SóProvas


ID
1759996
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Há uma variedade ampla de fatores que influenciam a tomada de decisão em um projeto de rede logística. As instalações que estão localizadas para obter acesso a conhecimento ou habilidades que podem existir dentro de uma determinada região, são denominadas de instalações

Alternativas
Comentários
  • Instalação de ponta: instalação de produção regional para absorver competências locais. Uma instalação de ponta está localizada principalmente para obter acesso a conhecimento ou habilidades que podem existir dentro de certa região. Dada sua localização, ela também desempenha o papel de uma instalação servidora. O objetivo principal continua a ser uma fonte de conhecimento e habilidades para a rede inteira. Muitas empresas globais montaram instalações de produção de ponta no Japão, apesar dos altos custos operacionais.

  • É importante uma empresa identificar a missão ou o papel estratégico de cada instalação ao projetar sua rede global. Kasra Ferdows (1997) sugere a seguinte classificação de possíveis papéis estratégicos para diversas instalações em uma rede de cadeia de suprimentos global:

    1. Instalação exportadora: instalação de baixo custo para produção de exportação. Uma instalação exportadora exerce o papel de fonte de suprimentos de baixo custo para mercados localizados fora do país da instalação. O local escolhido para uma instalação exportadora deverá ter mão de obra e outros custos inferiores para facilitar produção a baixo custo.

    2. Instalação supridora: instalação de baixo custo para produção global. Uma instalação supridora também tem baixo custo como principal objetivo, mas sua função estratégica é mais ampla do que a de uma instalação de exportação. Esse tipo de instalação normalmente é uma fonte principal de produtos para a rede global inteira. As instalações supridoras costumam ser localizadas em lugares onde os custos de produção são relativamente baixos, a infraestrutura é bem desenvolvida e uma força de trabalho habilidosa está disponível. Boas instalações exportadoras com o tempo migram para instalações supridoras.

    3. Instalação servidora: instalação de produção regional. O objetivo de uma instalação servidora é abastecer o mercado onde se localiza. Uma instalação servidora é montada em razão de incentivos fiscais, de exigência de conteúdo local, de barreiras alfandegárias ou de altos custos logísticos para abastecer a região a partir de outros locais.

    4. Instalação colaboradora: instalação de produção regional com especialidade em desenvolvimento. Uma instalação colaboradora atende ao mercado onde está localizada, mas também assume responsabilidade por customização de produtos, melhoria de processos, modificações ou desenvolvimento de produtos. A maior parte das instalações servidoras bem administradas tornam-se instalações colaboradoras com o tempo.

    5. Instalação de ponta: instalação de produção regional para absorver competências locais. Uma instalação de ponta está localizada principalmente para obter acesso a conhecimento ou habilidades que podem existir dentro de certa região. Dada sua localização, ela também desempenha o papel de uma instalação servidora. O objetivo principal continua a ser uma fonte de conhecimento e habilidades para a rede inteira. (Gabarito - alternativa E)

    6. Instalação diretora: instalação que lidera o desenvolvimento de produtos, processos e tecnologias. Uma instalação diretora cria produtos, processos e tecnologias para a rede inteira. Tais instalações estão localizadas em áreas com bom acesso a uma força de trabalho habilitada e recursos tecnológicos.

    Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/faccamp/EnglogII/Aula03-texto01.pdf