SóProvas


ID
1759681
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    A gerontologia, palavra cunhada em 1903, é a ciência que estuda a velhice. Como um campo de saber específico, cria profissionais e instituições encarregados da formação de especialistas no envelhecimento. Assim, uma nova categoria cultural é produzida: os idosos, como um conjunto autônomo e coerente que impõe outro recorte à geografia social. A preocupação da sociedade com o processo de envelhecimento deve-se, sem dúvida, ao fato de os idosos corresponderem a uma parcela da população cada vez maior.
    Terceira idade é uma expressão que surge na década de 1970, quando foi criada na França a primeira universidade voltada para pessoas com setenta anos ou mais. Essa expressão não é apenas uma forma de nomear os mais velhos sem uma conotação pejorativa. Sinaliza, antes, mudanças no significado da velhice. Trata-se de celebrar a velhice como sendo um momento privilegiado para o lazer. A invenção da terceira idade, ou "melhor idade", indicaria assim uma experiência inusitada de envelhecimento, em que o prolongamento da vida nas sociedades contemporâneas ofereceria aos mais velhos a oportunidade de dispor de saúde, independência financeira e outros meios apropriados para tornar reais as expectativas de que essa etapa da vida é propícia à satisfação pessoal.
   A visão da velhice como um processo contínuo de perdas e de dependência, responsável por um conjunto de imagens negativas associadas a ela, tem sido substituída pela consideração de que esse é um momento fecundo para novas conquistas. Proliferaram, na última década, programas voltados para a terceira idade, como as universidades e os grupos de convivência.
  Contudo, o sucesso dessas iniciativas é proporcional à precariedade dos mecanismos de que dispomos para lidar com a velhice avançada. A nova imagem do idoso não oferece instrumentos capazes de enfrentar a decadência de habilidades cognitivas e controles físicos e emocionais que são fundamentais, na nossa sociedade, para que um indivíduo seja reconhecido como capaz do exercício pleno dos direitos de cidadania. A dissolução desses problemas nas representações gratificantes da terceira idade fecha o espaço para outras iniciativas voltadas para o atendimento das situações de abandono e dependência que marcam o avanço da idade. As perdas próprias do envelhecimento passam, então, a ser vistas como consequência da falta de envolvimento dos mais velhos em atividades motivadoras ou da adoção de formas de consumo e estilos de vida inadequados.
    É, portanto, ilusório pensar que essas mudanças são acompanhadas de uma atitude mais tolerante em relação às idades. A característica marcante desse processo é a valorização da juventude, que é associada a valores e a estilos de vida, e não propriamente a um grupo etário específico.
(BOTELHO, S. & SCHWARCZ, L. H. Agenda Brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 544-553) 

Mantendo-se o sentido e a correção da frase, o segmento grifado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em: 

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. letra A: Ser propício é bem diferente de assegurar. Assegurar dá uma ideia de garantia. Ser propício tem sentido de mera inclinação. Qual o erro da letra D?

  • vamos indicar para comentário do professor.

  • talvez seja a falta do acento indicativo de crase
  • Propício é diferente assegura, não? Algo que é propício favorece algo, não assegura.

    propício 
    (latim propitius, -a, -um)

    adjetivo

    1. Que favorece algo; disposto favoravelmente. = BENIGNO, FAVORÁVEL

    2. Que serve para o que se pretende. = ADEQUADO, OPORTUNO

    3. Que protege ou auxilia. = .PROTETOR


  • Letra D: faltou o acento da crase.

  • Ricardo Bossan, concordo com você sobre o significado de ser propício, pois não é o mesmo que assegurar. Acho que é uma questão que deve ser anulada, pois a única outra alternativa aparentemente correta é a D. Ela estaria correta se o acento de crase tivesse sido colocado em "ÀS faixas etárias", como mencionou a colega Jocassia Dantas.

