,modems, caixas de som, telefones,dispositivos de armazenamento (HD, Pendrive, CDROM) ,conexões de rede mp3, player e mp4 e adaptadores Bluetooth.

     

  • Dica NERD EMC2

     Mais uma dica galera do questoesdeconcursos, as entradas UNIVERSAL SERIAL BUS - USB, foi desenvolvida para tentar "padronizar todos os dispositivos tecnológicos" sendo o tipo de entrada mais utilizada atualmente em dispositivos tecnológicos, recebendo a denominação de "ligar e usar".

     USB atualmente está na versão 3.0 com uma taxa de transferência de 4,8 Gbps.

    MSN     ufgnet@gmail.com

  • só pra complementar pessoal !!!
    USB (Universal Serial Bus) conhecido como Barramento Serial Universal é uma conexão PnP (Plug and Play) reconhecimento e instalação de dispositivos automaticamente sem a necessidade de reinicialização e que permite a conexão de até 128 dispositivos no mesmo barramento. O padrão USB 1.0 permite velocidade de transmissão de 1,5MBps e o padrão USB 2.0 permite tem velocidade de 60MB/s ou 480Mbps. É uma interface para Modems, Som, Rede, Video, Teclado, Mouse, Câmeras Digitais, Mouse e muitos outros periféricos. O padrão USB 3.0 também já existente
    permite uma taxa de transferência de 4,8Gbps ou (600MB/s).

ID
175918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à informática e Internet, julgue os itens a seguir.

Para realizar pesquisas na Internet por meio do Internet Explorer, um usuário pode digitar livremente termos no campo de endereços web desse browser e obter uma lista de sítios cujo endereço contém os termos digitados.

Alternativas
Comentários
  • Cuidado!

    A resposta para esta questão é CERTO. O QC postou errado e de acordo com o gabarito da prova esta é a questão 21 e está CORRETA.

  • O gabarito definitivo do CESPE classificou a assertiva como ERRADA.

    A lista de sítios apresentada não necessariamente terá em seu endereço os termos digitados.

    Seguem os links da prova e do gabarito:

     http://www.cespe.unb.br/concursos/adagri2009/arquivos/ADAGRICE09_007_7.PDF

    http://www.cespe.unb.br/concursos/adagri2009/arquivos/ADAGRICE09_Gab_Definitivo_007_7.PDF

     

  • Além do Google Chrome, o Internet Explorer e o Mozilla também fazem o mesmo tipo de procura, apenas digitando termos na barra de endereços.

  • pelo q eu entendi do enunciado trata-se do campo de endereços lá em cima...nada a ver com o google...!!!

    se tu digitar algo la em cima..no campo de endedereços não vai aparecer nada  a não ser q tu digite o endereço completo e não somente termos...

  • Agora complicou!!! A ação está correta sim. Será que o erro está em "digitar livremente termoS"??

  • o erro da questão está quando ela afirma que se o usuário digitar livremente na barra de endereços (aquela barrinha onde se coloca "www.questoesdeconcursos.com.br") vai conseguir obter uma lista dos sites que tem os termos digitados e isso não é verdade. Por exemplo, se vc digitar "questoes de concurso" na barra de endereços do IE, vai aparecer aquela mensagem: O Internet Explore não pode exibir a página da WEB. A questão está errada por esse motivo.

  • Assertiva capciosa do demo! Reparem bem:

    Para realizar pesquisas na Internet por meio do Internet Explorer, um usuário pode digitar livremente termos no campo de endereços web desse browser e obter uma lista de sítios... : OK! ABSOLUTAMENTE CERTO até aqui.

    ...cujo endereço contém os termos digitados : NÃO NECESSARIAMENTE!

    Vejamos: a affirmativa diz que um usuário digita termos. TERMOS; no plural. Se eu escrever duas palavras bem diferentes como, por exemplo,  FEIJÃO e ACELEADOR, eu vou obter uma lista com vàrios sites. OK.

    No entanto, não é certeza que cada endereço encontrado contenha, obrigatoriamente, as duas palavras que eu escolhi pesquisar! Terei alguns sites sobre feijão, outros sobre aceleradores e, se tiver muita sorte, pode ser que encontre um site cuja URL tenha as duas palavras. Veja bem, estamos falando dos endereços  (as URL), e não dos conteùdos de cada site

    E tem mais, ainda que eu escrevesse os termos entre aspas, não haveria a certeza que os endereços encontrados (as URL) contivessem as palavras digitadas.

    Espero ter ajudado.

  • Isso até acontece, mas não basta digitar os termos para a lista aparecer. TEM que apertar ENTER.

    Na barra de endereços mesmo, façam o teste.

    Abraço.

  • Não necessariamente os termos digitados aparecerá no endereço dos sítios listados. Na página desses sítios sim, deverão constar os termos digitados.

  • Gente, na barra de endereços são registrados, através do recurso Histórico, os sites que você já acessou. Caso você não tenha acessado sites com o termo feijão, seguindo o exemplo do colega abaixo, então nada aparecerá. A barra de endereços é apenas aquele em que colocamos o título da URL desejada, e não a barra referente a sites de busca como o Google. Corrijam-me se eu estiver errada. Bons estudos!

     

  • Se a questão se referisse ao Google Chrome o gabarito seria outro. 
  • COMO VI QUE MUITA GENTE VIAJOU NESSA QUESTÃO...


                     É importante lembrar que ao se digitar livremente termos no campo de endereço do internet explorer vamos obter uma lista de sites que de alguma forma falam sobre esse termo, não necessariamente esse termo constará no endereço do site.
                     Funciona como um site comum de busca do google, ele faz uma busca de termos relacionados com o que você usuário quer encontrar, ex: digitamos a palavra patosonline ele vai fazer uma busca e nos mostrará além do próprio site (que vai conter no endereço o termo patosonline) e também nos mostrará alguns sites que apenas falam sobre o mesmo e nem por isso terão no seu endereço o termo patosonline.

    Espero ter contribuido, bons estudos.

  • Assim como uma colega afirmou acima, acredito que o erro esteja no fato de ele dizer INTERNET, quanto na verdade essa lista é baseada no histórico.

    Ahh, e tem que ter os termos no endereço do site sim, façam o teste voces mesmos!
  • REITERO A RESPOSTA DO COLEGA, RACIOCINIO MUITO LOGICO E CLARO.

    " É importante lembrar que ao se digitar livremente termos no campo de endereço do internet explorer vamos obter uma lista de sites que de alguma forma falam sobre esse termo, não necessariamente esse termo constará no endereço do site."
  • Se eu não me engano, o internet explorer 9 já possui a mesma função que o google chrome, nem precisa apertar enter, ao digitar as opções aparecem diretamente. Esse dispositivo se chama onebox.

    Estou errado?
  • vai depender da versão do IE. 

    Questão de ano 2009 não existia esse recurso de aparecer o conteúdo que temos no ano 2014. Obs: a palavra que digitar ira aparecer conforme site de busca padrão do navegador, exemplo bing, e também o historico do navegador. Não necessariamente irá encontrar palavras "APENAS" no historico. Fazem o teste procura bugiganga.

    Naquela época a resposta "errado" e que era o certo. lkkkkkk

    Atualmente o Certo passou a ser certo. se é que entenderam

    Abs.

  • Li, reli, "reliiiii" e não entendi o erro da questão

  • GABARITO: ERRADO


    Erro da questão: "cujo endereço contém os termos digitados." 

    Os termos digitados não estão, necessariamente, no endereço que aparecerá, poderão estar dentro da página.

  • ❌Gabarito errado.

    Questão errou quando falou em obter uma lista, caso em que refere-se a listas dos sites já acessados, ou seja, se nunca foi acessado determinado site, então não ira aparecer na lista.


ID
175921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à informática e Internet, julgue os itens a seguir.

Do ponto de vista prático, quanto à facilidade de acesso, as ferramentas de webmail disponíveis podem ser consideradas melhores que os software instalados localmente, pois as caixas postais de mensagens pessoais nos servidores de correio eletrônico podem ser acessadas pelos respectivos usuários em qualquer máquina com acesso à Internet.

Alternativas
Comentários
  • Para acessar o e-mail através do webmail, basta um navegador de internet para ir na página e colocar o e-mail e a senha.

    Utilizando os softwares instalados localmente, como por exemplo o Eudora, necessitaria, além do e-mail e senha, configurar o servidor de mensagens enviadas e o de recebidas (SMTP e POP3), além de outras que por ventura possa acontecer, por problemas de compatibilidade.

    Então, do ponto de vista prático, é mais fácil sim utilizar o webmail.

  • Correto. Dificilmente encontramos uma questão de análise subjetiva da Cespe que esteja certa. Esta é uma exceção.
  • Essa questão representa os 5% que tornam o Princípio Nishimura falível.
  • Gosto é subjetivo.

  • Cadê o Nishimura pra dizer que comparação entre tecnologias torna a assertiva errada? Hehehe!

  • Fiquei com medo de marcar, mas é verdade!

  • Boa questão que diferencia o Webmail dos clientes de e-mail ( programas instalados no computador do usuário)...


ID
175924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativos ao sistema operacional
Linux e ao BROffice.

O Linux, sistema operacional muito utilizado por administradores de ambientes de tecnologia da informação, é pouco utilizado pelos usuários de computadores do tipo PC, por apresentar comandos complexos e interface apenas textual, sem elementos gráficos.

Alternativas
Comentários
  • O Linux é possui uma interface gráfica simples, ou seja, uma tela com ícones clicáveis que funcionam como atalhos, dando acesso às funções do sistema.

    A interface gráfica, também chamada de ambiente gráfico, desktop ou GUI ("Graphical User Interface") começou a ser desenvolvida por Douglas C. Engelbart.

    Como a variedade é característica do ambiente Linux, muitas interfaces gráficas foram desenvolvidas: GNOME, KDE, XFCE, Windowmaker, Fluxbox, Blanes, Blackbox, Afterstep, Enlightenment, IceWM, FVWM, Kahakai, ZappWM, dwm, SithWM, Whim, Karmen, Sawfish, XIGE, Framer, Mavosxwm, WindowLab, OpenBox...

  • a própria questão entrega a resposta... "O Linux, sistema operacional muito utilizado .... por apresentar comandos complexos e interface apenas textual, sem elementos gráficos. " Como foi citado aqui... o Linux possui um servidor  gráfico, servidor X e nele pode-se processar diversos ambientes gráficos, os mais comuns são Gnome e KDE. Então rodar o linux com ou sem interface gráfica é apenas uma opção do administrador e não uma limitação do sistema operacional em si.

  • O erro da questão é quando o autor da mesma informa que o Linux apresenta interface apenas textual. A eliminação do termo apenas, torna a mesma válida. Digo, o Linux apresenta interface textual e interface gráfica ao usuário.
  • ERRO DA QUESTÃO ----> interface apenas textual, sem elementos gráficos.

  • OUTRA DO CESPE QUE AJUDA:

    O Linux permite que o sistema seja inicializado tanto em modo texto, usando-se um shell orientado a caractere com um interpretador de comandos, como em um sistema de janelas, utilizando-se um shell gráfico. CERTO

  • QUESTÃO ERRADA.

    " interface apenas textual, sem elementos gráficos " -> Erro da questão.

    OI?? Cuidado com as palavras " apenas " geralmente a questão pode está errada.

  • Admite interface gráfica também!

    PMAL 2021

  • LINUX:

    •Gerenciadores de janela. ( interface gráfica) 

    KDE

    GNOME

    BLACKBOX

  • Apesar de poder usar a interface gráfica, a maioria dos programadores preferem o Linux e o usam apenas pela interface textual. É "mais fácil".


ID
175927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativos ao sistema operacional
Linux e ao BROffice.

O BROffice é um software livre que pode ser gratuitamente utilizado por usuários, e que contém diversas funcionalidades similares àquelas contidas em software proprietários comercialmente disponíveis no mercado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    O BROffice é um programa destinado às tarefas de escritório, com diversos módulos, ou seja, possui editor de textos, planilha eletrônica para cálculos, gerenciador de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações, além de outros programas.

    É derivado do StarOffice, da empresa Sun, e tem muitas vantagens: é grátis, e é um software livre, ou seja, tem código fonte aberto e versões diferentes para rodar em vários sistemas operacionais.

    As pessoas que utilizam MicroSoft Office têm uma grata surpresa ao abrirem os programas: seu aspecto é bastante semelhante a programas já conhecidos com muitos atalhos e funções idênticos, permitindo uma fácil adaptação.

  • Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: MDS Prova: Agente Administrativo) O BROffice dispõe de um conjunto de programas gratuitos e de livre distribuição utilizados para a edição de planilhas, textos e apresentações, que podem ser instalados em diversas plataformas ou sistemas operacionais, inclusive no ambiente Windows.

  • A questão apresenta-se certa até mesmo porque a banca disse várias funções, apesar de ambos serem diferentes um dos outros mas algumas funções realmente são iguais nem que seja itálico negrito ... kkk

    A banca também não falou qual era as funções sendo assim por esse motivo não tem como afirmar que não vai haver alguma semelhança entre ambos.

    Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

    Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

    Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

  • LIBREOFFICE SALVA DEMAIS PARA QUEM É POBRE (TIPO EU); MAS CLARO QUE TEM OS FAMOSOS PIRATÃO NÉ. RSRS


ID
175930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativos ao sistema operacional
Linux e ao BROffice.

Mozilla, Netscape, Opera e Firefox são exemplos de aplicativos que são utilizados para a navegação na Web e são compatíveis com o sistema operacional Linux.

Alternativas
Comentários
  • A verdade é que antes de virar firefox, o pacote se chamava mozilla mesmo.. quem já utilizou linux conectiva 5, debian 2.0 e redhat 6, na epoca que o redhat era mantido pela comunidade, sabe bem disso... pode-se pesquisar no google mesmo a respeito.. existem inclusive telas com a versão do programa.. um exemplo voce encontra neste site...

    http://www.wikilearning.com/curso_gratis/el_uso_de_sistemas_linux_en_pcs_de_escritorio-que_navegador_conviene_utilizar/6231-18

    A questão certamente derrubaria quem fosse muito criterioso e desconhecesse o pacote mozilla.. talvez tenha sido de propósito ou passou despercebido este detalhe pelos elaboradores da prova

     

  • Mais uma célebre questão mal elaborada pelo CESPE. É uma pena para quem estuda e se aprofunda na matéria, pois tem q contar com a sorte pra acertar a questão...

  • Mesmo leigo, reparei que havia algo de errado na questão, já que Mozilla e Firefox estão relacionados ao mesmo programa.

  • Questão erradíssima, visto que Mozilla não é aplicativo.  Totalmente passível de recurso
  • Galera,
    sabemos que o concurseiro tem que ser muito safo nas resoluções de prova, principalmente quando a elaboradora for a CESPE, organizadora que não preza pelo conhecimento e tal. Na verdade uma maliciosa. Então, quando for resolver questão CESPE a atenção tem que ser total.
  • Gente, mas que m&%¨$# de questão é essa? Alguém pode me dizer pq o gabarito é "CERTO"??
    Discordo completamente, questão erradíssima!
  • Essa questão ficará sem dúvida no limbo da incompreensão. O porquê de estar certa, só o CESPE dirá. Marquei errado pois desconfiei que o Opera talvez não fosse compatível com o Linux, mas foi um equívoco. 

    http://www.opera.com/browser/


  • Item: CERTO (DESATUALIZADA)

    Comentário do colega Fernando Nishimura de Aragão

    O Linux aceita o Mozilla Navigator, que é diferente do Mozilla Firefox, Opera, Netscape e Konqueror. É importante observar que esta é uma questão desatualizada. Em 2009 era Certo. Hoje é Errado, porque o Netscape Navigator e o Mozilla Navigator foram 'extintos', abandonados pelas equipes de desenvolvimento. Bons estudos.
  • Para mim, dizer que "Netscape" é um navegador é a mesma coisa que afirmar que "Google" é um navegador. Questão errada (Ou, pelo menos, ambígua- Cabendo Anulação!). Netscape é uma empresa. Netscape Navigator é que é um browser!

  • A questão do Mozila me confundiu.


ID
175933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativos ao sistema operacional
Linux e ao BROffice.

