Resposta do Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos - http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-tce-sp-funcoes-da-administracao-e-estrategia/
Dentre as funções da Administração está a avaliação, que pode ser definida como uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou comparativo previamente definido. Nesse contexto, utilizam-se:
a) Índices de efetividade, que indicam o grau de racionalidade no emprego de recursos. b) Metas, que possuem o papel de descrever os objetivos estabelecidos. c) Indicadores, que são parâmetros que fornecem informação mensurável sobre os resultados. d) Padrões de eficiência, que são uma medida que atesta o grau de alcance das metas.e) Critérios de eficácia, que avaliam a relação entre produtos e insumos. Comentário:
A questão pede que você identifique qual alternativa tem a ver com a função de avaliação, que é costumeiramente associada ao controle. Vejamos:
a) Mais uma vez, alternativa ligada à eficiência. b) Metas não descrevem objetivos, apenas representam decomposições específicas dos objetivos.c) Certo. Indicadores realmente permitem parâmetros mensuráveis.d) Trata-se de eficácia, e não eficiência.e) Eficácia está ligada aos produtos, e não à relação entre insumos e produto, que está ligado à eficiência.Definições de eficiência e eficácia, além de indicadores, normalmente não são cobrados sob o assunto de “processo organizacional”. Apesar disso, é possível entender que tudo isso faz parte do controle/avaliação dos resultados (por mais que em nível mais profundo), e por isso foi cobrado. Como já imaginava isso, resolvi trazer na aula! Quem estudou não teve problema em resolver! Não vejo possibilidade de recurso.
Resposta do Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-tce-sp-funcoes-da-administracao-e-estrategia/
A questão pede que você identifique qual alternativa tem a ver com a função de avaliação, que é costumeiramente associada ao controle. Vejamos:
a) Índices de efetividade, que indicam o grau de racionalidade no emprego de recursos.
Mais uma vez, alternativa ligada à eficiência.
b) Metas, que possuem o papel de descrever os objetivos estabelecidos.
Metas não descrevem objetivos, apenas representam decomposições específicas dos objetivos.
c) Indicadores, que são parâmetros que fornecem informação mensurável sobre os resultados.
Correto. Indicadores realmente permitem parâmetros mensuráveis.
d) Padrões de eficiência, que são uma medida que atesta o grau de alcance das metas.
Trata-se de padrões de eficácia, e não de eficiência.
e) Critérios de eficácia, que avaliam a relação entre produtos e insumos.
Eficácia está ligada aos produtos, e não à relação entre insumos e produto, que está ligado à eficiência.
Definições de eficiência e eficácia, além de indicadores, normalmente não são cobrados sob o assunto de “processo organizacional”. Apesar disso, é possível entender que tudo isso faz parte do controle/avaliação dos resultados (por mais que em nível mais profundo), e por isso foi cobrado. Como já imaginava isso, resolvi trazer na aula! Quem estudou não teve problema em resolver! Não vejo possibilidade de recurso.