  • Essa questão é passiva de ser anulada, marquei a letra D, mas não prestei a atenção que faltava a crase, mas a letra A, não tem significado de ser propicia não é o mesmo de assegurar concordo com o comentário dos amigos acima.

  • Também discordo do gabarito da banca , para mim e a letra d

  • Também discordo do gabarito. Para mim letra D

  • só eu marquei a d?


    nao desitasm

  • Questão deveria ser anulada, o gabarito deveria ser a letra "D" e não "A". 

  • Desde quando propício tem o mesmo sentido de assegurar? FCC e suas cagadas...

  • Maldita ou bendita crase?

  • Também errei a questão marquei letra D.

    Bom, acredito que o erro da letra D é a falta de crase. Única explicação possível.

    Tanger: No sentido de Concernir, dizer a respeito de "algo ou alguém" é verbo transitivo indireto, como faixas necessita do artigo "A". Logo, a frase deveria ser craseada e a redação correta seria: "no que tange às faixas etárias".



    Já a letra "A": Sinônimo de propiciar no sentido de proporcionar pode ser usado:  fornecer, assegurar, facilitar, conceder, dar, facultar, oferecer, ocasionar,proporcionar, deparar, possibilitar, oportunizar, 

    permitir, respaldar, preparar, garantir,caucionar.

    Talvez a banca tenha entendido que "essa etapa da vida proporciona á satisfação pessoal". E não no sentido de tornar propicio.


    É isso, se estiver errado me corrijam.  

  • erro da letra D é a crase; letra A está certa? Quer dizer que "propício" tem o mesmo sentido que "assegurar"?; marquei letra C e não entendi onde está o erro dela... se alguém souber... obs: indiquem comentário do professor!

  • Pelo que entendi, a questão desejava que se escolhesse a opção cujo texto em parênteses se adequasse perfeitamente ao texto, sem qualquer tipo de ajuste. Neste caso, somente as questões a e b conseguem oferecer tal perspectiva. Marquei inicialmente a B, mas observando mais atentamente, notei que a letra A, de fato, oferecer a melhor alternativa de substituição textual.

  • Não sou muito bom em português, de maneira geral. Porém, fui na alternativa D, embora, pensei que a B pudesse ser uma boa. Tudo bem, entendo que certamente houve uma "pegadinha", pela falta da crase, na D. Agora, a alternativa A sendo correta está difícil de entender.

    A colega MARA FREITAS que entendeu ser a alternativa A. Se puder, ajude nos na compreensão. 
    Grato !!!

  • Letra "A" tá ruim, mas "D" também não poderia ser.

    surreal a FCC


  • o erro da letra D pelo que me parece é que no que tange as idades, deveria ter crase, também. Seria: no que tange às idades. 

  • rápido e rasteiro, como o ataque do cruzeiro!!!

    DE "B" até "E", há erro na regência do verbo. O erro em várias questões da FCC está na gramática e não na interpretação.  Fica a dica!
  • Eu havia eliminado a letra A pelo sentido, pois pra mim "propícia" não me deu sentido algum de "assegurar" :| 

  • A resolução dessa questão deve ser feita por eliminação.

    DICA: nas questões da FCC, sempre que se pedir a manutenção do sentido e da correção, atente-se, prioritariamente, a questões gramaticais.

    b) mitigar A ruína -  mitigar é verbo transitivo direito, logo seu complemento não exige preposição.

    c) enseja aS novas conquistas - deve haver a concordância entre os termos.

    d) no que tange Às novas conquistas - o termo exige acento grave.

    e) à insólita experiencia de envelhecimento - o verbo indicaria é transitivo direito, logo seu complemento não exige preposição.


    Avante!


  • Esta questão pelo amor de cristo não há sentido "propiciar" é uma coisa "assegurar" é outra; havia marcado C com uma certa duvida para D! :/

  • Realmente o verbo assegurar e propiciar são sinônimos. (Também achava que tinham significado diferentes)

    http://www.dicio.com.br/assegurar/

    http://www.dicio.com.br/propiciar/

    http://www.lexico.pt/assegurar/

    http://www.lexico.pt/propiciar/

    Também marquei a D como a maioria, só que a D tinha um erro de crase....