O Writer é uma ferramenta de edição de textos que, entre outras funcionalidades, disponibiliza opções avançadas, como construção de tabelas e exportação do documento para formatos como PDF e HML.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O OpenOffice.org Writer é um processador de texto com capacidade e visual similares ao MicrosftWorde WordPerfect. Este editor é capaz de escrever documentos no formato PDF e editar documentos HTML. Por padrão, sua extensão é a .odt que geralmente fica em um tamanho menor em relação aos .doc. Mas até mesmo os documentos salvos em .doc ficam com um tamanho menor, se comparados aos salvos no Microsoft Word.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/OOo_Writer#OpenOffice.org_Writer

  • A questão fala em formato PDF e HML. Não existe essa extensão HML (e sim, HTML). Caso não tenha sido um erro de digitação por parte do QC, a questão restaria ERRADA.

    No mais, de fato o Writer pode exportar arquivos em PDF, HTML e outros.

     

  • Não foi erro de digitação realmente está HML e a questão deveria ter como resposta ERRADO. Mas no site do CESPE está como CERTO. Um absurdo!

    http://www.cespe.unb.br/concursos/ADAGRI2009/

  • Bom, essa questão deveria ser ERRADA, uma vez que nem existe HML.

    Se fosse HTML o item estaria correto!

  • HTML ou também HTM, só pra complementar.

  •  não existe HML !!!!

    essa prova da adagro foi cheia de erros

  • Lamentável..

  • Não tem lógica.

     

     Nenhum concurseiro que fez este concurso entrou com recurso contra a banca?

     

    Lamentável realmente.

  • Os principais tipos de arquivos que o writer pode produzir são:
    Documento - Extensão .odt
    Página Web - Extensão .html e xml
    Modelo de documento - Extensão .ott
    Formato Rick Text - Extensão .rtf
    Formato Texto - Extesão .txt
    Formato pdf - Extensão .pdf
    Formato do Word - Extensão .doc

  • Erro triste da questão. =(
  • Ao meu ver esta questão está errada, pois o writer exporta documento em PDF e não em HTML. Porem ele é capaz de salvar em HTML. Erro grosseiro da banca.
  • De acordo com a questão marquei errado porque até onde sei não existe  HML.
    Se eu estive enganado peço ajuda dos insígnes colegas.

     

  • Aí está um printscreen da janela Exportar do Writer 3.2. Os formatos disponíveis são PDF e XHTML.
    XHTML não é a mesma coisa que HTML (é um HTML baseado em XML).
    Poderia até se argumentar que o formato HTML é conhecido como HTM (porque essa pode ser uma extensão usada para esse formato), mas nunca como "HML", que não quer dizer absolutamente nada, muito menos um "formato" de arquivo como afirma a questão.
  • galera.. .eu acho que HML fo ierro de digitacao da pessoa que inseriu a questao no banco de dados do QC. Por isso a resposta esta correta. Pq a pessoa digitou errado a questao, mas provavelmente na prova original de estar escrito HTML.
  • O CESPE, como sempre, fudendo com a vida da gente. Não existe o formato HML (inclusive na prova está redigido dessa forma).
    Nem mesmo o Santo Pai Google consegue localizar no modesto MUNDO, esse formato CRIADO EXCLUSIVAMENTE por um "bosta" de um examinador de merda.
  • Mais uma vez:


    EXPORTAR ----> só tem a opção ----> PDF


    Bons estudos!

  • Só acertei porque não prestei atenção e li "html"...caso contrário, marcaria errado! 

  • Desculpe ao colegas no meu writer tem a opção exportar em .hml

  • Questão passível de exportação para a ML.

  • Writer versão 5.0.3.2  (lançada em 30.11.2015) olhem os prints e comprovem

    - salvar como 

    http://snag.gy/Zv5M6.jpg

    - exportar

    http://snag.gy/QFYWi.jpg

    O que é um arquivo .hml?

    Todas as tarefas monitoradas são armazenadas em arquivos TestList (com a extensão HML - HostMonitor List). Qualquer número de ficheiros HML pode ser criado, mas apenas um pode ser carregado para o programa a qualquer momento. No entanto, se você precisa executar simultaneamente vários testes definidos em diferentes arquivos HML, você pode iniciar várias instâncias de HostMonitor, cada um com seu próprio arquivo HML. 

    Qual programa abre um arquivo .hml?

    ks-host monitor

    http://www.ks-soft.net/images/sshots/main2b.gif

    Conclusão

    Erro de digitação de quem postou a questão ou do examinador.

    Discordamos do gabarito Certo.

  • Por essas e outras que ngm gabarita prova do cespe kk
  • Só pode estar digitado errado!

    O writter exporta para:

    .xml

    .png

    .jpeg

    .txt

    .pdf

    .html

    .xhtml

     

  • Também achei estranho essa extensão, pois as que o writer exporta são essas:

     

    XHTML (.html;.xhtml)
    PDF - Potable Document Format (.pdf)
    MediaWiki (.txt)
    JPEG - Joint Photographic Experts Group (.jpg;.jpeg;.jfif;.jif;.jpe)
    Writer Layout XML (.xml)
    PNG - Portable Network Graphic (.png)

     

     

  • respondie errado por causa do hml que o correto seria html.

  • Galera, eu sei que a questão foi mal mesmo (o CESPE tem dessas coisas, e eu mesmo sou contra essas arbitrariedades). Contudo, acredito que a única hipótese que justifica eles terem mantido o gabarito, é que para Exportar, ou mesmo salvar, você pode salvar ou exportar com uma extensão que você mesmo tenha inventado. Basta digitar o nome do arquivo e colocar a extensão no final, exemplo, abra um notepad, salve o arquivo como teste.hml. Como o objetivo da questão não foi dizer se "hml" existe ou não, eles mantiveram o gabarito. Única explicação, rs.

     

    Desculpem-me se me expressei mal, não sou ténico em informática. Bons estudos a todos!

  • O writer não salva como PDF!


ID
175936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com respeito à produção e à exportação de produtos da
agropecuária brasileira, julgue os itens a seguir.

O Brasil é o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo. Somente entre julho de 2007 e junho de 2008, segundo dados oficiais, a receita com as exportações totalizou cerca de US$ 2 bilhões, com peso total exportado na casa de 2 milhões de toneladas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA

    A receita com as exportações de suco de laranja superou R$ 2 bilhões pela primeira vez na história na safra 2007/2008, encerrada em 30 de junho. O faturamento da indústria processadora com as vendas externas totais atingiu US$ 2,017 bilhões na safra passada, alta de 64,78% sobre o US$ 1,224 bilhão da safra 2005/2006. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O maior faturamento com a exportação de suco de laranja que se tem registro na Secex é da safra 1989/1990 e foi de US$ 1,460 bilhão.

  • "Nosso país é o terceiro maior produtor mundial de frutas e o primeiro de suco de laranja em 2005, o país exportou cerca de US$ 750 milhões em frutas e mais de US$ 1 bilhão no complexo laranja..."


ID
175939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com respeito à produção e à exportação de produtos da
agropecuária brasileira, julgue os itens a seguir.

A safra brasileira de café em 2008/2009 deve atingir 46 milhões de sacas, superando a safra anterior, segundo estimativa da CONAB.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA

    O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Produz e exporta café “Arábica e Robusta”, e o destino das principais exportações de café são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica, França, Japão e Espanha. Em 2008 a produção brasileira foi de 46,0 milhões de sacas, sendo 35,5 milhões de ‘Arábica” e 10,5 milhões de “Robusta”, a maior registrada desde 2002, quando o país produziu 48,48 milhões de sacas.

    Segundo dados divulgados pela CONAB em janeiro do ano de 2009, a primeira estimativa de produção indicou que o País deveria colher entre 36,9 a 38,8 milhões de sacas de 60kg. Isto representa uma redução entre 19,8% e 15,6% quando comparada com a produção de 46,0 milhões de sacas obtida em 2008.


ID
175942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com respeito à produção e à exportação de produtos da
agropecuária brasileira, julgue os itens a seguir.

Apesar das condições climáticas desfavoráveis e da crise internacional, a safra brasileira de grãos em 2008/2009 deve superar 140 milhões de toneladas, segundo estimativa da CONAB.

Alternativas
Comentários
  • A produção estimada é de 137,0 milhões de toneladas, 4,9% inferior à obtida na
    safra 2007/08, quando atingiu 144,1 milhões de toneladas (Quadro 2). Esse resultado
    representa uma redução de 7,1 milhões de toneladas.
    A maior redução é observada no milho 1ª. Safra (5,1 milhões de toneladas),
    seguida da soja (2,3 milhões de toneladas).
    Tal produção está condicionada às condições climáticas durante o ciclo das
    culturas e à confirmação da intenção dos produtores, já que estes estão passando por
    uma fase restritiva de crédito, aliada ao elevado custo de produção.
    07/08 Percentual Absoluta
    (a) Dez/2008
    (b)
    Jan/2009
    (c) (c/a) (c-a)
    ALGODÃO - CAROÇO (1) 2.504,7 1.981,0 1.975,0 (21,1) (529,7)
    ALGODÃO - PLUMA 1.602,2 1.268,6 1.264,8 (21,1) (337,4)
    ARROZ 12.059,6 12.247,6 12.177,1 1 ,0 1 17,5
    FEIJÃO TOTAL 3.521,8 3.696,2 3.592,4 2 ,0 7 0,6
    FEIJÃO 1ª SAFRA 1.243,3 1.492,7 1.388,9 1 1,7 1 45,6
    MILHO TOTAL 58.664,3 54.444,3 52.282,3 (10,9) (6.382,0)
    MILHO 1ª SAFRA 39.976,2 37.023,3 34.861,4 (12,8) (5.114,8)
    SOJA 60.017,4 58.820,9 57.759,1 (3,8) (2.258,3)
    TRIGO 4.081,7 5.867,5 6.030,8 4 7,8 1.949,1
    DEMAIS PRODUTOS 3.264,2 3.218,7 3.217,1 (1,4) (47,1)
    BRASIL (2) 1 44.113,7 140.276,2 137.033,8 ( 4,9) (7.079,9)
    FONTE: CONAB - Levantamento: Jan/2009.
    (1) Produção de caroço de algodão.
    (2) Exclui a produção de algodão em pluma.
    (Em 1000 t)
    PRODUTO
    SAFRA VARIAÇÃO
    08/09
    BRASIL
    ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE GRÃOS
    SAFRAS 2007/2008 E 2008/2009
    Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos 2008/2009 – Quarto Levantamento – Jan/2009

     

    Fonte: Conab


ID
175945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com respeito à produção e à exportação de produtos da
agropecuária brasileira, julgue os itens a seguir.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), após três meses de queda sucessiva, as exportações brasileiras de carne bovina recuperaram-se em fevereiro de 2009, superando o resultado verificado no primeiro bimestre de 2008.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar que a crise mundial começou em 2008 e se estendeu por quase todo ano 2009.

  • Exportações Brasileiras de Carne Bovina  - 

    Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes 

    Ano       U$S (000)     Ton

    2013     6.658.015      1.499.903

    2012     5.842.850      1.255.528

    2009     4.152.040      1.246.158 

    2008     5.402.635      1.384.274


    Fonte: http://www.abiec.org.br/41_exportacao_ano.asp


ID
175948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca da agricultura orgânica, um
sistema de produção agrícola que objetiva cultivar sem agredir o
meio ambiente, preservando a biodiversidade e as atividades
biológicas do solo.

Na agricultura orgânica, os resíduos são reintegrados ao solo: esterco e restos de culturas são devolvidos ao solo para que sejam decompostos e transformados em nutrientes para as plantas e, ainda, para ativar a vida no solo; os microrganismos, além de transformar a matéria orgânica em alimento para as plantas, tornam a terra porosa, solta e permeável.

Alternativas
Comentários
  • Autoexplicativa. Talvez haja uma dúvida quanto tornar a terra "solta", mas acredito que o examinador quis dizer que a terra fica mais fácil de ser manuseada.

     

    R: Certa

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Ficou confusa quando disse "microorganismos" e "terra solta", porque pode remeter o leitor a ação das minhocas, de muita ocorrência na agricultura orgânica.

  • Ficou confusa quando disse "microorganismos" e "terra solta", porque pode remeter o leitor a ação das minhocas, de muita ocorrência na agricultura orgânica.

  • Marquei errado por entender que a questão deixava claro que o esterco iria para o solo. Pensei que primeiramente deveria haver a compostagem deste material antes de ser usado.


ID
175951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca da agricultura orgânica, um
sistema de produção agrícola que objetiva cultivar sem agredir o
meio ambiente, preservando a biodiversidade e as atividades
biológicas do solo.

Atualmente, os horticultores orgânicos têm conseguido alta produtividade e ótima qualidade de frutos em cultivo de tomateiros destinados ao consumo in natura, mesmo sob condições de verões quentes e chuvosos.

Alternativas
Comentários
  • Fica quase impossível plantar e ter uma boa produtividade nessas condições climáticas, verões quentes e chuvosos aumentam a incidência de doenças e pragas.

ID
175954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca da agricultura orgânica, um
sistema de produção agrícola que objetiva cultivar sem agredir o
meio ambiente, preservando a biodiversidade e as atividades
biológicas do solo.

Na agricultura orgânica, quando necessário, os produtores fazem calagem e utilizam alta quantidade de matéria orgânica, porém, não usam adubos solúveis em água, tais como sulfato de amônio, cloreto de potássio, superfosfato simples e termofosfato, que são largamente utilizados na agricultura convencional.

Alternativas
Comentários
  • Na agricultura orgânica, quando necessário, os produtores fazem calagem e utilizam alta quantidade de matéria orgânica, porém, não usam adubos solúveis em água, tais como sulfato de amônio, cloreto de potássio, superfosfato simples e termofosfato, que são largamente utilizados na agricultura convencional.

    O termofosfato pode ser usado na agricultura orgânica. Todavia, o termofosfato não é um adubo solúvel em água como afirma a questão.
  • Questão errada.

    Conforme Embrapa: "em situações específicas, para uso restrito, uma vez constatada a necessidade de utilização do adubo e com autorização
    da certificadora, poderão ser utilizados os termofosfatos, sulfato de potássio, sulfato  duplo de potássio e magnésio de origem
    natural, sulfato de magnésio, micronutrientes e guano (fosfatos de origem orgânica –
    provenientes de excrementos de aves marinhas)."

    Fonte:http://www.cnph.embrapa.br/paginas/serie_documentos/publicacoes2008/ct_65.pdf
  • A resposta tem como base a Lei n 10.831, de 23 de dezembro de 2003 e o Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007 os quais disciplinam a Agricultura Orgânica (A. O.) no Brasil.

    Com base neles são feitas uma serie de documentos que trazem os por menores da A.O. Para achar a resposta é necessário consultar um desses documentos, já que na Lei e no Decreto não consta de forma expressa os exemplos citados no enunciado.

    A resposta será encontrada na Instrução Normativa nº 46, de 6 de outubro de 2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, neste consta o que é permitido e o que é proibido.

    Lembrando pode ser necessário procurar outros documentos legais.

    Lembrando também como a A. O. é disciplinada por Lei/Decreto e documentos que se baseiam nesses. A resposta pode ser alterada se for editada nova norma legal que modifique, revogue ou substitua a informação legal vigente.


ID
175957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes acerca da agricultura orgânica, um
sistema de produção agrícola que objetiva cultivar sem agredir o
meio ambiente, preservando a biodiversidade e as atividades
biológicas do solo.

Em algumas espécies de fruteiras, como laranjeira e maracujazeiro, o cultivo orgânico pode levar o fruticultor a produzir poucos frutos, de baixa qualidade, em razão dos graves problemas fitossanitários que normalmente ocorrem nessas lavouras.

Alternativas
Comentários
  • O uso do "pode" pelo CESPE é quase uma palavra mágica. Abre um leque sem precedentes. Na maioria das vezes na qual essa palavra é usada, a questão pode (hahah) estar certa.

     

    R: Certa

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!


ID
175960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com base na legislação federal de defesa e fiscalização
agropecuária, julgue os itens a seguir.

O termo agrotóxico, designa produtos químicos altamente tóxicos e de uso exclusivo na agricultura.

Alternativas
Comentários
  • LEI 7.802/89  Dispõe sobre agrotóxicos seus componentes e afins.