    Questão difícil ...

  • Na letra D: o correto seria "no que tange às faixas etárias".

  • Inicialmente tinha excluído a letra "A", mas quando percebi que as outras tinham erros gramaticais, voltei à alternativa e, "forçando a barra", conclui que há situações em que "propiciar" pode significar "assegurar", como na frase "o hotel propicia pacotes turísticos aos seus hóspedes", nesse sentido há uma garantia.. Não é bem esse o sentido da palavra no texto, mas esse raciocínio me deu mais segurança pra marcar a questão 

  • Apesar de a banca ter indicado a letra A como resposta, só acertei pq foi "a menos errada". Questão deveria ser anulada. Achei absurdo o professor Alexandre Soares, que comentou a questão, não comentar o absurdo de a banca considerar "propiciar" e "assegurar" sinônimos. Fiquei decepcionado com o site qconcursos hj. Pensando até em não renovar assinatura.
  • Fiquei revoltado com essa questão. Quanto a propiciar e assegurar serem sinônimos, infelizmente é verdade:

     

    Fonte: https://www.dicio.com.br/propicia

     

    Nesse exemplo faz mais sentido:

     

    Ex: A aquisição do imóvel propiciou a segurança necessária aos familiares.

     

    Essa questão foi osso.

     

  • Realmente a menos ruim é a Letra A. Mas para quem disse que a alternativa B poderia ser uma alternativa de resposta, realmente também não tem como porque o verbo mitigar (VTD) não pede preposição - quem mitiga mitiga alguma coisa.

  • Filtro errado, a questão tinha que estar na crase, fui mais pelo interpretação, nem me dei conta de examinar a fundo a crase 

  • Nível de maldade: 1.000000%

     

  • Gab. A

     

    E quanto ao sentido da frase que é pedido no enunciado da questão? De "Propício" para "Assegurar" há muita diferença...

    "O site qconcursos.com é propício para aprender, mas não assegura a aprovação que virá com esforço, dedicação e leitura dos comentários".

     

    Quanto à explicação do prof., realmente passou batido... uma pena. O cara é fera mas pisou na bola em não comentar isso.

  • MAIS UMA VEZ A FCC COLOCA EM PRIMEIRO LUGAR A GRAMATICA......

  • Excelente questão. Vá direto ao comentário do professor.

  • Difícil de acreditar, mas realmente o dicionário de sinônimos diz que assegurar é sinônimo de propiciar. 

  • marquei D. não encontrei "propiciar" como sinônimo "assegurar"

  • Gabarito letra "A"

     

     

    Típica questão no estilo da FCC, onde o gabarito é a opção "menos errada". Só no mundo DE DEMÊNCIA DA FCC "ser propício = assegurar".  Esse tipo de MERDA serve para deixar o pessoal em dúvida. Canalhice da banca.

  • Todas as alternativas, salvo a "A", têm erros grosseiros de gramática.
    A alternativa 'a' contém um erro semântico, mas é a menos errada.

  • Entendo perfeitamente as críticas à questão, mas temos de convir que, no contexto do texto o "é propício" se assemelha a "assegura". Sei que é meio forçado da Banca, mas dentro do contexto da para se inferir isso.

  • a) essa etapa da vida é propícia à satisfação pessoal (assegura a satisfação pessoal

    Propicia é o mesmo que: assegura, favorece, fornece, oferece, permite, proporciona

    Propicia À de saúde, independência financeira e outros meios apropriados. (crase está remetendo algo que já foi dito)

     

    Assegurar é o mesmo que: certifica, confirma, convence, testifica, tornar uma coisa certa, garantir, tornar algo seguro, confiável e livre de perigo. 

    Assegura a saúde, independência financeira e outros meios apropriados. (Assegurando os benefícios da 3ª idade)

     

     b) instrumentos capazes de enfrentar a decadência de habilidades cognitivas (mitigar à ruína) 

    Enfrentar é o mesmo que: encarar, defrontar, atacar de frente.

    Mitigar é o mesmo que: pacificar, tranquilizar, desapoquentar, aliviar, atenuar, serenar, sossegar.

     

     c) esse é um momento fecundo para novas conquistas (enseja a novas conquistas) 

    Fecundo é o mesmo que: frutuário, produtivo, púbere, feraz, fértil, úbere.

    Enseja é o mesmo que: aberta, conjuntura, lance, ocasião, oportunidade.

     

     d) uma atitude mais tolerante em relação às idades. (no que tange as faixas etárias) 

    Em relação é o mesmo que: ato de estabelecer relação, semelhança, conexão existente entre duas grandezas.

    No que tange  é o mesmo que: ação de dizer respeito a ou estar relacionado com; ato de tocar, de atingir.

     

    Obs.: Pra mim, praticamente a mesma coisa!! A crase está remetendo às mudandas de idades, e faixas etárias referindo a uma característica da idade, pode ser isso que esteja mudando sentido da frase. "minha opinião"!!

     

     e) A invenção da terceira idade [...] indicaria assim uma experiência inusitada de envelhecimento (à insólita experiência de envelhecimento) 

    Experiencia inusitada é o mesmo que: situação, acontecimento ou condição que não se encontra dentro do que pode ser considerado normal.

    Insólita experiência é o mesmo: situação de desuso, que não se apresenta de maneira habitual, que se opõe à utilização das normas.

     

    Obs.: A questão pede que se mantenha o sentido e a correção, e o uso/ não uso da crase sempre altera o sentido da oraçãol!!

  • Bom dia, galera. Explicação do professor fantástica. Observo que muitos estão presos aos significados das palavras, assim como eu. Mas se pararem um instante para raciocinar, irão perceber que se trata de uma questão voltada à gramática. Reparem, p.ex, que a letra E está de forma errada empregada a crase, pois o verbo INDICAR é VTD, logo não poderia, na substituição, usar um termo que carrega uma preposição consigo. Se observar outras alternativas, irão notar que outros erros de regência irão acontecer. Um abc. Comentário do professor perfeito. Obs: assim como vale para mim, apliem o leque para matar esses tipos de questões, i.é, não fique amarrados em apenas uma estratégia, pois quem tentou resolver a questão por sinonímia, acabou perdendo a questão. Bons estudos.

  • pelo que pesquisei, propícia é diferente de propicia

    1. Propícia
    Significado de Propícia Por Dicionário inFormal (SP) em 23-07-2013     
    Adj.
    Feminino de propício.
    1. Que favorece, ajuda
    2. Que é adequado, oportuno
    3. Que protege

     

    Sinônimo de propicia:

    1 proporciona, possibilita, permite, assegura, garante, facilita, oportuniza, ocasiona, prepara, faculta, concede, dá, oferece, fornece.

  • Se alguém puder, posta aqui o comentário do professor para quem não é assinante. 

  • O verbo TANGER, pode ser VTD, VI e VTI.

    No caso da letra D ele está no sentido de Fazer referência a; dizer respeito a; pertencer, referir-se a 

     

    no QUE DIZ RESPEITO Às faixas etárias

    Referente Às faixas etárias.

     

    O erro da questão é a falta de crase.

    O correto seria: (no que tange ÀS faixas etárias) ou seja, referindo-se às faixas estárias.

  • "essa etapa da vida..." ...está parada, ...é bonita, ...nos traz lembranças, ...assegura a satisfação pessoal etc.

    Não importa se a frase queira dizer a mesma coisa, esse não é o ponto chave da questão. A questão quer saber qual alternativa faz sentido do ponto de vista gramatical, nada mais.

  • Aceeeeeeeeeeeeeeeeertei!