    ...

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se:

            I - agrotóxicos e afins:

            a) os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e TAMBEM DE AMBIENTES URBANOS, HIDRICOS E INDUSTRIAIS, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos;

    ...

  • Além disso, não precisam ser altamente tóxicos. A própria classficação de Classes traz 4 categorias, que vai de "extremamente tóxico" a "pouco tóxico".

  • Errei de besta!
  • ERRADO

    O termo agrotóxico, designa produtos químicos altamente tóxicos e de uso exclusivo na agricultura.

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se:

            I - agrotóxicos e afins:

            a) os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hidricos e industriais,, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos;

     

  • ERRADO!

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se:

    I - agrotóxicos e afins:

    a) os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos;

    b) substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento;

  • ERRADA

    LEI 7.802 - art 2º - I

    ....... na agricultura, ambientes urbanos, hídricos e industriais......


ID
175963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com base na legislação federal de defesa e fiscalização
agropecuária, julgue os itens a seguir.

Toda propaganda comercial para agrotóxicos deve conter advertências sobre os riscos do produto à saúde humana e animal e ao meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  •         Art. 8º A propaganda comercial de agrotóxicos, componentes e afins, em qualquer meio de comunicação, conterá, obrigatoriamente, clara advertência sobre os riscos do produto à saúde dos homens, animais e ao meio ambiente
  • Abre o olho vc que acha que quando vem TODO JAMAIS NENHUMA A QUESTAO ESTARA ERRADA..BJU
  • GABARITO: CERTO


ID
175966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na legislação federal de defesa e fiscalização
agropecuária, julgue os itens a seguir.

O registro nacional de sementes e mudas é dispensado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária e indígenas que comercializem sementes entre si.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    § 3º Ficam isentos da inscrição no Renasem os agricultores familiares, os assentados da reforma agrária e

    os indígenas que multipliquem sementes ou mudas para distribuição, troca ou comercialização entre si.

  • ué...pensei que ser "isento" fosse diferente de ser "dispensado".

    No meu entendimento ser isento não desobriga, mas dispensa do pagamento. Já dispensa desobriga.

    Estou equivocada colegas?


ID
175969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Agrário
Assuntos

Com base na legislação federal de defesa e fiscalização
agropecuária, julgue os itens a seguir.

A interdição de áreas com pragas que tragam perigo à agricultura brasileira deve ser acompanhada necessariamente das medidas de erradicação definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Alternativas
Comentários
  • VERDADEIRO


  •  CERTO

     Lei 8171, Art.28, § 7: Sempre que recomendado epidemiologicamente é prioritária a erradicação das doenças e pragas, na estratégia de áreas livre.


  • Não existe essa obrigatoriedade na Lei 8.171/91. A Lei não fala que o acompanhamento das medidas de erradicação devem ser obrigatoriamente definidas pelo MAPA.

    As estratégias e políticas de promoção à sanidade e de vigilância serão ecossistêmicas e descentralizadas, por tipo de problema sanitário, visando ao alcance de áreas livres de pragas e doenças, conforme previsto em acordos e tratados internacionais subscritos pelo País.

    As ações de vigilância e defesa sanitária dos animais e dos vegetais serão organizadas, sob a coordenação do Poder Público nas várias instâncias federativas e no âmbito de sua competência, em um sistema unificado de atenção à sanidade agropecuária (SUASA).

    Acho que esta questão deveria ser anulada por conta da palavra "necessariamente".


ID
175972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo como referência a legislação do estado do Ceará acerca
da defesa e da fiscalização agropecuária, julgue os itens que
se seguem.

A notificação de doenças listadas pela Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE) somente é necessária quando houver risco de epidemia que afete os seres humanos.

Alternativas

ID
175975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo como referência a legislação do estado do Ceará acerca
da defesa e da fiscalização agropecuária, julgue os itens que
se seguem.

As competências da Secretaria Estadual de Agricultura para a fiscalização de agrotóxicos incluem as condições de aplicação, a utilização e o receituário agronômico em nível de campo.

Alternativas
Comentários
  • É o poder de polícia administrativa sendo exercido.


ID
175978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo como referência a legislação do estado do Ceará acerca
da defesa e da fiscalização agropecuária, julgue os itens que
se seguem.

A inspeção de produtos de origem animal somente é necessária para aqueles produzidos fora do estado do Ceará.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A INSPEÇÃO TEM QUE SER DENTRO E FORA, NO PAIS TODO


ID
175981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo como referência a legislação do estado do Ceará acerca
da defesa e da fiscalização agropecuária, julgue os itens que
se seguem.

O trânsito de vegetais de outros estados para o estado do Ceará somente pode ocorrer se estiver acompanhado do documento de permissão de trânsito emitido por profissionais credenciados pelo MAPA. A análise e o exame laboratorial só são exigidos se ficar constatada a necessidade.

Alternativas

ID
175984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Julgue os itens de 43 a 48 acerca do Código de Defesa do
Consumidor (CDC).

Os direitos previstos no CDC excluem expressamente os decorrentes de tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada
    Com efeito, dispõe o CDC, em seu artigo 7º, que os "direitos previstos neste código não excluem outros decorrentes de tratados  ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário, da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e eqüidade".

  • O Código de Defesa do Consumidor é uma lei protetiva, uma compilação de normas de visam, aplicando o princípio da isonomia constitucional, elevar o consumidor, hipossuficiente que é, a um nível de equivalência com o fornecedor dentro da relação de consumo. Mas como direito positivo que é, não pode e nem conseguirá abarcar a todas as situações. Seria portanto desarrazoada a exclusão da incidência de outras normas acerca das relações de consumo, normas estas que poderiam enriquecer e muito a positivação dos direitos do consumidor.

    Por essa razão, em seu artigo 7º, o CDC abre margem a que outras espécies normativas diversas disciplinem, dentro de seu âmbito de incidência, as relações de consumo e, assim como é feito na imensa maioria dos ramos do direito, abre precedentes para tratados e convenções, bem como analogia, costumes, princípios gerais de direito e equidade.

    Portanto, assertiva errada.

    Bons estudos! ^^

  • Gostaria de acrescentar tambem as palavras da doutrinadora Claudia Lima Marques

    "O CDC é um sistema permeável, não exaustivo, daí determinar o art 7º, que se utilize a norma mais favorável ao consumidor, encontre-se ela no CDC ou em outra lei geral, lei especial ou tratado do sistema de direito brasileiro. Esta abertura é tanta que o art 7º do CDC permite a utilizacao da equidade para preencher lacunas em favor dos consumidores."
  • GABARITO: ERRADO
    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: expressamente
    sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, exclusivamente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, apenas, a mesma etc...

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
  • Art. 7° Os direitos previstos neste código não excluem outros decorrentes de tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário, da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e eqüidade.

  • pela minha experiencia com questoes em geral, nunca se exclui tratados internacionais, lembrem-se que brasil é sempre paga pau ;)

  • ERRADO!

    LEMBRAR DAS CONVENÇÕES DE VARSÓVIA E DE MONTREAL, as quais dispõem sobre limite de indenização por danos MATERIAIS em contrato de transporte aéreo internacionais, a saber R$ 4.500,00. STF já decidiu que nesse tipo de caso aplica-se a convenção pelo critério da especialidade, pois disciplina modalidade específica de contrato, e pelo critério cronológico, já que a convenção é mais recente que o CDC.


    OBS 1: As CONVENÇÕES DE VARSÓVIA E DE MONTREAL disciplinam apenas DANO MATERIAL limitado a R$ 4.500,00, mas não dano Moral.


    OBS 2: Ao contrato de transporte aéreo nacional aplica-se o CDC!

  • ERRADO

    Art. 7 Os direitos previstos neste código não excluem outros decorrentes de tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário, da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e eqüidade.

  • Errado, não excluem.

    LoreDamasceno.


ID
175987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Julgue os itens de 43 a 48 acerca do Código de Defesa do
Consumidor (CDC).

Considere que certo município tenha ficado inadimplente quanto ao pagamento das faturas de energia elétrica. Nesse caso, a lei veda à concessionária de energia elétrica o corte, ainda que parcial, do respectivo fornecimento, podendo apenas efetuar cobranças amigáveis, em razão do princípio da continuidade dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Durante muito tempo o entendimento da jurisprudência pátria era o da impossibilidade de
    suspensão do serviço em razão de inadimplemento de pessoa jurídica de direito público, no
    caso, os Municípios. Mas, a recente jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça vem
    admitindo tal suspensão, desde que haja prévio aviso de corte ao ente municipal
    .

    O entendimento  pode ser atestado nos Recursos Especiais nº. 363943/2003,
    nº. 628.833/2004, nº. 793422/2005, nº. 838621/2006, nº. 721119/2005, entre outros, onde
    se percebe claramente que, em havendo inadimplemento, cabe a suspensão do fornecimento
    de energia elétrica a um prestador de serviço público essencial de interesse coletivo, caso
    em que se enquadram os Municípios na qualidade de consumidores e prestadores de
    serviços essenciais. 

    Vejamos:

    ADMINISTRATIVO – SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DOMUNICÍPIO – FALTA DE PAGAMENTO.1. É lícita a interrupção do fornecimento de energia elétrica se,após aviso prévio, o Município não quita sua dívida junto àconcessionária de serviço público. Contudo, o corte não pode ocorrerde maneira indiscriminada, de forma a colocar em risco o interessepúblico.REsp 734440 / RN
    RECURSO ESPECIAL
    2005/0044457-5

    Além de que a cobrança pode ser via judicial.

  • CORRETO O GABARITO....
    Entretanto cabe aqui algumas considerações...
    Com o devido respeito e acatamento, entendo que esta decisão do STJ é temerária e inconsequente, como várias decisões desta envergadura...
    Em que pese a indadimplência ser um mal a ser extirpado por toda a sociedade quer seja público ou privado, no caso em tela, temos que tomar muito cuidado quando se tratar de serviços essenciais à população, que é no mais das vezes a mais prejudicada pelos desmandos e incompetência generalizada dos Administradores Públicos, some-se a isso ainda, ganância desenfreada e ilimitada dos concessionários de serviços públicos, os quais não medem consequencias e nem pensam uma única vez no interesse público e bem estar da população, mas sim em seus vis interesses financeiros e econômicos pessoais e particulares...
    Se esse fosse um País sério e o TCU (tribunal de faz de contas) funcionasse conforme reza nossa constituição, haveria de ser realizada uma auditoria para apurar as responsabilidades, e se não houvesse qualquer modalidade de culpa por parte dos administradores a empresa concessionária deveria SIM arcar com os prejuizos ou no máximo socializá-los, de outra banda, se HOUVESSE culpa dos Administradores (o que eu, particularmente, acho que na grande maioria das vezes acontece) eles deveriam ser responsabilizados pessoalmente com seu patrimônio particular inclusive, ou eles acham que estão brincando de administrar a coisa pública.....
    Imaginem o corte de energia elétrica em um Hospital ou Escola ou ainda numa creche, e se os usuários do hospital que estão ali internados recebendo o tratamente médico vierem a falecer devido ao inconsequente corte de energia elétrica.E daí José, quem é que vai fazer o paciente retornar dos mortos...?

  • CORTE. ENERGIA ELÉTRICA. INADIMPLEMENTO. AGÊNCIAS. INSS.


     

    A Turma entendeu que o corte no fornecimento de energia elétrica, quando se trata de pessoa jurídica de direito público, é indevido apenas nas unidades cujo funcionamento não pode ser interrompido, como hospitais, prontos-socorros, centros de saúde, escolas e creches. No caso, trata-se de agências do INSS localizadas no Estado do Rio de Janeiro, que estão com atraso no pagamento das contas de energia elétrica. Assim, a Turma deu provimento ao recurso para que a recorrente tenha possibilidade de cortar o fornecimento de energia elétrica em caso de inadimplemento do usuário. REsp 848.784-RJ, Rel. Min. Eliana Calmon, julgado em 9/2/2008.
     

  • o serviço pode ser interrompido desde que haja aviso previo
    questao errada.
  • Hoje mesmo eu estudei sobre o entendimento do STJ nessa questão.
    "Se ñ pagar pode cortar o serviço, desde que tenha aviso prévio, exceto
    quando for prejudicar a sociedade." no caso do municipio tem hospitais, 
    escolas,etc.. jamais poderia ficar sem energia!!!! 
    esta questão está certa.
    se estiver errada é por outro motivo que não esse!!

  • E como deixar  os orgão públicos de uma cidade sem energia, na era da informática, pode não prejudicar a sociedade? essa decisão foi absurda.
  • O erro da questão está na generalização. É claro que nem todos os serviços poderão ter o fornecimento de energia cortado. Hospitais, por exemplo, são mais do que essenciais para a sociedade, a interrupção de energia causaria danos incalculáveis para a população. No entanto, uma biblioteca municipal poderia funcionar sem energia.
  • Em razão do príncípio da continuidade do serviço público o fornecimento de energia não poderá ser suspenso, entretanto, com o entedimento  atual dos Tribunais, aduz que poderá ter interrupção parcial do fornecimento em repartições que não interfirá na coletividade da sociedade. Por exemplo, poderá ser suspenso o fornecimento de energia nos Galpões, Almoxarifado, garagem, até mesmo bibliotecas.  Agora, hospitais, escolas não poderão ter o fornecimento de energia suspenso.
    Portanto, a chave da questão é a suspensão parcial do fornecimento de energia.
  • Brilhante o comentário do meu conterrâneo Osmar Fonseca...
    Muito perspicaz..
  • E dai parceiro..
    como vão as coisas nesta terra maravilhosa...
    obrigado pelo elogio...
    eu bem que tento não criticar algumas posições do STJ ou STF, pois ainda temos que comer muito feijão pra chegar no patamar deste pessoal, e temos que otimizar e utilizar o tempo que nos resta para estudar e passar nos concursos, mas tem horas que não aguento e dou uma 'criticadinha', isso é coisa de 'piá pançudo' rsss...
    abraços e ótimos estudos...
  • Eu tenho uma dúvida: A cobrança por parte da concessionária só pode ser efetuada em cobranças amigáveis?
  • Acho que também está errado porque não está expresso em lei e sim é um entendimento dos tribunais, um julgado... 

  • Não pode suspender, mas pode cobrar judicialmente.

  • Gostei do comentário, Herson Gomes!


  • questão simples, desde que haja aviso prévio, pode sim fazer o desligamento parcial, lógico que em alguns pontos nao, como em hospitais na uti.. servisos continuos... enfim, agora tipo uma prefeitura nao pagou é mandado aviso de corte em tres meses será cortada, caso contratio no brazil que vivemos nenhum prefeito mais pagaria, nao acham??

  • O corte parcial pode, por conta do princípio da continuidade do serviço público. Assim, as regiões consideradas prioritárias não terão o corte.

  • Total não..

    Parcial sim.

  • Errado, notei uma generalidade na questão, não especificou qual serviço seria prestado pelo município.

    LoreDamasceno.


ID
175990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Julgue os itens de 43 a 48 acerca do Código de Defesa do
Consumidor (CDC).

Considere que dois amigos tenham juntado suas economias e comprado produtos eletrônicos para venderem em um ponto de ônibus no centro da cidade. Nesse caso, eles não são considerados fornecedores à luz do CDC, uma vez que a sociedade constituída por ambos não tem personalidade jurídica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Fundamentação legal Art. 3º do CDC, que assim prescreve: 

    "Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

            § 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

            § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista."

  • Vale ressaltar,

    a lei define os entes despersonalizados como produtores.

    Entretanto, eles não poderão ser considerados como consumidores.

  • Apenas para acrescentar, o fato de não serem entes personalizados não descaracteriza o conceito de fornecedor, no caso em tela não o são em razão da falta de habitualidade. Essa característica é essencial para caracterizar a relação de consumo e alcança tanto o serviço quanto o produto.

  • Item Errado.

    Só acrescentando. O erro da questão não é a de citar os amigos com não fornecedores. De fato, não são assim considerados pelo CDC. O erro está em justificar o fato por não constituirem soeciedade com PJ. O mapa mental abaixo agrega conceitos sobre o que é fornecedor ao CDC (clique para ampliar).

  • Para que seja considerado fornecedor é necessário ter habitualidade nas relações de consumo
  • Eu não sei da onde vocês tiram que não há habitualidade no trabalho dos dois amigos. Para mim a questão não é clara a esse ponto. Há algumas assertivas atrás, o Cespe considerou o camelô como fornecedor para fins do CDC. Por que os amigos aí não podem ser? O erro, na minha visão, está em dizer que não são fornecedores por não serem pessoa jurídica, contrariando a possibilidade de entes despersonalizados ou pessoas físicas serem fornecedores.
  • Questão Errada.

    O fornecedor não se restringe somente a personalidade jurídica,mas também abrange a pessoa física.

  • Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação,distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

      § 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

      § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista."

    Pensei na questão da habitualidade... 

  • Entes despersonalizados podem ser considerados como fornecedor. 

  • Considere que dois amigos tenham juntado suas economias e comprado produtos eletrônicos para venderem em um ponto de ônibus no centro da cidade. Nesse caso, eles não são considerados fornecedores à luz do CDC, uma vez que a sociedade constituída por ambos não tem personalidade jurídica. 

     Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

            § 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

            § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

    Muito embora a sociedade constituída pelos dois amigos não tenha personalidade jurídica, o artigo 3º do CDC também considera como fornecedor os entes despersonalizados.

    Porém, para que se caracterizem como fornecedores, conforme o artigo 3º do CDC, é necessário que eles desenvolvam a “atividade” de comercialização dos produtos.

    O uso do termo “atividade” está ligado a seu sentido tradicional. Para ser fornecedor é necessária a atividade típica de fornecimento/comercialização de produtos, ou seja, regularidade na atividade e não eventualidade.

    É importante centrar a atenção no conceito de atividade, porque, de um lado, ele designará se num dos polos da relação jurídica está o fornecedor, com o que se poderá definir se há ou não relação de consumo (para tanto, terá de existir no outro polo o consumidor). E isto porque será possível que a relação de venda de um produto, ainda que feita por um comerciante, não implique estar-se diante de uma relação de consumo regulada pelo CDC. (Nunes, Rizzatto. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. – 7. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo : Saraiva, 2013).

    Gabarito – ERRADO.


  • Resposta: Errado.

    O fornecedor pode ser ainda um ente despersonalizado ou despersonificado, caso da massa falida, de uma sociedade irregular ou de uma sociedade de fato. Entre os últimos, Rizzatto Nunes cita o exemplo das pessoas jurídicas de fato, caso de um camelô. Manual de Direito do Consumidor. Flávio Tartuce. 2018.

  • Trocando em miúdos, considerando os comentários que apenas mencionam o CDC, há dois erros na questão:

    1 Não há habitualidade na venda de produtos eletrônicos pelos amigos.

    2 Ente despersonalizado também pode ser considerado fornecedor.

  • Errado, não se exige personalidade jurídica.

    LoreDamasceno, seja forte e corajosa.


ID
175993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Julgue os itens de 43 a 48 acerca do Código de Defesa do
Consumidor (CDC).

Considere que um fabricante tenha inserido no mercado de consumo um processador de alimentos mais moderno e de melhor qualidade que o modelo anterior, substituindo-o. Nesse caso, para os fins do CDC, o produto substituído não é considerado defeituoso.

Alternativas
Comentários
  • Fundamentação legal: Art. 12 do CDC que assim dispõe:

            Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

            § 1° O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:

            I - sua apresentação;

            II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam;

            III - a época em que foi colocado em circulação.

            § 2º O produto não é considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado.

            § 3° O fabricante, o construtor, o produtor ou importador só não será responsabilizado quando provar:

            I - que não colocou o produto no mercado;

            II - que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste;

            III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

  • Correto. Não se trata de produto defeituoso. Tem-se como defeituoso aquele produto que não dá a quem o adquire e utiliza a segurança que é esperada.
      Tal produto, provocando dano ao consumidor (art. 12, CDC), em virtude do defeito que apresenta (como por exemplo, a compra de um liquidificador que veio sem a hélice trituradora, não podendo, assim, ser utilizado), respondem objetivamente por ele – ou seja, bastando demonstrar que o dano decorreu do defeito do produto, independentemente da existência de culpa – o fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador.
      O comerciante (como o dano de uma mercearia, de uma farmácia), que é de quem geralmente se compram determinados produtos, somente pode ser responsabilizado quando o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados; ou quando o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador; ou ainda quando não conservar adequadamente os produtos perecíveis (art. 13, CDC). Assim, a mera substituição não acarreta o defeito.
     

ID
175996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Julgue os itens de 43 a 48 acerca do Código de Defesa do
Consumidor (CDC).

Os importadores de produtos eletrônicos devem garantir aos consumidores a oferta de peças de reposição por período razoável de tempo, mesmo quando cessadas a produção ou a importação desses produtos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Para justificar o presente item, trazemos o art. 32 do CDC, que assim dispõe:

            "Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

            Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei."


  •  A questão é controvertida, vez que faz menção a produtos eletrônicos, tão somente a estes. Deste modo, e de entendimento com as regras estatuidas pelo CDC, minha opinião é de que a questão induz o aluno ao erro.
  • A questão não disse que apenas os produtos eletrônicos, dessa forma ela não deixa de estar correta.
  • É preciso atentar para interpretações como esta. A falta de informações NÃO deixa a questão errada,desde que não restrinja.

    O examinador apenas exemplificou produtos eletrônicos e NÃO SOMENTE estes produtos.

    Ora será possível que muitos ainda se confudem? Exemplo bobo:

    Maria é bonita,simpatica e inteligente.

    Maria é bonita . Correto
    Maria é simpatica.. Correto
    Maria é bonita e simpatica. Correto
    Maria é apenas,tão somente,exclusivamente BONITA,SIMPATICA E INTELIGENTE. CORRETO TAMBÉM. Atentar que pode se usado termo restritivo incluindo todas caracteristicas.
    Maria é apenas bonita e simpatica. ERRADO COM CERTEZA.

  • A questão é de direito do consumidor e não de raciocínio lógico.
  • Eu fiquei em dúvida quanto ao fato de falar que: 
    • Os importadores de produtos eletrônicos devem garantir aos consumidores a oferta de peças de reposição por período razoável de tempo, mesmo quando cessadas a produção ou a importação desses produtos.
    Eu entendo que o produto terá peça de reposição enquanto for PRODUZIDO, e terá quando CESSADA A PRODUCAO prazo razoåvel de tempo.
  • O item apenas cita um exemplo dos vários possíveis.
  • RESPOSTA QUE DEVERIA SER A CERTA!!

    Mesmo quando cessadas a produção ou a importação desses produtos, os fabricantes e importadores nao terão mais obrigação de assegurar a oferta de componentes e peças de reposição!!!!!!!!!!!
  • Interpretando o art. 32 do CDC e seu parágrafo único, entendo que para considerar como correta a questão deveria ser substitída a palavra "mesmo" por depois, já que aquela induz ao erro.
  • Eu errei, porém, a questão está correta.Cópia do CDC: Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

    Mesmo quando cessadas o fabricante não é obrigado a fornecer.

  • Parágrafo único: Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.

  • CERTO


ID
175999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Julgue os itens de 43 a 48 acerca do Código de Defesa do
Consumidor (CDC).

Caso um cliente solicite a uma oficina mecânica um orçamento para consertar seu veículo, o valor orçado terá validade pelo prazo de dez dias, contados da data em que o cliente o recebeu, salvo estipulação em contrário.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    o Art. 40 do CDC já se mostra suficiente para justificar o presente item:

    "Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

            § 1º Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de dez dias, contado de seu recebimento pelo consumidor.

            § 2° Uma vez aprovado pelo consumidor, o orçamento obriga os contraentes e somente pode ser alterado mediante livre negociação das partes.

            § 3° O consumidor não responde por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros não previstos no orçamento prévio."

  •    A alternativa está CERTA.

      Visto os termos estatuídos no § 1º do art. 40 de CDC. Senão vejamos:

      Art. 40 (...)

      § 1º Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de 10 (dez) dias, contado de seu recebimento pelo consumidor. 

     Bons Estudos!

     Deus seja louvado.

  • De acordo com a súmula 37 do STJ: São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato.
  • salvo disposiçãqo em contrario, aham sei sei, art 40 nao diz isso !!!

  • Certo,  Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

           § 1º Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de dez dias, contado de seu recebimento pelo consumidor.

    seja forte e corajosa.

  • Prazos do CDC

    10, §1º - Recall – aviso às autoridades competentes e aos consumidores - Imediata

    18, §1º - Sanar vício de quantidade ou qualidade de produto - 30 dias

    18, §2º - Convenção entre as partes para sanar vício de quantidade ou qualidade de produto - 7 a 180 dias

    26, I - Reclamar vícios aparentes ou de fácil constatação de serviço e de produtos não duráveis - 30 dias (decadência)

    26, II - Reclamar vícios aparentes ou de fácil constatação de serviço e de produtos duráveis - 90 dias (decadência)

    27 - Pretensão à reparação pelos danos causados por FATO do produto ou do serviço - 5 anos (prescrição)

    32, p. único - Oferta de componentes e peças de reposição após cessadas produção ou importação - Razoável

    40, §1º - Validade do orçamento - 10 dias

    42, p. único - Repetição do indébito em relação a quantia que pagou em excesso - Dobro

    43, §1º - Informações negativas do consumidor em cadastros e dados de consumidores - 5 anos

    43, §3º - Correção de inexatidão em dados e cadastros de consumidores - Imediata

    43, §3º - Comunicação pelo arquivista ao consumidor da alteração das informações incorretas - 5 dias úteis

    49 - Direito de arrependimento ou prazo de reflexão obrigatório - 7 dias

    52, §1º - Valor da multa de mora decorrente do inadimplemento de obrigações - Máx 2% R$ prestação

    54, §3º - Tamanho da fonte do contrato de adesão - Maior que 12

    77 - Possibilidade de aumento da pena - Até o triplo

    79, p.ú., a - Redução da fiança - Até metade do mín

    79, p.ú., b - Aumento da fiança - Até 20x

    87, p. único - Condenação por litigância de má-fé pelo ajuizamento de ação coletiva indevida - 10x das custas

    100 - Sem habilitação de interessados para liquidar e executar a ação - da publicação do edital - 1 ano

    104 - Pedido de suspensão da ação individual - da ciência do ajuizamento da ação coletiva - 30 dias


ID
176002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Lúcia foi contaminada por alimento derivado de leite
adquirido em um supermercado e, em razão dessa contaminação,
experimentou danos materiais em decorrência das vultosas
despesas médicas que contraiu, além de ter sofrido grave abalo
moral que a levou a um estado clínico depressivo.

A partir dessa situação hipotética e das disposições do CDC
acerca do assunto em tela, julgue os itens seguintes.

Ao mover ação de reparação de danos contra o fornecedor, Lúcia somente pode requerer a reparação dos danos materiais, posto que o CDC não garante expressamente a reparação de danos morais.

Alternativas
Comentários
  • FALSO. Fundamentação legal: Art. 6º do CDC

    "Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

    [...]

    VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;"

  • Errado. Entre os direitos básicos do consumidor, encontramos a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais ou coletivos, ou seja, a lei à disposição do consumidor, meios e processos que lhes permitem compelir o fornecedor a reparar financeiramente eventuais danos causados por produtos ou serviços.

    Todo amparo legal visa a prevenir a ocorrência de danos ao consumidor, que estipulando obrigações ao fornecedor ou responsabilizando-o por danos e defeitos, quer restringindo a autonomia da vontade nos contratos, quer criminalizando condutas, mas isso não impede que tais danos venham a ocorrer. Esse é o motivo pelo qual é assegurado como direito básico do consumidor o ressarcimento do prejuízo sofrido, seja patrimonial ou moral, individual, coletivo ou difuso, independentemente de provar a culpa ou dolo, ou seja, responsabilidade objetiva.

    Nesse acesso à justiça está incluída a facilitação da defesa de seus direito, ou seja, o Estado deve criar mecanismos que tornem mais fácil a defesa do consumidor em juízo, como por exemplo: a inversão do ônus da prova no processo civil e a assistência judiciária gratuita. No que diz respeito à estrutura do judiciário, para a defesa do consumidor são instrumentos da Política Nacional de Relações de Consumo, os juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a solução de litígios de consumo.

    O dano a ser reparado pelo fornecedor pode ser contratual ou aquiliano. O primeiro resulta de ofensa a disposição contratual, o não atendimento à uma cláusula do contrato; o segundo é resultante de um ato ilícito. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista seu caráter de norma de ordem pública, é nula a cláusula de contrato em que o fornecedor fica desobrigado do dever de indenizar.
     
  • Assertiva Errada.

    O CDC também engloba danos morais. Por exemplo, quando é colocado inadequadamente o nome do consumidor em cadastros do SPC, o mesmo poderá entrar com uma ação judicial  solicitando reparação de danos morais, desde que seu nome não estivesse negativo antes da colocação indevida. Se estiver negativado somente terá direito a cancelamento do seu registro indevido.

  • CAPÍTULO III
    Dos Direitos Básicos do Consumidor

      Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

    VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

            VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;


  • CDC - morais e patrimoniais.

    LoreDamasceno.


ID
176005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Lúcia foi contaminada por alimento derivado de leite
adquirido em um supermercado e, em razão dessa contaminação,
experimentou danos materiais em decorrência das vultosas
despesas médicas que contraiu, além de ter sofrido grave abalo
moral que a levou a um estado clínico depressivo.

A partir dessa situação hipotética e das disposições do CDC
acerca do assunto em tela, julgue os itens seguintes.

A partir do conhecimento do dano e de sua autoria, Lúcia tem o prazo de cinco anos para mover eventual ação de reparação de danos contra o fornecedor do produto contaminado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Fundamentação legal: Art. 27 do CDC

    "Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria."

     

  • Até para fins de aprendizado (meu aprendizado... hehe) pergunto:

     

    a questão ao mencionar "para mover eventual ação" não está se referindo a prazo decadencial?

    pelo que eu sei prescrição é a perda da pretensão e não prazo para mover ação

    para isso conta-se o prazo decadencial, que de acordo com o art. 26 será de 30 ou 90 dias, dependendo do caso.

    são 30 ou 90 dias para mover a ação e, com a ação em curso, são 05 anos para resolver a questão (contados a partir do previsto no art. 27).

     

    Se alguém esclarecer a situação eu agradeço.

     

     

     

  • O prazo prescricional está relacionado à pretensão de reparação, ou seja houve a violação de um direito, por fato do produto ou do serviço, prazo de 5 anos. Este prazo, pelo CDC, não é interrompido.

    Já os prazos decadênciais estão relacionados ao vício do produto ou do serviço. Daí aplica-se aos serviços e produtos não duráveis o prazo de 30 dias e de 90 dias aos duráveis. A partir da efetiva entrega dos produtos ou do término da execução do serviço.

  • Olá, Andrei, quando se trata de vício falamos de prazo decadencial e temos 30(não duráveis) a 90(dur´veis) dias para reclamar.
    Quando se trata de fato temos 5 anos desde a ocorrência do evento danoso para ajuizar ação de reparo, indenização etc.
  • A prescrição de defeito (ocorre dano à saúde) é de 5 anos
  • Art. 27 do CDC

    "Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria."

  • Fato/ prescrição:     5anos

    Vícios/ decadência:   30 dias- produtos não duráveis
                                          ou
                                         90 dias- produtos duráveis.
  • Importante ler o texto associado a questão. Eu não tinha lido, o que não possibilita a conclusão que é fato do produto, hipótese em que se aplica a prescrição de 5 anos.

  • QUESTÃO CORRETA: art. 27 caput e parágrafo único do CDC


ID
176008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo
empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas
fruteiras, julgue os itens subsequentes.

O controle do ácaro da leprose na cultura dos citros deve ser feito mediante determinação do nível de dano econômico. Dessa forma, os citricultores devem iniciar as pulverizações com acaricidas logo no aparecimento dos primeiros sintomas da leprose nos frutos.

Alternativas
Comentários
  • É causado por um vírus disseminado por um ácaro de coloração alaranjada intensa a vermelho, que apresenta corpo achatado, de tamanho reduzido, cerca de 0,3 mm, 4 pares de patas e movimentos lentos.             Os sintomas podem aparecer em ramos, folhas e frutos. Nas folhas aparecem manchas claras com halo claro característico e o centro quase sempre necrosado. Nos frutos verdes aparecem manchas verde-claras, rodeadas por um anel amarelado que sobressai da cor verde da parte roxa infectada do fruto. Com o amadurecimento deste, tais manchas tornam-se pardas ou escurecidas, ligeiramente deprimidas, de tamanho variável, às vezes com pequenas rachaduras. Os frutos, quando atacados, ficam bastante depreciados ou mesmo inutilizados para o mercado de frutas frescas pela sua aparência repugnante. Nos ramos provocam manchas que se transformam em pústulas salientes, dando-se, finalmente, a soltura da casca. Evita-se a disseminação da leprose controlando-se o “ácaro da leprose”, com pulverizações de enxofre molhável a 0,3-0,7% ou clorobenzilato a 0,12% ou ainda dicofol a 0,15%, além de outros acaricidas específicos.
  • O controle do ácaro da leprose do citros deve ser feito mediante amostragem. Quando houver mais que 2% das folhas ou frutos examinados estiverem infestados com o ácaro da leprose, ou quando mais que 10% das folhas e frutos examinados estiverem infestados com o ácaro da leprose e outro ácaro, o controle deve ser iniciado (aplicação de acaricidas específicos).
  • O controle dos ácaros deve ser feito antes do aparecimento da leprose (doença viral) transmitida pelo acaro vetor.


ID
176011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo
empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas
fruteiras, julgue os itens subsequentes.

O controle da cochonilha pérola-da-terra em videira deve ser efetuado preventivamente com o uso de mudas sadias, plantadas em covas previamente calcariadas e adubadas, e cujos garfos foram enxertados em cavalos imunes.

Alternativas
Comentários
  • -- o uso de porta enxertos não tem sido possivel pois não há compatbildade para a videira, o controle se dá na atualidade com controle biologico com fungos, nematoides e moscas ou ainda com controle cultural revolvendo o solo e uso de variedades resistentes.
  • Segundo a cirulação tecnica do mapa de 2004. esta certo. O uso de variedades de videira resistentes e/ou tolerantes a E. brasiliensis constitui um dos mais promissores métodos de controle. Em estudos sobre o uso de porta- enxertos resistentes, principalmente híbridos de V. rotundifolia X Euvitis NC66C203-8, NC66C206-3P, NC66C203-9 e a cultivar Magnólia ( V. rotundifolia ) sobressaíram-se quanto à resistência a pérola-da-terra, apresentando características de tolerância à praga, pelo seu notável vigor e rapidez de crescimento radicula
  • Deveria ser anulada. 

    Métodos de Controle Devido ao hábito subterrâneo e ao desenvolvimento em forma de cisto, E. brasiliensis não responde aos métodos convencionais de controle. Medidas de prevenção devem ser utilizadas, como: não plantar em áreas infestadas; utilizar mudas ou porta-enxertos sadios; fazer o revolvimento do solo, expondo-o aos raios solares; realizar calagem profunda e adubação equilibrada; isolar áreas sabidamente infestadas, para evitar disseminação da praga por implementos agrícolas; plantar preferencialmente bacelos de porta-enxerto no local definitivo; não plantar hospedeiros alternativos intercalados no parreiral; eliminar plantas invasoras, como a língua-de-vaca (Chaptalia spp.), hospedeira dessa praga. A manutenção destas práticas culturais, o uso de material isento de vírus e um eficiente controle de doenças e pragas da parte aérea, condicionam às plantas maior vigor, tornando-as menos sensíveis à ação da praga.

    Fonte: Petrolina, PE Junho, 2004 Autores Francisca Nemaura Pedrosa Haji Enga Agra , D.Sc., Pesquisadora Embrapa Semi-Àrido, Caixa Postal 23 CEP 56302-970, Petrolina-PE. E-mail: nemaura@cpatsa.embrapa.br. Marcileyne Pessôa L. Lima Enga , Agra , M.Sc., Bolsista Embrapa/CNPq. José Adalberto de Alencar Engo, Agro, M.Sc., Pesquisador Embrapa Semi-Àrido. Flávia Rabelo Barbosa Enga , Agra , D.Sc., Pesquisadora Embrapa Semi-Àrido. Rodrigo César Flores Ferreira Engo, Agro , B.Sc., Bolsista Embrapa/CNPq. Marco A. de Azevedo Mattos Engo, Agro, M.Sc., Bolsista Embrapa/CNPq. F

  • Utilizar porta-enxertos resistentes à pérola-da-terra como o 39-16 e o 43-43. Mesmo com o emprego destes porta-enxertos, o controle químico é necessário principalmente nos primeiros anos após o plantio.

    embrapa

  • Não existe imunidade para cochonilhas.


ID
176014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo
empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas
fruteiras, julgue os itens subsequentes.

Um das medidas de controle do moleque-da-bananeira consiste no uso de mudas sadias plantadas em áreas livres da praga utilizando-se iscas armadilhas feitas com o próprio pseudocaule da planta, devendo ser tratadas com inseticidas e colocadas diretamente sobre o solo em todo o bananal.

Alternativas
Comentários
  • Plantas infestadas normalmente apresentam desenvolvimento limitado, amarelecimento e posterior secamento das folhas, redução no peso do cacho e morte da gema apical.

    A utilização de mudas sadias (convencionais ou micropropagadas) é o primeiro cuidado a ser tomado para controle dessa praga.

    O emprego de iscas atrativas, tipo telha(controle) ou queijo (monitoramento), é bastante útil no monitoramento/controle do moleque. Essas iscas devem ser confeccionadas com plantas recém-cortadas (no máximo até 15 dias após a colheita). Recomenda-se o emprego de 20 iscas/ha (monitoramento) e de 50 a 100 iscas/ha (controle), com coletas semanais e renovação quinzenal das iscas. Os insetos capturados podem ser coletados manualmente e em seguida destruídos. As iscas também podem ser tratadas com inseticida biológico à base do fungo entomopatogênico (Beauveria bassiana), que torna-se mais eficiente quando adicionado a óleos minerais, dispensando-se, nesse caso, a coleta dos insetos.

    Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Banana/BananaAmazonas/index.htm

     

    Tipo telha - Consistem em pedaços de pseudocaule de 40 a 60 cm de comprimento, cortados ao meio no sentido longitudinal e que devem ser colocados com a face que foi cortada para o solo.

    Para que sejam eficazes, as iscas devem ser confeccionadas de plantas que já produziram e, no máximo, 15 dias após a colheita, tendo-se o cuidado de substituí-las a cada 15 dias. Recomenda-se a distribuição de 20 iscas/ha no monitoramento da praga, sendo as coletas realizadas semanalmente.

    Fonte: http://www.abanorte.com.br/noticias/noticias-principal/aspectos-gerais-da-broca-do-rizoma-ou-moleque-da-bananeira/


ID
176017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo
empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas
fruteiras, julgue os itens subsequentes.

O ácaro do ponteiro no mamoeiro deve ser controlado com o uso de mudas sadias de variedades resistentes plantadas em áreas livres ou com baixa população da praga, efetuando-se pulverizações semanais com acaricidas específicos, se necessário.

Alternativas
Comentários
  • Medidas de Controle

    1. Eliminar as brotações laterais ou tratá-la
    2. Vistoriar ponteiro
    3. Aplicar agrotóxico visando o ponteiro

     

    Fonte: http://www.fcav.unesp.br/download/deptos/fitossanidade/amadeu/aula_acaros_do_mamoeiro.pdf

  •  Acho que está errado porque não existe variedade de mamão resistente ao ataque de pragas. Alguém discorda?

  • As estratégias podem ser complementadas com outras táticas, dentre as quais se destacam: a utilização de mudas sadias desprovidas de ácaros fitófagos; o desbaste de brotações laterais do caule das plantas; o não-uso de culturas intercalares e plantas invasoras hospedeiras desses acarinos, bem como as adjacentes aos pomares; o emprego de quebra-ventos, uma vez ser o vento o principal meio de disseminação dos ácaros.

    http://www.grupocultivar.com.br/artigos/acaro-controlado


ID
176020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas é imprescindível para o sucesso de todo
empreendimento agrícola. Acerca desse controle em algumas
fruteiras, julgue os itens subsequentes.

Para que a mosca das frutas não inviabilize a produção e a consequente exportação de frutas, são necessários cuidados fitossanitários desde a produção de mudas em viveiro até a colheita e comercialização da fruta.

Alternativas
Comentários
  • VERDADE

    TEM QUE ESTÁ SENDO MONITORADA PELO ÓRGÃO DE DEFESA E ESTA DENTRO DA PORCENTAGEM EXIGIDA PRINCIPALMENTE PARA EXPORTAÇÃO, NESSE CASO O MAD NAO PODE PASSAR DE 1.

  • nao concordo, a mosca atinge os frutos, nada de muda.


ID
176023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma lavoura de tomate de 150.000 plantas cultivadas
no estado do Ceará (CE), em plena floração e frutificação, foram
diagnosticados alguns problemas fitossanitários e(ou) fisiológicos
em todas as partes vegetativas e reprodutivas das plantas, com
incidência de 50% das plantas. Os sintomas eram bem visíveis e
mostravam-se na forma de frutos perfurados, queda parcial de
botões florais, ponteiros e folhas totalmente danificadas.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os próximos
itens.

A presença de frutos perfurados mostra que houve ataque da broca-pequena e da broca-grande-do-tomateiro, cujo controle deve ser realizado com o uso de inseticidas granulados sistêmicos aplicados semanalmente via solo e foliar.

Alternativas
Comentários
  • broca pequena: As pulverizações para o controle desse inseto devem ser iniciadas a partir do florescimento. O jato de pulverização deve ser dirigido aos botões florais e frutos.

     

    broca gramde: O controle biológico, por meio da associação de pulverizações do inseticida biológico B. thuringiensis com liberações de Trichogramma é muito eficiente no controle da broca-grande.

    Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate/TomateIndustrial/pragas_outras.htm#lagartas

  • O controle químico consiste em pulverizações semanais, com aplicação de inseticidas piretróides ou fisiológicos (triflumuron e lufenuron) 
    ou abamectin (100 a 200 mL/100 L de água, sem a mistura de óleo emulsionável) (REIS; SOUZA, 1996), a escolha do produto a ser utilizado irá depender da cotação do tomate no mercado. As pulverizações devem visar somente os cachos.

    SOUZA, JC; REIS, PR. Principais pragas do tomate para mesa: bioecologia, dano e controle. IN: Informe Agropecuário 219 - Tomate para a mesa.


ID
176026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma lavoura de tomate de 150.000 plantas cultivadas
no estado do Ceará (CE), em plena floração e frutificação, foram
diagnosticados alguns problemas fitossanitários e(ou) fisiológicos
em todas as partes vegetativas e reprodutivas das plantas, com
incidência de 50% das plantas. Os sintomas eram bem visíveis e
mostravam-se na forma de frutos perfurados, queda parcial de
botões florais, ponteiros e folhas totalmente danificadas.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os próximos
itens.

A queda parcial de botões florais pode ser atribuída a temperatura e umidade altas ocorridas na região.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Alvarenga (2004) afirma que, devido a períodos secos prolongados ou ao manejo errado da irrigação, a escassez de umidade do solo provoca abortamento de flores e queda dos botões florais.

    Alvarenga, M. A. R. Tomate: Produção em campo, em casade-vegetação e em hidroponia. Lavras: UFLA, 2004. 400p

     

    Respota: Errado

  • A QUESTÃO FALA SOBRE A queda parcial de botões florais pode ser atribuída a temperatura e umidade altas ocorridas na região.

    RESPOSTA ERRADA

    Os sintomas eram bem visíveis e

    mostravam-se na forma de frutos perfurados, queda parcial de

    botões florais, ponteiros e folhas totalmente danificadas.


ID
176029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma lavoura de tomate de 150.000 plantas cultivadas
no estado do Ceará (CE), em plena floração e frutificação, foram
diagnosticados alguns problemas fitossanitários e(ou) fisiológicos
em todas as partes vegetativas e reprodutivas das plantas, com
incidência de 50% das plantas. Os sintomas eram bem visíveis e
mostravam-se na forma de frutos perfurados, queda parcial de
botões florais, ponteiros e folhas totalmente danificadas.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os próximos
itens.

As folhas e ponteiros totalmente danificados indicam que, provavelmente, houve ataque da traça do tomateiro, cujo controle deve ser realizado com o uso de inseticidas sistêmicos aplicados desde o início dos sintomas.

Alternativas
Comentários
  • As folhas e ponteiros totalmente danificados indicam que, provavelmente, houve ataque da traça do tomateiro, cujo controle deve ser realizado com o uso de inseticidas sistêmicos aplicados desde o início dos sintomas.


    Resposta: certo


  • Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas. Podem destruir completamente as folhas do tomateiro e tornar os frutos imprestáveis, causando perdas de até 25-50% dos frutos. O ataque da traça-do-tomateiro também pode facilitar a contaminação por patógenos, como por exemplo a Erwinia spp., que acelera a podridão dos frutos. O controle se baseia no MIP, com monitoramento desde o início dos sintomas da praga.

    FONTE: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tomate


ID
176032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma lavoura de tomate de 150.000 plantas cultivadas
no estado do Ceará (CE), em plena floração e frutificação, foram
diagnosticados alguns problemas fitossanitários e(ou) fisiológicos
em todas as partes vegetativas e reprodutivas das plantas, com
incidência de 50% das plantas. Os sintomas eram bem visíveis e
mostravam-se na forma de frutos perfurados, queda parcial de
botões florais, ponteiros e folhas totalmente danificadas.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os próximos
itens.

Pelo fato de 50% das plantas da lavoura estarem atacadas nas partes vegetativas e reprodutivas, a medida mais apropriada, nessa situação, é a erradicação da lavoura, que merece, porém, um diagnóstico criterioso antes de ser adotada ou de se iniciar o controle fitossanitário.

Alternativas
Comentários
  • CONTROLE

    Exclusão: Prevenção de entrada

    Erradicação: Eliminação do patógeno

    Proteção: Barreira protetora entre as partes (Planta e patógeno)

    Imunização: Resistência

    Terapia: Restabelecimento da sanidade de uma planta afetada


ID
176035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em uma lavoura de tomate de 150.000 plantas cultivadas
no estado do Ceará (CE), em plena floração e frutificação, foram
diagnosticados alguns problemas fitossanitários e(ou) fisiológicos
em todas as partes vegetativas e reprodutivas das plantas, com
incidência de 50% das plantas. Os sintomas eram bem visíveis e
mostravam-se na forma de frutos perfurados, queda parcial de
botões florais, ponteiros e folhas totalmente danificadas.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os próximos
itens.

Nos próximos plantios, o produtor deve escolher variedades de tomate, especialmente as híbridas, que geralmente são mais resistentes às brocas e traças, além de apresentar tolerância ao calor.

Alternativas
Comentários
  • As vantagens da utilização de híbridos estão relacionadas à maior uniformidade, maior vigor da planta, maturação precoce, aumento da qualidade e produtividade das plantas, além da resistência a patógenos da cultura. Não se fala em resistência de híbridos de tomate com relação a insetos.

ID
176038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso discriminado de defensivos agrícolas se faz necessário em
todo sistema produtivo. Acerca do uso correto de agrotóxicos,
julgue os itens a seguir.

As pulverizações foliares para o controle fitossanitário devem ser evitadas durante as horas mais quentes do dia; o produtor deve optar por aplicar os defensivos à noite e durante as horas mais frescas do dia, sempre evitando pulverizar em período chuvoso.

Alternativas

ID
176041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso discriminado de defensivos agrícolas se faz necessário em
todo sistema produtivo. Acerca do uso correto de agrotóxicos,
julgue os itens a seguir.

As folhas, os fruto e o tronco das plantas são os alvos principais dos defensivos sistêmicos, os quais devem sempre atingir a parte adaxial das folhas que apresentam cutícula fina e possuem uma quantidade expressiva de estômatos.As folhas, os fruto e o tronco das plantas são os alvos principais dos defensivos sistêmicos, os quais devem sempre atingir a parte adaxial das folhas que apresentam cutícula fina e possuem uma quantidade expressiva de estômatos.

Alternativas
Comentários
  • a parte abaxial das folhas possui grande quantidade de estomatos e para reduzir a perda de água possui uma cutículo grossa.


    Como no item fala que a parte adaxial possui uma cutícula fina torna o ítem errado
  • A espessura das paredes das células epidérmicas, seu grau de  e a formação de uma cutícula mais ou menos espessa, além da presença de cera epicuticular, são características altamente influenciadas pelo meio, em que vive a planta. Assim, espécies mesófitas - plantas que vivem em ambientes úmidos e espécies hidrófitas - que vivem parcialmente ou totalmente submersas na água, apresentam células epidérmicas com paredes finas, pouco cutinizadas e a cutícula é delgada ou mesmo ausente.

    Nas xerófitas - plantas adaptadas à ambientes secos, com pouca disponibilidade de água, as células da epiderme foliar apresentam paredes espessas, são intensamente cutinizadas, além de uma cutícula grossa, características estas que auxiliariam o vegetal na redução da transpiração cuticular.

    Os estômatos são estruturas características da epiderme foliar e o seu número e posição variam de acordo com o ambiente onde o vegetal vive. Os estômatos podem ocorrer em ambas as faces nas folhas denominadas anfiestomática, comum entre as mesófitas; apenas na face superior ou adaxial, nas folhas epistomática , como as folhas flutuantes de espécies aquáticas ou apenas na face inferior, nas folhas hipoestomática , mais frequente entre as espécies xerófitas.

    Fonte: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/folha_texto.htm.

    Seguindo o raciocínio, não se pode afirmar que os defensivo atinge sempre a parte adaxial( superior). E que os estômatos estejam em maior quantidade nessa área, já que depende do tipo de planta e do ambiente em que vive.

  • a) folhas:

    local mais importante de absorção; maior absorção na face inferior "abaxial" (a cutícula é menos espessa e é maior o nº de estômatos);

    http://w3.ufsm.br/herb/Unidade%206%20Herbicidas%20nas%20plantas.pdf

    pg2


ID
176044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso discriminado de defensivos agrícolas se faz necessário em
todo sistema produtivo. Acerca do uso correto de agrotóxicos,
julgue os itens a seguir.

O defensivo agrícola deve ser dissolvido em água com pH ajustado para cada tipo de produto e, para obter-se melhor eficiência do produto, deve ser aplicado juntamente com espalhante adesivo.

Alternativas
Comentários
  • Passível de anulação..  O termo "Defensivo Agrícola" não existe, segundo a Lei 8702/89 e seu decreto.. "Lei dos AGROTÓXICOS"...

  • Ei agrotóxicos na forma de pó seco não precisam ser dissolvidos em água e muito menos espalhantes devem ser misturados a eles!!!!!!
  • as iscas para formigas ou até mesmo inseticidas para as mesmas são em pó ou granular, não sendo necessária a adição de água. Temos muitos outros protudos na mesa categoria.
  • De fato, essa questão gera muitas dúvidas.Poderia ter sido anulada.
  • Deve ser usado espalhantes adesivos? é obrigatório? de fudê viu algumas questões na área de agronomia, espero que a banca tenha melhorado.

  • Geralmente nas questões do Cespe não dá pra pensar muito especificamente. o Aragonê Fernandes disse, no canal dele no YouTube, que reprovou em provas por ser muito detalhista. a Banca geralmente faz a questão pensando no geral. É tenso. eu tbm erro.

ID
176047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso discriminado de defensivos agrícolas se faz necessário em
todo sistema produtivo. Acerca do uso correto de agrotóxicos,
julgue os itens a seguir.

Atualmente, todas as embalagens dos agrotóxicos utilizados na agricultura devem ser retornadas para as revendedoras, sendo necessário, antes da devolução, efetuar a tríplice lavagem e a perfuração das embalagens.

Alternativas
Comentários
  • É errada porque nem todas as embalagens são lavaveis.

     

     

  • Lei 7802, Art 6º. (...)

    § 4o As embalagens rígidas que contiverem formulações miscíveis ou dispersíveis em água deverão ser submetidas pelo usuário à operação de tríplice lavagem, ou tecnologia equivalente, conforme normas técnicas oriundas dos órgãos competentes e orientação constante de seus rótulos e bulas.

    (...)

    § 6o As empresas produtoras de equipamentos para pulverização deverão, no prazo de cento e oitenta dias da publicação desta Lei, inserir nos novos equipamentos adaptações destinadas a facilitar as operações de tríplice lavagem ou tecnologia equivalente.

  • Creio que a questão esteja errada por dizer da necessidade de perfurar a embalagem

  • Lei nº 9.974 de 6 de junho de 2000

     Os usuários de agrotóxicos, seus componentes e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante, podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente." 

     As embalagens rígidas que contiverem formulações miscíveis ou dispersíveis em água deverão ser submetidas pelo usuário à operação de tríplice lavagem, ou tecnologia equivalente, conforme normas técnicas oriundas dos órgãos competentes e orientação constante de seus rótulos e bulas."

    O erro da questão é ter colocado o "todas as embalagens".

  • Como diz a Professora Nelma Fontana: aí que ódio.

ID
176050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso discriminado de defensivos agrícolas se faz necessário em
todo sistema produtivo. Acerca do uso correto de agrotóxicos,
julgue os itens a seguir.

A aplicação de defensivos em tomateiro, via costal, apesar de ser trabalhosa e apresentar baixo rendimento, tem demonstrado alta eficiência em razão de o aplicador atingir todas as partes das plantas com economia de produto e, normalmente, com pouca ou mínima quantidade de calda perdida por escorrimento.

Alternativas
Comentários
  • Questão que considero mal elaborada pela banca e caberia anulação.. Não se  pode referir ao Agrotóxico como "Defensivo" ou "Veneno".., ainda mais em um concurso para Fiscal..    a lei 8702/89 e seu decreto, deixa bastante claro o uso do termo AGROTÓXICO.... 
  • Outra coisa: Baixo rendimento -----.alta eficiência, com economia, pouca calda perdida..........oxe, rapaz, sei não viu...é de fazer raiva certas questões na área de Agronomia, de fudê

  • não sei da onde tem menos desperdício com aplicação costal e manual
  • Cespe sendo Cespe. a Questão típica pra se deixar em Branco.

ID
176053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso de fertilizantes tem proporcionado aumentos substanciais
de produtividade e da qualidade dos frutos e grãos produzidos na
agricultura. Acerca da classificação dos fertilizantes, julgue os
itens subsequentes.

Quanto à forma, os fertilizantes podem ser classificados em pó ou farelados, granulados e misturas de granulados que contêm nutrientes em dois ou mais grânulos diferentes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

     

    Existem também fertilizantes na forma gasosa e líquida.


ID
176056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso de fertilizantes tem proporcionado aumentos substanciais
de produtividade e da qualidade dos frutos e grãos produzidos na
agricultura. Acerca da classificação dos fertilizantes, julgue os
itens subsequentes.

Os fertilizantes nitrogenados amoniacais (sulfato de amônio), nítricos (uréia), amídicos (calciocianamida) e proteicos (torta de sementes de mamona) são largamente utilizados na adubação de plantio e em cobertura de espécies vegetais cultivadas.

Alternativas
Comentários
  • Calciocianamida é para adubação foliar e quebra de dormência muito utilizada na videira. Correto?

  • uréia é uma fonte amídica...

  • a generalidade da questão mostra que ela está errada. O que vai definir se eu vou usar mais ou menos certo adubo é, entre outros fatores, a espécie da planta que eu vou cultivar

     

    em cada caso, ora uso mais de um, ora uso menos de outro


ID
176059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso de fertilizantes tem proporcionado aumentos substanciais
de produtividade e da qualidade dos frutos e grãos produzidos na
agricultura. Acerca da classificação dos fertilizantes, julgue os
itens subsequentes.

Os fertilizantes fosfatados são utilizados em grande quantidade no plantio e adubações de cobertura de diversas lavouras cultivadas no estado do Ceará (CE) em razão da baixa quantidade desse nutriente normalmente encontrada nas análises químicas do solo desse estado e na maioria dos solos brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • A esta questão cabe recurso, pois os adubos fosfatados são utilizados em grande quantidade em adubação de plantio e não em adubação de cobertura. Portanto, considero errada esta qestão.

  • Concordo que cabe recurso.. Principalmente no que diz respeito a adubação de cobertura.. Já que o Fósforo é um elemento muito pouco móvel no solo (desce cerca de 1 cm por ano)..
  • Colegas eu também fiquei com pé atrás com relação ao trecho "adubações de cobertura", mas logo diz "diversas lavouras" e isso inclui culturas perenes que necessitam sim de adubações fosfatadas de cobertura.
    Cabe bastante análise.
  • Em culturas anuais não se faz adubação fosfatada em cobertura, pois o Fósforo é muito pouco móvel no solo.

ID
176062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso de fertilizantes tem proporcionado aumentos substanciais
de produtividade e da qualidade dos frutos e grãos produzidos na
agricultura. Acerca da classificação dos fertilizantes, julgue os
itens subsequentes.

Os fertilizantes fosfatados podem ser solúveis em água (superfosfato simples), solúveis em ácido cítrico a 2% e pouco solúvel em água (superfosfato triplo) e parcialmente solúvel em ácido cítrico a 2% e pouco solúvel em água (fosfatos naturais).

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    Solúveis em água: superfosfato simples, super 30, superfosfato triplo.
    Pouco solúvel em água, mas totalmente solúvel em ácido cítrico a 2%: termofosfato, fosfato bicálcico, nitrofosfatos, farinha de ossos, escórias básicas.
    Pouco solúvel em água, mas parcialmente solúvel em solução de ácido cítrico a 2% rochas fosfatadas.

    Bons Estudos!


ID
176065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso de fertilizantes tem proporcionado aumentos substanciais
de produtividade e da qualidade dos frutos e grãos produzidos na
agricultura. Acerca da classificação dos fertilizantes, julgue os
itens subsequentes.

Os fertilizantes com baixa concentração de nutrientes possuem menos de 25% de nutrientes, os fertilizantes com média concentração possuem 25% a 40% de nutrientes e os fertilizantes com alta concentração possuem mais de 40% de nutrientes.

Alternativas
Comentários
  • Quanto à concentração

    de baixa concentração - contendo menos que 25% de nutrientes. Ex.: 00-18-06.

    de média concentração - contendo de 25 à 40% de nutrientes. Ex.: 10-10-10.

    de alta concentração - contendo mais de 40% de nutrientes. Ex.: 17-45-00, 04-33-16.


ID
176068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte do sucesso de um empreendimento agrícola
depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de
grãos ou na formação de mudas de espécies olerícolas ou
fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura,
julgue os itens seguintes.

Os testes de vigor (condutividade elétrica, lixiviação do potássio e pH do exsudato) são baseados na integridade dos sistemas de membranas das sementes que identifica o processo de deterioração da semente na fase inicial e permite que medidas preventivas sejam tomadas para reduzir ou minimizar o seu efeito na qualidade fisiológica da semente.

Alternativas

ID
176071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte do sucesso de um empreendimento agrícola
depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de
grãos ou na formação de mudas de espécies olerícolas ou
fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura,
julgue os itens seguintes.

Para indicar o local e a intensidade do dano mecânico nas sementes, existem vários testes rápidos, entre os quais, o verde rápido, que não é tóxico e no qual as sementes tingidas germinam e as plantas normais e anormais são utilizadas para serem observados os efeitos dos danos mecânicos.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ufsm.br/sementes/trapidos.htm

    O Verde Rápido é um teste de dano mecânico indicado para sementes de milho e outros cereais, devido ao fato de não ser tóxico, em baixas concentrações, para as sementes e aos homens. As sementes tingidas germinam e as plântulas normais e anormais podem ser examinadas para se observar os efeitos do dano mecânico.

    A metodologia do teste indica preparar uma solução de Verde Rápido a 0,1% (1g de tintura para 1 litro de água). Mergulhar repetições de cem sementes em recipientes contendo a solução. Agitar as sementes dentro da solução por 30 segundos, deixando a seguir em repouso por mais 30 segundos. Logo em seguida, drenar a solução da tintura e enxaguar as sementes em água corrente, depois distribuir cada grupo de 100 sementes sobre toalha de papel, para avaliar, separadamente, cada repetição e determinar a porcentagem de sementes danificadas. Esse teste não se presta para identificar danos internos causados por estresses na pré-colheita, para os quais o raio x ou a microscopia de varredura seriam mais indicados.


ID
176074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte do sucesso de um empreendimento agrícola
depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de
grãos ou na formação de mudas de espécies olerícolas ou
fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura,
julgue os itens seguintes.

Entre os testes úteis e complementares utilizados para definir a qualidade física dos lotes de sementes, estão os testes da identificação varietal, tais como os testes do fenol, da peroxidade e do hidróxido de cálcio. Este último é utilizado para avaliar a qualidade física das sementes de arroz e para distinguir cultivares de arroz com cariopses vermelhas das cultivares comuns.

Alternativas
Comentários
  • A questão estaria certa se não fosse a substituição do teste de hidróxido de potássio (KOH) por teste de hidróxido de cálcio (citada na questão). Este último não existe para fins de teste de qualidade física de sementes. Mas sim o teste de hidróxido de potássio (KOH).

    O teste de hidróxido de potássio (KOH) é usado para distinguir cultivares de arroz com cariopses vermelhas das cultivares comuns. Possibilita a recusa dos lotes contaminados com arroz vermelho híbrido, do tipo patna, com glumelas amarelo palha. Neste teste, as sementes são distribuídas em placas de Petry, contendo papel filtro umedecido com água destilada, onde sobre cada semente coloca-se uma gota da solução de KOH, a 5%. Em seguida, as placas são colocadas em germinador regulado na temperatura entre 25 e 30°C, por três horas. Após esse período é observada a coloração desenvolvida na semente, a cor vermelha escura indica arroz vermelho.


ID
176077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte do sucesso de um empreendimento agrícola
depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de
grãos ou na formação de mudas de espécies olerícolas ou
fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura,
julgue os itens seguintes.

O teste de tetrazólio baseia-se na alteração da coloração dos tecidos vivos em presença de uma solução de tetrazólio em que a alteração da coloração reflete a atividade das enzimas desidrogenases envolvidas na transpiração e tem a vantagem de avaliar a viabilidade, o vigor e, ainda, identificar diversos problemas que afetam o desempenho das sementes.

Alternativas
Comentários
  •  O unico erro é que a atividade das enzimas desidrogenases estão envolvidas na respiração e não na tranpiração.

  • Boa Garoto!


ID
176080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte do sucesso de um empreendimento agrícola
depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de
grãos ou na formação de mudas de espécies olerícolas ou
fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura,
julgue os itens seguintes.

No teste de tetrazólio, a formação de um carmim claro indica tecido vigoroso; um vermelho intenso indica tecido em deterioração e os tecidos inviáveis não reagem e, consequentemente, não são coloridos.

Alternativas
Comentários
  • Diferenciação de cores dos tecidos 

    Vermelho carmim: tecido vivo e vigoroso 

    Vermelho carmim FORTE: tecido em deterioração 

    Branco leitoso: tecido morto 



ID
176083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A brucelose, doença infectocontagiosa causada por bactérias, é transmitida pela urina, contato com a pele, sangue e ingestão de leite cru de vacas em processo de ordenha, sendo o diagnóstico feito por meio de exame de sangue.

Alternativas
Comentários
  • A transmissão da Brucelose para os seres humanos pode ocorrer principalmente no contato profissional de quem maneja os animais contaminados e suas secreções sem a utilização de mediadas sanitárias adequadas, como o uso de luvas. Os demais contágios ocorrem por ingestão de leite e seus derivados contaminados por Brucella quando não devidamente processados. O homem está sujeito a infecção pelas mesmas espécies que acometem os bovinos além da B. canis. No caso dos animais a transmissão ocorre por varias vias. Nos ruminantes o destaque e a maior freqüência é a via gastrointestinal, seguidos do trato respiratório, conjuntivas, pele e trato genital.


ID
176086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A febre aftosa apresenta sintomas facilmente observados, como presença de aftas na boca e gengiva dos animais, feridas nas mamas e patas, resultando em perda de peso e dificuldade para pastar e baixa produção de leite. A bactéria da febre aftosa é transmitida pelo leite, carne e saliva do animal doente.

Alternativas
Comentários
  • A Febre Aftosa é transmitida por um dos menores vírus existentes na natureza, o aftovírus, pertencente à família dos Picornaviridae, e não por bactéria.
  • GAB E 

     

    A FEBRE AFTOSA É CAUSADA POR UM VÍRUS E NÃO POR UMA BACTÉRIA.


ID
176089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A newcastle é uma doença viral que dissemina rapidamente atingindo aves comerciais, domésticas e silvestres, apresentam tosse e espirro e, frequentemente, manifestações nervosas, edema na cabeça e diarreia. A contaminação ocorre pela ingestão de água, alimentos contaminados e aerossóis. A prevenção deve ser feita por meio de vacina e exame sorológico para detecção de animais contaminados.

Alternativas
Comentários
  • DOENÇAS DAS AVES - NEWCASTLE   A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afecta aves, domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais notavelmente sentidos em aviários pelo seu grande potencialepidémico e por levar a grandes perdas econômicas.   Newcastle é uma doença causada por vírus altamente contagioso que afeta aves em qualquer idade. O vírus pode afetar e causar lesões no sistema digestivo, respiratório e nervoso, causando alta mortalidade.   Aves com a doença de Newcastle na forma respiratória reduzem o consumo de alimentos e apresentam espirros, dificuldade em respirar, conjuntivite e, às vezes, inchaço da cabeça. Aves em produção de ovos reduzem bruscamente a produção.   Na forma digestiva a doença pode provocar diarreia com presença de sangue e mortes repentinas sem nenhum sinal e as lesões se concentram no sistema digestivo caracterizando-se, principalmente, por úlceras e hemorragias.   Na forma nervosa, que pode ou não estar associada à forma respiratória, observa-se a paralisia de pernas e asas, incoordenação, torcicolo e opstótomo (que é a inclinação da cabeça).   As melhores maneiras de controle consistem na VACINAÇÃO, isolamento dos casos e higiene impecável dos alojamentos das aves.   É importante lembrar que o vírus da Newcastle pode provocar conjuntivite no ser humano, portanto cuidado ao manusear aves suspeitas, doentes ou vacinas.

ID
176092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A raiva é uma doença viral que atinge o sistema nervoso do bovino, caprino, suíno, equino, ovino, canino e felino; o sintoma inicial ocorre na forma de coceira no local da mordedura do morcego, tristeza, indiferença, perturbação dos sentidos, presença de baba espumante e viscosa, movimentos desordenados da cabeça, manifestação de tremores musculares e ranger de dentes. Os produtores devem sempre efetuar o controle dos morcegos hematófagos e vacinar os animais uma vez ao ano.

Alternativas

ID
176095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A anemia equina é uma doença causada por vírus que, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida, mesmo sem causar sintomas. A transmissão pode ocorrer através de picadas de mutucas e moscas de estábulos, agulhas infectadas com sangue, aparadores de cascos, esporas. O animal contaminado deve ser isolado do rebanho até que ocorra sua cura total.

Alternativas
Comentários
  • A anemia infecciosa eqüina (AIE) é uma afecção cosmopolita dos eqüinos, causada por um RNA vírus do gênero Lentivirus, da família Retrovírus. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas. É uma doença essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda.

    SINTOMAS: Os cavalos infectados podem apresentar febre de 40 a 41, 1° C, hemorragias puntiformes embaixo da língua, anemia, inchaço no abdômen, redução ou perda de apetite, depressão e hemorragia nasal. A doença afeta também os asininos (jumentos e jumentas) e muares (burros e mulas).

    CONTAMINAÇÃO: A transmissão ocorre através de picada de mutucas e das moscas dos estábulos; materiais contaminados com sangue infectado como agulhas, instrumentos cirúrgicos, groza dentária, sonda esofágica, aparadores de cascos, arreios, esporas e outros materiais, além da placenta, colostro e acasalamento.

    PREVENÇÃO: O animal positivo para o teste de IDGA (imuno difusão em gel de agarogicialmente, aprovado para diagnóstico da AIES) deverá ser isolado, impedido e, posteriormente sacrificado, pois é disseminador da doença.

    As agulhas e seringas utilizadas deverão ser descartáveis.

    Toda embalagem de sangue deverá ser devidamente esterilizada antes de ser reutilizada. A comprovação de qualquer eqüídeo positivo para AIE deverá ser comunicada à agência.

    TRATAMENTO: Não há tratamento efetivo ou vacina para a doença. O animal infectado torna-se portador permanente da doença, sendo fonte de infecção

ID
176098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

O lamparão ou mormo é uma doença infectocontagiosa dos equinos que pode ser transmitida para o homem e outros animais através das fezes, secreção nasal, urina ou pus. O tratamento dessa doença inclui medidas como notificação imediata à defesa sanitária, isolamento dos animais doentes e da área da infecção e sacrifício dos animais que reagirem positivamente à mesma prova repetida após seis meses.

Alternativas
Comentários
  • O lamparão ou mormo é uma doença infectocontagiosa dos equinos que pode ser transmitida para o homem e outros animais através das fezes, secreção nasal, urina ou pus. O tratamento dessa doença inclui medidas como notificação imediata à defesa sanitária, isolamento dos animais doentes e da área da infecção e sacrifício dos animais que reagirem positivamente à mesma prova repetida após seis meses.

    O
     Mormo ou lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos eqüídeos, causada pelo Burkholdelia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelocontato com material infectante do doente: pús; secreção nasal; urinaou fezes.

    SINTOMAS: Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispnéia. A forma crônica apresenta-se na pele, fossas nasais, laringe, traquéia, pulmões, porém de evolução mais lenta, pode apresentar também localização cutânea semelhante à forma aguda, porém mais branda.

    CONTAMINAÇÃO: Acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes).O agente penetra por via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (por lesão). O germe cai na circulação sangüínea e depois alcança os órgãos, principalmente pulmões e fígado.

    TRATAMENTOO mormo apresenta forma crônica ou aguda, esta mais freqüente nos asininos. Os animais suspeitos devem ser isolados e submetidos à prova de maleina, sendo realizada e interpretada por um veterinário. A mortalidade dessa doença é muito alta.

    AtençãoDevem ser realizadas as seguintes medidas:

    Notificação imediata à Defesa Sanitária Isolamento da área da infecção e isolamento dos animais suspeitos Sacrifício dos que reagiram positivamente à mesma prova repetida após dois meses Cremação dos cadáveres no próprio local e desinfecção de todo o material que esteve em contatocoos mesmos Desinfecção rigorosa dos alojamentos Suspensão das medidas profiláticas somente três meses após o último caso constatadoOs produtos usados devem ser à base de sulfas, principalmente sulfadiazina e sulfatiazoou sulfacnoxalina ou cloranfenicol e outros, em forma de grupos antibióticos. Fonte:http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-animal/mormo

ID
176101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria transmitida pelos alimentos, água e ar, podendo demorar até cinco anos para que se verifiquem os sintomas nos bovinos, tais como perda de peso, cansaço, diminuição da produção e morte. Os produtores devem adotar como medidas preventivas a execução da quarentena, a eliminação de gatos e cachorros no curral e a realização de exames periódicos no rebanho.

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo  Mycobacterium que é uma bactéria transmitida pelo ar, alimentos ou água.  Ela ataca primeiramente os linfonodos, pulmões e intestinos, com a  formação de granulomas ou cáseos chamados tubérculos, que podem comprometer outros órgãos e músculos.  A doença se desenvolve lentamente podendo demoraaté 5 anos para que verifique alguns sintomas. No geral, os animais “parecem saudáveis” por muito tempo, transmitindo a doença a outros animais e também para as pessoas, até que começaa aparecer as lesões tuberculosaaabate.

    SINTOMANos bovinos, perda de peso, cansaço e diminuição da produção do leite, levando a morte. 

    TRANSMISSÃO: Ingestão de leite (cru) e seus derivados; animais infectados; manejo e instalação inadequados (estabulação); água e forragens contaminadas.

    TRATAMENTO: 

    Não existe tratamento nem a vacinação. Recomenda-se o abate dos animais reagentes.

    Para os animais:

    • Fazer quarentena
    • Não permitir a presença de gatos e cachorros no curral
    • Exames periódicos do rebanho
    • Isolamento e sacrifício dos positivos
    • Desinfecção das instalações
    Fonte:http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-animal/tuberculose
  • GAB C

     

    a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo  Mycobacterium bovis que é uma bactéria transmitida pelo ar, alimentos ou água.  Ela ataca primeiramente os linfonodos, pulmões e intestinos, com a  formação de granulomas ou cáseos chamados tubérculos, que podem comprometer outros órgãos e músculos.  A doença se desenvolve lentamente podendo demorar até 5 anos para que verifique alguns sintomas. No geral, os animais “parecem saudáveis” por muito tempo, transmitindo a doença a outros animais e também para as pessoas, até que começam a aparecer as lesões tuberculosas ao abate.

    SINTOMAS: Nos bovinos, perda de peso, cansaço e diminuição da produção do leite, levando a morte. 
    TRANSMISSÃO: Ingestão de leite (cru) e seus derivados; animais infectados; manejo e instalação inadequados (estabulação); água e forragens contaminadas.

    TRATAMENTO: Não existe tratamento nem vacinação. Recomenda-se o abate dos animais reagentes.

    Para os animais:

    Fazer quarentena Não permitir a presença de gatos e cachorros no curral Exames periódicos do rebanho Isolamento e sacrifício dos positivos Desinfecção das instalações


ID
176104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A saúde dos bovinos, equinos, suínos e aves é importante para o
sucesso da criação desses animais. Acerca da sanidade animal,
julgue os itens de 76 a 83.

A peste suína, também conhecida como cólera do porco ou febre suína, é uma doença virótica contagiosa que se manifesta com hemorragia sem levar à morte, febre alta, falta de coordenação motora, vômito, diarreia, falta de apetite, esterilidade e aborto; a contaminação ocorre com alimentos e água contaminados, veículos e instalações contaminados e contato com animais mortos.

Alternativas
Comentários
  • A peste suína, também conhecida como cólera do porco ou febre suína, é uma doença virótica contagiosa que se manifesta com hemorragia sem levar à morte, febre alta, falta de coordenação motora, vômito, diarreia, falta de apetite, esterilidade e aborto; a contaminação ocorre com alimentos e água contaminados, veículos e instalações contaminados e contato com animais mortos.
  • http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-animal/peste-suina

    SINTOMAS: Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.
  • é vírótica e leva à morte.
    sintomas:
    1. Classificação geral do agente causal 
    Vírus da família Flaviviridae, gênero Pestivirus. 
    Sobrevivência: Sobrevive bem em ambientes frios e pode sobrevier a alguns 
    processamentos de carne (curado e defumado). 
    EPIDEMIOLOGIA 
    1. Hospedeiros 
    Suínos e javalis são os únicos reservatórios naturais do vírus da Peste Suína Clássica 
    (PSC). 
    2. Transmissão 
    - Contato direto entre animais (secreções, excretas, sêmen, sangue); 
    - Propagação por pessoas, utensílios, veículos, roupas, instrumentos e agulhas; 
    - Utilização de restos de alimentos sem tratamento térmico adequado na alimentação 
    dos animais; 
    - Infecção transplacentária. 
    3. Fontes de vírus 
    - Sangue e todos os tecidos, secreções e excreções de animais doentes e mortos; 
    - Leitões infectados congenitamente apresentam uma viremia persistente e podem 
    excretar vírus durante meses; 
    - Vias de infecção: ingestão, contato com conjuntivas, mucosas, lesões de pele, 
    inseminação, penetração sangüínea percutânea. 
    5. Diagnóstico 
    O período de incubação da doença é de 7 (sete) a 10 (dez) dias. 
    a. Diagnóstico clínico 
    - Forma aguda 
    * Febre (41ºC), anorexia, letargia; 
    * Hiperemia multifocal e lesões hemorrágicas na pele, conjuntivite; 
    * Cianose da pele, especialmente extremidades (orelhas, membros, focinho, cauda); 
    * Constipação intestinal, seguida de diarréia; 
    * Vômito; 
    * Ataxia, paresia e convulsão. Animais ficam amontoados; 
    * Morte em 5 a 14 dias depois do início da doença; 
    * Mortalidade de animais jovens próxima a 100%. 
    - Forma crônica 
    * Prostração, apetite irregular, febre, diarréia; 
    * Recuperação aparente, com recaída posterior e morte. 
    - Forma congênita 
    * Tremor congênito e debilidade; 
    * Retardo no crescimento e morte; 
    * Leitões clinicamente normais, porém com viremia persistente, sem resposta 
    imunitária.

ID
176107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da análise de produtos de origem animal, julgue os
itens a seguir.

A carne de bovinos que apresentar cisticercose, estrongilose, teníase, ascaridiose, bem como outras parasitoses não transmissíveis ao homem, pode ser aproveitada desde que não haja alterações da carne. Apenas os órgãos e as partes afetadas devem ser condenadas para consumo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 164. Cisticercose (“C. tenuicolis”) estrongilose, teníase e ascaridiose – Estas parasitoses, bem como outras não transmissíveis ao homem, permitem o aproveitamento do animal desde que não sejam secundadas por alterações da carne; apenas órgão e parte afetadas devem ser condenadas.


ID
176110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da análise de produtos de origem animal, julgue os
itens a seguir.

A fim de atender hábitos regionais, a inspeção federal pode autorizar a venda de fetos de animais bovinos abatidos, desde que os fetos tenham desenvolvimento igual ou superior a 4 meses, procedam de vacas sadias e apresentem bom estado sanitário.

Alternativas
Comentários
  • § 1º - Os fetos serão condenados. 

                § 2º - A fim de atender hábitos regionais, a Inspeção Municipal pode autorizar  a  venda  de  fetos  bovinos,  desde  que  demonstrem  desenvolvimento superior  a  7  (sete)  meses,  procedam  de  vacas  sãs  e  apresentem  bom  estado sanitário. 


ID
176113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da análise de produtos de origem animal, julgue os
itens a seguir.

Bovinos com a doença brucelose devem ser marcados com um "P" no lado direito do rosto e encaminhados para abate em frigorífico sob inspeção oficial ou sacrificados na propriedade, sob vistoria de funcionário oficial.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    Os animais infectados deverão ser marcados com “P” do lado direito da cara, separados dos sadios e, sob orientação do médico veterinário, encaminhados para o abate sanitário;
    Programar o abate dos animais doentes, sempre sob orientação do Núcleo de Defesa Agropecuária de sua região.

    Bons Estudos!


  • GAB C 

    ACRESCENTANDO:

    TODAS AS BEZERRAS DE 3 A 8 MESES SERÃO MARCADAS COM UM V NO LADO ESQUERDO DA CARA, SEGUIDO DO ÚLTIMO NÚMERO DO ANO DA VACINAÇÃO.


ID
176116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da análise de produtos de origem animal, julgue os
itens a seguir.

Todos os suínos que morrerem asfixiados, seja qual for a causa, bem como os que caírem vivos no tanque de escaldagem, devem ser condenados para consumo.

Alternativas

ID
176119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da análise de produtos de origem animal, julgue os
itens a seguir.

Não é permitido o aproveitamento para o fabrico de banha as carcaças de suínos que apresentarem tuberculose localizada, abcessos ou lesões, mesmo depois de isoladas, removidas e condenadas as partes atingidas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 218 - É permitido o aproveitamento para fabrico de banha, a juízo da

    Inspeção Federal, além das carcaças infestadas por "Cysticercus cellulosae" também das que apresentem tuberculose localizada, abscessos e lesões interessando porções musculares que possam ser isoladas, depois de removidas e condenadas as partes atingidas.


ID
176122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da análise de produtos de origem animal, julgue os
itens a seguir.

A juízo da inspeção federal, é permitido recolher às câmaras frigoríficas os produtos de origem animal que delas tenham sido retirados e que permaneceram por algum tempo em temperatura ambiente.

Alternativas
Comentários
  •     Art. 256. É proibido recolher novamente às câmaras, produtos de origem animal que delas tenham sido retirados e que passarem algum tempo, a juízo da Inspeção Federal, à temperatura ambiente.


ID
176125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da análise de produtos de origem animal, julgue os
itens a seguir.

São considerados produtos de triparia as cabeças, esôfagos, línguas, mocotós, miolos e todas as vísceras e órgãos abdominais e torácicos, rejeitados pela inspeção federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. ERRADO

     

    O erro está em dizer que são rejeitados pela inspeção,  quando na verdade são os NÃO REJEITADOS

     

    Art. 250 - São considerados produtos de triparia as cabeças, miolos, línguas, mocotós, esôfagos e todas as vísceras e órgãos, torácicos e abdominais, não rejeitados pela Inspeção Federal.


ID
176128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos cuidados no controle de pragas na importação
de sementes e mudas, julgue os itens a seguir.

Apenas sementes podem ser consideradas como material de multiplicação vegetal.

Alternativas
Comentários
  • Existem partes vegetativas de alguns vegetais, como caules, que podem servir como material de multiplicação. Ex.: caule da amoreira, caule ou maniva de mandioca, etc.

    Há casos em que tubérculos e risomas também servem de material propagativo. É o caso da batata e da bananeira respectivamente.

  • Sementes e mudas.

    Errado.


ID
176131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos cuidados no controle de pragas na importação
de sementes e mudas, julgue os itens a seguir.

O Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) é obrigatório para qualquer procedimento comercial que envolva sementes.

Alternativas
Comentários
  • certo

    "Art. 8As pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades de produção, beneficiamento, embalagem, armazenamento, análise, comércio, importação e exportação de sementes e mudas ficam obrigadas à inscrição no Renasem."

  • Errado.

    Decreto Nº 5153/2004:

    § 2º Ficam dispensados de inscrição no RENASEM aqueles que atendam aos requisitos de que tratam o caput e o § 2º do art. 3º da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e multipliquem sementes ou mudas para distribuição, troca e comercialização entre si, ainda que situados em diferentes unidades da federação. (Redação dada pelo Decreto nº 7.794, de 2012)

    Procedimento comercial entre agricultores familiares, por exemplo, não é obrigatório o RENASEM.


  • Deveria ser anulada pois:

    "Ficam isentos da inscrição no RENASEM os assentados da reforma agrária e os indígenas que multipliquem sementes ou mudas para distribuição, troca ou comercialização entre si".

  • Deveria ser anulada pois:

    "Ficam isentos da inscrição no RENASEM os assentados da reforma agrária e os indígenas que multipliquem sementes ou mudas para distribuição, troca ou comercialização entre si".

  • A questão fala sobre os procedimentos comerciais que envolvam o comercio de sementes e não as pessoas envolvidas nesses procedimentos.

    Considerando o disposto no texto citado pela colega acima, o gabarito é CERTO, apesar de ter errado a questão.

    "Art. 8º: As pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades de produção, beneficiamento, embalagem,

    armazenamento, análise, comércio, importação e exportação de sementes e mudas

    ficam obrigadas à inscrição no RENASEM."


ID
176134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos cuidados no controle de pragas na importação
de sementes e mudas, julgue os itens a seguir.

A quarentena para sementes importadas é procedimento de defesa padrão a ser realizado por órgão técnico de defesa vegetal do MAPA.

Alternativas

ID
176137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da fiscalização, no estado do Ceará, de produtos de
origem vegetal, julgue os itens subsequentes.

A divulgação de áreas livres de pragas e de áreas de baixa prevalência de pragas no estado do Ceará é de competência federal.

Alternativas
Comentários
  • Reconhecimento (certo). Divulgação (erro)


ID
176140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da fiscalização, no estado do Ceará, de produtos de
origem vegetal, julgue os itens subsequentes.

Para as ações típicas de fiscalização e inspeção, os agentes credenciados de defesa agropecuária têm acesso livre a qualquer lugar no estado do Ceará que contenha vegetais.

Alternativas
Comentários
  • As ações de fiscalização típicas de estado têm poder de polícia, podendo ter livre acesso à locais que contenham objetos de fiscalização.


ID
176143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da fiscalização, no estado do Ceará, de produtos de
origem vegetal, julgue os itens subsequentes.

O trânsito de vegetais para dentro ou para fora do estado do Ceará é condicionado à apresentação de permissão de trânsito, principalmente quando esses vegetais forem hospedeiros de pragas quarentenárias ou não quarentenárias regulamentáveis.

Alternativas

ID
176146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da fiscalização, no estado do Ceará, de produtos de
origem vegetal, julgue os itens subsequentes.

O trânsito intraestadual de vegetais hospedeiros de pragas não quarentenárias regulamentadas com destino a locais oficialmente livres dessas pragas é permitido, desde que acompanhado de documento de permissão de trânsito, sendo, nessa situação, optativa a inspeção desses vegetais.

Alternativas
Comentários
  • É PRECISO TER O MAXIMO DE CUIDADO COM QUALQUER TIPO DE TRANSPORTE DE VEGETAIS. ADAGRO Nº 18 DE 19 DE MARÇO DE 2013. ART. 3º.

  • Não é optativa e sim obrigatória


ID
176149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os
itens seguintes.

A notificação de doença de animal doméstico é optativa no estado do Ceará.

Alternativas

ID
176152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os
itens seguintes.

A fiscalização do uso de agrotóxicos em lavouras cearenses é de competência do MAPA.

Alternativas
Comentários
  • Lei 7.802/89

    Competência União -> controlar e fiscalizar a produção, a exportação e a importação

    Competências Estados e DF -> fiscalizar uso, consumo, comércio,  armazenamento e transporte interno

     

  • Gabarito: Errado. A fiscalização de uso, consumo, comércio, armazenamento e transporte dos agrotóxicos, de acordo com a Lei 7.802/1989, é competência dos Estados e do DF.

ID
176155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os
itens seguintes.

A inspeção de produtos de origem animal, como queijo, somente é necessária para aqueles oriundos de outro estado da Federação.

Alternativas

ID
176158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os
itens seguintes.

Cargas de frutas e hortaliças provenientes de estados hospedeiros de pragas quarentenárias devem ser submetidas a análise laboratorial sempre que necessário.

Alternativas

ID
176161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em conformidade com as regras de inspeção de produtos de
origem animal dentro do estado do Ceará, julgue os próximos
itens.

A inspeção sanitária de produtos de origem animal, a ser feita pelo produtor, é optativa.

Alternativas

ID
176164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em conformidade com as regras de inspeção de produtos de
origem animal dentro do estado do Ceará, julgue os próximos
itens.

A inspeção industrial e sanitária realizada em estabelecimento dentro do estado do Ceará não isenta a execução de outras inspeções no mesmo estabelecimento, mesmo que este esteja registrado na Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SEARA).

Alternativas

ID
176167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em conformidade com as regras de inspeção de produtos de
origem animal dentro do estado do Ceará, julgue os próximos
itens.

A inspeção de todos os produtos e matérias-primas de origem animal durante as diferentes fases de industrialização é da competência exclusiva dos serviços de inspeção sanitária e industrial da SEARA.

Alternativas

ID
176170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em conformidade com as regras de inspeção de produtos de
origem animal dentro do estado do Ceará, julgue os próximos
itens.

Ovos e méis devem ser inspecionados em entrepostos ou outros estabelecimentos localizados nos centros consumidores antes de serem distribuídos para consumo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2.º - São sujeitos a fiscalização prévia nesta lei: a) os animais destinados a matança, seus produtos e subprodutos e matérias-primas; b) os pescados e seus derivados; c) o leite e seus derivados; d) o ovo seus derivados; e) o mel e cera de abelha e seus derivados. 

    Art. 3.º - A fiscalização, de que trata esta lei, far-se-á: 

    b) nos entrepostos de recebimento e distribuição de pescado e nas fabricas que os industrializem;  


ID
176173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em conformidade com as regras de inspeção de produtos de
origem animal dentro do estado do Ceará, julgue os próximos
itens.

A classificação dos estabelecimentos relacionados à produção de produtos de origem vegetal é de competência exclusiva da União, que pode delegá-la a estados e municípios.

Alternativas
Comentários
  •  A inspeção e a fiscalização, de que trata este Regulamento, quando se tratar de estabelecimentos de produtos de origem vegetal que realizam comércio interestadual, poderá ser executada pelos serviços de inspeção dos Estados, Distrito Federal e Municípios, desde que haja reconhecimento da equivalência dos respectivos serviços junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atendida a legislação específica do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária estabelecido pela Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991.” (NR) 

ID
176176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em conformidade com as regras de inspeção de produtos de
origem animal dentro do estado do Ceará, julgue os próximos
itens.

Entre os produtos de origem animal, apenas aqueles produzidos no estado do Ceará e devidamente inspecionados pelo serviço de inspeção sanitária e industrial do estado têm aí livre trânsito sanitário, podendo ser colocados à venda em qualquer parte do território cearense.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer produto de origem animal, produzido em qualquer estado da Federação e devidamente inspecionado pelo serviço de inspeção sanitária e industrial Federal e/ou Estadual possuem livre trânsito sanitário, desde que possuam toda documentação exigível para o trânsito; podem ser colocados à venda em qualquer parte do território nacional.


ID
176179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará,
importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a
fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do
estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os
itens a seguir.

O registro de agrotóxico é feito no MAPA, enquanto os registros da fábrica e das revendas são feitos na SEARA.

Alternativas

ID
176182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará,
importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a
fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do
estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os
itens a seguir.

A fiscalização da importação de agrotóxicos e de suas matérias-primas é de competência do estado do Ceará.

Alternativas
Comentários
  • Essa competência é do MAPA.

  • fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins:

    Art. 9º No exercício de sua competência, a União adotará as seguintes providências:

      I - legislar sobre a produção, registro, comércio interestadual, exportação, importação, transporte, classificação e controle tecnológico e toxicológico;

      II - controlar e fiscalizar os estabelecimentos de produção, importação e exportação;

      III - analisar os produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, nacionais e importados;

      IV - controlar e fiscalizar a produção, a exportação e a importação.



ID
176185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará,
importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a
fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do
estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os
itens a seguir.

Embalagens vazias de agrotóxicos devem ser devolvidas pelo agricultor aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos e estes devem estar devidamente registrados na Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE).

Alternativas
Comentários
  • SEMPRE VI OS AGRICULTORES DEVOLVENDO AS EMBALAGENS NA UNIDADE DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS INDICADA PELAS REVENDAS. OS AGRICULTORES NÃO DEVOLVEM AS EMBALAGENS PRAS EMPRESAS.


ID
176188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará,
importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a
fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do
estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os
itens a seguir.

Os agrotóxicos produzidos no Ceará precisam ser cadastrados na SEMACE a cada 5 anos.

Alternativas

ID
176191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará,
importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a
fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do
estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os
itens a seguir.

Apenas os agrotóxicos do grupo dos organoclorados são excepcionalmente dispensados de registro, podendo ser comercializados livremente no estado do Ceará.

Alternativas
Comentários
  • Organoclorados teem efeito residual prolongado, se acumula em seres vivos, principalmente em humanos, seu efeito é carcinogênico.
    O uso da maioria deles está proibida.
  • Gabarito: Errado. Os organoclorados têm como principais característica a alta resistência nos ambientes, bioacumulação e toxicidade nos organismos. O DDT é um dos organoclorados mais conhecidos, seu uso como pesticida é proibido no Brasil e em diversos países.

ID
176194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará,
importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a
fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do
estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os
itens a seguir.

As atividades referentes à fiscalização de agrotóxicos estão divididas entre os órgãos de agricultura, saúde e meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Para se produzir um agrotóxico ele precisa de autorização do MAPA, IBAMA E ANVISA
  • Certo; 

    "Art. 71. A fiscalização dos agrotóxicos, seus componentes e afins é da competência:

    I- dos órgãos federais responsáveis pelos setores da agricultura, saúde e meio ambiente, dentro de suas respectivas áreas de competência, quando se tratar de: ..."


  • Gabarito: Correto. A grosso modo a ANVISA: Verifica o potencial de risco à saúde humana. O IBAMA: Verifica o potencial de periculosidade ao Meio Ambiente. O MAPA: Verifica eficiência agronômica.

ID
176197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará,
importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a
fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do
estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os
itens a seguir.

A fiscalização de produtos para uso em desinfecção de ambientes domiciliares é de competência do órgão estadual de saúde, ainda que estes sejam classificados como agrotóxicos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    " Art. 6o Cabe ao Ministério da Saúde: ... 

    II - avaliar os agrotóxicos e afins destinados ao uso em ambientes urbanos,

    industriais, domiciliares, públicos ou coletivos, ao tratamento de água e ao uso em

    campanhas de saúde pública, quanto à eficiência do produto;..."


ID
176200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal,
julgue os itens que se seguem.

A classificação de produtos vegetais somente é obrigatória na importação e nas operações de compra e venda realizadas pelo poder público.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.972, DE 25 DE MAIO DE 2000.
    Art. 1º Em todo o território nacional, a classificação é obrigatória para os produtos vegetais,seus subprodutos e resíduos de valor econômico:
    I - quando destinados diretamente à alimentação humana;
    II - nas operações de compra e venda do Poder Público; e
    III - nos portos, aeroportos e postos de fronteiras, quando da importação

ID
176203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal,
julgue os itens que se seguem.

O MAPA pode credenciar entidades para realizar análises laboratoriais com a finalidade de apoiar a classificação de produtos vegetais, bem como de seus subprodutos e resíduos de valor econômico.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6268/07
    Art. 8º A classificação dos produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, importados, será executada diretamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, podendo utilizar, além de sua própria estrutura, entidades credenciadas para o apoio operacional e laboratorial.

ID
176206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal,
julgue os itens que se seguem.

Apenas o MAPA pode executar a classificação de produtos vegetais.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.972, DE 25 DE MAIO DE 2000.
    Art. 4º Ficam autorizadas a exercer a classificação de que trata esta Lei, mediante
    credenciamento do Ministério da Agricultura e do Abastecimento e conforme procedimentos e exigências contidos em regulamento:
    I - os Estados e o Distrito Federal, diretamente ou por intermédio de órgãos ou empresas especializadas;
    II - as cooperativas agrícolas e as empresas ou entidades especializadas na atividade; e
    III -as bolsas de mercadorias, as universidades e institutos de pesquisa.

ID
176209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal,
julgue os itens que se seguem.

De acordo com a perecibilidade, podem ser estabelecidos regulamentos simplificados para a definição do padrão oficial de classificação de produtos vegetais.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6268/07

    Capítulo III
    Art. 15

    § 3º Segundo a natureza, a perecibilidade e o sistema de comercialização dos produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento poderá estabelecer regulamentos técnicos e normas específicas e simplificadas para fins de elaboração do padrão oficial de classificação, de sua padronização e de sua fiscalização.

    Certo!

ID
176212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal,
julgue os itens que se seguem.

A coleta e a metodologia de amostragem podem ser definidas pelo proprietário, pelo possuidor, pelo detentor ou pelo transportador, de acordo com as condições do produto.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6268, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007
    Art. 18. Nos produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico classificados por amostra, a classificação deverá ser representativa do lote ou volume do qual se origina a amostra.
    § 1º As especificidades e o conceito referentes ao lote a que se refere o caput deste artigo serão definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
    § 2º A metodologia, os critérios e os procedimentos necessários à amostragem, confecção, guarda, conservação, autenticação e identificação das amostras serão fixados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

ID
176215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal,
julgue os itens que se seguem.

A fiscalização da classificação deve aferir o registro, os requisitos técnicos de instalações e equipamentos e a identidade e qualidade dos produtos vegetais.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6268 /2007

                                                                 CAPÍTULO VII
                                                             DA FISCALIZAÇÃO
                                                                     Seção I
                                                              Dos Objetivos

    Art. 29.  A fiscalização da classificação consiste no conjunto de ações diretas, executadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o objetivo de aferir e controlar:
    I - o registro, no Cadastro Geral de Classificação, das pessoas físicas e jurídicas envolvidas no processo de classificação;
    II - a execução dos serviços credenciados no que se refere a requisitos técnicos de instalações, equipamentos, sistema de controle de processos e à qualidade dos serviços e produtosvegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, bem como à expedição dos documentos de classificação;
    III - a identidade e a qualidade dos produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico no mercado interno, e a dos importados, em conformidade com os padrões oficiais de classificação estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
    ...